You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
O momento delicado do FC Porto
desenvolvido porJotCast
José Miguel Machado
3:08
Boa tarde. O meu nome é José Miguel Machado e na próxima hora vou estar por aqui a tentar dissecar o momento menos positivo do FC Porto, que soma duas derrotas consecutivas e, na Liga, viu a distância para o topo aumentar para oito pontos. Vamos a isso!
Guest
3:08
o que acha do futebol praticado pelo Porto nas últimas semanas? E se vê esta diferença pontual a aumentar ou a diminuir
José Miguel Machado
3:12
É indesmentível que o FC Porto não atravessa uma fase de grande exuberância exibicional. Não que isso esteja diretamente relacionado com as duas derrotas recentes, até porque já antes disso os resultados estavam a ser melhores do que as exibições. Simplesmente foram mascarando alguma incapacidade que o coletivo revelou em dominar, de início a fim, os jogos. Claro que as muitas lesões que têm existido no plantel ajudam a explicar, sobretudo porque Sérgio Conceição ficou sem alguns elementos preponderantes da manobra da equipa.
3:14
Sobre a diferença pontual, é difícil fazer esse tipo de futurologia. Aliás, esta jornada foi a prova de que tudo pode acontecer. O FC Porto perdeu em casa frente a um Gil Vicente que nunca tinha ganho no Dragão, enquanto que o Benfica sobreviveu a muito custo em Vizela. Ainda há muito para jogar e não me parece que nada esteja já definido.
Aloísio
3:17
Tendo em conta as deslocações que o Benfica ainda vai ter de fazer, bem como, o facto de os jogadores que o FCP tinha lesionados voltarem, sinceramente acho que o FCP é o grande favorito à conquista do campeonato... basta o Benfica ter um deslize que a confiança vem por ali abaixo... dito isto, não considera que faria sentido apostar num 3-3-4, estilo Co Adriaanse? Diogo Costa, Pepe, Marcano e Fábio Cardoso, João Mário, Zaidu, Uribe, Otávio... na frente Taremi, Evanilson, Pepê e Galeno?
José Miguel Machado
3:21
Boa tarde, Aloísio. Bem, não consigo dizer que o FC Porto é o grande favorito quando está a oito pontos da liderança. Nem o grande, nem o pequeno. O favorito nesta altura é o Benfica, ainda que isso não signifique que vá ser o Benfica a ser campeão. Quanto à mudança tática, não me parece que mudar tudo nesta fase da época seja o melhor a fazer. O FC Porto tem rotinas com os sistemas mais utilizados por Sérgio Conceição e, não esquecer, que antes das duas derrotas seguidas vinha de 10 vitórias consecutivas. Além disso, a tática que sugere apenas acrescenta um central (Fábio Cardoso) e retira um médio (Eustáquio) ao onze mais utilizado por Conceição.
Guest
3:22
Esse Aloisio está mesmo falando serio?? 😆😆. A minha questão é a seguinte: O Porto está a 8 do Benfica e tem o Braga a 2 e o Sporting a 7.. será que a grande luta não vai ser pelo segundo lugar e não pelo primeiro!
José Miguel Machado
3:24
Olhando unicamente para a tabela, concordo que nesta altura a luta esteja mais acesa pelo segundo lugar do que pelo primeiro. Mas um jogo pode mudar tudo e, por vezes, um deslize de quem vai à frente pode ter consequências a nível psicológico. O Benfica tem sabido lidar com isso, mas ainda há 12 jornadas pela frente.
RF
3:27
Boa tarde, estando o Porto a 8 pontos do Benfica e tendo o Braga somente a 2 pontos do Porto e o Sporting a 7 a pergunta que coloco é: Será mais fácil ao Porto alcançar o primeiro lugar ou perder o segundo lugar para o Braga ou até mesmo para o Sporting? Muito Obrigado!!
José Miguel Machado
3:29
Olá, RF. Respondo o que disse acima, não consigo fazer esse tipo de futurologia. Não me parece sensato descontar o FC Porto da luta pelo título, da mesma forma que o Sp. Braga continua bem vivo na luta pelo 2.º lugar. Sobre o Sporting, fica a dúvida se a equipa vai conseguir a regularidade a nível de resultados que ainda não teve esta época. Só assim será possível ainda sonhar com o 2.º lugar.
