You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Antevisão FC Porto-Sporting
desenvolvido porJotCast
Ricardo Granada
5:52
Boa tarde. Podem colocar as vossas questões relativamente ao clássico de hoje entre FC Porto e Sporting
MÁRIO DA SILVA JESUS
5:52
Boa Tarde, Senhor Ricardo Granada. FC Porto-Sporting CP, mais um grande clássico do futebol português. Em causa, se efectivamente o factor do jogar no Dragão, pode chegar para o FC Porto, chegar ao 29.ª titulo. Tudo aponta que sim. Qual a sua opinião? Os meus cumprimentos
Ricardo Granada
5:53
Boa tarde, Mário. Na minha opinião, por si só o factor casa pode ajudar... mas não resolve jogos, longe disso. Aliás, tendo em conta a situação atual, que obriga a que os estádios estejam despidos de público, esse dado perde ainda mais relevância, o que tem ficado comprovado nos jogos a que temos assistido. E como sempre, quando se trata de um jogo entre rivais, reina sempre a imprevisibilidade.
CírculoMeioCampo
5:54
Boa tarde,
Ontem, na minha página de facebook, disse que o Porto irá apresentar-se com Marega mais descaído que o normal para a direita para explorar Borja, dará carta branca a Luis Diaz para tentar forçar a inexperiência de Quaresma e a principal preocupação defensiva será anular Wendel, anulando assim todo o jogo do Sporting. Posto isto, acha mais provável que apareça no seu característico 4-4-2, num 4-2-3-1 (com Marega declaradamente à direita e Otávio ou Fábio Vieira mais nas costas de Soares) ou num 4-4-2 losango (que já chegou a utilizar nesta época)? E será Fábio Vieira ou tentará dar músculo ao meio-campo utilizando Loum?
Ricardo Granada
5:58
Boa tarde! É uma questão interessante. Creio que Sergio Conceição não tem grandes razões para fugir ao seu 4-4-2 - apesar de o FC Porto não ter produzido grandes exibições, com maior ou menor 'nota artística' tem sido aposta certeira no essencial: os resultados. Acho, isso sim, que a ausência de Corona é uma de peso e Fábio Vieira a opção, entre as disponíveis, que se pode assemelhar ao que o mexicano produz em campo. Quanto a Marega e Luis Diaz, importante não esquecer que também será preciso... defender.
CírculoMeioCampo
5:58
Boa tarde novamente,
O onze do Sporting, à partida, oferece poucas dúvidas. Mas será que Rúben Amorim pode surpreender? Estou a pensar sobretudo na ausência de Matheus Nunes, entrando alguém mais experiente e defensivo (diria que só Battaglia encaixa nessa definição), podendo, porém, deixar o meio-campo demasiado fácil de anular. E estou a pensar na entrada de um terceiro médio por Plata ou, até, Sporar, como Geraldes ou até o próprio Battaglia/Doumbia (neste último caso, seria Matheus Nunes a subir uns passos e este médio a ficar como elemento mais defensivo). Fazendo o meu argumento, a pergunta é a de cima: qual é a probabilidade de surpreender? Seja da forma que falei, seja de outra qualquer. E, desde já, muito obrigado
Ricardo Granada
6:03
Se é certo que Rúben Amorim tem apresentado surpresas em praticamente todos os jogos que orientou o Sporting, desta feita parece-me que a aposta será dentro do que se espera: Max, Quaresma, Coates, Borja, Ristovski, Matheus, Wendel, Nuno Mendes, Plata, Jovane e Sporar. No limite, Battaglia poderia ser uma solução face à inexperiência de Matheus, mas o argentino está ainda longe do seu melhor e, dada a exigência do jogo de logo, tenho dúvidas se seria uma aposta certeira; de igual forma, também desaconselharia retirar Sporar do onze - por muito medíocre que seja a forma recente do avançado - pois é precisa uma referência na frente, para dar maior liberdade de movimentos a Jovane ou Plata. Mas claro, o treinador é Rúben Amorim...
Guilherme
6:03
Boa tarde,
Veremos hoje o cimentar de jogadores como Quaresma, Nuno Mendes, Matheus Nunes, Fábio Vieira e até Jovane ou será que a aura de encanto de algum deles começará a desaparecer a partir de hoje?
Ricardo Granada
6:06
Boa tarde, Guilherme. A despeito da diferença pontual entre os rivais, clássico é clássico e transporta sempre uma aura diferente para os jogadores. No caso dos mais novos, é uma excelente oportunidade para provarem que, apesar de jovens, têm condições para serem apostas 'a valer'. E todos esses nomes que referiu têm, de facto, apresentado bons argumentos aos respetivos treinadores.
