You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
José Santos responde aos leitores
desenvolvido porJotCast
José Santos
2:46
Boa tarde, caros leitores. Podem colocar as vossas questões relacionadas com o jogo feminino entre Portugal e Bélgica, de apuramento para o Mundial'23.
Guest
2:53
Boa tarde, qual acha que será o 11 de Portugal e quais as reais chances de passarmos ao Europeu?
José Santos
2:57
Boa tarde. O Selecionador tem um leque alargado de opções para as várias posições do terreno, sem esquecer as dúvidas que subsistem em três jogadoras importantes. Jéssica Silva e Sílvia Rebelo trabalharam condicionadas esta semana e Kika Nazareth também está em dúvida. Mas há boas perspetivas de serem convocadas. Penso que Francisco Neto vai apostar num '11' muito idêntico ao que defrontou a Turquia há cerca de um mês. A principal dúvida está em Kika Nazareth. Acredito que Portugal tem boas hipóteses de chegar à fase final do Mundial, embora saibamos das dificuldades que terá ainda pela frente. Se ultrapassar a Bélgica, ainda terá de defrontar a Islândia.
Bruno
2:57
Boa tarde. Na sua opinião, o que podemos esperar deste primeiro jogo do playoff? Portugal terá equipa para se bater com a Bélgica, que está 7 ou 8 lugares à nossa frente no ranking FIFA?
José Santos
3:03
Boa tarde, Bruno. Será uma missão hercúlea para Portugal, pelo potencial da Bélgica. Porém, as diferenças de qualidade reduziram-se substancialmente nos últimos anos pelo trabalho desenvolvido no futebol feminino em Portugal. Prova disso é o número de atletas que tem saído para vários clubes de grande dimensão europeia.
Relativamente ao jogo, acredito que Portugal vai criar muitas dificuldades à Bélgica, mas terá de pressionar muito as adversárias para lhes retirarem a posse de bola. A Bélgica sente-se muito confortável nas transições e se forem quebradas estas rotinas, acredito que Portugal poderá surpreender e seguir para o segundo playoff.
MÁRIO JESUS
3:25
Boa tarde! Senhor José Santos, na minha opinião (que vale o que vale),  o futebol feminino belga, está noutro patamar, qual a sua opinião. Obrigado.
José Santos
3:31
Boa tarde, Mário Jesus. Concordo com a sua análise e os dados estatísticos revelam que o futebol feminino belga tem sido dos mais evoluídos da Europa. Se analisarmos os confrontos diretos entre Portugal e Bélgica percebemos essa diferença: cinco vitórias da Bélgica, um empate e duas vitórias de Portugal, sendo que estes triunfos lusos aconteceram em 1998. O último jogo entre estas suas Seleções foi em março de 2020 e a Bélgica venceu pela diferença mínima (1-0). A prestação das duas Seleções no último Europeu também é de assinalar: Portugal ficou em último no seu grupo (1 ponto), enquanto a Bélgica chegou aos quartos-de-final.
No entanto, penso que a evolução recente da Seleção Portuguesa aproximou as duas equipas e acredito que o jogo de hoje será muito equilibrado e de resultado imprevisível. E que vença Portugal, claro!
Pedro Santos
3:57
Acha que a Rute Costa, a Andreia Faria e a Lúcia Alves deviam ter mais oportunidades na selecção ?
José Santos
4:02
Boa tarde, Pedro. Acabou de mencionar três excelentes jogadoras, como o têm demonstrado no Benfica. Isso revela a qualidade que o Selecionador tem à sua disposição. A Andreia Faria foi a primeira opção de Francisco Neto para substituir Kika (contra a Turquia), que saiu lesionada, e a resposta foi muito positiva, com uma boa exibição e um golo. São jogadoras que irão encontrar o seu espaço na Seleção e acredito que possam vir a ser primeiras opções em breve. A tarefa do Selecionador não é fácil, mas por bons motivos.
4:04
Caros leitores, terminou esta sessão de perguntas e respostas sobre o jogo de Portugal e Bélgica, com início para as 18 horas. Muito obrigado a todos os participantes. Até breve!
Conectando…