You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Caso dos emails
powered byJotCast
Record
5:06
Boa tarde. Podem enviar as vossas questões.
5:07
Boa tarde. Podem enviar as vossas questões.
João
5:07
Tendo em conta a condenação efetiva, ficando provado que porto usou outros materias que podem constituir -se como espionagem de meios, técnicas de outro clube de futebol, será que a justiça desportiva poderá castigar o FCP de alguma forma?
Record
5:11
É uma questão pertinente e que, muito provavelmente, o Benfica irá avaliar através do seu gabinete jurídico. Contudo, não fazendo ideia se isso poderá mesmo ir avante, creio que Liga e Federação irão esperar pelo fim da batalha nos tribunais civis - esta decisão vai merecer recurso por parte do FC Porto - para depois avaliar o que fazer. Essa questão, com toda a certeza, demorará ainda algum (muito) tempo. E confesso que tenho algumas dúvidas se será possível castigar desportivamente o FC Porto.
Miguel
5:11
Quem ficou a ganhar com todo este caso? O Benfica, o Porto, a verdade desportiva, ninguém?
Record
5:14
Aparentemente - tendo em conta a sentença hoje conhecida - o Benfica sai a ganhar. Não pelo 'resultado' que pretendia, é certo, mas ainda assim vê ser-lhe dada razão em algumas partes da queixa que fez. O FC Porto, não sendo 'batido' em toda a linha, sai a perder; enquanto não consigo dizer se a verdade desportiva ganha, perde ou empata...
Guilherme
5:14
Boa tarde! Poderá agora o Benfica exigir a aplicação do Artigo 57º da LFPF, que levará à descida de divisão do Réu? Haverá coragem para o aplicar?
Record
5:17
Como já disse, acredito que o Benfica irá avançar por aí. Não sei se juridicamente terá argumentaçao suficiente para fazer vingar a sua ideia. E sim, concordo, não me parece que, com ou sem razão, alguém aplique a uma pena de descida de divisão a um grande. Seja o FC Porto, o Benfica ou o Sporting. Infelizmente, diga-se, porque quando há qualquer violação dos regulamentos ou leis, as eventuais sanções jamais deveriam mudar tendo em conta o nome dos envolvidos. Pelo menos seria assim que deveria funcionar um estado de direito.
Rafael
5:17
Neste momento , as pessoas em geral estão a pensar que o crime cometido pelo FC Porto foi apenas o de divulgação de informação privada. Mas não , a juntar a esse está o de deturpação desses mesmos emails , onde cortavam frases e juntavam a outras (de outros emails) para enfatizarem o contexto á sua maneira. Estou correcto?
Record
5:20
É o que se lê na sentença. Confesso que não li as 140 páginas, mas está lá bem explícito que a divulgação de informação privada (da forma que foi feita) foi confirmada, assim como a deturpação de alguns dos e-mails.
N Unos
5:20
Esta condenação ao fcp quer dizer que o conteúdos dos emails é verdadeiro?
Record
5:22
Sim. No meu entendimento, a luta do FC Porto para assegurar que os mails eram verdadeiros acabou por dar força à condenação. Se o tribunal considerasse pouco credíveis os e-mails, provavelmente não daria grande importância à divulgação dos mesmos. Contudo, a sentenção também fala em deturpação de certos e-mails. Chega ao ponto de afirmar que alguns foram 'truncados'.
Cristiano
5:23
Se não há nenhuma irregularidade no conteudo dos mails porque é que a PJ efectuou buscas no estádio da Luz?
Record
5:25
Creio que as buscas terão sido efetuadas no decorrer de outros processos. Ainda assim, mesmo que fossem realizadas em relação a este, as buscas na Luz poderiam pura e simplesmente ser consideradas úteis para o esclarecimento deste caso concreto.
N Unos
5:25
Esta condenação do fêcêpê não belisca em nada o Benfica? Não quererá dizer que o conteúdos dos emails é verdadeiro?
Record
5:28
Até ver não, mas falta a 'leitura' de Liga e FPF. Ainda assim, os mail são todos considerados verdadeiros, apesar de aqui e ali residir a ideia de terem sido adulterados, se não na essência, no contexto.
