You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Atualidade do futebol brasileiro
desenvolvido porJotCast
Francisco Guerra
4:08
Boa tarde. O meu nome é Francisco Guerra e estarei disponível na próxima hora para responder às vossas questões sobre a atualidade do futebol brasileiro, em especial a situação de Abel Ferreira no Palmeiras.
Filipe Lima
4:13
Olá Francisco, gostava de saber sua opinião sobre o CR Vasco da Gama, você acredita que a equipa tem condições de ascender a primeira divisão? Obrigado
Francisco Guerra
4:14
Boa tarde Filipe. A realidade é que o Vasco da Gama apenas somou 10 pontos nas últimas 10 jornadas da Série B, o que é manifestamente pouco para uma equipa que pretende subir. Ainda assim, pode dar um bom passo rumo à elite do futebol brasileiro caso vença o Londrina na próxima ronda. Por isso, acredito que o Vasco acabará por subir juntamente com Cruzeiro (garantiu a subida esta madrugada), Grêmio e Bahia.
João Alves
4:16
Boa tarde Francisco. Achas que o Coritiba Fotball Club tem condições de qualificar-se para alguma competição internacional?
Francisco Guerra
4:17
Boa tarde João. O apuramento para a Taça Sul-Americana, equivalente à Liga Europa, ainda é matematicamente possível, embora o principal objetivo do Coritiba seja neste momento escapar à Série B (é o 16º classificado do Brasileirão com os mesmos pontos do 17º, o primeiro da zona de despromoção).
Guest
4:18
Fala Francisco, boa tarde. Hoje o futebol brasileiro vive uma de suas piores fases na história? Nível técnico muito baixo.
Francisco Guerra
4:18
Boa tarde. Não me parece que o nível técnico seja muito baixo, de todo. O que falta ao futebol brasileiro é, essencialmente, a vertente tática. Mesmo assim, com a chegada de treinadores portugueses (e não só), tem existido uma evolução nesse aspeto. De resto, o Brasil continua a produzir grandes craques.
José Manuel
4:27
Sr. Francisco, partilhas da opinião que o Fernando Diniz é melhor técnico do que Abel Ferreira?
Francisco Guerra
4:28
Não creio. Abel Ferreira continua a ser o melhor treinador do futebol brasileiro, mas o Fluminense de Fernando Diniz pratica, neste momento, o futebol mais atrativo. São coisas diferentes.
MÁRIO JESUS
4:32
Boa tarde! Senhor Francisco Guerra, na sua opinião, entre o Mister Abel Ferreira e Jorge Jesus, qual o técnico que mais marcou a sua posição no futebol brasileiro?
Francisco Guerra
4:35
Boa tarde Mário. Terá de ser Abel. É certo que a passagem de Jorge Jesus foi relativamente curta, mas muito intensa. Se falarmos apenas e só do futebol praticado, ficaria com aquele Flamengo da reta final de 2019. Mas, pelas conquistas, é impossível não escolher o Palmeiras de Abel Ferreira. Duas Taças Libertadores, uma Taça do Brasil, um Brasileirão (já estou a contabilizar o deste ano) e outros troféus como o Paulistão e as Supertaças do Brasil e da América do Sul. É muita "fruta"...
Guest
4:36
É verdade que o JJ vai treinar o Atlético Mineiro?
Francisco Guerra
4:38
O desejo de Jorge Jesus passa por regressar ao Brasil, com o Atlético Mineiro bem posicionado para recebê-lo. Como Record adianta na edição de hoje, já decorreram conversas com empresários ligados ao Galo. JJ não está feliz na Turquia, apesar do bom arranque do Fenerbahçe no campeonato. No entanto, um eventual regresso ao futebol brasileiro dependerá sempre da proposta de renovação do clube turco e da permanência (ou não) de Cuca no emblema brasileiro. Devemos ter novidades em novembro ou dezembro...
Guest
4:46
Olá, Francisco, posso partir de uma leitura muito enviesada, mas o Brasileirão tem um número de golos muito pequeno. A equipa com mais golos marcados é  Palmeiras com 44 golos em 27 jogos, uma média de 1.6 golos por jogo para o líder. Numa altura em que me parece igualmente que existe uma falta gritante de goleadores na liga. É algo notado e comentado no Brasil?
Francisco Guerra
4:50
É uma leitura interessante. Como referi, o futebol brasileiro continua a ter excelentes executantes, mas na questão tática continua muito longe do que é praticado na Europa. Por isso, os jogos acabam por ser, muitas vezes, nivelados por baixo. Refira-se que a única equipa nos últimos anos que terminou com uma boa média de golos por jogo foi o Flamengo em 2019, quando marcou 86 em 38 jogos. Ainda assim, um pouco abaixo do que se verifica nos principais campeonatos de 20 equipas na Europa, como Inglaterra ou Espanha. Refira-se ainda que o calendário verdadeiramente insano não é propícia à regularidade de equipas e jogadores. Toda a envolvente é complicada.
Alex
4:54
dorival vai continuar no flamengo? e se nao JJ pode ser hipotese ja que se fala num regresso ao brasil
Francisco Guerra
4:56
Acredito que apenas sairia em caso de derrota nas finais da Taça do Brasil e da Libertadores, ou seja, se acontecesse uma hecatombe. Dorival pegou num Flamengo 'moribundo' e colocou-o a jogar bom futebol, o que não aconteceu com Paulo Sousa. Voltou a entusiasmar os adeptos e tem crédito.
Emanuel Camacho
4:56
Olá Francisco, como está? Acha que o nível do Brasileirão se equipara a algum campeonato europeu de nomeada?
Francisco Guerra
4:58
A nível de qualidade individual dos jogadores não fica a dever a quase nenhum, até porque, como já disse Abel e muito bem, os jogadores brasileiros são os melhores. Já na componente tática, diria que estará ao nível da Turquia, por exemplo... Mas é um exercício um pouco complicado de se fazer, até pelas circunstâncias e particularidades de cada país.
Guest
5:02
Boa tarde, o que acha sobre o aparente problema de treinadores brasileiros em relação a treinadores portugueses?
Francisco Guerra
5:03
Foi um tema abordado na última edição do Record Mais. Parece-me corporativismo e, nalguns casos, xenofobia. Os treinadores portugueses têm muita qualidade e alguns dirigentes brasileiros começam a preferi-los aos locais, o que tem causado incómodo.
Guest
5:03
Boa tarde, acho a seleção portuguesa superior a do Brasil atualmente. Concorda?
Francisco Guerra
5:04
É discutível, acredito que ao dia de hoje estão ao mesmo nível.
David A
5:04
O Cebolinha esta a praticar o mesmo futebol que fazia no Benfica ? o  que acha que aconteceu ? foi muito pouco para um jogador da seleção Brasileira.
Francisco Guerra
5:05
Também está com dificuldades para ganhar a titularidade no Flamengo. Acredito que simplesmente não se adaptou ao futebol europeu e chegou ao Benfica numa altura complicada para o clube. Tem sido uma sombra do que mostrou no Grêmio...
David A
5:07
Mas estando agora no Brasil, qual a razão para as dificuldades ?
Francisco Guerra
5:08
Neste caso é mesmo a forte concorrência no ataque, com Arrascaeta, Éverton Ribeiro, Gabriel Barbosa e Pedro. Muito difícil tirar o lugar a algum destes jogadores...
O nosso tempo chegou ao fim. Agradeço a todos pelas perguntas colocadas e até uma próxima oportunidade.
Conectando…