You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Pedro Adão e Silva
desenvolvido porJotCast
Pedro Adão Silva
2:17
Boa tarde, mesmo sem futebol em campo, no próximo par de horas, estarei por aqui a conversar sobre o nosso Benfica (mas não exclusivamente). Vão enviando perguntas que, entre o trabalho, procurarei responder. Abraços
n1c0
2:23
Boa tarde, gostaria de saber qual será a posição do Benfica na eventualidade do campeonato não se concluir. O que acha que deve acontecer em relação à definição de um campeão, competições europeias, subidas e descidas. Obrigado.
Pedro Adão Silva
2:35
tudo deve ser feito para que se conclua o campeonato. se tal não for possível, as competições devem reiniciar-se com os mesmo clubes que as disputaram na temporada atual. contudo, se, por ex. o incumprimento financeiro do Aves for dado como comprovado e não estiver relacionado com a Covid-19, o Aves deve ser excluído (não me choca que o Nacional, nesse caso, suba).
não deve ser apurado nenhum campeão (acho a questão, aliás, no atual contexto bastante irrelevante -- se o critério fizesse do Benfica campeão, não celebraria o título e continuaria em busca do 38!), contudo, julgo que a classificação atual deveria servir para escolher quem disputa as competições europeias (com uma nuance - até para equilibrar a capacidade competitiva de todos os clubes nos próximos tempos - deveria ser encontrado um mecanismo para distribuir os prémios de entrada na fase de grupos). aliás, julgo que a UEFA deveria trabalhar em algum tipo de auxílio financeiro aos clubes, baseado numa distribuição do dinheiro Champions.
Albiino Ferrer
2:38
Senhor Prof. Adão e Silva,
Será que desta pandemia resultará a aprendizagem coletiva de que o desporto profissional é somente um divertimento, tendo um caráter claramente não essencial para a vida de um país e, como tal, a profissão de futebolista, por exemplo, é, na realidade, infinitamente menos importante do que a de cantoneiro de limpeza, ou motorista de pesados?
Pedro Adão Silva
2:40
Caro Albino, não desvalorizo mesmo nada o papel do futebol nas nossas sociedades e, para mim, está longe de ser uma questão menor. todas as profissões têm a sua importância. mas discordo que o futebol seja "somente um divertimento". é também um lugar de pertença identitária e permite-nos um reencontro com emoções que não temos nas nossas profissões. abraço
João Dantas
2:40
Boa tarde Pedro,
Pedro Adão Silva
2:40
Boa tarde João, e viva o velho e saudoso 3º anel!
BenficaÉmaisQueTudo
2:42
Boa tarde, antes demais deixe-me felicitá-lo pela forma séria e imparcial mesmo não escondendo o seu Benfiquismo, com que costuma fazer os seus comentários sobre futebol . A minha Questão é a seguinte, acha que devido à má gestão financeira do FCP, que se vê num buraco financeiro como não há memória, tendo vivido nos últimos anos largamente acima das suas possibilidades e devido à incompetência e inexperiência a todos os níveis por parte dos responsáveis do Sporting, que estão sempre a dar tiros nos próprios pés com compras descabidas, despedimentos/indemnizações  etc, o Benfica poderá dominar por completo o futebol Português, nos próximos anos ? Cumprimentos e Saudações Benfiquistas :)
Pedro Adão Silva
2:44
Dominar por completo tornaria tudo um pouco desinteressante. mas, sim, o Benfica tem tomado opções que o protegem relativamente de choques como aquele que estamos a enfrentar. Mas é, também, um equívoco pensar que atravessaremos incólumes este momento. abraço
Guest
2:44
Boa tarde ilustre benfiquista Pedro Adão e Silva. O que pensa de mais uma época com um planeamento desastroso por parte da estrutura?
