You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
André Monteiro responde aos leitores
desenvolvido porJotCast
André Monteiro
4:01
Boa tarde, caros leitores. Já me encontro disponível para responder às vossas perguntas, com ênfase na partida FC Porto x Marselha desta noite, assim como na participação dos dragões na Champions.
Pedro Miguel
4:01
Não faltará ao Porto esta temporada um "Soares", ou seja, alguém capaz de desbloquear um jogo por via "aérea"?
André Monteiro
4:02
Olá Pedro Miguel. Soares era sem dúvida o melhor avançado do FC Porto em jogo aéreo na última época. Porventura esta temporada os dois mais perigosos nesse aspecto do jogo são os que têm menos minutos... Taremi e Toni Martínez. Faltar, faltar... não falta. Não têm é jogado com muita assiduidade.
Rolando Manhique
4:02
Saudacoes Andre, ja vimos o FCPorto a usar varios sistemas tacticos, diferente do que usou no anos anteriores que era mais um 4-4-2, sera que a oscilação daquilo que e a performance da equipe esta relacionada a essas variacoes tácticas ou o ressentimento da Perda de jogadores muito influentes na equipe (Danilo e Alex Teles)... Ja agora parabens pelo trabalho que estas a realizar muita forca e um grande abraço.
André Monteiro
4:04
Boa tarde Rolando. Parece-me evidente que são dois fatores que têm a sua parte de responsabilidade na oscilação que o FC Porto tem mostrado ao nível do rendimento. Junto a essas duas justificações o facto, quanto a mim evidente, de que a grande maioria dos reforços ainda não se sente confortável neste novo contexto do FC Porto. Quer a nível tático como emocional...
Pedro Miguel
4:04
Loum treinará assim tão mal, para não ter minutos de jogo. Parece-me a mim, o jogador mais parecido com Danilo.
André Monteiro
4:07
Não há informações que apontem no sentido de Loum ter esse comportamento/rendimento ao nível do treino. Aquilo que poderá aportar e cumprir em contexto de equipa não será aquilo que Sérgio Conceição pretende para os jogadores daquela zona do terreno.
Bruno
4:07
Quem ganha hoje? Estava inclinado para um marselha ou empate não?
André Monteiro
4:10
Olá Bruno. Apesar do momento de forma incerto penso que a larga maioria dos adeptos do futebol acabará por indicar o FC Porto como favorito para vencer a partida. Agora, como Conceição fez questão de vincar logo no início da conferência de imprensa de ontem, o Marselha está longe de ser uma equipa de 'vão de escada'... No limite, pelo número de internacionais, capacidade financeira, etc... É uma equipa de gama semelhante à do FC Porto.
MÁRIO DA SILVA JESUS
4:10
Boa Tarde, Senhor André Monteiro. Neste jogo referente à 3ª. Jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, irá conseguir o FC Porto, ter a vantagem do factor casa (mesmo sem público...) levar de vencida os franceses do Olympiacos de Marseille? Os meus cumprimentos.
André Monteiro
4:12
Olá Mário. Como o futebol já nos demonstrou vezes infinitas, todos os resultados são possíveis, mesmo com equipas com potenciais distintos, quanto mais num embate com duas de potencial semelhante. Penso que o FC Porto tem efetivamente condições para ganhar, usufruindo do fator casa que, pese embora se fizesse necessariamente sentir mais com público nas bancadas, não tenho dúvidas está sempre no subconsciente dos jogadores.
Diogo
4:12
Boa tarde, se Sergio Conceição não voltar a inventar (Corona a lateral, Otavio a extremo) o FCP pode vencer hoje? Pra si qual o melhor onze que o FCP pode apresentar?
André Monteiro
4:15
Olá Diogo. Alheando-me daquele que é o padrão de escolhas do FC Porto e tendo em conta que o Marselha costuma apresentar-se numa estrutura de 4x3x3, penso que uma equipa competitiva do FC Porto poderia apresentar-se em 4x4x2. Marchesín; Corona, Mbemba, Sarr e Zaidu; Otávio, Sérgio Oliveira, Uribe e Luis Díaz; Marega e Taremi. Obrigado por esta meia dúzia de linhas 'à treinador de bancada'!
Diogo
4:15
Desculpe a pergunta mas tenho de a fazer, esta pressão toda com a arbitragem de alguma comunicação social, mais concretamente Record e CMTV, não tem como objetivo condicionar no futuro? Pergunto porque quando o SCP venceu o Paços com um penalti inexistente e o SLB ganhou vários jogos no seu último título com erros escandalosos (Rio Ave por exemplo) não se falou tanto ou mais grave ainda, o erro do jogo Farense-Rio Ave isso sim um escandalo e que pouco ou nada se falou.
