You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Luís Avelãs responde aos leitores
desenvolvido porJotCast
Luís Avelãs
5:31
Boa tarde. Podem colocar as vossas questões.
ZZ TOP
5:31
Boa tarde, o que falta para o lage sair?
Luís Avelãs
5:34
Não sei se a questão pode ser colocada assim, de forma tão direta. Mais ainda quando, há poucos dias, o próprio Luís Filipe Vieira garantiu que o treinador continuaria no cargo mesmo que o Benfica não conquiste o título. É evidente, contudo, que pode ser o treinador a considerar, por esta ou aquela razão, que não tem condições para prosseguir. De momento, não me parece que o clube pretenda fazer alterações quando restam nove jogos na Liga e ainda há a final da Taça de Portugal para realizar. E também não creio que Lage, por agora, esteja a pensar em atirar a toalha ao chão.
Guest
5:34
Ola Boa Tarde para si Qual o Problema do benfica e o que falta neste momento?
Luís Avelãs
5:38
Essas devem ser as questões que, internamente, todos colocam e para as quais, segundo creio, ninguém encontra respostas. É relativamente fácil dizer que a equipa, após a derrota no Dragão, caiu a pique. Isso é um facto, da mesma forma que parece seguro afirmar que, caso o resultado no Porto tivesse sido ao contrário, dificilmente o título não teria ficado decidido. A questão é que não se percebe como é que a equipa ficou tão fragilizada após esse desaire que, recorde-se, foi por 3-2. Acabou por ser um desfecho normal entre duas equipas fortes. A verdade é que, depois desse encontro, o Benfica nunca mais se encontrou. Ganhou apenas uma vez, em Barcelos, ao Gil Vicente, e com muita sorte à mistura. De resto, só empates e derrotas, sendo de destacar os contínuos tropeções na Luz. Que falta confiança é óbvio, mas tem de existir ali mais qualquer coisa.
Pedro Chora
5:39
Acha justas as criticas a Weigl ou pensa que é um jogador incompreendido? Eu pessoalmente penso que é craque mas que esperam dele algo que simplesmente não corresponde ao seu estilo de jogo, algo que possivelmente também Bruno Lage ainda não conseguiu encaixar bem na equipa.
Luís Avelãs
5:43
As críticas são fundamentadas. O Weigl, sendo indiscutivelmente bom jogador, tem acrescentado pouco (ou quase nada) à equipa. Ainda por cima custou uma exorbitância (20 milhões de euros) tendo em conta a realidade portuguesa. Ora, gastar tanto dinheiro, tirar minutos a outros jogadores e colocar alguém que, por esta ou aquela razão, não contribui para o sucesso faz com que os adeptos o coloquem em causa. Porém, tal como Pedro cita, também tenho a sensação que a forma de jogar da equipa não é a mais adequada para o futebolista. Mas isso, claro, é um problema de quem validou a aquisição, de quem escolhe a tática. Provavelmente, o alemão é quem terá menos responsabilidade neste processo, embora considere que um pouco mais de fibra, de velocidade nas ações, não lhe fazia mal nenhum...
Guest
5:43
Gostava de saber o que é preciso fazer mais para mostrar aos benfiquistas que este treinador(Bruno lage) é de uma incompetência que não me lembro de ver a muito tempo.  Futebol horrível, sem ideias, péssimas escolhas, substituições de amador, queima jogadores de uma forma brutal. Eu como benfiquista estou revoltado como ninguém faz nada para mudar este rumo. Acha que o Benfica pode deixar de ser uma equipa 'grande' com este treinador? Eu acho que sim.
Luís Avelãs
5:49
Vamos por partes. Este é o treinador que, há coisa de um ano, saiu do anonimato, pegou numa equipa que parecia partida aos bocados, e a levou a ganhar o campeonato. Ele chegou, fez as alterações que entendeu, moralizou as tropas, cativou os adeptos (e a imprensa) e o Benfica passou a ser uma outra equipa. Será possível que, meses depois, ele já não tenha condições? Não acredito. Se já mostrou é porque tem. A questão é tentar saber o que é sucedeu depois da derrota no Porto. E concordando que ele tem feitos opções discutíveis, seja no onze ou nas substituições, também é claro que a maioria dos jogadores deixou de render o normal. A equipa parecia cansada aquando da paragem e regressou na mesma. As culpas não podem ser só do treinador. Se assim fosse, então na época passada ele é que tinha sido campeão, pois os jogadores já lá estavam e não seguiam no rumo certo. Penso que muitos adeptos estão a avaliar Lage, da mesma forma que fizeram com Rui Vitória. Deixam de ganhar... já não prestam.