Pedro Adão Silva
2:45
tenho de facto dificuldade em compreender a forma como esta temporada foi planeada. Perdemos dois jogadores fundamentais na ligação do jogo atacante e decisivos (Jonas e J. Félix) e acumulámos contratações com o perfil próximo do avançado que ficou (Seferovic). é preocupante que, uma vez mais, tenhamos desperdiçado um contexto ideal para impormos a nossa hegemonia. custa, de facto, a entender.
QuimFTR
2:45
Pedia-lhe um comentário aos 5 milhões de problemas de Zivkovic. O que é que poderia ter sido feito de maneira diferente?
Pedro Adão Silva
2:47
O Zivkovic é um jogador de grande potencial. Por motivos que desconheço, não cumpriu o que prometeu. Como não sei como é que treina e qual tem sido o seu comportamento, não sei se poderia ser diferente. mas não tenho dúvidas, do ponto de vista da qualidade individual, é dos melhores do plantel.
Guest
2:47
se nao for possivel retomar o campeonato, o Benfica deve ser dado como campeao da epoca 2019/2020?
Pedro Adão Silva
2:48
não. se não for possível retomar o campeonato, não deverá haver campeão. é, aliás, o menor dos problemas. como benfiquista, não celebraria este campeonato.
joao
2:48
Boa tarde, caso haja um cancelamento do campeonato haverá cortes nos salários dos jogadores?
Pedro Adão Silva
2:49
é uma inevitabilidade, mas o sindicato dos jogadores tem tido uma postura muito construtiva e aberta a negociações. tivessem os clubes a mesma atitude. como se vê pelos casos que decretaram o lay-off de forma unilateral, não é assim.
João Dantas
2:49
como vês a relação competitiva entre Benfica e porto, pre e pos covid19 em termos financeiros e desportivos? A hegemonia do Benfica existe mesmo? Se sim, é expectável que seja reforçada nos próximos anos?
Pedro Adão Silva
2:50
para mim, o Benfica é sempre hegemónico. de tal forma que preocupo-me pouco com os outros. se tomarmos as opções certas, do ponto de vista estratégico, financeiro e desportivo, vamos ganhar mais. não tem sido sempre o caso.
Guest
2:50
Boa tarde ilustre benfiquista Pedro Adão e Silva. Qual a sua opinião sobre mais um planeamento de época desastrado? Não será altura de dar um novo rumo ao clube? Urge o aparecimento de alternativas credíveis à presidência. Que tal avançar? Saudações benfiquistas.
Pedro Adão Silva
2:59
concordo. e estou convencido que, na altura, certa, o Benfica encontrará alternativas credíveis. há ciclos que mesmo tendo sido fundamentais, devem ser encerrados. aliás, alterar o estatutos para limitar mandatos e remunerar o presidente são condições necessárias para que essa alternativa surja. o Benfica é um clube popular e democrático, pelo que não se pode limitar o direito de ser presidente a quem tem recursos financeiros para exercer o cargo.
Guest
2:59
Escrevo apenas para dar forças ao Benfica quando o campeonato retomar. Entretanto, deixe me dizer q o nosso Benfica me parece  muitas dificuldades de conviver com a vantagem. Não foram poucas as vazes q o Benfica levando o vantagem confortável se deixou alcançar e ultrapassa, particularmente pelo FCP.  Recordo me e com muita mágoa aquela derrota no porto na altura do Jorge Jesus e também no campeonato de 2018/19 aquela derrota no estádio da Luz do golo marcado por Herrera.
Pedro Adão Silva
3:00
é difícil de aceitar que o Benfica tenha delapidado a vantagem que chegou a ter. o problema é que a explicação para isso está, também, na forma como a época desportiva foi preparada
Guest
3:00
Para quando o Benfica comparar um treinador a sério e com ambição!? O benfica não têm treinador desde que o JJ saiu. O benfica é a vergonha da Europa. Para quando um treinador a sério? O lage e o Vitória são muito fracos táticamente e tecnicamente ambos não têm qualquer tipo de d ambição.