Fernando Silva
5:28
Esta condenação e este processo vão durar mais uns 10 anos até se efectivar a justiça final, nada a que não estejamos já habituados, mas será que se vai mesmo efectivar a condenação e o porto vai ser mesmo obrigado a pagar ????Obrigado.
Record
5:29
Boa pergunta para a qual não tenho resposta. Se a condenaçao se mantiver após os esperados recursos... talvez.
Helder
5:29
Já leram o acórdão na totalidade? Para quando a notícia sobre conteúdo detorpado e omissão de frases para que "virarem" os emails para o sentido que queriam?
Record
5:32
Publicámos toda a sentença (https://www.record.pt/multimedia/fotogalerias/detalhe/leia-a-sentenca-...) . É só procurar essa parte e ver a fundamentação.
João
5:32
O que farão os patrocinadores do FC Porto em relação a estarem associados a clube condenado por espionagem a um rival direto?
Record
5:33
Não sei. Para já creio que vão ficar à espera de decisões definitivas.
Daniel
5:33
Quem é que ficou com a imagem mais denegrida findo este caso? Porto ou Benfica?
Record
5:36
'Chamuscados' saem os dois. De formas distintas mas ambos. O Benfica por ter visto muita da sua informação privada espalhada um pouco or todo o lado; o FCPorto por, até agora, ter visto ser-lhe negada razão.
Luis
5:36
Pode retirar-se desta condenação que os emails são verdadeiros? Se fossem falsos não poderia haver condenação.
Record
5:38
Entendo assim também. Com o tal pormenor de uns terem sido, segundo a sentença, "truncados".
Nuno
5:38
Sendo provado que os emails sao verdadeiros os seus conteudos nao podem valer sancoes ao Bnefica?
Record
5:39
Talvez em sede desportiva, pela Liga ou Federação. Teremos de esperar para perceber
Mika
5:39
Boa tarde.
Sera que a condenação ao FCP deixa a possibilidade a Justiça portuguesa de investigar sobre o conteúdos dos emails ?
Record
5:41
Creio que sim. Existindo esse entendimento por parte da Justiça...
yawn 2
Antonio
5:41
O juiz afirma que uns foram truncados mas outros não o foram e até eram de interesse público. Podemos esperar que esses e-mails com interesse publico serão investigados?
Record
5:43
Eventualmente, mas o que deduzi dessa parte da sentença é que podem ser considerados como de interesse público, mas não necessariamente alvo de investigação.
Daniel Teixeira
5:44
Neste caso, o FJM foi associado 'a entidade Patronal. Noutro caso, considerou-se que o PG agiu a titulo individual. Parece-me que a luta de clubes se estendeu aos Juizes o que 'e um pronuncio terrivel para o Pais.  Pergunta: Estarao os jornalistas a tratar o assunto livres de clubite?
Record
5:46
A luta de clubes existe em todos os lados, nomeadamente quando envolve Benfica e FC Porto, o que se lamenta. Quanto ao trabalho dos jornalistas... só posso responder pelo meu.
Gastão
5:46
Qual o sentido de alterar documentos ?
Record
5:47
Só quem alegadamente o fez pode responder com propriedade. Arrisco dizer que para tentar ter alguma vantagem direta ou indireta. Ou para poder prejudicar um rival direto.
josé luís
5:47
vamos imaginar - como se sentiria o luís se a bola entrasse na caixa de email do record e transcrevesse os mesmos no seu canal tv - no seu entender seria crime?
Record
5:48
Claro. Tal como você seguramente entenderia da mesma forma se eu entrasse na sua caixa de email sem a sua autorização, certo?
reinaldo
5:49
Porquê é que o record e outra cs portuguesa nunca conseguiram perceber que os emails foram truncados, mesmo depois da deliberação da ERC?
Record
5:50
Mais uma vez respondo apenas por mim. Como é que posso saber se determinado email enviado de A para B é totalmente verdadeiro ou se foi alterado, deturpado, etc, etc? Consegue perceber isso? Eu não! Só se o mail tiver sido escrito/enviado/recebido por mim...
Load More Messages
Connecting…