You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
André Monteiro responde aos leitores
desenvolvido porJotCast
André Monteiro
4:00
Boa tarde caríssimos leitores! Já estou disponível para conversarmos um pouco sobre a participação do FC Porto na Liga dos Campeões, hoje com jogo em Atenas, diante do Olympiacos. Façam o favor de colocar as vossas questões
JPM
4:00
Boa tarde, qual o 11 esperado para logo? haverá rotação para poupar alguns jogadores, ou o dinheiro da vitória é mais importante?
André Monteiro
4:03
Olá JPM. Sérgio Conceição fará alguma gestão do seu plantel. Levantou a ponta do véu sobre o tema logo após o último jogo com o Man. City, quando o apuramento ficou garantido, e ontem, em conferência de imprensa, indicou dois fatores chave que terá em conta nas suas escolhas para hoje: o desgaste físico e a folha disciplinar. Tendo em conta o primeiro parâmetro, nomes como Marega, Corona, Sérgio Oliveira ou Luis Díaz, por exemplo, dificilmente jogarão de início. Sobre o segundo ponto há que ter em conta que Sérgio Oliveira está em risco de exclusão (mais uma razão para ficar sentadinho no banco) e há alguns jogadores com um cartão amarelo, como Uribe, Manafá, Marega (mais outra razão), Corona (outro)...
4:04
Ou seja, os jogadores que têm um cartão amarelo não estão em risco de exclusão, mas ficarão nesse ponto caso sejam hoje amarelados. E como as folhas disciplinar só limpam na passagem para as meias-finais, este é um ponto que Sérgio Conceição pode valorizar bastante.
Guest
4:05
Boa tarde, atendendo ao elevado número de jogos consecutivos, qual acha que será um potencial onze titular. SC irá manter o mesmo onze que jogou contra o Marselha ou irá rodar a equipa de forma a dar descanso aos jogadores mais utilizados,
André Monteiro
4:06
Boa tarde! Aproveito a sua questão e respondo também a um dos pontos da pergunta anterior. Ora, há claras dúvidas desde logo sobre o esquema tático que o treinador irá escolhar: se um 4x4x2 ou 4x3x3. Dito isto, um onze que, tendo em conta o contexto que já referi e o padrão de escolhas de Sérgio Conceição, poderá entrar em campo logo à noite será este: Marchesín; Nanu, Mbemba, Leite e Zaidu; Grujic, Loum, Fábio Vieira e Nakajima; Taremi e Evanilson.
Vitó
4:07
Olá caro André, espero que esteja tudo bem consigo e com os seus. Que lhe pareceu o caso de racismo no jogo entre o PSG e o Basaksehir? E, por consequência, as declarações de Jorge Jesus? Não deveria a própria Liga vir a público condenar palavras tão gravosas de alguém que é, segundo alguns se gabam, o treinador do 'maior' clube português?
André Monteiro
4:11
Olá Vitó, obrigado e igualmente para os seus. A questão afasta-se do tema proposto, mas fórum é fóum! Ora bem... Naturalmente o racismo é um problema transversal a toda a sociedade e o futebol não é exceção, é até muitas vezes o espelho de muita coisa. Dito isto, no caso em concreto penso que há que valorizar a postura comum das duas equipas, que sinalizaram o problema de uma forma que não passa ao lado de ninguém. A UEFA fará certamente o necessário inquérito para apurar na medida do possível o que se passou e castigar os infratores de acordo com o quadro regulamentar. Desde já tenho que aplaudir a decisão de adiar a partida, percebendo o organismo que em causa estava uma questão muito mais importante do que qualquer regulamento, e não ter existido uma preocupação de penalizar a equipa (ou equipas) pela interrupção da partida.
4:15
Sobre os comentários de Jorge Jesus, são frases/ideias que lhe ficarão imputadas particularmente. Relativizar o racismo ou qualquer outra forma de discriminação não é, na minha opinião, a melhor forma de lidar com estes temas. Há que enfrentá-los e debate-los. Se o treinador não o vê assim, é a visão dele, que não é lei e há que estimar (e muito) a liberdade de expressão e pensamento de cada um, desde que não coloque em xeque as liberdades de outros. Não existindo, como não existiu naturalmente, um incentivo a qualquer ato discriminatório, os organismos do futebol, como a Liga por exemplo, não têm de se pronunciar.
Zeca
4:16
Olá André! Imagina alguma vez o Sérgio Conceição tecer comentários sobre um caso de racismo como os que o JJ proferiu esta manhã? Não deveria o treinador do Benfica ser repreendido? Ao menos resolveu um problema ao Record, a medalha de lata já está encontrada...
