You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Arbitragem jornada Liga NOS
desenvolvido porJotCast
Jorge Faustino
9:52
Boa noite, vamos ao balanço da jornada e da época no que à arbitragem diz respeito?
CARLOS TEIXEIRA
9:53
Òh Jorge, qual è sua opinião no 2º golo do Benfica, é ou não fora de jogo, eu já tenho a minha, (fora de jogo).
Jorge Faustino
9:59
Boa noite caro Carlos,
Na generalidade das situações de fora de jogo a análise pode e deve ser factual. A opinião de cada um de nós só "serve" para casos em que temos de avaliar se um jogador teve ou não impacto na ação do adversário ou se beneficiou da posição em que se encontrava.
No lance em causa, a análise é factual. No momento do cruzamento o jogador atacante não tinha nenhuma parte do corpo (não se consideram mãos e braços nesta análise) mais perto da linha de baliza do que o penúltimo adversário. O pé esquerdo do defesa estava a colocar o atacante em jogo. Podemos concordar ou não com a lei mas, com base nas Leis de jogo actuais, não houve fora de jogo.
José Sousa
10:03
E o canto antes od golo? Era canto ou pontapé de baliza?
Jorge Faustino
10:06
Boa noite caro José,
O canto que antecedeu a jogada que resultou no golo do Benfica foi mal assinalado. A bola ainda tocou no pé de Vinicius antes de sair. Este lance ocorreu no lado normalmente controlado e decidido pelo árbitro. Mas aconteceu de forma muito rápida e num ângulo em que seria difícil ao árbitro ver.
Acrescento que o VAR não pode intervir em recomeços de jogo (cantos, pontapés de baliza ou lançamentos de linha lateral mal assinalados ou mal executados) pelo que, nesta situação, nada pôde fazer.
Sergio
10:07
Nao poderia o var anular o canto que consequentemente deu golo para o benfica no sabado?
Jorge Faustino
10:07
Boa noite caro Sérgio, respondi acima à sua questão. Obrigado.
Guest
10:11
Boa noite. Na minha opinião, Ricardo Esgaio devia ter visto vermelho no lance do golo e lesão de Uribe pois, a meu ver, é uma entrada que coloca em risco a integridade física do jogador. Concorda?
Jorge Faustino
10:14
Boa noite caro leitor,
A leitura que fiz (e faço) do lance em causa é diferente. Existiu um contacto normal entre os dois jogadores que tentaram chegar à bola. Uribe foi mais rápido e conseguiu chutar a bola tendo ficado com pé preso no pé de Esgaio e, pareceu-me, também na relva. Lance normal, mas muito infeliz para o jogador do Porto. A meu ver, sem motivo para qualquer sanção disciplinar ao jogador do Braga.
Guest
10:23
Melhor árbitro da época? Sem rodeios!!
Jorge Faustino
10:27
Boa noite caro leitor,
Não é fácil nem, porventura, justo que eu identifique o melhor árbitro da época tendo em conta que "apenas" vi uma percentagem reduzida dos jogos (vi os jogos do Porto, Benfica, Sporting e alguns do Braga).
No entanto, para não fugir à sua questão e limitando a minha avaliação aos jogos que vi e a apenas 3 nomes, destacaria Jorge Sousa, João Pinheiro e Carlos Xistra.
Guest
10:48
O que diria a Jorge Sousa e a Carlos Xistra nesta altura?
Paulo Oliveira
10:48
O que diria a Carlos Xistra e Jorge Sousa num momento com este?
Jorge Faustino
10:50
Boa noite caro Carlos,
Não o que diria mas o que já tive oportunidade de lhes dizer: Que fizeram uma carreira brilhante e que deviam orgulhar-se muito do seu percurso. Desejei-lhes sorte para o futuro e que esse futuro passe por continuarem ligados à arbitragem.
Guest
10:56
acha que daria um bom VAR, já que esta em linha com a defesa destes .
Jorge Faustino
11:01
Boa noite caro leitor,
A função de VAR é muito particular e especializada. Acredito que a curto/médio prazo esta função se venha a especializar formalmente com um quadro próprio e único como o dos árbitros assistentes. Quero com isto dizer que não sei se daria ou não um bom VAR considerando que nunca tive essa experiência em modo competitivo. É que, em defesa dos videoárbitros, é muito diferente analisar-se um lance na tv, em casa sem a pressão da decisão, de o termos de fazer num contexto competitivo e com peso no resultado do jogo.
Finalizando: sim, sempre que uma decisão dos árbitros, árbitros assistentes ou videoárbitros é defensável, eu opto por esse caminho!
Guest
11:12
Qual a sua aposta para arbitrar a final da taça?
Jorge Faustino
11:12
Boa noite caro leitor,
Diria que, tendo ficado descartadas as hipóteses de Jorge Sousa ou Carlos Xistra e dos restantes que fizeram Porto e Benfica nas duas últimas jornadas, os nomes que poderão fazer mais sentido, considerando o histórico de nomeações para este tipo de jogos, serão João Pinheiro ou Luís Godinho.
11:13
Obrigado pelas questões. Boa semana.
Conectando…