You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Fórum sobre a pré-época do Sporting
desenvolvido porJotCast
Vítor Almeida Gonçalves
4:04
Boa tarde a todos! Bem-vindos ao Record! Durante a próxima hora vou estar disponível para responder às vossas perguntas sobre a pré-época do Sporting. Vamos a isto!
Luis Antunes
4:04
Quem , para si , tem a porta de saída mais perto ? Ugarte é uma certeza ou uma duvida ? Obrigado
Vítor Almeida Gonçalves
4:08
Olá Luís. Esta pré-época do Sporting ainda vai trazer mudanças no plantel mas a estrutura está definida, ou seja, não acredito que possam acontecer alterações muito radicais a partir de agora. Respondendo à sua pergunta, podemos falar de dois tipos de possíveis saídas: por dispensa ou por venda. As saída por dispensa já estavam consumadas antes do estágio. É claro que há jogadores que fizeram a pré-época que não vão ficar a tempo inteiro no plantel mas vão trabalhar regularmente com a equipa durante a época. Quanto a saídas por vendas, mais perto de uma saída diria que podem estar o Matheus Nunes, o Jovane e o Luís Maximiano, por esta ordem.
4:10
O Ugarte é mais uma certeza do que uma dúvida, claramente. Aliás, um elogio não tem assim tantas segundas leituras mas o facto de Rúben Amorim ter considerado Ugarte um excelente jogador é mais um dado a juntar ao que já se sabia, e o que se sabia é que os termos do negócio estão alinhavados. Agora será uma questão de tempo, porque o Ugarte está a recuperar de infecção por Covid-19. Mas tenho poucas dúvidas de que será jogador do Sporting a breve prazo.
Guest
4:10
Sente que o Sporting parte "fortalecido" para o inicio de época dificil que esta para chegar ?
Vítor Almeida Gonçalves
4:13
Penso que sim, que parte fortalecido. O início de época vai ser muito importante. O resultado do jogo com o Sp. Braga, na Supertaça, também terá um peso importante em termos anímicos. No entanto, olhando ao percurso do Sporting nos últimos meses, desde março de 2020, o que se vê é um projeto em construção e que, nesta altura, está sólido. Uma sequência de maus resultados pode mudar muita coisa, uma saída menos bem planeada também, mas não me parece que o Sporting apresente hoje sinais de debilidade. Pelo contrário. Apesar da saída de João Mário, vejo a equipa muito consistente, muito fiel ao rigor tático e estratégico do Rúben Amorim. E penso que isso são sinais de força.
Sirigaiti
4:13
Há a hipótese de os jogadores do sporting não sofrerem jogos de castigo devido às providências cautelares? Desvirtuando a verdade desportiva.
Vítor Almeida Gonçalves
4:15
Há hipótese de qualquer jogador de qualquer clube não cumprir (de imediato, pelo menos) um castigo se existir um recurso para o TAD com pedido de medida cautelar. A alteração que o Conselho de Disciplina introduziu nos processos sumários em 2020/21, alteração causada pelo caso Palhinha, e que passa a obrigar o CD a ouvir os visados antes de aplicar qualquer castigo, reduziu as probabilidades de isso acontecer, de haver um jogador que não tenha efetivamente de cumprir um castigo quando esse castigo lhe é aplicado pelo CD. Mas o recurso para o TAD é um direito de qualquer clube ou atleta, logo é possível que uma situação semelhante à de Palhinha volte a acontecer com qualquer clube ou jogador.
Tiago_Lança
4:16
A equipa do SCP parece me equilibrada no seu todo mas parece me que em termos de ponta de lança é escasso tendo em conta as várias frentes em que estão inseridos, não seria sensato uma maior preocupação com essa posição em relação às restantes em termos de contratações?