André Gonçalves
3:36
O FCP tem de ir a Braga e a Luz
José Miguel Machado
3:37
Olá, André. Sim, verdade. E o Benfica termina a Liga em Alvalade, num dérbi que pode valer de muito ou não servir para nada, caso as distâncias atuais se mantenham. Ambas as equipas têm deslocações difícies, até porque com o aproximar do fim o grau de dificuldade de certos jogos pode aumentar.
Guest
3:37
O Porto perdeu o últimos 2 jogos. Uma terceira derrota consecutiva poderá desencadear uma crise?
José Miguel Machado
3:38
Desde que Sérgio Conceição chegou ao FC Porto esta série de duas derrotas seguidas só tinha acontecido uma vez. Isto diz muito da regularidade demonstrada pelo FC Porto nos últimos anos. E, obviamente, um terceiro desaire seguido traria um cenário de crise ao Dragão.
André Gonçalves
3:46
Jogo decisivo do campeonato: Rio ave - Benfica.. Caso SLB não perca pontos nesse jogo é campeão.. Caso perca tudo pode acontecer até pq a seguir recebe o FCP.. Por outro lado, o FCP seguir na champions pode ser mau para renovar o título.. Talvez fosse melhor ficar já pelo caminho.. A não ser que na próxima eliminatória existisse um SLB-FCP e além de garantir uma equipa portuguesa nas meias finais o FCP saísse vencedor também animicamente.. Mas para mim Rio Ave - Benfica, jogo decisivo
José Miguel Machado
3:49
Pode ser. Ou então não. O último jogo do Benfica em casa frente ao Boavista, por exemplo, foi bem complicado de resolver para as águias. E isto só nos mostra que em qualquer jogo as coisas se podem complicar e a teoria nestas coisas vale sempre o que vale. No próximo fim de semana vai visitar a Luz uma das equipas em melhor forma da Liga, que é o Famalicão... E depois é como diz, há o fator Champions, que pode funcionar como motivação extra mas também como cansaço acumulado.
Rodri
3:50
acha que o Porto tem capacidade para dar a volta na 2 mão com o Inter? Na minha opinião, apesar de achar que o Porto é mais equipa que o Inter e acho que o Inter tem melhores jogadores que o Porto, não vejo a equipa de sergio Conceição a conseguir operar a reviravolta dado as últimas exibições da equipa ainda para mais com a ausência já confirmada de Otavio
José Miguel Machado
3:51
Boa tarde, Rodri. O que nos mostrou a 1.ª mão é que as forças entre as equipas são muito similares. Admito que o Inter tenha nomes mais sonantes, mas enquanto coletivo não me parece que o FC Porto lhe fique atrás. E o jogo decisivo é no Dragão, onde se espera um ambiente eletrizante que pode ajudar a equipa a dar a volta. Vejo como perfeitamente possível o FC Porto seguir em frente na Champions.
Tiago
3:51
O porto se não vencer em Chaves encerra a luta pelo primeiro lugar, o Benfica perdeu 7 pontos até agora, 9 vitórias e um empate chegam para o titulo, ainda. Pode também empatar com Sporting, Porto e Braga que mesmo assim é campeão!
José Miguel Machado
3:52
Olá, Tiago. É um jogo de vitória obrigatória para o FC Porto, sem dúvida alguma. Perder ou empatar era hipotecar, quase em definitivo, o sonho de revalidar o título.
Guest
3:53
À medida que o campeonato avança e se aproxima do final, o ruído mediático em relação às arbitragens tem aumentado. Acha que ainda vai piorar? E que as arbitragens vão ter um papel decisivo no desfecho do campeonato?
José Miguel Machado
3:56
É inevitável. Creio que é um problema cultural, para o qual os árbitros também contribuem. A verdade é que tem havido decisões controversas e, quando assim é, há sempre quem apoie e critique consoante a cor que defendam. Com o aproximar do final, é natural que tudo piore. Mas espero, sinceramente, que não haja influência decisiva das arbitragens no futuro campeão.
4:03
O nosso tempo terminou. Em breve voltaremos a encontrar-nos e, até lá, continuem a acompanhar toda a atualidade desportiva no site do Record.
Conectando…