Guest
5:49
Boa Tarde, não acha que vimos exactamente o mesmo benfica do que acontecia antes da Paragem? Será que o Weigl traz algo de novo para o Benfica? e para que 2 ponta de lanças se ninguem vai as linhas e eles estão sempre fora de area
Luís Avelãs
5:52
Já o referi. Os problemas que se viam aquando da paragem estiveram lá outra vez diante do Tondela. E também já abordei a questão do Weigl. Ele não parece ser a solução para aquele modelo ou o modelo não se encaixa na sua forma de jogar. Quanto aos dianteiros, é evidente que se não há jogo para eles, de pouco serve ter lá um, dois ou três. Mas, a meu ver, o Benfica começa logo a dar um sinal errado quando, em casa, contra equipas com a valia (com todo o respeito) do Tondela, entra só com um homem na área.
Guest
5:52
Boa tarde Sr Luis, concorda com a troca do Vinicius por o Dyego Sousa? nao teria sido mais normal, trocar um defesa?
Luís Avelãs
5:56
Bom, como aqui já foi referido, a questão não passa tanto pelo número de avançados que estão em campo a determinada altura. E neste caso, admito, nem sei se o Vinícius estaria já cansado (não pareceu). Aproveitando o facto de Dyego Sousa até ter entrado relativamente bem neste jogo, vou dizer algo que até pode ser considerado um paradoxo: não creio que seja jogador com capacidade suficiente para jogar, com regularidade, no Benfica. Ainda por cima está emprestado, não é um ativo do clube. Desde que chegou ainda não foi capaz de marcar, na maioria das vezes pouco acrescentou ao jogo e, pelo meio, fez com que Seferovic perdesse espaço. A questão é que o suíço já tinha algum crédito e, agora, parece mais um que anda perdido.
Enzo Pérez
5:56
O que leva o B. Lage mandar a equipa fazer constantes cruzamentos pelo ar para a área qdo o Vinícius é uma nulidade no jogo aéreo?
Luís Avelãs
5:57
Os cruzamentos podem não ser todos a solicitar o jogo aéreo. A questão passa, antes, é por o Benfica, de entrada, ter pouca presença na grande área contrária.
MÁRIO DA SILVA JESUS
5:58
Boa Tarde, Senhor Luís Avelãs. O termo, será o mais correcto, "casa, onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão", isto é, a equipa de futebol do SL Benfica, está moribunda, e as coisas não estão a correr como os adeptos querem...então, alguém tem que pagar...! Os meus cumprimentos.
Luís Avelãs
5:59
É um pouco isso. No Benfica ou em qualquer outro lado é sempre assim. Desta vez, porém, a legitimidade da crítica e do desagrado deu lugar a atos de vandalismo que, mais do que no desporto, não são admissíveis na sociedade. Não podemos tolerar situações destas.
Guest
5:59
Boa tarde, Luís. Concordo com a sua observação de que a falta de confiança é óbvia, mas  que tem de existir ali mais qualquer coisa... Alguma ideia do que possa ser? A mim parece-me que existiu algum atrito entre Lage e direçao no inicio da época, talvez por expectativas a nível de reforço da equipa não correspondido... Ao então incompreensão entre o treinador e alguns jogadores (caso de samaris que sai da equipa de forma estranha)
Luís Avelãs
6:03
Não sei em concreto o que está em causa, mas se fosse uma dessas questões que coloca, provavelmente as coisas teriam começado a correr mal mais cedo. E os dados mostram-nos que até à derrota no Dragão a situação, mesmo com algumas exibições assim assim, seguia estabilizada. Agora, não se vê a vontade de outros tempos. Então nas primeiras partes, o Benfica costuma ser demasiado passivo. Dá a ideia que a equipa pensa que vai acabar por resolver os problemas e, por isso, joga com muita serenidade. Visto de fora parece cerimónia e cautelas a mais. Quem quer atacar o título não pode estar tanto tempo à espera de que as coisas aconteçam quase que automaticamente. É preciso agir e não tanto reagir já em fase de algum desespero na parte final.