PG
6:07
Viva,
A onda de contestação no Sporting adormeceu com o período de confinamento e com as vitórias de Rúben Amorim. Em caso de derrota (ou até empate), iremos voltar a ver os próprios adeptos a minar (com ou sem razão, digo isto sem qualquer juízo de valor) a sua própria equipa e começar desde já a prejudicar a preparação da próxima época ao criar, novamente, instabilidade diretiva no Sporting?
Ricardo Granada
6:10
Boa tarde. No caso de um resultado menos bom, é inevitável - e até natural - a existência de algum 'ruído', dado que se trata de um jogo contra um histórico rival. No entanto, independentemente do resultado de hoje, Rúben Amorim tem feito um bom trabalho a todos os níveis (não só desportivamente falando, como na própria comunicação aos adeptos) e abre boas perspectivas para a próxima temporada. E realço um aspecto que o treinador tem sublinhado várias vezes: antes da próxima época, está a atual. E o 3º lugar ainda não está garantido...
Joao
6:10
qual e a hora do jogo?
Ricardo Granada
6:10
Boa tarde, João. O clássico está agendado para as 21h30.
Carlos
6:10
Boa tarde,
Ao fim de cerca de 20 jogos de Rúben Amorim na Primeira Liga, as equipas começam a perceber como anular o seu modelo. Passado o efeito novidade, Rúben Amorim tem condições para continuar a afirmar-se como o principal treinador português desta nova geração ou será o início do fim do deslumbramento? Sei que ainda é cedo, mas estamos aqui apenas para partilhar e ler opiniões :)
Ricardo Granada
6:15
Boa tarde, Carlos! O efeito novidade até pode estar a passar, mas os resultados continuam lá... E enquanto assim for, de certeza que os adeptos do Sporting agradecem. Agora, é notório que este Sporting ainda tem muito por evoluir, nomeadamente no ataque, onde atualmente vive demasiado dependente do talento individual de um ou outro jogador. E um candidato ao título nunca pode fazer apenas um remate à baliza, como foi o caso na receção ao Santa Clara. Por outro lado, defensivamente registam-se claras melhorias em relação a um passado não muito distante. Resumidamente, Amorim está no bom caminho, mas precisa de outro tipo de armas se os leões querem aspirar a outros voos em 2020/21.
rui pereira
6:15
Neste momento, qual das equipas revela maior capacidade para vencer o jogo?
Ricardo Granada
6:16
Boa tarde, Rui. Ambas as equipas vivem bons momentos e, como disse, se o clássico é sempre um jogo imprevisível, o facto de o FC Porto poder sagrar-se campeão 'à custa' do rival será sempre um tónico adicional para os dragões.
Duarte 2001
6:16
Acha que o Sporting com algumas contratações que se falam, outras que se podem fazer e a evolução destes novos jogadores, pode competir com este FC Porto e com SL Benfica pelo título no próximo ano?
Ricardo Granada
6:20
Boa tarde, Duarte. Parece-me ainda algo prematuro apontar já à próxima época, dado que ainda muito vai mexer, não só no planeamento dos clubes mas também da própria Liga. Parece-me, isso sim, que a aposta do Sporting na sua formação está a ter os seus frutos e tem que ser desenvolvida em 2020/21. Mas por muita qualidade e potencial que estes jovens jogadores revelem, qualquer candidato ao título precisa de experiência, e nesse capítulo os leões ainda estão passos atrás dos rivais. Naturalmente, tudo dependerá do que ditar o mercado de transferências, quer em entradas, como saídas.
rui pereira
6:28
Acha que a pouca capacidade no ataque que o Sporting apresenta se deve ao mau desempenho de Sporar? Ou será devido à opção táctica de jogar com um bloco mais baixo?
Ricardo Granada
6:35
É um facto que 3x4x3 do Sporting não permite à equipa retirar o que de melhor Sporar tem, dado que é frequentemente obrigado a baixar para dar linhas de passe e jogar no apoio, muitas vezes quase como se fosse um 'falso 9'. A aliar a isto, é preciso ter em conta que o esloveno está há mais de um ano sem férias (começou a época no Slovan no início de julho) e já se nota algum cansaço acumulado, até porque o Sporting não tem propriamente um 'plano B' já consolidado para aquela posição. E depois, os próprios Jovane e Plata precisam ainda de evoluir no último terço, em especial no capítulo da definição dos lances de ataque.
6:46
Caros, agradeço as vossas questões! Como sempre, é um prazer. Fiquem ligados ao Record e acompanhem o clássico através das nossas plataformas oficiais. Um abraço
Conectando…