You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
O regresso de João Sousa aos títulos
desenvolvido porJotCast
Armando Turista
4:26
Boa tarde senhor José Morgado! Um prazer ver o ténis a ser discutido novamente neste fórum. Indo diretamente ao tópico da discussão, o que é que entende que o João Sousa poderá fazer para subir ainda mais no ranking este ano. Alguma pancada em específico ou trata-se essencialmente duma questão mental de forma a manter a consistentência do seu jogo ao mais alto nível?
Cumprimentos de um tenista dos tempos livres!
José Morgado
4:27
O João é, nesta altura, um jogador feito (a caminho dos 33 anos) pelo que não creio que ele vá fazer grandes alterações técnicas (e táticas) ao seu jogo. É tudo uma questão de continuar a trabalhar bem e manter o nível das últimas semanas. Para subir no ranking há que ganhar encontros e acredito que ele aproximará o top 50 nos próximos meses, até porque defende poucos pontos.
José Carlos
4:27
O João tem possibilidades reais de ganhar um atp 500 este ano?
José Morgado
4:28
Já atingiu quartos-de-final no passado. Tudo depende do momento de forma e muitas vezes também do quão fortes estão os torneios. Por exemplo, o ATP 500 do Dubai (que o João joga dentro de duas semanas) é muito mais forte do que o de Hamburgo (em julho)...
Leonel
4:35
Qual acha que é a melhor superfícia para o João? E porquê que o João foge tantas vezes à esquerda?
José Morgado
4:36
Os resultados dizem que é o piso rápido, especialmente em condições de alguma altitude em que não é necessário tanta força para meter a bola a andar. O João tem na direita a sua maior arma e por isso foge mais à esquerda, mas é nas semanas em que ele está a bater melhor esquerda que acaba por se soltar mais...
ana
4:42
Boa tarde José Morgado. Tenho lido o que tem escrito sobre o João Sousa, o calvário que passou e o facto de ter mantido a ligação ao seu treinador. Mas pergunto-lhe. Tal como aconteceu com outros tenistas, por exemplo com Rafael Nadal, que deixou de ser treinado pelo tio, não seria melhor o João Sousa cortar essa ligação de muitos anos com o Frederico Marques? É que por vezes não se faz por mero comodismo. Será esse o caso?
José Morgado
4:43
Não creio que seja o caso e acho que este título é a prova de que, mais do que comodismo, a continuidade desta relação baseou-se no facto de o João acreditar que mais nenhum treinador o ajudaria a sair do 'buraco' como o Frederico conseguiu. Para além disso, no caso do Nadal foi o tio Toni que quis deixar de viajar. A separação deu-se num ano em que o Rafa acabou número 1 do Mundo e não teve nada a ver com questões desportivas.
Nuno Martins
4:53
Boa Tarde José,

Considero que o problema do João Sousa reside sobretudo na dificuldade mental que tem para manter o serviço quando serve a 4-5 ou mesmo para fechar com break acima, 5-4.

Que acções é que o João pode tomar/fazer para melhorar esta questão mental?
José Morgado
4:54
A grande maioria dos jogadores tem dificuldades em servir e jogar tão bem em situações de pressão no marcador. Penso que com o passar dos anos ele vai lidando melhor com esse tipo de situação graças à experiência adquirida...
Leonel
4:54
Acha que o João deveria apostar tb na variante de pares de uma forma mais regular e com um parceiro de nível como fez o Herbert por exemplo? Não teria bons resultados?
José Morgado
4:55
Sim, o João já mostrou que pode ser um dos melhores jogadores do Mundo de pares (foi top 30) e em alguns anos tentou fixar uma dupla, mas não é fácil porque a prioridade do português continuam a ser os singulares.
Jesuíno
4:57
Será ainda possivel a João Sousa ser um Top 50?
José Morgado
4:58
Sem dúvida. É um objetivo real para os próximos meses, tendo em conta que defende poucos pontos!
5:19
Obrigado a todos. Até à próxima.
Conectando…