Pedro Adão Silva
3:01
discordo. acho que o que o Bruno Lage fez o ano passado só estava ao alcance de um grande treinador. porventura, este ano deveria ter sido mais exigente no planeamento da época.
Antonio TA
3:01
Pensa candidatar-se nas próximas eleições no Benfica?...
Pedro Adão Silva
3:02
a resposta é mesmo fácil: não. até porque vivo do meu trabalho e para ser presidente do Benfica, já que o cargo não é remunerado, é preciso ser rico ou pensionista. convenhamos que estreita muito a base de recrutamento. é um erro.
Miguel
3:06
Gostaria de saber se pensa em concorrer às eleições no Benfica agora ou no futuro? Tem isso em mente? O que pensa de LFV? Obrigado
Pedro Adão Silva
3:10
não, não penso. acho que o Benfica de hoje tem pouco ou nada a ver com o Benfica de há 20 anos. Esta direção, assim como a anterior, liderada por Vilarinho, desempenhou um papel decisivo na recuperação e modernização do clube.O Benfica tem tomado as opções estratégicas certas, mas tem um estilo de governação que não é compatível com o profissionalismo que advoga para si próprio. Tudo tem um tempo e o tempo da mudança aproxima-se.
Paulo Tomás Neves
3:10
Face ao ensinamentos económicos desta pandemia (e não só, por exemplo tendo por inspiração o modelo da NBA) pensa que a imposição de um tecto salarial será uma medida possível ou provável no seio da FIFA?
Pedro Adão Silva
3:12
é um bom tema e que deve ser discutido. pode aliás ajudar a equilibrar as diferenças entre clubes europeus e a ajustar o futebol a outra realidade financeira. em todo o caso, só faz sentido introduzir tectos salariais se forem por clubes (como acontece na NBA) e com tectos tb nas cláusulas de rescisão. duvido, contudo, da capacidade das instituições que regulam o futebol para desenhar um sistema coerente.
António Da Silva Pinto
3:13
Boa tarde Pedro, o que faz pelo Benfica?
Pedro Adão Silva
3:15
sou sócio há mais de 40 anos (8001), pago as minhas quotas e dos meus filhos, assim como três redpass. sofro também muito pelo clube desde que me conheço. infelizmente, não tenho talento nem para jogar, nem para treinar, pelo que não me é permitido fazer mais nada.
António Da Silva Pinto
3:18
Obrigado pela sua resposta, já agora, acha que o Rui Gomes da Silva seria um bom candidato?
Pedro Adão Silva
3:18
acho que o Benfica ganha em ter eleições disputadas e vários candidatos. mas Rui Gomes da Silva não será o meu candidato.
José
3:19
Será que este tempo de pandemia pode ser uma boa oportunidade para finalmente termos um futebol mais respirável, com menos polêmicas e mais qualidade dentro do campo? E um campeonato mais limpo, pondo de lado todos os arranjinhos e subterfúgios que têm sido usados há décadas, numa lógica de vale tudo, até agora completamente impune?
Pedro Adão Silva
3:20
gostava que isso acontecesse, mas não acredito que aconteça. as crises normalmente só pioraram as coisas e, ao contrário do que é dito, não são uma oportunidade para nada.
Guest
3:20
Boa tarde, se pudesse escolher um jogador (tendo em conta a situação atual e a capacidade financeira do nosso glorioso) para complementar a equipa para a próxima temporada, quem seria o sortudo?
Pedro Adão Silva
3:20
fácil: o Bernardo.
José Maria
3:20
Boa tarde. Enquanto benfiquista ler artigos como o recente do New York Times é algo que me preocupa. Como vê os impactos dos casos de corrupção em que estamos envolvidos na imagem do Benfica? e valerá a pena conquistar titulos nestas condiçoes? têm o mesmo sabor. confesso algum desencanto. Saudações.
Load More Messages
Conectando…