You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
José Miguel Machado responde aos leitores
desenvolvido porJotCast
José Miguel Machado
4:03
Boa tarde, caros leitores. Durante a próxima hora estarei por aqui para esclarecer todas as dúvidas sobre o arranque dos trabalhos do FC Porto, que tem início amanhã. Vamos lá!
MÁRIO DA SILVA JESUS
4:03
Boa Tarde, Senhor José Miguel Machado. As saídas do plantel do FC Porto, já são conhecidas?
José Miguel Machado
4:05
Viva, Mário. Bem, por esta altura, as saídas já confirmadas são as de Marega (Al Hilal), Felipe Anderson (West Ham), Sarr (Chelsea) e Grujic (Liverpool). Haverá outras para acontecer, até porque é conhecida a necessidade que o FC Porto tem de vender. Sobre essas quatro já confirmadas, convém referir que no caso de Grujic há interesse no regresso do médio sérvio.
Alex
4:06
Boa tarde. Considera viável e necessaria a vinda de Morelos?
José Miguel Machado
4:09
Olá, Alex! Bem, as qualidades de Morelos são conhecidas e é, de facto, um jogador com caraterísticas que casariam na perfeição com o modelo preconizado por Sérgio Conceição. Com a saída de Marega, há vaga para mais um avançado, mas convém não esquecer que o FC Porto tem no plantel Taremi, Toni Martínez e Evanilson. Três pontas-de-lanças distintos e em quem são depositadas grandes expectativas para 2021/22. Depois é preciso ver que a contratação de Morelos implicaria um esforço financeiro que a SAD do FC Porto, neste momento, não pode fazer. Acredito que seja um dos nomes na lista, mas parece-me um dossiê bem longe de qualquer conclusão, ao contrário do que se tem feito passar nos últimos dias.
Rui Silva
4:10
boa tarde, Al Musrati é para contratar. Não é uma pergunta mas antes uma afirmação!
José Miguel Machado
4:12
Boa tarde, Rui. Se tem tantas certezas, quem sou eu para o contrariar. Al Musrati é um craque e encaixaria em qualquer plantel da 1.ª Liga. Mas António Salvador sabe disso tão bem como nós e não está disposto a abrir mão dele por tuta-e-meia. Apesar das suas expectativas, creio ser muito difícil que o líbio acabe no Dragão...
Andre
4:13
boa tarde. Vitinha vem para ser aposta ou deve ser vendido
José Miguel Machado
4:16
Olá, André! O processo Vitinha é complexo, como terá lido no Record nos últimos dias. Com a questão da cláusula de opção do Wolverhampton colocada definitivamente de parte, o jogador deve agora ser integrado nos trabalhos, pelo menos numa fase inicial. Isto não significa que venha a fazer parte do plantel, até porque se trata de um jovem extremamente valorizado no mercado internacional e que pode vir a ser determinante para a desejada saúde financeira das contas da SAD. No fundo, parece-me uma situação em que o FC Porto ganhará sempre: se ficar, ganha uma opção de alto nível para o plantel; se for vendido, trará importantes mais-valias financeiras. A chamada 'win-win situation'.
Alberto
4:18
Bruno Costa já treina amanha no primeiro dia de pré época?
José Miguel Machado
4:27
Viva, Alberto! A expectativa passa por ver Bruno Costa o quanto antes no Olival, integrado nos trabalhos às ordens de Sérgio Conceição. Apesar do seu regresso ainda não ter sido oficializado, não é impossível que tal aconteça amanhã e que o jogador já esteja com o restante grupo no arranque dos trabalhos. Contudo, ainda não há certezas nesse sentido.
Guest
4:28
Porque ainda nao temos um substituto de marega?; porque e que ainda nao saimos do sistema de fairplay financeiro
José Miguel Machado
4:31
Conforme se recordará, o FC Porto já terminou a última época 'sem' Marega e com resultados bem interessantes. Como disse há uns minutos, o plantel conta com Taremi, Toni Martínez e Evanilson, três pontas-de-lança que dão garantias e em que a SAD e Sérgio Conceição depositam grandes esperanças. Taremi fez muitos golos e começou por somar poucos minutos; Toni Martínez acabou a época a deixar água na boca para 2021/22; e Evanilson, apesar da tenra idade e da primeira época na Europa, mostrou qualidade e faro de goleador. Não estou com isto a dizer que não virá alguém para o lugar de Marega, mas entendo que as prioridades sejam outras. Quanto à questão do fair play financeiro da UEFA, o semestre terminou ontem e, apesar de a SAD não ter feito nenhuma venda nos últimos dias, há um plano alternativo em marcha e as indicações passadas é de que a supervisão da UEFA está prestes a terminar.