Vítor Almeida Gonçalves
4:19
O Paulinho foi um grande investimento do Sporting. Não é por isso que o Sporting vai deixar de investir em pontas-de-lança ou em jogadores de ataque mas, por uma questão de coerência, se o Sporting foi contratar um jogador por 16 milhões de euros em janeiro (menos os 3 milhões do Cristán Borja) não me parece muito lógico que volte a apostar muito na contratação de outro ponta-de-lança passados seis meses. Dito isto, há espaço para mais um ponta-de-lança? Talvez. Mas é prioritário? Não me parece. O que me parece mais prioritário, sim, é mais um criativo de ataque, um jogador que desequilibre. E a contratação de um jogador com esse perfil até está nos planos do Sporting. Pontas-de-lança, além do Paulinho, existe o Tiago Tomás e, ao dia de hoje, o Pedro Marques. Se o Pedro Marques sair, ou não ficar, creio que poderá chegar outro ponta-de-lança.
André
4:19
Boa tarde,
Ricardo
4:19
Quais seriam no seu ponto de vista as posições a reforçar pelo Sporting nesta pré-epoca? E que jovens da formação podem subir para reforçar o plantel?
Vítor Almeida Gonçalves
4:22
As posições a reforçar estão quase todas preenchidas: era preciso um lateral-direito, para o lugar do João Pereira, e foi contratado o Ricardo Esgaio; era preciso um lateral-esquerdo, para preparar a futura transferência de Nuno Mendes, e chegou Rúben Vinagre; era preciso um médio, e Ugarte está a chegar. Ainda há aspetos a esclarecer, como a chegada de um segundo médio, porque Ugarte era inicialmente visto como alternativa à possível saída do Matheus Nunes, e não do João Mário. Para o lugar do João Mário, havia outros planos. No entanto, recordo que o Rúben Amorim tem vindo a testar o Tabata nessa posição. Os planos podem ser reajustados em função disso. Parece-me que falta um jogador criativo de ataque, que ainda pode chegar. E a partir daqui creio que se aplica a regra já definida: por cada saída/venda, haverá uma entrada/contratação.
Vitor G
4:23
Boa tarde, para si a saída do Max será por empréstimo ou a titulo definitivo?
Vítor Almeida Gonçalves
4:24
Falta saber, em primeiro lugar, se o Max irá de facto sair. Dependerá das propostas. Diria que um empréstimo com opção de compra é o cenário mais provável. Mas ao dia de hoje não está em cima da mesa, ou pelo menos não há propostas capazes de forçar esse cenário. Ainda poderá acontecer até ao fim do mercado.
Tiago Coelho
4:24
Olà Vitor ! O que acha das movimentações do mercado dos leões ? Quem sera o supplente natural de João Mario neste momento - partindo do principio que nao saira mais ninguem do plantel...  

Ultima pergunta, acha que o Sporting parte favorito para a Supertaça ?
Vítor Almeida Gonçalves
4:26
Olá Tiago. O Sporting tem estado a preencher as posições prioritárias. Acho que todos nós que acompanhamos o fenómeno do futebol estamos habituados a ouvir os responsáveis dos clubes dizerem que a ideia para o mercado é mexer pouco e fazer contratações cirúrgicas, e depois na realidade há entradas e saídas em grande número. O Sporting está a ser coerente, na minha opinião. A ideia era mexer pouco, e o que fosse estritamente necessário, refrescando a equipa, olhando um pouco para além do curto prazo. Até agora é o que está a acontecer.
4:27
Sobre a alternativa ao João Mário, há várias soluções a serem trabalhadas, como se sabe, nomeadamente o Daniel Bragança e o Tabata. O Matheus Nunes seria o sucessor natural mas creio que ainda poderá deixar o Sporting neste defeso. E não pode ser colocada ainda de parte a contratação de um jogador para essa posição específica.
