You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Luís Avelãs responde aos leitores
desenvolvido porJotCast
Luís Avelãs
5:08
Boa tarde. Podem colocar as vossas questões a propósito do Tondela-Sporting desta noite.
Carlos Pontes
5:08
Em caso de vitória hoje, o Sporting "assegura" o título?
Luís Avelãs
5:10
Matematicamente, já sabemos, tal não acontecerá, mas objetivamente penso que sim. Em caso de triunfo e da conquista de mais 3 pontos, o Sporting dará um passo provavelmente decisivo. Já não falta assim tanto e a equipa vem conseguindo, desta ou daquela forma, ultrapassar todos os problemas que lhe têm aparecido pela frente.
Rui Pereira
5:10
Qual é o segredo da equipa do Sporting?
Luís Avelãs
5:12
Rúben Amorim tem dito que o segredo é o trabalho. Concordo com isso, mas também convém destacar o espírito que a equipa tem revelado desde a ronda inaugural. O Sporting tem sido sempre uma verdadeira equipa e isso, em diversas situações, tem sido o suplemento necessário para fazer a diferença.
Paulo Araújo
5:12
ACredita numa surpresa?
Luís Avelãs
5:15
Entendo que por surpresa esteja a pensar numa vitória da equipa da casa ou, no mínimo, o empate. Acredito, claro, porque a ideia do Tondela será essa e porque a equipa, não tendo o poderio do Sporting, também tem valor e qualidade suficiente para alcançar um resultado positivo. No entanto, sendo sincero, não me parece provável que isso suceda. Essencialmente porque o Sporting sabe que a conquista do título está próxima, tem sido capaz de ganhar mesmo quando não joga bem e por isso vai entrar com total determinação para sair de Tondela ainda mais perto do objetivo.
MÁRIO DA SILVA JESUS
5:15
Boa Tarde, Senhor Luís Avelãs, mesmo jogando em Tondela, e, em virtude da boa época que o Sporting, está fazer, decerto e com todo o respeito ao Tondela, os três pontos decerto que não irão fugir ao Sporting. A sua opinião. Os meus cumprimentos.
Luís Avelãs
5:16
Concordo com o que diz, aliás já me pronunciei nesse sentido. Mas, isto é futebol, todas as semanas deparamos com surpresas - em Portugal e em todo o lado -, pelo que vamos ter de aguardar para perceber se a lógica vai mesmo imperar.
Carla
5:18
Pote é o grande ás do atual Sporting?
Luís Avelãs
5:22
Se tivermos em conta o impacto que os seus golos têm tido nos muitos sucessos do Sporting... sim. Contudo, nem o Pote deve ser só avaliado pelo número de golos que tem somado (ele faz muito mais do que 'apenas' marcar golos), nem devemos deixar de lado a importância de outros elementos, desde o Coates (brilhante em alguns jogos) até ao Adán (essencial em momentos específicos). Tal como já referir, o Sporting vale pelo bloco, pelo coletivo. Faço parte daquele lote de pessoas que considera que o Sporting nã é, do ponto de vista individual, a equipa mais forte da Liga NOS, mas a junção da capacidade de todos os elementos produz um valor coletivo muito interessante, capaz de valer uma liderança incontestada até à data.
Luis coelho
5:22
Boa tarde. Dos meninos do Sporting, cuál acha que vai dar o salto para fora no abrir do mercado?
Luís Avelãs
5:24
Depende das propostas que chegarem, da interpretação que os dirigentes (e o treinador) farão dessa eventual saída, da capacidade que a equipa terá para encontrar (dentro ou fora do grupo atual) substitutos à altura, etc, etc. Se tiver de eleger um diria que o Nuno Mendes me parece aquele que maior entusiasmo irá despertar lá fora. Porque é muito novo e excelente. Se já joga assim aos 18 anos, nos primeiros tempos ao alto nível, imagino até onde poderá ir...
Adepto
5:24
Paulinho foi a aquisição que o Sporting precisava?
Luís Avelãs
5:28
Pergunta pertinente... Se tivermos em conta as prestações pouco conseguidas que fez pelo Sporting, seguindo-se depois um período de inatividade devido a lesão, é óbvio que as coisas não estão a correr bem. No entanto, o valor do Paulinho é conhecido e, naturalmente, não desaprendeu. A questão, na minha forma de analisar, é que o clube pagou uma verba muito alta por alguém que já não é propriamente jovem, sem se saber se ainda terá margem de progressão e que dificilmente permitirá um encaixe similar com uma futura negociação. Dentro desta lógica, não sei se o negócio foi assim tão bom ou o mais adequado, Porém, Amorim aprecia imenso o jogador e nunca escondeu que era a peça que faltava para atacar já o título. Sinceramente, acho que não era preciso, mas ainda temos jogos suficientes para o Paulinho fazer a diferença.
