You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
A entrevista e o 'ataque 'de Frederico Varandas aos rivais
desenvolvido porJotCast
Vítor Almeida Gonçalves
4:34
Boa tarde, caros leitores. Bem vindos ao Record. Nos próximos 30 minutos vou estar ao dispor das vossas perguntas sobre a entrevista de Frederico Varandas. Obrigado por participarem. Vamos a isto!
Jose gomes
4:35
A juventus já desceu de divisão  POR MUITO MENOS ..15 pontos por   desportivo ( E AO fisco) BENFICA POR MUITO MAIS( ninguém sabe de nada ) ..em Portugal assobia-se para o lado.Uma justiça desportiva vergonhosa.(para quando este caso não passa para a justiça civil ? ) OS CASOS DE CORRUPÇÃO são muitos..  
Vítor Almeida Gonçalves
4:39
Boa tarde. O exemplo da Juventus está bem presente, de facto, e leva-nos a questionar o porquê de em Portugal nunca ter existido uma decisão semelhante. As questões da Justiça são muito complexas e creio que todos temos a ganhar se as investigações forem levadas até às últimas consequências. Ninguém quer viver neste clima de permanente suspeita. Dito isto, lembro que se hoje estamos a falar destes assuntos é porque a Justiça, em parte, está a funcionar. Mas há dúvidas se estará a funcionar corretamente. E foi isso, em certa medida, que Frederico Varandas veio questionar ontem na entrevista que concedeu à Sporting TV.
José
4:43
Boa tarde, Eu sinceramente, custa-me a acreditar que depois de tantos atos criminosos por parte de representantes dos Benfica, funcionários e membros dos órgãos sociais, não haja uma condenação desportiva contra este clube. Pode-me dizer por favor, quantos processos existem em Tribunal contra o Benfica que podem originar corrupção desportiva? É que foram ganhos muitos títulos com "colinho"...jogadores emprestados que faziam penalties, jogadores comprados, árbitros comprados, etc...
Vítor Almeida Gonçalves
4:49
Os processos com ligações ao Benfica nos últimos anos são o Saco Azul, E-mails, Vouchers, Operação Lex, E-Toupeira, Viciação de jogos 2015/16 (César Boaventura) e Mala Ciao. O Sporting constituiu-se assistente em vários, não o fez no Saco Azul porque este está relacionado 'apenas' com evasão fiscal. Processos e investigações não equivalem a condenações, mas a fronteira é muitas vezes difícil de definir do ponto de vista de quem acompanha por fora. Como disse na resposta anterior, é do interesse de todos que a Justiça vá até ás últimas consequências.
José
4:49
Boa tarde, Quanto à entrevista, parece-me que foi excelente, só perca por tardia...Tenho pena que não se faça justiça neste país, os mandatos de LFV deviam ser passados a pente fino. O que acha?
Vítor Almeida Gonçalves
4:52
Estes processos de que se fala são a prova de que a Justiça tem estado a funcionar. Mas só será feita Justiça quando forem apurados todos os factos. O tempo mediático é muito diferente do tempo da Justiça, mas temos todos de aprender a lidar com esta realidade. Muitas vezes é preciso dar esse tempo. Eu parece-me que os mandatos do Luís Filipe Vieira já estão a ser passados a pente fino, tanto interna como externamente.
Manuel
4:52
O Varandas vai ganhar as próximas eleições ou dependerá dos resultados da equipa de futebol sénior A masuclino?
Vítor Almeida Gonçalves
4:53
Frederico Varandas foi reeleito há pouco mais de um ano para um mandato que vai até 2026. Não é certo que se recandidate nessa altura. Mas os presidentes, como os treinadores, dependem muito dos resultados do futebol, isso é um facto.
Guest
4:53
ataque cerrado? e que tal defesa cerrada dos interesses do Sporting e do campeonato português? como jornalista sente-se confortável ao saber a forma como se " ganham" campeonatos em Portugal? obrigado.
Vítor Almeida Gonçalves
4:58
Eu antes de ser jornalista sou um cidadão. E o jornalista não está acima do cidadão. Ninguém se sente confortável com este clima de suspeição. Temos de deixar as autoridades que investigam fazer o seu trabalho e acreditar que haverá consequências para quem pratica crimes. Seja no futebol ou noutras áreas. Acredito que Frederico Varandas não quis defender só os interesses do Sporting mas sim a imagem do futebol português no geral. Ficou a faltar na minha opinião uma referência aos processos que estabeleceram ligações ao Sporting, como o Cashball, para que a entrevista incluísse essa visão mais abrangente destas realidades.
Guest
4:58
Qual a diferença substantiva entre este caso e o chamado Cashball? Depois da não -,pronúncia da Sporting SAD nesse caso porquê tanto grito agora contra a justiça? Acaso se justificaria agora decisão diferente?
