You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Arbitragem
desenvolvido porJotCast
Record
3:25
Boa tarde, iniciamos agora a conversa semanal sobre Arbitragem e os casos da jornada. Aguardo as vossas questões/duvidas referentes ao tema.
Hugo L
3:33
Boas tardes. Marco, é da opinião que com a nova lei de que os jogadores da equipa com posse de bola podem sair a jogar no interior da sua área não atrasa mais o jogo? É que antes era "quase obrigatório" bater na frente. Agora tentam ao máximo sair a jogar, quando não dá sobe e equipa e só depois batem. Não é uma regra a rever?
Record
3:36
Boa tarde Hugo, na minha opinião a alteração feita não teve a ver com o tempo útil de jogo mas sim proporcionar mais oportunidades de fazer golo e expandir também a possibilidade de jogar em qualquer parte do terreno. Antes era obrigatório a bola sair da área para estar em jogo mas isso não significava que aumentava o tempo útil de jogo batendo a bola para a frente. O tempo útil de jogo é no momento que a bola é movimentada independentemente da forma que a reposição de bola é feita
André
3:36
Os lances de agressão sem que a equipa de arbitragem em campo se apercebam dele podem ser identificados pelo VAR?
Record
3:38
Boa tarde André, claro que sim, uma das principais funções do VAR é identificar situações que passaram despercebidas no terreno de jogo pelo arbitro, a expulsão direta é um dos itens que estão no protocolo do VAR atual.
José Pombo
3:38
Boa tarde Marco, já tendo passado alguns dias sobre o que escreveu na edição impressa do Record e já tendo tido a oportunidade de ponderar sobre o assunto. Ainda mantém a opinião que no jogo Sta Clara x Benfica , o lance dentro da área do Sta Clara ao minuto 39 não é passível de grande penalidade , tendo de existir no mínimo a intervenção do VAR e permitir ao árbitro da partida ter uma melhor ideia sobre a jogada?
Record
3:45
Boa tarde José Pombo, eu admito que a minha opinião pode ser ambígua, ou seja, naquele lance eu suportaria sempre a decisão tomada em campo pelo Árbitro, o lance foi interpretado pelo Árbitro tendo em consideração o movimento dos jogadores e a posição das pernas no momento do contacto. Ambos tentam chegar 1º à bola fazendo um movimento com a perna, com isso ficaram com as posições no mesmo espaço fisico acabando por Cervi tocar na bola e esta sair prensada com o defesa. O contacto é normal e inevitável. O Árbitro bem colocado entende que o movimento das pernas de ambos os jogadores foi de encontro à bola e não para derrubar ou impedir o adversário. Atenção eu entendi a interpretação do Árbitro mas aceitaria qualquer decisão tomada por ele em campo. Por haver duvidas o VAR entendeu não ir contra a interpretação do Árbitro mas também admito que nestes casos onde existe contacto o árbitro deveria ir sempre ao monitor e decidir depois
Antonio Silva
3:45
Consegue com seriedade dizer que não é penaltie sobre o Cervi?! Ele e pontapeado e o senhor consegue não ver falta?! Como explica a sua falta de coerência a analisar lances iguais?! Muda de ideias ?! Não admite que ja errou como analista?!
trophy 1
Record
3:49
Boa tarde António Silva, vou iniciar pelo fim da sua questão, alguma vez me ouviu afirmar que nunca tinha errado como Árbitro, como analista ou até mesmo como ser humano?! É lógico que já errei em todos esses "papeis". Quanto às minhas análises garanto-lhe que são sempre com seriedade, o que não implica que esteja sempre certo e que não aceite a critica ou até mesmo que seja incompetente mas, falta de seriedade não me deve acusar. Quanto ao lance em questão, já respondi anteriormente que suportaria qualquer decisão tomada pelo Árbitro em campo porque entendi a interpretação que ele teve do lance.
André
3:49
O lance que envolve uma carga do Tiago Ilori (SCP) sobre o Robinho (Belenenses) junto do arbitro assistente em que havendo uma disputa dura de bola, o arbitro não marca falta, porque é que o mesmo arbitro interrompe o jogo passado 10seg para ver o estado físico do Robinho? Ou há falta ou não há
Record
3:52
Boa tarde André, os Árbitros não têm conhecimento médico para analisar e tirar conclusões sobre o estado fisico de um jogador. A questão não é se existe ou não a infração, a grande questão é saber se o jogador está gravemente lesionado ou não. Quantas vezes jogadores lesionam-se sozinhos, ou caem mal no relvado ou colocam mal o pé e fazem uma entorse, etc...
