You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Marco Ferreira responde aos leitores
desenvolvido porJotCast
Nevoeiro
1:58
Boa tarde Sr.Marco.A semana passada a minha duvida manteve-se,pelo facto de não ter concluido o seu raciocinio.Isto é,nao respondeu à reacção de Fernando Gomes  presidente,à sua informação referente aos telefonemas de Vitor Pereira,e isso na semana que antecedeu o celebre Rio Ave-Benfica.Foi aberto um inquérito,verdade?A conclusão foi ter sido castigado com 40 dias.Isso ficou por ai,ou o Marco recorreu do castigo?E qual a base para o castigo?
Marco Ferreira
2:03
Boa tarde, a reação foi nula e não motivou nenhuma abertura de inquérito naquele momento. O processo disciplinar aconteceu no momento que eu falei publicamente da situação num programa da RTP. O inquérito incidiu somente nas minhas declarações porque estava infringindo os regulamentos que impedem "falar" sobre arbitragem. Quanto às chamadas e ao conteúdo das mesmas ficaram sem qualquer ação do conselho de disciplina
Pedro
2:03
Boa tarde Marco, como madeirense e ex grande árbitro da AFM não se sente envergonhado com a postura do Marítimo contra o Nacional? Obrigado.
Marco Ferreira
2:06
Boa tarde Pedro, como ex árbitro fico envergonhado com a atitude da AFM que nada faz para defender os seus "Clubes" a nível nacional. Este tipo de situação nunca aconteceria se existisse uma direção da AFM que não dependesse de alguns clubes da Madeira para manter o cargo. Como madeirense tenho orgulho nas equipas da região e não aceito que estas guerras "pessoais" sejam tratadas a nível das instituições.
celtas
2:07
Ó Marco diz lá á gente como subiste à primeira categoria. Vais dizer que é o teu valor mas há tanta gente com valor que fica ou ficou pelo caminho. Diz lá como conseguiste mas diz a verdade
Marco Ferreira
2:14
Boa tarde, tenho perfeita consciência do que tive que abdicar a nível pessoal para me dedicar ao meu percurso na arbitragem. Viver numa ilha obriga a um esforço adicional para combater a distancia. Nunca falhei um teste escrito nem uma prova física ao longo dos meus anos de arbitragem. Criei e paguei do meu bolso um centro de treino na Madeira com o respetivo preparador fisico para estar ao mesmo nível dos meus colegas a nível nacional. Sempre encarei todos os jogos da mesma forma, independentemente das cores dos clubes. Ascendi à 3ª divisão nacional em 1º lugar, à 2ºB subi em 2º lugar e à liga subi em 1º lugar na classificação após o apito dourado. Esse foi o meu percurso que durou 8 épocas na Liga, com as ultimas 3 como internacional.
Vitor
2:15
O Mundo do Futebol infelizmente é igual ao da Política,imune á lei e á justiça civil. Sabendo disto,fica dificil para um árbitro ser 100% honesto na sua profissão,certo? Sendo 100% honesto poderá sofrer consequências nefastas,mesmo fazendo bom trabalho,certo? Ns minhs opinião O problema da arbitragem é nao serem unidos,e infelizmente a maioria cede por variadissimas razões a pressões e a  troca de favores e/ou a chantagens.
Marco Ferreira
2:22
Boa tarde Vitor, o poder politico não interfere no futebol por falta de coragem. Um partido politico que tomar uma posição mais radical perante o futebol e/ou algum clube, sabe que irá sofrer consequências políticas atendendo à paixão do povo em relação ao futebol e aos seus clubes. A justiça bem que tenta interferir no futebol mas os processos acabam sempre fechados na gaveta de um qualquer que impede o(s) "seu(s)" clube(s) de ser escrutinado e julgado. A mudança tem de ser mais profunda e deve partir da sociedade, não apoiar atos que ferem a verdade desportiva mesmo quando esses atos beneficiem os seus clubes. Existe uma luta constante sobre quem tem o poder e com isso tirar vantagens desportivas.
Nevoeiro
2:22
Marco,aquando da tua descida,constou que haviam outros arbitros em apuros para a descida,como Duarte Gomes,Hugo Miguel e Jorge Sousa,mas que o clube "prestador de serviços" impediu que isso acontecesse,em articulação com o Sr. Frank Jarbas,fazendo-o descer pelos acontecimentos já mencionados.Que diz a isso?
