You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
António Mendes responde aos leitores
desenvolvido porJotCast
António Mendes
4:00
Boa tarde, o meu nome é António Mendes e estou pronto para responder às vossas questões. O tema é a antevisão do jogo P. Ferreira-FC Porto, que se realiza mais logo, a partir das 20.30 horas, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, na abertura da jornada 6 da Liga.
Ricardo
4:02
Boa tarde, qual acha que vai ser o onze do Porto esta noite, visto que temos assistido a algumas poupanças derivadas do calendário muito apertado?
António Mendes
4:05
Olá Ricardo... Obrigado pela pergunta. Naturalmente tenho o dever de respeitar a equipa provável que os meus companheiros de Record divulgaram na nossa edição de hoje, com Marchesín na baliza, Corona, Mbemba, Pepe e Manafá na defesa, Sérgio Oliveira e Uribe no meio-campo e Otávio, Fábio Vieira e Nakajima no apoio ao avançado Marega. Claro que a confirmar-se a recuperação total de Luis Díaz isso pode obviamente mexer nas opções de Sérgio Conceição, mas isso só saberemos mais logo.
MÁRIO DA SILVA JESUS
4:12
Boa Tarde, Senhor António Mendes. Na sua opinião, será que o Paços de Ferreira, tem argumentos para superar o FC Porto? Os meus cumprimentos.
António Mendes
4:18
Boa tarde Mário da Silva Jesus... agradeço a sua pergunta e também os meus cumprimentos. De certa forma, o próprio Sérgio Conceição já respondeu à sua pergunta na antevisão do jogo quando registou que este é sempre um dos jogos mais difíceis do campeonato para o FC Porto. Esta é a velha história do futebol português quando o chamado pequeno tenta bater o pé ao histórico grande, mas temos sempre exemplos de que por vezes isso acontece. A minha interpretação das palavras do treinador do FC Porto é que ele já percebeu, quando esteve a preparar este jogo, que esta equipa do Paços de Ferreira está claramente em crescendo e até merecia ter ganho o jogo na Choupana, frente ao Nacional. Ou seja, o Paços terá argumentos para superar o FC Porto, mas não nos podemos esquecer que em 24 jogos na Liga em Paços de Ferreira, os dragões apenas perderam quatro e empataram outros quatro, vencendo 13. O histórico também diz muita coisa...
Wanderley
4:18
Boa tarde Antônio, não achas que o Sérgio Conceição, deve dar mais minutos a jogadores como Evanilson, Filipe Anderson, Grujic e Saer?
António Mendes
4:21
Olá Wanderley... percebo a questão, mas é preciso entender algo que o próprio treinador do FC Porto está constantemente a dizer, que é o facto de os novos jogadores demorarem o seu tempo a entender as rotinas a automatismos da forma de jogar do FC Porto. Os quatro exemplos citados pelo Wanderley, aliás, já tiveram direito a alguns minutos e vão ter certamente mais, ainda por cima numa fase competitiva muito densa, com uma média de jogos de três em três dias. Ou seja, terão direito à sua utilidade dentro de uma lógica de grupo que Sérgio Conceição nunca quebra, que é a de apostar para cada jogo naqueles que lhe dão mais garantias no momento e os últimos reforços a chegar ainda vão precisar de mais tempo para estarem no topo das suas preferências.
Ricardo
4:22
O que acha da utilização de Grujic e possível entrada na equipa a curto prazo? Na sua estreia pareceu-me um jogador um pouco lento, ainda sem grande ritmo de jogo!
António Mendes
4:26
Boa tarde Ricardo... sinceramente notei bons apontamentos do médio sérvio. Não é por acaso que está no FC Porto emprestado pelo Liverpool, sinal de quem tem obviamente qualidade. Quanto ao ritmo de jogo é natural que não o tenha, pois cumpriu apenas o terceiro jogo esta época, depois de dois pelo Liverpool. A sua forma de jogar, já se percebeu, pode indicar alguma lentidão, mas na posição que ocupa o mais importante é exatamente o saber ocupar os espaços. Se vai ser muito útil ao FC Porto saberemos mais para a frente...
4:30
Mas com Sérgio Oliveira e Uribe a entenderem-se tão bem naquela zona, as oportunidades para Grujic vão ser poucas nos próximos tempos.
Guest
4:30
Para si qual o resultado mais provável? Qual a maior dificuldade que o porto vai ter?
António Mendes
4:33
Boa tarde, o indicador histórico dá como resultado mais provável o triunfo do FC Porto, mas é preciso não esquecer que nos últimos quatro anos só na época passada os dragões venceram, por 1-0 com um golo de Mbemba. O Paços ganhou em 2015/16 e em 2017/18, sempre por 1-0, sendo que em 2016/17 houve um nulo. A principal dificuldade que o FC Porto poderá ter é exatamente esta crença que existe no Paços de Pepa, que procura jogar um futebol de qualidade, sem grande amarras defensivas e tenta sempre a oportunidade de ferir ofensivamente o seu adversário.
