You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
António Mendes responde aos leitores
desenvolvido porJotCast
António Mendes
5:59
Boa tarde, estarei então à vossa disposição para falarmos um pouco sobre o dérbi da Invicta de mais logo entre Boavista e FC Porto. Podem colocar as vossas questões...
Zé da Invicta
6:00
Boa tarde António. Coloco-lhe um desafio. Quais são, na sua opinião, os dérbis da invicta mais incríveis e memoráveis dos últimos 20 ou 30 anos? Disputados no Bessa. Um abraço.
António Mendes
6:06
Boa tarde caro leitor... Eis um bom desafio e lembro-me de tantos e bem interessantes. Mas talvez o mais impactante e que vem logo assim à memória seja o da época do histórico título do Boavista com um golo de Martelinho. Nos últimos anos, como sabemos, têm sido raríssimas as vitórias dos axadrezados sobre o grande rival. A última foi em abril de 2007, por 2-1, sendo que os dragões venceram os últimos oito jogos no Bessa, dois deles por 5-0, e sem nunca mais sofrerem golos desde esse triunfo do Boavista em 2007.
MÁRIO JESUS
6:06
Senhor António Mendes, Boavista-FC Porto, em vista um "grande" jogo. O Boavista a jogar em casa, tem condições de surpreender o comandante desta Liga? O que acha?
António Mendes
6:11
Boa tarde Mário Jesus. Obrigado por ter participado neste espaço e agradeço a sua questão. Claro que há sempre a hipótese do Boavista poder surpreender os dragões e a equipa de Petit, que ainda não perdeu no Bessa, tem sabido bater bem o pé a equipas teoricamente superiores, como sucedeu recentemente com o Sp. Braga, goleado na Taça da Liga e com empate na Liga, bem como com o Benfica, que saiu do Bessa com um empate a duas bolas, depois de estar a vencer 2-0. De qualquer forma, o FC Porto é amplamente favorito para este jogo, mas terá de provar isso no relvado, como é costume dizer-se nestas circunstâncias.
José
6:12
Agora com o Porto fora das competições europeias, será menos difícil conquistar o título de campeão nacional? Terá tantos jogos como o Sporting e tem boa vantagem pontual.
António Mendes
6:14
Olá José. Obrigado pela questão. Diria que a tarefa estará um pouco mais facilitada, pois a equipa de Sérgio Conceição já não terá de se preocupar com os jogos da Liga Europa. Ao nível da gestão meramente física, tudo parece mais fácil e resta a questão mental para gerir. Neste momento, o FC Porto tem o título ao fundo do túnel, caso continue a segurar bem a vantagem de seis pontos que tem sobre o Sporting. O jogo desta noite será um bom teste.
JJ
6:14
Viva António! Quem será que amanhã vai destruir a montra da pastelaria de Artur Soares Dias, os Panteras Negras ou os Super Dragões?
António Mendes
6:16
Viva caro leitor. Percebo onde quer chegar, mas este espaço não é para entrar por esses caminhos. Se tiver alguma questão meramente futebolística, tática ou estratégica para colocar estarei ao seu dispor, mas esse tipo de problemáticas não entram no que concebo para o futebol!
Monstro da Invicta
6:16
Olá António. Sabendo-se que o segredo do futebol são os bons jogadores, quem pode fazer a diferença neste dérbi da  grande cidade do Porto?
António Mendes
6:18
Olá Monstro da Invicta, um nome bem sugestivo, diga-se! Agradeço a sua questão e acrescento que há muitos jogadores nas duas equipas para fazer a diferença, começando pelo Boavista, onde Sauer tem sido a principal referência. No FC Porto, são muitos, aí antevendo uma maior frescura e disponibilidade na frente de ataque com Taremi e Evanilson que, como sabemos, foram poupados e muito esforço no jogo em Lyon.
Rabat
6:19
Olá António. O FCP se passar no Bessa estende a passadeira para o título?
António Mendes
6:22
Boa tarde Rabat. Obrigado pela sua questão e atrevo-me a dizer que a passadeira neste momento já está estendida, mas compreendo a sua questão, pois sendo o dérbi do Bessa um dos jogos mais difíceis que o FC Porto tem até ao fim da Liga, ganhando esta noite fica com o caminho bem mais livre e desimpedido. Ficarão a faltar sete jogos aos dragões, dois deles em Braga e na Luz e ambos já depois da decisão com o Sporting na Taça de Portugal.
Mateus Miranda
6:23
Boa tarde. Será que haverá alguma surpresa no onze do porto?
António Mendes
6:25
Olá Mateus Miranda. Partindo do princípio que o onze-base do campeonato estará de regresso, não haverá nenhuma surpresa prevista. A aposta de Record, aliás, vai nesse sentido, com Diogo Costa, João Mário, Mbemba, Pepe, Zaidu, Uribe, Vitinha, Otavio, Pepê, Taremi e Evanilson.
Metralha
6:25
Olá António. Numa jornada com jogos tão entusiasmantes, como por exemplo o Tondela-Arouca, o Vizela-Famalicão ou o Vitória-Sporting, este dérbi pode ser uma deceção?
António Mendes
6:26
Olá caríssimo Metralha! Esperemos que não e acredito mesmo que não será uma deceção. Estamos a falar de duas equipas muito intensas no seu jogo, pelo que estão reunidas todas as condições para um grande dérbi. Obrigado pela pergunta.
afonso
6:27
olá. espera-se mudanças no 11 do porto?
António Mendes
6:31
Olá Afonso. A pergunta de certa forma já foi respondida anteriormente ao nosso leitor Mateus Miranda. Com o regresso do onze mais utilizado na Liga Bwin, Sérgio Conceição vai mudar muito em relação ao jogo da Liga Europa, em Lyon, onde aí fez muitas alterações, dando oportunidades a jogadores que não têm sido utilizados com tanta regularidade no campeonato. O onze provável de Record é o seguinte: Diogo Costa; João Mário, Mbemba, Pepe e Zaidu; Uribe, Vitinha, Otavio e Pepê; Taremi e Evanilson.
Ricardo
6:32
o Bruno Costa está disponivel ? é que o João Mário com o lyon esteve desastroso..
António Mendes
6:34
Olá Ricardo. O Bruno Costa não está disponível devido a uma lesão muscular que sofreu no jogo em Lyon, onde foi rendido precisamente por João Mário.
7:02
Boa tarde caríssimos leitores! Obrigado a todos pela vossa participação e estaremos então mais logo atentos ao grande dérbi da Invicta entre Boavista e FC Porto. O histórico dos últimos anos é amplamente vantajoso para os dragões, que venceram os últimos oito jogos no Bessa e com um total de 19 golos marcados e nenhum sofrido! Ou seja, desde o regresso dos axadrezados ao mais alto patamar do futebol português este dérbi tem caído sempre para o lado do Dragão. A última vitória do Boavista, no Bessa, frente ao velho rival foi no dia 28 de abril de 2007, por 2-1, seguindo-se um nulo em 2008 e antes das tais oito vitórias consecutivas dos dragões, incluindo neste histórico um confronto da Taça de Portugal em que o FC Porto ganhou 2-1, em 2015/16.
Conectando…