You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Arbitragem da 24.ª jornada
desenvolvido porJotCast
Record
9:55
Boa noite, estou disponível para responder a questões relacionadas com as Leis de Jogo e com a arbitragem em geral. Vamos a isto?
Manuel Ferreira
9:56
Boa Noite. Gostaria de saber se a falta de roupa interior do Wendel no jogo do Sporting com o Aves, não seria susceptivel de procedimento disciplinar por insuficiencia no equipamento.
Record
9:58
Boa noite Manuel,
As Leis de Jogo não referem a roupa interior como sendo parte obrigatória do equipamento dos jogadores. Camisola com mangas, calções, meias, caneleiras e calçado são as peças de equipamento obrigatórias.
Manuel Ferreira
10:00
Boa Noite. Gostaria de saber se em materia de avaliação pelo VAR de posição de fora de jogo, se os equipamentos utilizados para esse efeito são certificados e por quem, e se os mesmos têm uma prcisão reconhecida de 100% ou se é considerada alguma percentagem de erro do equipamento. Obrigado
Record
10:04
Boa noite,
A tecnologia da linha virtual de fora de jogo é "fornecida" por uma empresa norte-americana Sport Media Technology, especialista nesta área. Esta tecnologia está certificada. A "margem de erro" que pode existir na avaliação de um fora de jogo com estas linhas resulta do factor humano envolvido na colocação das mesmas. Isto é, é um homem que avalia qual o momento (frame) em que o passe é efectuado e é aí (mais um frame para a frente ou mais um para trás) que poderão haver dúvidas nalguns lances.
Manuel Ferreira
10:06
No jogo Vitoria-Benfica foi assinalado uma penalidade por falta sobre Ruben Dias, Nesse lance, não devia ter existido sanção disciplinar ao defesa pelo facto de impedir uma acção de golo e se ter alheado de jogar a bola ? Obrigado
Record
10:11
Boa noite de novo,
Na minha opinião o Semedo teve um gesto negligente ao abrir o braço, acertando na face de Rúben Dias. Não me parece que o jogador do Vitória se tivesse alheado de jogar a bola nem que, caso não tivesse havido a falta, o Rúben Dias ficasse em clara ocasião de golo. Assim, foi correta a decisão de assinalar o pontapé de penálti e de exibir o amarelo ao Semedo.
Isma
10:11
Existe penalty sobre o marega ou não? Foi dentro ou fora da área?
Record
10:13
Boa noite Isma,
A minha visão do lance é a de que Aderllan entrou em tacle na tentativa de evitar remate de Marega. Chegou atrasado, não conseguindo jogar a bola, apenas acertando nas pernas do atacante (tesoura negligente). Como esse contato aconteceu já dentro da área, entendo que ficou um penálti por sancionar e amarelo por exibir.
Luís silva
10:16
Qual o nível da arbitragem portuguesa na sua opinião?
Record
10:25
Boa noite Luís,
A nível da arbitragem portuguesa pode medir-se pela qualidade dos árbitros (e das suas decisões) mas também o podemos fazer comparando com os árbitros e arbitragens de outros países.
Começando pela segunda forma, claramente que temos uma arbitragem das melhores da Europa e do Mundo. Basta acompanhar alguns campeonatos estrangeiros (mesmo os melhores) e encontramos facilmente mais erros e mais graves do que aqueles que vamos vendo na nossa Liga.
No entanto não basta sermos melhores que os outros para acharmos que estamos bem. A arbitragem portuguesa já teve melhores protagonistas (talvez a geração Pedro Proença, Olegário Benquerença, entre outros, dos quais por exemplo o Jorge Sousa ainda fez parte, tenha sido aquela com um nível médio mais alto) sendo que os muitos jovens que agora estão a surgir têm muito tempo para crescer como árbitros, afirmando e confirmando a qualidade que se espera dos nossos árbitros de topo.
José Neves
10:26
O fora de jogo é assinalado através de qualquer parte do corpo? A questão refere-se ao golo anulado ao FCP por fora de jogo.
Record
10:33
Boa noite José,
Para avaliar o fora de jogo devemos ter em conta qualquer parte do corpo (cabeça, corpo ou pés), excluindo as mãos e os braços.
No golo anulado ao Porto, pelas imagens disponibilizadas, terá sido o ombro ou até omoplata a zona que estaria mais adiantada relativamente ao penúltimo adversário.
Manuel Ferreira
10:34
No lance muito falado de Marega na area do Rio Ave, verifica-se que a entrada do jogador do Rio Ave é sem bola e atinge as pernas do jogador do Porto. Quanto a mim a falta é inquestionavel mas o cartão a exibir não devia ser o vermelho ?
Record
10:38
Boa noite,
Foi uma carga fora de tempo e sem ter ter em conta as consequências dessa ação para o adversário (Marega). Isto enquadra-se como falta negligente que deve ser castigada com cartão amarelo.
Não me parece que esta ação seja enquadrável como falta cometida com força excessiva ou feita de forma muito perigosa para a integridade física do adversário. Se assim fosse, seria vermelho.
Na minha opinião, "apenas" cartão amarelo.
Manuel Ferreira
10:38
No lance do golo do FC Porto ao Rio Ave, Nakajima faz um passe atrasado mesmo em cima da linha de fundo. A minha questão é se a acção do VAR tambem se aplica a esse tipo de situação e se a tecnologia que se utiliza para verificar se a bola entrou ou não na baliza é usada nestes casos. Esta é a minha ultima questão. Muito obrigado. Boa Noite.
Record
10:44
Boa noite,
Quando há um golo, o VAR deve rever toda fase de ataque que levou à obtenção desse golo para detectar se ocorreu alguma infração da equipa atacante ou se a bola saiu do terreno de jogo. Assim, e respondendo à sua questão, caso um golo seja obtido precedido da bola ter saído completamente do terreno de jogo, sem que a equipa de arbitragem em campo o tenha detectado, o VAR intervir e o golo deve ser anulado.
Guest
10:46
Onde está o Marco Ferreira?
Record
10:46
Boa noite,
O Marco Ferreira responde aos leitores amanhã às 15h.
10:47
Obrigado pelas questões. Boa semana. Falamos de novo na próxima segunda-feira à mesma hora.
Conectando…