4:29
Quanto à Supertaça, é muito difícil responder a essa questão porque não estou na posse de muitos dados sobre o momento do Sp. Braga e até sobre o Sporting o que existem nesta altura são indicadores muito escassos, ainda. Teoricamente, sendo campeão, o Sporting é favorito. Mas isso pode não querer dizer nada. Há um jogo para jogar, o primeiro da época, e é mesmo muito difícil nesta altura prever como as equipas vão apresentar-se.
Caldinhas
4:29
O Joelson não vai ter lugar na Equipa A? Parece-me um belíssimo jogador.
Vítor Almeida Gonçalves
4:31
O Joelson fez uma boa pré-temporada. Não é um jogador do plantel principal, no sentido de fazer parte do plantel a tempo inteiro, mas já é há muito tempo um jogador que trabalha regularmente com o plantel principal e, nesse sentido, é provável que venha a ter as suas oportunidades, até porque deu boas respostas no estágio, pelo menos na parte que nos foi possível ver.
André
4:31
Boa tarde. Pelo que vi dos jogos os Sporting continua como no ano passado ataca pouco mas aproveita muito bem as suas oportunidades também continua conceder poucas. O que acha?
Vítor Almeida Gonçalves
4:35
Não sei se concordo com a ideia de que o Sporting ataca pouco... Diria que é uma equipa que gosta de atacar em construção, ou seja, gosta de levar uma ideia de jogo de trás para a frente, e isso por vezes obriga a ser paciente, a circular a bola, a procurar desequilíbrios. Ontem com o Angers vi um Sporting muito seguro com as suas ideias, muito fiel a estes princípios, e é verdade que parte do sucesso esteve neste facto: na segurança. Talvez concorde que falta um pouco de criatividade no ataque, mas jogadores como Pote ainda agora chegaram... E há Jovane. E há Nuno Santos. Há soluções, e Rúben Amorim está a trabalhar outras. Defensivamente, continua a ser uma equipa sólida. Mesmo sem Coates. Que só tenderá a melhorar a equipa nesse aspeto.
Guest
4:35
Há elementos suficientes no plantel para jogar a maior parte da época num futebol de "posse", no meio campo adversário? Não se justificaria um avançado do género Vietto mas com mais garra?
Vítor Almeida Gonçalves
4:37
A posse pouco importa se não levar a bola ao ataque, e com perigo. O Sporting troca bem a bola, sabe segurar e circular mas é uma equipa que se preocupa em olhar para a baliza adversária, em vez de ficar a especular com bola no meio-campo. Como já referi antes, penso que falta alguma criatividade, mas estamos a 21 de julho...
David Coelho
4:37
Boa tarde, qual o motivo para a dispensa do Joelson quando estava a ser um dos destaques da pré-época? Justifica-se "relegá-lo" para a equipa B, quando se acabou de recrutar o Vando Félix para essa mesma equipa?
Vítor Almeida Gonçalves
4:38
O Joelson não foi dispensado. É um jogador que trabalha com o plantel principal mas não faz parte do plantel. Aproveitou bem esta pré-época. Se for capaz de dar sequência, acredito que terá mais oportunidades. O Vando Félix está num patamar diferente. Acaba de chegar ao Sporting, terá de fazer o seu trajeto. O Joelson já começou esse trajeto. Já mostrou serviço ao treinador. E como Amorim gosta de dizer... a afirmação dos jogadores depende sempre muito mais dos jogadores....
rafaelv
4:38
Quem será o melhor candidato ao lugar do João Mário?
Vítor Almeida Gonçalves
4:40
Nesta altura, seria o Matheus Nunes. Como pode não ficar no plantel, penso que o plano A será o Daniel Bragança. O plano B será o Tabata. Há várias soluções possíveis e ainda pode chegar um reforço. Dependerá do que acontecer no mercado, nomeadamente com Matheus Nunes.
Aagcarneiro
4:40
Olá  Sr. Vitor GONÇALVES,  acha que Jeovane esta época  vai realmente lutar pela titularidade  na frente de ataque ?
