You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
André Pereira responde aos leitores
desenvolvido porJotCast
André Pereira
3:55
Boa tarde, caros leitores. Na próxima hora estarei disponível para responder às vossas questões sobre o Europeu de futsal. Vamos a isso!
Nuno
4:01
Boa tarde André, quem parte na pole position para conquistar este europeu e quem são os outsiders?
Sérgio Reis
4:02
Quem acha que são os principais candidatos à vencer o Europeu?
André Pereira
4:03
Boa tarde, Nuno e Sérgio. Portugal é o grande candidato, na minha opinião, pois a Seleção de Jorge Braz chega a esta prova como campeã europeia e mundial. A Espanha ganhou 7 das 11 anteriores edições e é sempre favorita. Depois há que contar com Rússia e Cazaquistão, duas seleções que têm ido muito longe nas últimas fases finais de grandes competições.
MÁRIO DA SILVA JESUS
4:08
Muito boa tarde, Senhor André Pereira, na sua opinião, Portugal tem uma equipa capaz de repetir a proeza alcançada em 2018 na Eslovénia, quando venceu na final a Espanha por 3-2.
André Pereira
4:09
Boa tarde, Mário. Mesmo sem Ricardinho, que decidiu retirar-se após o Mundial, Portugal tem individualidades para voltar a conquistar o Europeu. Resta saber se o coletivo vai funcionar. A Seleção continua a ter nomes experientes como o capitão João Matos, Bebé, Pany Varela ou Bruno Coelho. Há também jovens como Zicky, Afonso Jesus e Tomás Paçó que querem continuar a mostrar o seu potencial e qualidade. E convém lembrar que 8 dos 14 jogadores que estão na Holanda são campeões europeus e mundiais, o que mostra que a ‘espinha dorsal’ se mantém.
Soraia
4:15
Ola Andre, tendo em conta que a selecçao é quase toda do Sporting não faria sentido por o Nuno Dias a treinar a equipa juntamente com o seleccionador?
André Pereira
4:18
Boa tarde, Soraia. Entendo a questão, mas na minha opinião essa opção não faria muito sentido e é até pouco habitual. Jorge Braz já mostrou – os títulos são prova disso mesmo – ser capaz de ‘dar conta do recado’ sozinho. Nesta convocatória, 7 dos 14 jogadores atuam no Sporting e isso é benéfico, sem dúvida. O selecionador tem sabido aproveitar as dinâmicas e rotinas que têm no clube e também algumas ideias de Nuno Dias, nomeadamente nas bolas paradas.
Filipe
4:53
Boa tarde André, apesar de o Ricardinho se ter retirado a sua influência na conquista do Mundial não foi igual à que teve em outras competições passadas , teoricamente ficaríamos mais fracos , mas na realidade estamos mais fortes como equipa, contudo temos uma lacuna gigante na baliza, nem André Sousa nem Bebé são 2 guarda-redes de topo, não será essa o principal ponte fraco da nossa seleção neste momento?
Carlos
4:53
Boa tarde André, tendo a seleção um jipe fraco de guarda-redes não teria sido melhor levar um Paço para preparar a sua integração na seleção? Até porque no fundo atualmente é o GR superior a um Bebé e ao André Sousa.
André Pereira
4:54
Boa tarde, Filipe e Carlos. Creio que não. O Bebé foi chamado à última hora para substituir o Edu, que tal como no Mundial testou positivo à Covid-19 e volta a ficar de fora. Apesar dos 38 anos, o Bebé dá garantias e é da total confiança de Jorge Braz, tal como o André Sousa. São dois guarda-redes muito experientes, o que por vezes faz toda a diferença nestas competições.
Pedro
4:59
Boa tarde André, após o mundial já realizamos jogos contra a Espanha e perdemos , compreende-se que tenham sido jogos de teste, mas a goleada sofrida pode mostrar que a Espanha vem com tudo e com desejo de vingança para este Europeu. Não seria melhor baixar as expectativas e tirar a pressão da renovação do titulo?
André Pereira
4:59
Boa tarde, Pedro. Como disse anteriormente, a Espanha é sempre favorita, mesmo que neste Europeu não tenha nomes como Juanjo, Marc Tolrà ou Lin. Portugal já mostrou que é capaz de bater-se contra qualquer adversário e ganhar. Além disso, nos jogos particulares o resultado não é o mais importante.
Joao Martins
5:02
possiveis surpresas no europeu?
André Pereira
5:02
Boa tarde, João. Rússia e Cazaquistão parecem-me ser, à partida, as duas seleções com mais e melhores argumentos para anular o claro favoritismo de Portugal e Espanha.
Afonso
5:09
Se tivesse fazer um 5 de sonho para este Europeu, que jogadores escolhia? 1GR, 1 Fixo, 1 ala destro, 1 ala canhoto, 1 pivot
André Pereira
5:10
Boa tarde, Afonso. É sempre difícil escolher um 5 de sonho entre tantos jogadores de qualidade que teremos o privilégio de ver neste Euro’2022. Mas aceito o desafio com dois pontos prévios: vou ‘puxar a brasa à nossa sardinha’ e indicar dois alas sem olhar ao pé preferencial. Eis as minhas escolhas: Guarda-redes - Higuita (Cazaquistão); Fixo - Ortiz (Espanha), Alas - Pany Varela (Portugal) e Alex Merlim (Itália); Pivô - Zicky (Portugal).
5:14
Finalizamos assim a conversa de hoje. Obrigado por terem estado desse lado. Recordo que Portugal entra em campo amanhã às 17h30 (hora portuguesa), frente à Sérvia, para a 1ª jornada do grupo A. Podem seguir tudo sobre o Europeu de futsal e o desporto em geral com o Record.
Conectando…