André Monteiro
4:19
Olá Zeca. Não vale a pena imaginar ou deixar de imaginar o que quer que seja... Reitero uma das ideias que já explanei na resposta anterior: a liberdade de expressão tem de ser válida mesmo quando não concordamos com o teor dos discursos. A partir daí e referindo-me às declarações que indica em concreto, não há razões regulamentares para qual procedimento. Fazer-lhe chegar, por parte do Benfica ou de quem quer que seja, uma outra visão sobre o tema, reforçar determinadas preocupações da indústria sobre o assunto, de forma oficiosa por exemplo, é outra coisa...
Boizana
4:21
Boa tarde André, não acha que o Porto como melhor equipa do mundo, deveria passar em primeiro do grupo?
André Monteiro
4:25
Olá Boizana! Não há grandes dúvidas do seu apoio! Bem, neste momento já não é possível ao FC Porto terminar em 1º lugar, uma vez que, mesmo que termine o dia de hoje com os mesmos pontos do Man. City, ficará sempre em 2º lugar devido à desvantagem no confronto direto. Sobre o rótulo de melhor equipa do grupo, dizem os pontos e os jogos entre FC Porto e City que os ingleses são melhores.
Madeirense
4:26
André, viva! Que tipo de gestão podemos esperar hoje da parte do FC Porto em Atenas? Faz sentido jogar o Diogo Costa, visto que terá em princípio os dois jogos seguintes (para as taças) para o fazer?
André Monteiro
4:30
Olá! Cumprimentos para um arquipélago que me diz muito. Como já fiz referência, alguma gestão Conceição irá fazer. Esse pormenor do Diogo Costa é interessante. Isto porque o atual contexto abre a possibilidade do treinador lhe oferecer a estreia na Champions num contexto de baixa pressão e, de alguma forma, 'aquecer' para o embate com o Tondela, de domingo, referente à Taça de Portugal. O curioso é que depois haverá jogo da Allianz Cup com o P. Ferreira, na 4ª feira, prova em que Diogo Costa também tem lugar cativo. Ou seja, se jogar hoje, o jovem fará três jogos consecutivos... e Marchesín estará parado esses mesmos três encontros. É possível que Conceição não queira que o seu titular esteja parado tanto tempo, para mais quando se encontra em clara boa forma.
André Leão
4:31
Boa tarde sr. jornalista. Não acha que o FCP devia mesmo jogar com um onze de suplentes, até com o diogo costa? é que não vale mm a pena cansar os jogadores
André Monteiro
4:31
Olá André. Já abordei o tema na resposta anterior. Obrigado Abraço
Danilão
4:32
Também considera que o jogo seguinte, com o Paços de Ferreira, para a Taça de Portugal é em termos competitivos bem mais exigente do que este na Grécia?
André Monteiro
4:33
Olá Danilão. É com o Tondela, o P. Ferreira é referente à Allianz Cup a meio da próxima semana. Mais exigente não será, não na teoria. Mas é um jogo com margem de erro 'zero' e o de hoje não é assim.
JoBa
4:33
Os jogadores, como o Sérgio Oliveira, ficam com a folha disciplinar limpa nos oitavos de final?
André Monteiro
4:35
Olá JoBa! Já reparei que aparece muitas vezes por aqui. Seja bem-vindo uma vez mais! Qualquer jogador vê a sua folha disciplinar limpa na passagem dos quartos para as meias-finais. Naturalmente um jogador que cumpra uma série de cartões amarelos na 2ª mão nos quartos de final ou seja expulso nesse mesmo jogo, cumpre castigo na 1ª mão das meias.
Boizana
4:37
Boa tarde, o Hulk seria um bom reforço para o Porto, tendo em conta a continuidade do Porto na champions?
André Monteiro
4:39
Boizana, penso que Hulk seria um bom reforço para o FC Porto independentemente da equipa ter assegurado o apuramento ou não. Em termos mediáticos, comerciais e de 'animação' do universo portista é um trunfo claro para o clube. Depois, naquilo que mais importa que é o plano desportivo, todas as informações apontam a que se encontra bem fisicamente, não tão veloz como quando saiu há 8 anos, mas tal seria impossível. Mantendo os predicados que lhe conhecemos, disponibilidade física, capacidade de desequilíbrio e remate potente, por exemplo, penso que é um jogador com características das quais Sérgio Conceição poderá retirar um contributo importante para a equipa.
Dragão de Carnide
4:40
Embora o FCP tenha feito um percurso regular num grupo fácil, a ideia que fica é que o Benfica poderia perfeitamente estar na Liga dos Campeões e fazer um percurso semelhante ou ainda melhor, tendo em conta que tem melhor plantel e melhor treinador. A minha pergunta é: até onde poderia ir o Benfica na fase a eliminar?
