You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Fórum sobre o arranque do Mundial 2022
desenvolvido porJotCast
Rui Dias
4:41
Boa tarde a todos. Eu sou o Rui Dias e estou à vossa disposição para responder a questões que me queiram colocar sobre o arranque do Mundial.
MÁRIO JESUS
4:47
Boa tarde! Senhor Rui Dias, a seleção portuguesa, não tem estaleca para ganhar o campeonato do mundo, esta è a minha opinião. Qual a sua opinião, s.f.f.Obrigado.
Rui Dias
4:52
Boa tarde senhor Mário. A Seleção Nacional é composta por um leque de jogadores excecionais, dos melhores, enquanto grupo, da história do futebol português. Nessa perspetiva creio que Portugal tem estaleca para ser campeão mundial. Mas um campeão não se constrói só pela qualidade dos elementos que formam  a equipa. Obedece também a uma série de  fatores que nem sempre nos beneficiam. Digo-lhe de outra forma: se Portugal ganhar o Campeonato do Mundo não serei apanhado de surpresa.
Miguel
4:53
A imprensa parece-me ter um apoio acrítico à selecção, que nem todos os portugueses partilham. Porquê?
Rui Dias
4:57
A Seleção Nacional é um daqueles raros casos em que falamos, incluindo os jornalistas, da equipa como 'nossa'. 'Jogamos', 'ganhamos', 'perdemos' são termos habituais, que correspondem a um sentimento de posse que nos une. Dito isto, discordo da ideia de que a Seleção Nacional de futebol é o país. Não. Não está acima da opinião de cada um, da crítica que se pode e deve fazer em determinados momentos, perante determinadas decisões... E revolta-me a ideia que essa intervenção possa ser considerada como antipatriótica. Portugal, o país na sua complexa natureza, é uma coisa, a Seleção, que joga com o emblema da FPF, é outra. Tenho isso muito claro.
João
5:02
Quais acha que serão as estratégias do Qatar e da FIFA para limpar a sua imagem durante este o mundial? Acha que os problemas de direitos humanos serão esquecidos ou varridos para debaixo do tapete após o final da competição?
Rui Dias
5:10
Infelizmente, o Mundo revela este súbito interesse pelo Qatar porque vai ser palco do maior acontecimento desportivo do Mundo. A imagem de uns e outros está traçada. O que se passa no Qatar é abjeto; o que a FIFA aceitou fazer, isto é, deixar-se corromper pelo dinheiro e aceitar que o país organizasse a competição, não o é menos. O senhor Infantino pode agora vir dizer o que quiser, defendendo com argumentos falaciosos uma decisão que foi tomada pelo seu antecessor, mas da qual beneficia hoje como presidente. Não consigo isolar o futebol da vida dos povos. E se o país que recebe o Mundial não respeita os direitos humanos, para mim não serve. Digo-lhe mais: se fosse Presidente da República marcaria uma posição e não iria ver qualquer jogo.
Filipe
5:10
Boa tarde Sr Rui. O caso Ronaldo podera destabilizar o balneário da seleção, e causar Portugal a jogar um futebol abaixo do nível dos jogadores de tem?
Rui Dias
5:17
Boa tarde Filipe. Não me parece que o balneário seja desestabilizado por uma coisa dessas - nem que a equipa não corresponda ao que pode e sabe pelo sucedido a Cristiano Ronaldo. Podemos ver por outro lado: CR7 vai entrar em campo motivadíssimo. E quando isso acontece... tudo pode acontecer.
Guest
5:18
Boa tarde, quem são os principais favoritos? sera que é desta que a taça vai para America do Su»
Rui Dias
5:21
Brasil, França e Argentina. Com estes favoritos respondo-lhe à segunda quaestão que levanta: acredito que há fortes probabilidade de a Taça ir para a América do Sul.
Tiago
5:22
Que seleções considera favoritas? Qual acha que vai ser a surpresa? E qual a desilusão?
Rui Dias
5:27
Tiago, favoritas serão Brasil (a minha principal), França e Argentina. Portugal, Holanda e Dinamarca podem ser as surpresas como equipas capazes de lutarem pelo título. Quanto a desilusões não vejo as habituais potências Inglaterra e Alemanha com seleções capazes de se assumirem.
GAB
5:27
Boa tarde caro Rui. Durante muito tempo tivemos a seleção Belga como a número 1 do mundo. Porque acha que apesar disso os resultados são sempre algo aquém daquilo que se espera de uma seleção de topo?
Rui Dias
5:37
Gab, essa é uma questão muito interessante, porque uma equipa que lidera o ranking deve ser considerada sempre favorita e, no grande palco, tem de lutar pelo ceptro. A minha explicação é que o poder revelado neste caso pela Bélgica não tinha a solidez da expressão de outras equipas com mais soluções. Liderava o ranking expressando-se no máximo, por vezes com um lote não muito vasto de  jogadores extraordinários, mas quando chega a um Mundial ou a um Europeu e perde alguém pelo caminho ou tem elementos em mau momento, tem muitas dificuldades em confirmar esse poder. Essa é a vantagem que me parece ter esta Seleção Nacional: o grupo de 26 tem muita qualidade e pode resistir a um outro dissabor.
Pereira
5:37
caro Rui,diga-me com sinceridade o Ronaldo nao deveria ja ter sido afastado,da selecao? dar lugar aos jovens que tanto conta deram do recado ao inves de o egoismo dele que mete uma equipa a jogar para ele nao tem culpa mas o santinhos
Rui Dias
5:43
Pereira, essa é uma decisão muito delicada de se tomar, a partir do momento em que Ronaldo se mostra disponível para continuar a jogar na Seleção. Podia partir dele a decisão de se afastar, é verdade; mas ele não o fez e logo está disponível. E, assim sendo, o selecionador nacional terá fundamentos técnicos para não o chamar? Ronaldo já não é o fenómeno de outros tempos mas é um avançado extraordinário, um finalizador como não há muitos no Mundo e que, mesmo sem ter feito uma época brilhante, assinou quase 30 golos em toda a época passada.
Madeira
5:44
Ronaldo ainda tem condições de ser a estrela e ter uma equipa montada em função dele?
Rui Dias
5:46
Tem condições para ser a estrela - ele é a estrela. Quanto à equipa montada em função dele acredito que também tem. Fundamental é agir em conformidade se concluirmos que não. Ou seja: se a ideia não resultar é preciso ter uma alternativa. E eu julgo que ela existe.
MAF
5:46
Acha que todo este folhetim criado à volta do CR7 pode acabar por prejudicar a unidade e o futebol da seleção nesta fase final?
Rui Dias
5:49
Não me parece que vá afetar. Ver Cristiano  no centro das atenções acontece há mais de 15 anos. E a resposta dele, nos bons e maus momentos, tem sido sempre a mesma: marcando presença decisiva, com jogo e golos. Estou convencido de que Cristiano vai fazer um grande Mundial.
5:50
O nosso tempo chegou ao fim. Obrigado pela vossa participação e até breve.
Conectando…