Guest
4:32
Sera que teremos condicoes para bloquear o sporting e benfica
José Miguel Machado
4:35
O FC Porto, sobretudo desde a chegada de Sérgio Conceição, habituou-nos a ser uma equipa super competitiva e que em todas as épocas luta até ao fim pelos títulos. Aconteça o que acontecer neste verão, creio que esse ADN não se irá alterar e teremos o FC Porto com condições para dar muita luta a Sporting e Benfica.
Marco Pereira
4:35
Joao Moutinha seria uma boa contrataçao pela parte do Porto?
José Miguel Machado
4:38
Olá, Marco! O João Moutinho, como mostrou no Europeu, está aí para as curvas apesar dos 34 anos. É um médio ainda com muito andamento e - mais importante do que tudo - com cada vez mais inteligência a controlar todos os momentos do jogo. Por isso, sim, claramente seria uma bela contratação por parte do FC Porto. Contudo, é preciso notar que tem mais um ano de contrato com o Wolverhampton e não há qualquer indicação de que o emblema inglês esteja disposto a abdicar de um jogador que na última época fez 36 jogos. Para o ano, como está livre, o regresso ao Dragão poderá ser mais viável, mas este verão vejo esse cenário como bastante complexo.
pedro
4:38
que posiçoes é que o porto vai comprar e quem?
José Miguel Machado
4:39
Olá, Pedro. Essa é, como se costuma dizer, a pergunta para 1 milhão de euros. Para já, comprou um belo central ao Santa Clara: Fábio Cardoso. Outros estarão para chegar e para o saber em primeira mão nada melhor do que estar atento ao site do Record e ao jornal que todas as manhãs está nas bancas.
Gelson
4:39
Boa tarde José Miguel,não acha que o vitinha deveria ficar para ser uma aposta forte com Fábio Vieira no meio campo,na minha opinião eles podem ser titulares
José Miguel Machado
4:43
Viva, Gelson! Pessoalmente, sou fã do Vitinha (e do Fábio Vieira, já agora), e gostava muito de os ver atuar em conjunto no FC Porto. São dois belos jogadores, com caraterísticas muito distintas dos demais, e tenho a certeza que acrescentariam muita qualidade ao último terço da equipa de Sérgio Conceição. O treinador do FC Porto, de resto, também é um grande apreciador dos dois, ainda que por vezes os adeptos tenham tendência a duvidar disso. Ambos tinham, também, vários aspetos para melhorar e são hoje bem mais completos do que eram há pouco mais de uma época, quando coincidiram no plantel que acabou campeão em 2019/20. Posto isto, veremos o que nos diz o defeso, o que ambos mostram na pré-época e como fica o plantel do FC Porto depois destas semanas. Uma coisa é certa, estamos de acordo sobre a capacidade que têm os dois de serem titulares (e figuras, acrescentaria eu) nesta equipa do FC Porto.
Alex
4:44
E de centrais? Marcano e Pepe já com alguma idade e Diogo Leite tarda em se afirmar. Virá mais algum além do Fabio?
José Miguel Machado
4:50
Ora viva, Alex! Sérgio Conceição vai arrancar a pré-época com cinco centrais no plantel: Pepe, Mbemba, Diogo Leite, Marcano e Fábio Cardoso. Veremos se é com este quintento que começa a competição oficial, porque, como Record vem escrevendo, há possibilidades de Mbemba e Diogo Leite saírem. Avançámos em primeira mão, há umas semanas, que Kim Min-jae está na agenda do FC Porto e trata-se, de facto, de um alvo para reforçar o eixo da defesa. Há, contudo, a probabilidade de vir apenas em janeiro, altura em que termina contrato com os chineses do Beijing Guoan. Para já, há certezas relativamente a Pepe (que continua em grande forma) e Fábio Cardoso; Mbemba e Diogo Leite podem sair; Marcano gera dúvidas sobretudo devido à condição física após a lesão grave que teve. Situações a acompanhar, sendo que se houver saídas, terá obrigatoriamente que haver entradas.
Jorge Nuno 1893
4:51
Já que Benfica e FC Porto voltaram a ser amigos, não considera viável negócios entre os dois? Por exemplo, uma troca entre Grimaldo e Francisco Conceição?
José Miguel Machado
4:53
Vamos com calma, Jorge Nuno. A aproximação entre FC Porto e Benfica não passa de um movimento, que envolve outros clubes da Liga, e que tem como objetivo criar medidas que ajudem a melhorar o futebol português. Trocar jogadores entre eles parece-me ser algo que ainda está muito longe no horizonte.
Guest
4:53
Existem amigáveis ja marcados para a pre-epoca? Algum terá transmissão?
José Miguel Machado
4:53
Por enquanto ainda nada foi divulgado pelo FC Porto, mas é de esperar que nos próximos dias haja novidades sobre o assunto. Mas certamente que teremos particulares nas próximas semanas, alguns deles com transmissão televisiva.