André Monteiro
4:21
Não estou aqui para fazer a defesa de ninguém, nem entrar em grandes considerações sobre a sua visão/opinião. É tão justa como justa seria a minha argumentação. Posto isto, deixa-me notar apenas que os ecos feitos em torno dos temas relacionados com arbitragem vão muitas vezes a reboque daquilo que os clubes assumem (como sabemos quase em exclusivo quando se sentem prejudicados). O Sporting tem estado especialmente ativo nesse capítulo nas últimas semanas, assim como o Benfica ou FC Porto noutras ocasiões, ou então Sp. Braga, V. Guimarães... e por aí fora. Naturalmente o caso que cita do Farense x Rio Ave foi, também na minha opinião, inacreditável, mas penso que percebe porque o seu mediatismo acaba por ser menor.
4:22
Precisamente pelo mesmo motivo que as vitórias dos grandes são mais mediáticas do que as dos pequenos; precisamente pelo mesmo motivo que as derrotas dos grandes são muito mais mediáticas do que as dos pequenos... Olhe, pela mesma razão que o Diogo talvez hoje tenha grande curiosidade em acompanhar as eleições presidenciais nos EUA, mas talvez lhe passem ao lado as eleições presidenciais na Polónia.
Diogo
4:23
Na sua opinião quem são os jogadores mais perigosos do Marselha?
André Monteiro
4:25
Longe de ser especialista em  futebol francês, do que fui vendo em resumos desta época e pelas análises detalhadas do nosso especialista de Record, Rui Malheiro, o Thauvin, extremo-direito pode ser o maior perigo. Só esta época, em 8 jogos, tem 3 golos e 5 assistências. Depois há o ponta-de-lança Benedetto... e é possível que Payet, que tem estado em baixo de forma, se sinta inspirado com o hino da Champions...
Fabiano
4:28
Boa tarde. Qual o aspecto mais forte da equipa do Marselha?
André Monteiro
4:31
Olá Fabiano. É uma equipa que projeta os dois laterais em simultâneo (o que pode ser bem aproveitado pelo FC Porto...), procura ter bola no meio-campo adversário mas não é uma obsessão. Um pouco à imagem do FC Porto, a ideia é chegar rapidamente à baliza adversária. São igualmente, tal como os dragões, muito fortes em bolas paradas laterais, com os centrais, o lateral Amavi e o avançado Benedetto sempre à espreita de uma ocasião.
AVB da Afurada
4:32
Olá André. Concorda que só há duas certezas na vida: uma é a morte, outra é o Manafa e o Marega serem sempre titulares. Explicação para isto?
André Monteiro
4:36
Olá! Se for adepto do FC Porto, é como com a morte... é saber aceitar! :) Falando a sério... Acho inatacável que, não obstante Marega não ser claramente um habilidoso, o seu impacto no jogo, sobretudo pela via física, é inatacável. Com golos, como as diferentes soluções ofensivas que oferece, etc... Não me 'choca' que seja um indiscutível para Sérgio Conceição, considero isso sim que o seu estilo de jogo beneficia se tiver um outro avançado ao seu lado ao invés de jogar como principal referência. Quanto a Manafá, tem evoluído claramente no último ano e quanto a mim apresenta um rendimento perfeitamente compatíval com o estatuto de titular no FC Porto.
Diogo
4:36
Outra pergunta um bocado fora do contexto que era pedido, acha que SC tem falhado nas contratações? Principalmente nos laterais direitos, já perdi a conta de quantos vieram e quanto se gastou (percebendo claro as dificuldades financeiras do clube) , e ao utilizar o melhor extremo (Corona) a lateral se o jogador não fica baralhado por trocar sempre de posição, e mesmo a dinamica da equipa se perde?
André Monteiro
4:39
O Diogo está imparável. :) Vou tentar abordar os vários pontos do seu comentário. Primeiro, Sérgio Conceição tem efetivamente vivido contextos de mercado extremamente díspares dos seus antecessores. Ele próprio disse-o ontem, quando deu o 'recado' sobre AVB ter estado no FC Porto nos anos financeiramente "dourados", o que é inatacável, e o próprio presidente Pinto da Costa disse-o recentemente quando afirmou que o atual treinador, e estou a parafrasear, merecia vir a trabalhar no futuro num ambiente mais favorável.
4:42
Posto isto há que diferenciar a contratação de jogadores que são expressamente indicados pelos treinadores e outros que são 'aceites' pelo mesmo. Nem num caso nem noutro as escolhas são infalíveis. Naturalmente acho que depois de Maxi e Ricardo Pereira o FC Porto demorou muito a encontrar uma solução extremamente credível para o posto. Manafá está a crescer e, penso eu, merece esse crédito. Corona como lateral parece-me adequado se houver opções igualmente importantes para a frente.
4:43
Por exemplo, esta noite, com Otávio, Díaz e Nakajima disponíveis, não me choca que Corona jogue como lateral. Quando o leque é mais estreito, penso que efetivamente é importante para o FC Porto ter o contributo ofensivo de Corona a tempo inteiro lá na frente.