André Monteiro
4:42
Olá Dragão de Carnide. O username 'não bate certo' com a parte opinativa da questão :) mas vamos lá. Que o Benfica poderia estar perfeitamente na Liga dos Campeões não há dúvidas, mas que faria um percurso semelhante ou ainda melhor... isso já é futurologia. E não olhando à frente, olhando para trás, não é essa a tendência histórica... Sobre o Benfica ter melhor plantel e treinador que o FC Porto, é a sua opinião, tão discutível e válida como qualquer outra. A última pergunta: nunca se saberá.
Guest
4:44
Ora Viva Andre, com a qualificação para a próxima fase da Champions garantida e com um calendário apertado preve-se uma rotação de jogadores, sera que o Filipe Anderson e o Toni Martínez podarem estar numa eventual surpresa do 11 inicial? o que pode estar a causar esta demona na afirmação dos dois?
André Monteiro
4:46
Olá. É perfeitamente possível, mas são dois nomes altamente prováveis no onze desta noite? Nem por isso. Ainda assim, tendo em conta uma vez mais o padrão de escolhas de Conceição, Toni Martínez terá mais hipóteses de ir a jogo. Acredito que os adeptos do FC Porto tenham alguma curiosidade em ver ambos a jogar a este nível, mas há outras segundas linhas que também 'exigem' minutos.
MÁRIO DA SILVA JESUS
4:47
Boa Tarde, Senhor André Monteiro. Na sua opinião, o FC Porto, irá trazer mais três pontos na visita à Grécia? Os meus cumprimentos.
André Monteiro
4:49
Olá Mário! É naturalmente perfeitamente possível e o FC Porto tem, na minha opinião, uma dose extra de favoritismo em relação aos gregos. No entanto o contexto é muito importante, às vezes é mesmo 'tudo'... O Olympiacos tem muito mais necessidade de chegar a um bom resultado do que o FC Porto, vai jogar com o mais próximo possível do seu onze base (pese embora algumas baixas, como a de Valbuena por exemplo), joga em casa... Veremos.
Boizana
4:49
Boa tarde, até onde pode chegar este Porto de Sérgio Conceição na champions?
André Monteiro
4:50
Sabe aquela música do 'tudo pode acontecer'? Nas fases a eliminar é mesmo assim... Para já será interessante ver quem será o seu adversário nos oitavos-de-final.
João Martins
4:50
é desta que o homem vai meter o felipe anderson num jogo a sério?
André Monteiro
4:51
Olá João. Vamos ver. Como disse, percebo a curiosidade dos adeptos... Quando chega um nome sonante há sempre a expectativa de que tenha um contributo excecional, não é assim? Não é isso que está a verificar-se, infelizmente para o FC Porto. Parece-me natural que o brasileiro venha a ter alguns minutos esta noite, veremos é em que condição entrará em campo, se a titular ou suplente.
Guest
4:53
Olá André, neste contexto de champions e o fc porto tendo passado á fase seguinte, acha que o Hulk poderá ser ainda uma mais valia para o resto da competição?
André Monteiro
4:55
Olá. Acredito que sim, aportando a sua capacidade desportiva e também bastante experiência. De relembrar que no mercado de janeiro os clubes só podem acrescentar três novos jogadores às suas listas iniciais.
Maicon
4:55
Haverá verdade desportiva depois deste adiamento do PSG-Basaksehir?
André Monteiro
4:57
Olá! Presumo que esteja a referir-se a uma potencial vantagem do PSG na classificação do grupo H, uma vez que já conhece o desfecho do outro jogo do grupo (RB Leipzig - Man United, 3-2). Bem, hoje como ontem o PSG só depende de si para se apurar. Não é a situação ideal, mas tratou-se de um adiamento excecional. Oxalá assim seja...
Jorge
4:57
Olà! Com o mercado à porta o que acha que o fcp precisa reforçar para o resto du campeonato e a champions ? Hulk +???
André Monteiro
4:59
Olá Jorge. Fazendo uma leitura meramente opinativa, penso que a única verdadeira lacuna do plantel do FC Porto é a falta de uma alternativa/concorrente para Zaidu. Este é um défice minorizado pela polivalência de Manafá e simultaneamente pelo facto do plantel ter ainda Nanu e Carraça para o lateral-direito, mas, quanto a mim, seria preferível ter um outro defesa-esquerdo de raiz. De resto considero o plantel do FC Porto bastante homogéneo ao nível das restantes posições.
5:00
Caríssimos leitores, obrigado por mais uma conversa sobre futebol. Voltamos a encontrar-nos numa próxima oportunidade. Continuem a acompanhar toda a atualidade desportiva no site de Record! Um abraço
Load More Messages
Conectando…