Fernando
5:28
Tem alguma informação sobre se o Paulinho já joga no próximo jogo em Alvalade?
Luís Avelãs
5:28
Tudo aponta nesse sentido, mas com as lesões, então as que ditam paragens relativamente prolongadas, nem sempre os prazos de regresso se confirmam.
António Leão
5:29
Muito boa tarde. Bem sabemos que o Sporting não pratica um futebol de encher o olho, mas que é o mais eficaz, não me restam dúvidas. Concorda com esta opinião? E depois, que valores atribui em termos percentuais as hipóteses de vencer a cada uma das duas equipas hoje em confronto? Cumprimentos.
Luís Avelãs
5:31
Concordo em absoluto com o que diz e acrescento que, na maioria dos jogos mais recentes, a qualidade foi quase sempre ultrapassada pelo suor, empenho e confiança. Porém, ao contrário de outros, não penso que isso seja necessariamente mau. Aprendi há já muitos anos, com pessoas que sabiam bem do que falavam, que uma das diferenças entre as equipas campeãs e as outras é que as primeiras não ganham só quando jogam muito bem, quando dominam as partidas de princípio a fim. Quem costuma atingir os títulos também consegue, várias vezes ao longo da temporada, ganhar sem jogar bem, quando remata menos que o advesário, quando tem menos posse de bola. E eu subscrevo na íntegra esta ideia e creio que se aplica perfeitamente ao atual Sporting.
Pedro Neto
5:32
Amorim ser campeão irá provocar muitas dores de cabeça a muita gente?
Luís Avelãs
5:38
Provavelmente! Primeiro aos treinadores, jogadores, dirigentes e adeptos dos outros clubes que iniciaram a época a pensar na conquista do título. Depois, claro, a todos os que consideravam que ele, não tendo os níveis exigidos de formação pedidos para a função, seria incapaz de desempenhar bem a tarefa. Sobre isso, aliás, quero dizer que concordo com a obrigatoriedade de todos os treinadores precisarem de formação e com as críticas feitas por aqueles que consideram que a lei está descontextualizada. Aceito, porém, que se deve respeitar as leis. O caso, aqui, é que esta deve ser alterada. Tão simples quanto isto. Alguém com o trajeto futebolístico do Rúben Amorim não deve estar obrigado a percorrer o mesmo percurso para ser trenador do que uma pessoa que nunca praticou futebol. Mas esta é conversa para outro momento...
Justo
5:38
Arrisca um resultado para logo?
Luís Avelãs
5:40
Não sou famoso a acertar essas coisas, caso contrário entretinha-me a ganhar muito dinheiro nas casas de aposta. Mas, para além de acreditar que o Sporting ganha, diria que vai fazê-lo por 2-0.
Roberto
5:40
Boa tarde. Acha que o Tondela é mais uma equipa que quer jogar para os 3 pontos ou sabendo que não tem sido tarefa fácil, não  arriscará e jogará para o empate?
Luís Avelãs
5:42
Não acredito muito que uma equipa entre em campo a pensar apenas no empate quando em causa estão 3 pontos. Muitas vezes, contudo, o valor do adversário ou as incidências da partida levam a que os treinadores optem, a determinado momento, por tentar ficar com algo em vez de correr o risco de perder tudo. Entendo isso perfeitamente.
calista
5:43
Qual a maior surpresa deste Sporting?
Luís Avelãs
5:44
Seria fácil dizer Pote, até por ser o melhor marcador do campeonato e por ter vindo de uma equipa de menor dimensão. Contudo, também destaco Adán (não tinha a certeza que depois de tanto tempo a jogar pouco fosse capaz de responder tão bem) e Porro (não o conhecia bem e é um jogador de enorme talento e que é indicado para o sistema preferencial de Rúben Amorim).
Ana Lage
5:45
Os adeptos do Sporting vão festejar a coqnuista do título, mesmo com a pandemia?
Luís Avelãs
5:47
A confirmar-se a vitória... claro que vão festejar. Provavelmente com algumas restrições, mas não vão deixar escapar essa oportunidade. Vamos ver se quando chegar o momento as autoridades já vão permitir que as pessoas se juntem. Mas festa haverá de certeza.
5:48
Não há tempo para mais. Obrigado pela vossa participação. E estejam atentos a mais conversas com os leitores. Abraços a todos!
Conectando…