Anthony
4:54
Porque é que o FCP vai sempre buscar reforços ao Portimonense? Ou quase sempre? Porquê, esta teima em ir buscar reforços que nunca dão em nada num clube em que o Portimonense sempre deixou a desejar.. não preciso de mencionar quantos vieram de la e não deram em nada.. Intristeçe qualquer portista estes negocios. Beto não é nem nunca será melhor que Morelos, talvez seja bom NO PORTIMONENSE. No Porto não.
José Miguel Machado
4:55
Olá, Anthony. Até ver, Bruno Costa é o único jogador que vai chegar do Portimonense para o FC Porto. E nem é bem do Portimonense, porque o médio esteve no Paços na última época. Quanto à questão do Beto, não temos qualquer informação de que esteja a ser negociado para o FC Porto, até porque os valores pedidos pelos algarvios, parecem-me, completamente fora da realidade atual dos dragões.
Filipe
4:55
Boa tarde, existe movimentos no sentido de assegurar o mais rápido possível jogadores para as laterais defensivas? E Tomás Esteves é para ser aposta?
José Miguel Machado
4:57
Olá, Filipe. O lado esquerdo da defesa é um sector prioritário para o FC Porto, que quer avançar para a nova época com uma alternativa a Zaidu. Há nomes em cima da mesa, mas até ver nada certo. Quanto ao Tomás Esteves, deve iniciar os trabalhos integrado, mas são muitas as dúvidas sobre o seu futuro. As opções para a direita da defesa são várias (Manafá, Nanu, Rodrigo Conceição e João Mário), pelo que só o decorrer da pré-época vai ajudar a esclarecer quem serão os escolhidos por Sérgio Conceição. Mas Tomás Esteves pretende ir à luta.
Miguel
4:58
Boa tarde, Eustaquio e Filipe Soares ainda são opções para o reforço do plantel?
José Miguel Machado
4:58
Boa tarde, Miguel. São dois nomes em cima da mesa e que estarão dependentes de eventuais saídas no meio-campo, um sector que gera muitas dúvidas nesta fase. Há ainda a questão de Grujic, que quer voltar e que o FC Porto quer recuperar. Veremos se o Liverpool colabora...
Filipe
4:59
Boa tarde, vejo um enorme jogador que penso que seria confortável aos cofres do porto e encaixaria que nem uma luva no esquema do Sérgio Conceição que se chama Ricardo Horta, que acha deste jogador e concorda que era um jogador estilo do Sérgio?
José Miguel Machado
5:02
Olá, Filipe! Ricardo Horta é craque e encaixaria, claramente, na ideia de jogo de Sérgio Conceição. É um extremo que procura zonas interiores, com capacidade de desequilíbrio e que finaliza muito bem. Mas, pertence ao Sp. Braga, tem contrato até 2024 e uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. É aqui que discordo do que escreveu, pois não considero que seja "confortável" para os cofres do FC Porto. Se encaixava, sim, se acho possível, não.
Monteiro
5:02
O reforço das laterais esquerda e direita é fundamental pois considero que os atuais (Manafá e Zaidu) não têm qualidade suficiente para uma equipa que luta por títulos como o FCP. Gostaria de conhecer a sua opinião relativamente a estas posições do plantel do FCP.
José Miguel Machado
5:05
Ora viva, Monteiro. Como disse em cima, o FC Porto tem opções de sobra para a direita e não estou assim tão de acordo quando diz que Manafá não tem qualidade suficiente para o clube. Melhorou bastante nos últimos anos e dá garantias. Além disso, há jovens de valor na sombra, como Tomás Esteves, João Mário e até Rodrigo Conceição. A direita parece-me segura e com boas opções. No lado esquerdo, Zaidu teve uma ascensão meteórica e pode continuar a crescer no FC Porto. Há potencial. Precisa, isso sim, de uma alternativa, algo que não havia em 2020/21. E é isso que o FC Porto está à procura.
Joaquim
5:05
Matias Viña depende de alguma venda?
José Miguel Machado
5:09
Olá, Joaquim. O Viña é um jogador que agrada a Sérgio Conceição, mas um eventual negócio com o Palmeiras não se prevê de fácil resolução. Trata-se de um titular da seleção do Uruguai e que, aos 23 anos, exigiria um investimento avultado. Como a ideia passa por encontrar uma alternativa a Zaidu, que deve continuar a ser o titular, talvez a opção passe por contratar alguém mais em conta.
Maria
5:10
Sou apenas eu que acho uma enorme parvoíce vender o vitinha porque é preciso dinheiro e ir comprar o grujic por valores altos? Em relação à equipa b (que este ano esteve muito fraquinha) é possível adiantar se algum jogar será integrado na equipa principal
Load More Messages
Conectando…