Guest
6:03
Boa tarde. Na sua opinião, como é que o benfica vai conseguir dar a volta a este momento? Mudança do modelo tático? Mudança no 11 inicial, a entrada de mais um avançado e de um extremo puro, como o Cervi, não seria mais benéfico? Obrigado
Luís Avelãs
6:06
Faltam nove jogos. Tudo o que agora seja mexer de forma evidente no modelo pode ser fonte de mais problemas. Por outro lado, é verdade, deixar tudo na mesma (ou parecido) também não ajuda a resolver. É uma equação complicada, mas Lage tem de tomar decisões, tem de encontrar soluções. Os resultados do FC Porto têm mantido a porta aberta e, por absurdo que possa parecer, o Benfica está melhor agora do que estava antes. Contudo, os problemas das águias são indesmentíveis. E agora, com o que se passou após a partida, ainda há mais dores de cabeça...
Guest
6:07
Muita gente considera que o Benfica tem um bom plantel, mas eu não. Faltam defesas laterais e extremos de qualidade inquestionavel e pelo menos um grande ponta de lança. Para além de que estranhamente vários jogadores importantes, têm estado em baixo de forma em toda a época, o que não é nada normal. André Almeida, Ferro, Grimaldo, Gabriel, Pizzi, Rafa, Seferovic. Outros que foram importantes no passado estão a ser completamente queimados, Cervi, Samaris, Zivkovic entre outros... A equipa globalmente nComo é que se explica isto? A equipa não treina? desaprendeu de jogar? As substituições são horriveis e prejudicam ainda mais a equipa!!! O treinador será cego, que não vê o que todos conseguem entender?!?!
Luís Avelãs
6:11
Há, efetivamente, muita gente a jogar abaixo do normal, daquilo que já fez não há muito. Primeiro especulava-se que seria cansaço acumulado, agora fala-se de falta de ritmo. Não alinho muito nessas explicações. Nem nisso, nem na falta de estrelinha que, é verdade, também influencia. A verdade é que a equipa corre menos que o desejável, tem menos intensidade face ao passado e um sem número de atletas está a léguas daquilo que vale. Como não vejo os treinos, não posso dizer que estão mal preparados fisicamente. Aliás, essa é outra desculpa que, neste ou noutro caso, cola pouco. Todos os clubes são profissionais. O tempo em que só os grandes tinham condições de trabalho e os outros aguentavam 30 ou 40 minutos já acabou.
Guest
6:11
Está a brincar não está? Qualquer treinador que viesse depois do rui, se arriscava a ganhar! Os jogadores estavam fartos. Além disso o que mudou foi o Félix. Este ano que ele começou têm sido ima vergonha na Europa e a nível interno.  Eu como benfiquista a sério não me revejo nada neste treinador, do mais fraco que já vi.
Luís Avelãs
6:15
Não sei quais foram os mais fracos que viu, mas eu recordo-me de muitos piores. No Benfica e nas restantes equipas nacionais da divisão principal. Recuso-me a retirar mérito a quem vence, como também não considero que só ganhando é que se possa avaliar bem o trabalho de um técnico. Fala de Jesus, um bom treinador indiscutivelmente. Tal como Vitória ou Lage, também chegou ao Benfica e ganhou e depois falhou. É verdade que Jesus não foi só campeão uma vez no Benfica, mas o que é que aconteceu nas segunda, terceira e quarta época? Podia ter a equipa a jogar melhor, é verdade, mas no final... não venceu. Isto não é um jogo de computador. E as equipas não jogam sozinhas.
José
6:16
Dos oito jovens a treinar com a equipa principal, quais acha que estão melhor preparados?
Luís Avelãs
6:18
Nesta altura, com o atual clima, o melhor é nenhum ser utilizado. Aliás, não acredito que Lage estivesse a pensar nisso. Confesso que não consigo dar uma resposta muito concreta. Uma coisa é ver esses miúdos num contexto inferior, outra é tentar antecipar a sua resposta ao mais alto nível. Só com o tempo. E nem penso que seja justo avaliá-los em definitivo logo ao primeiro ou segundo jogo. São jovens para começar a ver melhor na próxima pré-época.