Pedro
3:52
Boa tarde Marco!Qual a sua opinião sobre o lance do jogo sta.clara vs benfica em que o jogador gabriel do benfica entra de sola no tornozelo/canela do jogador do sta.clara?vermelho directo sim ou não  e porquê?abraço
Record
3:57
Boa tarde Pedro, entendo que esse lance esteja no limite do amarelo e no inicio do vermelho. Nestas situações os Árbitros têm indicações para a punição mais leve, ou seja, amarelo. É sempre necessária analisar alguns factores para decidir, neste caso o Árbitro entendeu que apesar do aparato do lance, o contacto foi negligente e não falta grosseira.
Antonio Silva
3:57
Como todos os ex-arbitros defenderam a expulsao do Taraabt a umas semanas atras e o Marcano tem uma entrada semelhante e ninguém fala em penaltie?! E a cor das camisolas?! Qual o seu problema com o Benfica? É que as vezes chega a ser ridiculo que o senhor seja o único ex-arbitro que tem a decisão contra o Benfica!
party 1
Record
4:00
Boa tarde Antonio, eu não analiso equipas nem cores das camisolas. Nos anos que dediquei à arbitragem nunca foi essa a minha prioridade, eu simplesmente analiso situações de arbitragem independentemente das equipas. Nunca lhe disse também que sou dono da razão, até porque não ignoro nenhuma questão colocada aqui e mantenho sempre o respeito cordial de opiniões diferentes da minha.
4:04
Boa tarde César Oliveira, uma coisa que aprendi nestes anos de arbitragem é que não existem lances iguais, existem sempre pormenores que têm de ser analisados antes da tomada de decisão. Aconselho-o a fazer então uma outra comparação com um lance que aconteceu também nesta jornada, compare o lance do Marcano com o lance do Gabriel... Tiveram a mesma decisão disciplinar mas de um lado reclamam vermelho e por outro ignoram o lance ou afirmam ser amarelo
zeca
4:04
Boa tarde. Tendo o nosso Sporting sido prejudicado em mais de uma dúzia de penalties desde a supertaça, entende que é altura de o clube pressionar a European Union para que tome medidas jurídicas de modo a evitar que uma das maiores empresas nacionais acabe por decidir mudar a sua actividade para um país mais verdadeiro?
crying 1 laughing 1
Record
4:08
Boa tarde Zeca, a instabilidade vivida no Sporting faz com que os erros de arbitragem tenham um peso maior na vida do clube. Na minha opinião no final da época todos foram beneficiados/prejudicados com erros de arbitragem. Numa jornada uns mais que outros mas noutra a balança equilibra-se novamente. Os erros vão sempre acontecer por isso todos têm de tentar apostar naquilo que realmente têm poder de mudar para, mesmo com erros de arbitragem, consigam os objetivos
CArlos
4:08
Caro Marco, a bola nao é prensada entre o cervi e o jogador do santa clara. O cervi toca na bola e leva com a pancada. Em momento algum o jogador do aves toca a bola. Negar isto é pura e simplesmente mentir.
trophy 2
Record
4:12
Caro João, chamar mentira a uma situação de interpretação limita muito o dialogo. Eu não nego o seu ponto de vista, nunca afirmei isso, eu simplesmente dei o meu ponto de vista atendendo à decisão do ÁRBITRO ( não minha) no terreno de jogo. Se não concorda com a decisão tomada pelo Árbitro então não poderia concordar com a minha simplesmente porque foi a mesma. Mesmo assim agradeço a sua vontade em questionar mostrando interesse em ter uma justificação já que não pode fazê-lo ao próprio Árbitro.
João
4:12
Já percebi que para si não é penalti... que se pode esperar
Record
4:16
Caro João, já percebi que a sua intenção de estar nesta conversa não é para ter algum esclarecimento ou opinião de alguém, até porque não lê as minhas respostas e escreve aquilo que já tinha pré definido. Vou lhe responder novamente, eu aceitaria qualquer decisão tomada em campo pelo Árbitro visto ser um lance de interpretação.
4:19
Caros leitores, agradeço o vosso tempo investido nesta conversa sobre arbitragem e casos da jornada. lamento que o tempo seja escasso para responder a todos sem exceção. Todos merecem o meu respeito, todos têm direito à opinião e nada mudará a minha vontade em esclarecer quem participa nesta conversa. Saudações Desportivas
Conectando…