Vítor Almeida Gonçalves
5:02
As comparações entre casos são sempre um risco, se formos às razões substantivas de cada um, como refere. Compreendo a sua pergunta e, como disse antes, penso que Frederico Varandas deveria ter mencionado o caso Cashball justamente para explicar se vê diferenças.
Manuel
5:02
O Benfica tem razões para se preocupar em perder pontos por castigos?
Vítor Almeida Gonçalves
5:03
A Justiça tem de atuar. Esse risco estará sempre presente se ficar provado algum ilícito.
João
5:03
César Boaventura será um fanatico adepto do benfica e, por isso, agiu sozinho? Paulo Gonçalves tambem será o mesmo caso?
Vítor Almeida Gonçalves
5:05
Paulo Gonçalves era funcionário do Benfica, com funções relevantes. César Boaventura não era funcionário do Benfica, embora, tanto quanto é público, fosse próximo de algumas pessoas do clube, nomeadamente do antigo presidente Luís Filipe Vieira. Para  a Justiça não é o mesmo. Para a opinião pública temo que não seja muito diferente...
Guest
5:05
O Benfica comprou árbitros, jogadores, etc...A verdade desportiva foi violada durante anos, porque é que não desce de divisão? Não deviam as instituições desportivas nacionais e internacionais promover um processo para apuramento da verdade com as respetivas sanções desportivas?
Vítor Almeida Gonçalves
5:08
Não podemos cair na tentação de fazer julgamentos sumários sem esperar que a Justiça funcione. O pior que pode acontecer, e aí concordo com Frederico Varandas, é vivermos neste clima de suspeição. Mas, como cidadãos, temos de ser pacientes e acreditar na Justiça. Se houver ilícitos provados, a Justiça tem de funcionar. E não falo apenas da Justiça civil. Tudo isto começa pela Justiça desportiva.
Guest
5:08
Muito engraçado falarem da juventus que foi condenada por falsificar contas, algo que sporting e Porto fizeram ao trocarem jovens por valores inflacionados
Vítor Almeida Gonçalves
5:12
Os jogadores da formação não têm um valor definido como ativos e isso acaba por ficar ao critério dos clubes. Em muitos casos esse critério é estranho para quem observa de fora. Mais uma vez, estamos no domínio do trabalho das instituições. As contas são auditadas, a CMVM é o regulador. Se as auditoras e a CMVM não encontraram irregularidades... Podemos, e devemos diria eu, questionar. Mas penso que também temos de acreditar nas instituições.
Rodrigo
5:14
Ataque cerrado de Varandas? Onde estaria Varandas se a aposta milionária totalmente arriscada (um "all-in") em Ruben Amorim nao tivesse resultado na conquista de um campeonato? Rafael Camacho, Bolasie, Jesé, Vietto, Diaby, Idrissa Doumbia, Eduardo, Rosier, Vinagre, Keizer e Silas. Só acertou em Amorim, Porro, Ugarte e Pote (e esse tambem custou uma fortuna na altura). Varandas fala muito mas ja nao estaria no Sporting se Amorim nao tivesse ganho um campeonato. E o próximo nao acredito que esteja para breve
Vítor Almeida Gonçalves
5:16
Rodrigo, percebo o que diz. Mas falar é um começo. É preciso que alguém com responsabilidades denuncie quando acredita que a Justiça não está a funcionar. E foi o que Frederico Varandas fez. Independentemente dessa análise mais imediata de resultados e opções desportivas, com ou sem o Rúben Amorim. Para a entrevista ter uma visão mais abrangente, como disse, faltou uma alusão ao processo Cashball.
Guest
5:16
os media em Portugal não servem para informar, mas para manipular opiniões. Um vice-presidente do sporting foi condenado depois de vários crimes. Nunca uma pessoa pode ao mesmo ser do sporting, ser séria, e acusar o Benfica seja do que for sem que este tenha sido condenado.
Vítor Almeida Gonçalves
5:18
Ninguém está confortável com o clima de suspeição e o presidente do Sporting devia ter feito esse olhar para dentro. Discordo totalmente do que diz sobre o papel dos media. Os media, com todos os problemas que possam ter, são uma ferramenta da Democracia.
Guest
5:18
boa tarde, o Benfica está a ser julgado na praça pública sem direito a defender-se, porque o segredo de justiça é apenas o direito de a comunicação social fazer os julgamentos de todos os casos porqeu a Justiça em Portugal não funciona
Vítor Almeida Gonçalves
5:20
A comunicação social faz o seu papel: procura a notícia. Mas todos nós como cidadãos sabemos que a comunicação social não se substitui à Justiça. Temos de saber lidar com estes dois momentos, o da comunicação social e o da Justiça. Vamos esperar que ela funcione e, se não for o caso, denunciar.
5:22
Caros leitores, muito obrigado por terem participado nesta conversa. Foi um prazer estar aqui e responder às vossas perguntas, partilhando também opiniões. Até à próxima!
Conectando…