You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Arbitragem 20.ª jornada
desenvolvido porJotCast
Record
9:55
Boa noite,
Vamos conversar sobre arbitragem?
cool 1
seg0144
10:03
Caro Jorge... é penalty contra o Benfica?
Record
10:04
Boa noite,
Começo por salvaguardar que é um lance que pode suscitar leituras e interpretações diferentes. Não é um lance de branco ou preto. Não é um lance de carimbos.
A minha opinião é a de que Soares cabeceou contra o braço esquerdo de Ferro que, de costas e muito próximo, estava em desequilíbrio após tentar cabecear e após sofrer um pequeno toque nas costas. As Leis de Jogo referem que normalmente há infração quando a mão está acima da linha dos ombros e contacta com a bola (o que aconteceu). Não fora o contato de Soares nas costas de Ferro e eu aceitaria a decisão. A partir do momento em que, no meu entender, o braço sobe em consequência desse contato, num movimento natural de desequilíbrio, a minha opinião vai no sentido de que não se deve penalizar essa mão.
cool 6
Eduardo Almeida
10:05
Na sua opinião, o segundo amarelo a Tarabt deveria ter sido mostrado no lance da bola no braço?
Record
10:07
Boa noite Eduardo,
Existem indicações internacionais e nacionais aos árbitros no sentido de que uma mão feita aquando de um cruzamento para a área, onde estejam vários jogadores de ambas as equipas, não deve justificar uma sanção disciplinar. Assim, decidiu bem o Artur ao sancionar a falta, não exibindo qualquer cartão.
cool 3
Guest
10:07
Boa noite, Sr. Jorge Faustino. No jogo FCPorto-SLBenfica no segundo golo do FCP, não percede de falta sobre Ferro? No seguimento da jogada não deveria ter visto Pepe cartão encarnado por agressão ao jogador do SLB? Muito obrigada.
cool 2
Record
10:13
Boa noite,
A primeira questão já respondi acima. Quanto à ação de Pepe sobre Taarabt ficou claramente uma ação disciplinar em falta. A minha dúvida, e em virtude da pouca qualidade das imagens e angulos a que tive acesso, prende-se com a cor do cartão. Agressão ou comportamento antidesportivo? Parece-me mais a primeira (agressão) mas não será justo para o atleta e para o árbitro que, neste caso, eu possa afirmar peremptóriamente que foi agressão e consequente vermelho por exibir. Assim, e peço desculpa por não conseguir ser mais taxativo, apenas posso afirmar que ficou por exibir, pelo menos, um cartão amarelo.
cool 1
Antonio Brito
10:16
O critério disciplinar foi o correto, de acordo com as leis do jogo?
Record
10:16
Boa noite António,
Foi um clássico intenso, com muita combatividade e equilíbrio. A abordagem que Artur Soares Dias fez ao jogo permitiu que este tivesse mais velocidade e emotividade. Quando se aplica um critério mais largo também há sempre mais risco de cometer erros de critério disciplinar e técnico. Foi o que aconteceu. Alguns lances que poderiam justificar ação disciplinar escaparam sim.
Nelson
10:20
No lance de amarelo do weigl na repeticao em slow motion nota se que encolhe os pes e nao acerta em Luiz diaz, mas mesmo assim impede o de prosseguir a jogada, amarelo?
Record
10:23
Boa noite Nelson,
No lance que refere existe ainda um toque no pé do atacante. As imagens mostram-no. A discussão à volta deste lance pode centrar-se na questão de "seria ou não suficiente para provocar a queda?". No entanto, a partir do momento em que a falta é sancionada (o que eu aceito), é inevitável a amostragem do cartão amarelo por impedir um ataque prometedor.
Nelson
10:24
Vemos semana apos semana Pizzi e Andre Almeida e ate pouco tempo Bruno Fernandes a pressionarem arbitro aquando cada decisao, deveriam receber cartao por coação?
laughing 2
Record
10:27
Boa noite Nelson,
As leis não permitem que nenhum jogador, incluindo capitão de equipa que até tem mais responsabilidade nestes casos, possa contestar as decisões dos árbitros ou tentar condicioná-las. Por lei, um jogador que o faça, deve ser advertido. O bom senso e a experiência dos árbitros deve servir para gerir estes casos não deixando, naturalmente, ultrapassar certas fronteiras.
Miguel Almeida
10:29
Boa noite. As supostas indicações internacionais e nacionais de que fala não correspondem na verdade a indicações inscritas na cartilha do Benfica para tentar desviar as atenções de uma derrota merecida? É que vários árbitros em diversos meios de comunicação afirmam o contrário e parecem não ter recebido a cartilha que o senhor recebe.
Record
10:31
Boa noite Miguel,
Apenas para o esclarecer que essas indicações são dadas nos cursos iniciais de época. Talvez os árbitros que refere não terem recebido tais indicações sejam aqueles que abandonaram a atividade há mais de 6 ou 7 anos e, por isso, não tenham tido a oportunidade de receber esta informação.
Eduardo Almeida
10:32
Boa noite outra vez, gostaria de saber a sua opinião no último lance em que Bruno Lage invade o campo. Deveria ter sido expulso?
Record
10:36
Boa noite Eduardo,
Um elemento oficial deve ser expulso se entrar no terreno para:
  • confrontar um elemento da equipa de arbitragem (incluindo o intervalo e no final do jogo)
  • interferir com o jogo, um adversário ou um elemento da equipa de arbitragem;
Não me parece que tenha sido alguma destas situações. Pelo que me pude aperceber foi para dar indicações a um seu jogador.
Assim sendo, foi correta a decisão de exibir o cartão amarelo.
Guest
10:37
Boa noite, antes de mais gostaria de salientar que me causa alguma impressão ver que a sua análise é quase ipsis verbis igual à do Duarte Gomes, mas deixemos as coisas por aí que cada um tem direito à sua opinião. Quanto ao lance do penalti, já que menciona ser falta na sua opinião, importa-se de me relembrar qual a sua opinião no (na minha opinião) penalti que fica por marcar no jogo Guimarães x Benfica
Record
10:44
Boa noite,
Talvez não eu não tenha sido claro: assumir que existe um contato é diferente de dizer que houve falta. Soares coloca a mão nas costas de Ferro para proteger o seu espaço quando Ferro saltou recuando. O futebol é um jogo de contatos e, este em particular, não me parece faltoso. O facto de eu achar que não há falta, não implica que eu faça de conta que não existiu contato e que esse contato teve uma consequência natural de desiquilibrio (normal no futebol e nem sempre falta).
Assim, a minha opinião de forma resumida: não houve falta de Soares, houve um contato que desequilibrou Ferro fazendo com que este abrisse os braços daquela forma.
Quanto ao lance que questiona, e apesar de ser um lance completamente diferente, esta foi a minha opinião na altura: Existiu contato entre Rúben Dias e Davidson promovido por ambos: o defesa a tentar chegar à bola e Davidson a projetar-se para trás para fazer pontapé de bicicleta. Aceita-se a leitura de que a sua a queda foi, principalmente, consequência desse gesto.
Paulo
10:47
Boa noite, como vê o lance do Marega com Taarabt? Nas imagens fica a impressão que não foi por acaso...
Record
10:50
Boa noite José,
Boa noite Paulo,
A minha leitura do lance é a de que o contato aconteceu de forma inadvertida. As análises feitas com imagens em slow motion ou com imagens paradas podem ser ilusórias.
Guest
10:50
Ainda que discorde muitas vezes da sua opinião agradeço a sua resposta. Muito obrigado
Record
10:53
Obrigado pelas questões colocadas. Boa semana e boa época!
Conectando…