Carlos Cordeiro
6:18
Boa tarde Luís. Diga-me uma coisa. Que lhe parece esta equipa tacticamente? Para além, de ser uma equipa sem ideias, sem fio de jogo, sem golo nesta altura, com um futebol cinzento e previsível, e parece-me visto de fora claro, sem liderança. Não me lembro de um Benfica com um futebol tão fraco desde há mt tempo. Um abraço.
Luís Avelãs
6:19
Concordo que a equipa transparece essa imagem desde a derrota no Porto. Mas, esta época, com os mesmos jogadores e treinadores, foi forte durante várias semanas.
Joga o Manel
6:19
O Benfica creio eu beneficiaria mais de uma sociedade Taarabt, Weigl e Chiquinho. Jogadores que promovem eficiência nas acções que tomam mesmo que o Chiquinho esteja desinspirado no ultimo terço continua a ser uma opção muito boa na ligação e criação. Gosto do Gabriel, mas está muito em baixo e erra muito passe.
Luís Avelãs
6:24
Está aqui parte do problema. Weigl está 'desencaixado', Gabriel fora de forma e perde muitas bolas (apesar de passes notáveis), Chiquinho cria mas não concretiza, Samaris (e Cervi) ora é opção ora desaparece meses, Florentino caiu em desgraça, Taraabt oscila em demasia e tanto joga mais à frente como atrás. E depois ainda há Pizzi e Rafa, quanto a mim dois dos barómetros da equipa, mas que atravessam fase de menor fulgor. É muita gente que não consegue mostrar capacidade para, em fase conturbado, resolver os problemas. E Lage, no meio de tudo isto, parece andar sistematicamente a fazer contas sem encontrar a fórmula adequada.
Guest1904
6:24
Boa tarde Luís, o Record dizer que o Benfica vai em '1º' é uma notícia válida ou é pura e simplesmente brincar com os leitores?
Luís Avelãs
6:26
Face aos regulamentos, nesta altura, é o Benfica quem lidera. Só após a derradeira ronda é que o confronto direto se aplica. Podemos dizer que as águias lideram apenas e só face ao regulamento. Se o campeonato acabasse agora... trocariam de posição com o FC Porto.
Maria medeiroso
6:26
amandar bocas  nao custa nada mas devemos lembera  que o benfica nao jogou sozinho de outro lado  havia  outra equipas soube defender como houve um dos jogadores  do tondela disse que merecia um grande bonus sabe se la que qualidade de bonus o outro ja esta rodeado dos tais das grandes noites mas tb deve se  dar os parabens o TONDELA
Luís Avelãs
6:28
O Tondela fez o seu trabalho e bem. E é escusado dizer que defendeu muito. Só se fossem loucos é que iriam à Luz jogar ao ataque. Tiveram sorte em determinados lances, mas trabalharam muito para serem felizes. E não têm culpa alguma da falta de eficácia alheia.
Guest
6:28
BOA TARDE  o problema do benfica nao e o treinador mas sim a falta de "materia" prima sem ovos nao se fazem omeletes ,vende-se por milhoes e compra-se com tostoes,o benfica nao tem o plantel que a imprensa tenta fazer querer culpa duma direccao que nao explica para onde vai o milhoes que se fazem nas transferencias ,anda tudo iludido com tantas fake news
Luís Avelãs
6:29
Concordo em parte. O plantel não é, a meu ver, notável, mas para ganhar, só citando os últimos três jogos da Liga, a Moreirense, V. Setúbal e Tondela deveria ser suficiente.
GuestCenas
6:30
Boa tarde Luís, 1. será que o Benfica vai entrar numa 'pandemia' directiva uma vez que a única 'alternativa' a Vieira é um tipo chamado Rui Gomes da Silva? 2. Lage tem voz própria ou é gravador? 3. Fejsa emprestado, Samaris feito yo-yo, quem é que para si manda verdadeiramente no balneário e nas escolhas da equipa (sendo que Lage, manifestamente, não é)?
Luís Avelãs
6:32
1 - Os maus resultados jogam contra Vieira, mas daí a não ganhar as eleições vai uma enorme distância. 2 - Lage parece ter voz própria e pelo que fez na época passada ganhou o direito a ser ouvido. 3 - Não sei quem manda no balneário, mas concordo que falta uma voz firme, um Luisão, por exemplo.
6:33
Bom, não temos tempo para mais. Obrigado pela vossa participação e as minhas desculpas por não ser possível responder a todos. Até uma próxima.
Load More Messages
Conectando…