Marco Ferreira
2:29
Os graus de nomeação foram preponderantes na definição das descidas. Dois dos Árbitros que referiu tinham mais notas negativas do que eu, mas tiveram nas ultimas jornadas nomeações cirúrgicas para jogos que decidiam algumas descidas o que eleva o grau de nomeação. Quem nomeou sabia o que estava a fazer e só essa pessoa pode dizer a razão de ter feito. Uma certeza eu tenho, eu era o Árbitro que estava em 1º nessa época, atendendo que o Proença tinha abandonado e eu tinha ficado em 2º na época anterior, e não fui nomeado para nenhum clássico ou Derbi nessa época. Bastava um jogo desses, mesmo com uma possível nota negativa, eu ficaria nos 10 primeiros atendendo ao grau máximo de nomeação que acresce à nota do observador. Quem o fez sabia bem o objetivo para a minha classificação. Mais vergonhoso foi a nomeação para a final da taça de Portugal sabendo que nesse jogo não existe observador e sem qualquer influencia na classificação final.
Fernando Silva
2:29
Éh pá mas você ainda não ganhou coragem para "desaparecer" do mapa !!!! já toda a gente sabe que só anda por aqui para tentar incriminar o Benfica quando também todos sabem que o que você mais deve é obediência ao Porto.....desampare a loja e vá meter nojo para outro lado, você é a face mais visível dos compadrios na arbitragem no seu tempo, irra que é chato como o catano pá .
Marco Ferreira
2:44
Boa tarde Fernando Silva, agradeço imenso fazer parte desta conversa sobre arbitragem. Esta conversa é livre e disponível para quem tiver algum interesse em falar sobre arbitragem, não me lembro de lhe ter feito um convite direto para estar presente, por isso foi por sua iniciativa que veio à "minha loja". O meu compromisso é com o setor da arbitragem, felizmente não devo nada a nenhum clube muito menos aos que referiu. Infelizmente pessoas como o Sr olham para o futebol português e só distinguem 2 clubes, o que amam e o que odeiam e gostam muito de arrastar todos os outros para esse dilema muito próprio. Resolva o seu dilema de forma autónoma e independente, até os poucos inteligentes conseguem. Não desista... Se precisar de alguma "ajuda" sobre arbitragem a porta continuará aberta neste espaço, "na minha loja". Quanto a questões de personalidade, fanatismo, carater, etc... deve consultar outros "profissionais".
Vitor
2:44
Mas sente que existe falta de união nos árbitros ou se todos os árbitros fossem unidos,seriam mais respeitados.Porque por vezes ao facilitar a um clube grande,vem o outrp denegrir a imagem do árbitro e isso torna-se num ciclo vicioso. Sim onde existe podere dinheiro existe maldade.
Marco Ferreira
2:49
A arbitragem "obriga" os Árbitros a encararem uma época de forma individual devido à classificação final. Costumo dizer que ser Árbitro é um desporto individual. Os Árbitros são unidos quando estão em causa as condições logísticas, financeiras, etc... Tudo o resto é cada um por si. Quando um Árbitro comete um erro grave e é penalizado abre margem para ser ultrapassado pelos outros que estão na mesma "luta". Não existe união numa atividade que obriga à disputa de lugares numa classificação individual. isso é uma utopia facilmente entendida
Marco Silva
2:49
Boa tarde. Esclareça-nos uma coisa: Disse que o Vítor Pereira ligava para si na véspera dos jogos, principalmente dos Benfica.Correto? Ele pedi-o que favorecer o Benfica, era isso??? E dos jogos do FC Porto e do Sporting, ele não ligava? Obrigado.
Marco Ferreira
2:54
Boa tarde Marco, afirmei e continuo a afirmar que recebi telefonemas do VP nas semanas que antecediam os jogos desse Clube. Nunca recebi telefonemas do presidente nas semanas que antecederam outros jogos de outras equipas. Facilmente comprovam isso se existir algum interesse. Isso é o que posso afirmar porque é verdade, agora nunca afirmei que o clube A ou B tinha influencia nessas chamadas. A atitude do VP para comigo e para alguns dos meus colegas que passaram pelo mesmo nessa época é condenável. O que influenciou essas atitudes só o próprio pode dizer caso existisse interesse das instancias desportivas em saber, o que não aconteceu.
Agradeço a todos a participação. Saudações desportivas
Conectando…