Nsilva
4:44
André, boa tarde. Apesar do resultado/exibição não tambem conseguida do FCP na última jornada, acha que a equipa deu a volta?
André Monteiro
4:44
Boa tarde. Só o saberemos daqui a umas horas...
Guest
4:44
Boa tarde! Pepe ausente ou presente no jogo? Qual o impacto no jogo?
André Monteiro
4:46
Olá. Muito provavelmente ausente. Sarr deve substituí-lo. É uma voz de comando que não vai existir, mas o jovem Sarr é muito bem visto pelos grandes clubes europeus, não por acaso foi para o Chelsea no verão.
Francisco
4:46
Pegando um pouco na resposta que deu ao AVB da Afurada.
O Porto ao  jogar com Marega implica a exploração da profundidade, e quando se joga contra uma equipa que coloca  grande parte dos seus jogadores encostado à sua grande área, não acha que perde um pouco o sentido de ter Marega na equipa?
Outra questão é sobre o Manafá. É verdade que a sua velocidade e capacidade de drible causa enormes desequilíbrios na linha defensiva adversária. Mas o que interessa para a equipa que ele consiga passar por um, dois, três jogadores, se quando na altura de fazer o cruzamento ou o ultimo passe não acerta um??
Obrigado
André Monteiro
4:50
Olá Francisco. Sobre o Marega... Não necessariamente. Ao falarmos de profundidade parece que estamos obrigatoriamente a falar em 40 ou 50 metros vazios nas costas da defesa contrária. A profundidade existe também em 20 metros (que sejam os 16,5 metros da grande área) e explorá-la com diagonais curtas, triangulações que permitam desmarcações lateralizadas ou verticais, por exemplo, é algo muito efetivo de se explorar. Aí, mais do que velocidade de ponta, ter um jogador como Marega, de arranque potente, porte físico para aguentar a carga e capaz de definir a um toque é muito útil.
4:52
Sobre o Manafá, acho sinceramente está a ser um pouco cruel demais, especialmente tendo em vista o que fez o lateral no pós-interrupção da última época e na atual. Tem deficiências na definição, é certo, mas mostra agora um maior critério, mais confiança. Se reparar ele começa a contemporizar mais a decisão de passe, olha mais para a hipótese do cruzamento atrasado... Algum dia será um predestinado? Muito provavelmente não, mas está a evoluir e a cumprir.
AVB da Afurada
4:57
André concordo que o Manafa na direita, vai cumprindo. Mas espetar com ele na esquerda, quer a defesa esquerdo, quer a médio ala com 3 centrais, não é pedir demais?
André Monteiro
4:59
No Portimonense jogava à esquerda... Mas sim, deveria centrar-se na direita. O desvio para a esquerda é um problema de base do plantel: só há um lateral-esquerdo de raiz, Zaidu. Isso sim foi, na minha opinião, um erro de construção do grupo.
antonio
4:59
Gostei das entradas do Nakajima nos ultimos encontros. Acha que pode vir a ser um jogador importante esta época? Por oposição, as entradas de Filipe Anderson foram muito fracas... terá hipoteses de se afirmar?
André Monteiro
5:01
Olá António. Não está fácil a vida para Felipe Anderson, isso é claro... Aquela perda de bola em Alvalade não caiu bem a Sérgio Conceição e esta jornada, quando entrou contra o P. Ferreira, nada acrescentou. Aliás, até teve uma ou duas ações algo displicentes... Terá de mudar o 'chip'. Sobre Nakajima concordo... Já tem o 'chip 2.0'...
Francisco
5:02
Percebo o que diz em relação ao Marega, e acho que ele pode ser muito num sitema de 2 avançados. Mas estando nos últimos jogos o Porto a jogar apenas com um homem na frente, esse homem ser Marega, penso que aquilo que ele não consegue oferecer à equipa é muito mais do que aquilo que ele realmente consegue oferecer.
Em relação ao Manafá. Um jogador que está quase à 2 anos na equipa titular do Porto e continua a apresentar este rendimento....Diga-me em que patamar acha que estaria um jogador como Tomás Esteves com 2 anos de equipa titular?
André Monteiro
5:04
Como disse numa resposta anterior, Marega faz para mim mais sentido na frente com um avançado ao lado do que sozinho, nisso estamos de acordo. Alguém que divida a marcação dos centrais e seja uma referência aérea que o Marega não consegue ser. Excomungá-lo unicamente ou em grande parte pela sua menor habilidade técnica acho que é um pouco redutor.
5:06
Essa futurologia é complicada... mas deixe-me responder-lhe com uma questão, ressalvando desde já que sou um apreciador do Tomás Esteves. Do ponto de vista defensivo, o atual Tomás Esteves é mais forte/fiável do que o Manafá?
Conectando…