Diogo
4:38
Boa tarde, na sua opinião o Porto deveria jogar em 4-4-2 ou 4-3-3?
António Mendes
4:40
Olá Diogo... Obrigado pela questão, mas essa é a chamada pergunta para queijo!!! Nos últimos jogos, como sabemos, Sérgio Conceição inovou com um 3x5x2, deixando aberta a hipótese de mais um sistema. Mas em função dos jogadores disponíveis, assim que Taremi, Toni Martínez e Evanilson, estiveram melhor entrosados, podemos ver um FC Porto a jogar mais em 4x4x2 na maior parte dos jogos internos.
João Carlos
4:40
Olá António acha que os dois laterais do paços tanto o Fernando Fonseca como o Oleg podem dificultar a manobra tanto ofensiva como defensiva do FC Porto tendo em conta que conhecem Sérgio e a sua maneira de jogar e que o seu futebol passe muito pelas alas?
António Mendes
4:42
Olá João Carlos, compreendo a questão, mas não me parece que esse conhecimento possa fazer grande diferença no jogo desta noite. Os laterais do Paços terão mais com que se preocupar no plano defensivo do jogo, mas não é por conhecerem o Sérgio e sua forma de jogar que podem ter mais vantagens. O jogo ditará a sua própria influência... se é que me faço entender.
Gonçalo
4:43
Boa tarde. O Porto este ano continuará muito forte nos lances de bola parada? Pelo menos, a nível de penaltys eles têm sempre bastantes como se tem visto. Obrigado
António Mendes
4:45
Olá Gonçalo... as bolas paradas, ofensivas e defensivas, são hoje em dia uma das grandes armas do futebol moderno e o FC Porto não foge à regra e tenta aproveitar da melhor forma esse momento. Quando aos penáltis, como sabemos, as coisas não correram bem nos últimos tempos, com vários falhados, como o de Uribe, frente ao Gil Vicente...
Geremias
4:45
Boa tarde. Vai ver o jogo?
António Mendes
4:46
Sim, claro, Geremias. Estou de serviço nesse jogo. Terei de o analisar e elaborar a crónica para o Record em papel e que espero que o Geremias leia amanhã...
Iuri
4:47
Sinto que este campeonato vai ser quase um desfile para o Benfica e isto porque acho que embora o Porto se tenha reforçado bem acho que vendeu tarde e contratou tambem muito tarde os reforços não tendo rotinas é dificil o filipe anderson e o sarr tinham lugar de caras no 11 do Porto. Concorda ?
António Mendes
4:49
Olá Iuri, concordo em parte com a questão e até acho que o Anderson e o Sarr, mais tarde ou mais cedo, serão mais úteis ao FC Porto e neste momento passam pela necessária fase de adaptação. Quanto ao "desfile" do Benfica ainda é muito cedo para esse tipo de análises. É um facto que a equipa de Jorge Jesus está a ter um início de época empolgante, prometendo uma temporada de alto nível, mas já todos sabemos que o FC Porto nunca atira a toalha ao chão, como sucedeu na época passada. Isto nunca é como começa, mas sim como acaba...
João Carlos
4:50
Tem razão António, quando refere o plano defensivo não podia estar mais de acordo, o FC Porto passa atualmente uma crise de identidade ofensiva, são bastantes até as opções mas acontece que mesmo como é evidente o SC já ter as suas primeiras escolhas acho que falta muito trabalho e muito ritmo pode isso ter impacto no resultado?
António Mendes
4:54
Sim João Carlos, aceito a sua visão, mas quando fala em crise de identidade ofensiva não nos podemos esquecer que tem havido uma referência, a de Marega, quase um omnipresente na frente de ataque. A referência que fiz em relação ao 4X4X2 é para memória futura, neste caso, pois desconfio que, mais tarde ou mais cedo, Taremi vai "pegar de estaca" no onze dos dragões. O iraniano tem mesmo muita qualidade. E quando isso acontecer é preciso perceber qual será o papel de Marega. Ou mais no apoio ao ponta-de-lança ou na ala, onde considero que o maliano perde influência. Um bom tema para falarmos no futuro...
4:59
Obrigado a todos pela participação e partilha de opiniões. O P. Ferreira-FC Porto pode ser seguido em direito aqui na edição online de Record e amanhã podem saber tudo sobre este confronto na nossa edição em papel. Boa tarde e excelente fim-de-semana.
Conectando…