Vítor Almeida Gonçalves
4:43
Pode acontecer... Já foi um jogador muito importante na época passada. É claro que todos os jogadores querem fazer os 90 minutos e serem titulares mas há jogadores que podem ser mais importantes até se tiverem a capacidade de ajudar a equipa de outra forma. O Jovane tem tido essa capacidade quando sai do banco, e isso não tem de ser necessariamente mau. Para ser titular, penso que terá de melhorar em determinados aspetos defensivos. Mas não tenho dúvidas de que, se ele ficar no Sporting, será um jogador importante. Até porque pode jogar em diferentes posições do ataque, até a ponta-de-lança, como já aconteceu na última época.
Daniel
4:43
Para o Sporting contratar o Marcus Edwards será necessário vender o Joanne? O Sporting não pode ter só extremos esquerdinos no plantel. O Sporting precisa de um abre latas como o Edwards mas o Jovane tem que ficar. Assim ficava o Nuno Santos e Jovane para a esquerda e Pote e Edwards na direita com Plata também. Estes 5 extremos daria para os jogos todos.
Vítor Almeida Gonçalves
4:46
A contratação do Marcus Edwards está muito ligada à possível saída do Jovane, mas as coisas podem acontecer de outra forma. A questão é que Marcus Edwards obriga a um grande esforço financeiro e como lembrou ontem Rúben Amorim o dinheiro também é importante para o Sporting. Não quero com isto dizer que é incomportável ter Edwards e Jovane mas há um equilíbrio financeiro que tem de ser procurado a par do equilíbrio desportivo. E o Sporting até tem jogadores jovens para lançar nessas posições de ataque, como o Joelson, de quem temos estado a falar.
Helder
4:46
O Sporting vai contratar um avançado? Acho necessário visto que o Paulinho ainda não convenceu e o TT é muito inconsistente e não tem golo. O Pedro Marques também não provou nada. Acho que um central e avançado devem ser prioritários não descartando a contratação de um extremo e médio que parece ser o Ugarte.
Vítor Almeida Gonçalves
4:49
Pode chegar um avançado/ponta-de-lança, se o Pedro Marques não ficar no plantel. Percebo a impaciência de querer ver Paulinho a carburar e TT a marcar em todos os jogos, mas sinceramente penso que são dois jogadores importantes no Sporting e que dão garantias. Quanto ao central, admito que o Sporting ainda possa pensar nessa possibilidade. Mas não me parece prioritário ao dia de hoje. E recordo que o Sporting contratou Marsà, que vai para a equipa B mas pode trabalhar pontualmente com a equipa principal.
joao
4:49
Boa tarde Vitor,
CP
4:49
Boa tarde. Um central destro não está nos planos do Sporting?
Vítor Almeida Gonçalves
4:51
Nesta altura, não. Até ao fecho do mercado, não se podem fechar portas. Mas tanto quanto sabemos não é uma posição prioritária, porque há soluções no plantel. Dependerá também em parte da decisão em torno de Eduardo Quaresma. Teremos de aguardar mais umas semanas talvez...
joao
4:51
Boa tarde Vitor. Na sua opinião, Esgaio será opção para as alas ou também para 8 visto ter as características perfeitas para médio de transição? Em segundo lugar, dos jovens da B que estiveram na pré-época (Callai, Nazinho, Essugo, Tiago Ferreira, Geny, Joelson) qual acha que tem mais potencial de jogar já esta época?
Vítor Almeida Gonçalves
4:53
Esgaio é um ala, que pode fazer todo o corredor direito, ou esquerdo, se necessário, como até já aconteceu. É um jogador que tem feito todo o seu trajeto na ala. Não o vejo a jogar no corredor central, não foi testado nessa posição até hoje nesta pré-época do Sporting. Agora, há um princípio que é de ouro, e não é só na teoria: um bom jogador joga em qualquer posição, com as devidas exceções, se falamos da baliza, por exemplo.
Load More Messages
Conectando…