You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Pedro Ponte responde aos leitores
desenvolvido porJotCast
Pedro Ponte
4:13
Boa tarde a todos!

Estarei deste lado na próxima hora para responder a todas as questões sobre a final do Euro'2020, entre Itália e Inglaterra.
André
4:18
Apostaria em algum sistema táctico "surpresa" ou acha que os treinadores irão manter a sua matriz?
Pedro Ponte
4:20
Boa tarde, André.

Não me parece que vá haver surpresas, sinceramente. A fórmula que Itália e Inglaterra têm utilizado tem funcionado em pleno. De um lado, Chiesa e Insigne a assumirem o tal papel de protagonistas. Do outro, Sterling como maior ameaça e Kane sempre à espera de uma oportunidade. Creio que as chaves do jogo passarão muito por aqui.
André 2
4:22
Como avalia a possibilidade de Harry Kane poder superar Cristiano Ronaldo na lista de melhores marcadores? Acha provável ou difícil?
Pedro Ponte
4:24
Bem, não podemos dizer que é impossível Harry Kane fazer dois golos... Ou mesmo Sterling fazer um hat trick (ainda que isso seja já mais improvável). Mas se Ronaldo terminar no topo dos melhores marcadores será talvez a única coisa positiva no percurso de Portugal no Euro'2020.
JP
4:26
Sendo a Inglaterra a "favorita" por jogar em casa. Espera uma Itália mais expectante como fez contra a Espanha ou tentará ser "mandona" como o fez até esse jogo?
Pedro Ponte
4:27
Boa tarde!

Não apontaria a Inglaterra como favorita, muito sinceramente... A forma como a Itália tem dominado praticamente todos os jogos - à exceção desse, com a Espanha - faz com que acredite que até seja um pouco mais favorita, apesar de jogar em Londres. Acredito que até poderá ser o contrário, com a Itália a ter mais bola e a Inglaterra a aproveitar mais as saídas rápidas para o ataque.
eduardo
4:27
Qual é o favorito na sua opinião? Ingleses um bocado confiantes (e arrogantes) demais?
Pedro Ponte
4:29
Boa tarde, Eduardo.

Na resposta anterior já falei sobre isso. E concordo com essa análise, creio que os ingleses estão demasiado confiantes...
MÁRIO DA SILVA JESUS
4:29
Boa Tarde, Senhor Pedro Ponte, Jogando no seu Estádio do Wembley em Londres, será que a Inglaterra, será capaz de bater a Itália, e sagrar-se campeã da Europa?
Pedro Ponte
4:30
Boa tarde, Mário!

Capaz, sim, claro que é. Mas não será tarefa fácil se a Itália se apresentar no melhor nível. Os ingleses jogam em casa, é verdade, mas numa final isso não conta muito. Portugal que o diga.
silva
4:30
boa  tarde pedro quem e o teu favorito
Pedro Ponte
4:30
Boa tarde!

Não vou torcer por nenhuma seleção em particular, mas acredito que vai cair para a Itália, por tudo o que já disse nas respostas anteriores.
Bruno Quebra
4:30
Boa tarde. Quem você acredita que é favorito a ganhar o prêmio de melhor jogador do torneio?
Pedro Ponte
4:32
Boa tarde, Bruno!

Se ganhar a Itália, acredito que o prémio vá para Chiesa. Se vencer a Inglaterra, para o Sterling.
Guest
4:32
Se a Inglaterra for campeão será um justo campeão? Digo isto face ao percurso de adversários considerados de menor valor
Pedro Ponte
4:34
Um campeão é sempre um justo campeão. No Euro'2016, o adversário mais temível que Portugal defrontou até à final foi a Croácia. E depois a Polónia. Num percurso que teve ainda jogos com Islândia, Áustria, Hungria e País de Gales. Foi injusta, a vitória de Portugal? Aqui é exatamente o mesmo...
JP
4:34
Se tivesse que apostar num jogador surpresa que poderá resolver a final, quem seria? (Ou seja, tirando os prováveis chiesa, insigne, Kane ou Sterling)
Pedro Ponte
4:35
Como acredito que vá cair para a Itália, arriscava uma vitória decidida por Barella. Do outro lado, Mount também pode aparecer nos momentos decisivos para resolver.
João Pedro Costa
4:56
Olá Pedro, parabéns pelo trabalho! A minha pergunta é a seguinte: Não acha que o Gareth Southgate tem sido mais Fernando Santos que o próprio Fernando Santos? Um técnico super-defensivo, sem saber aproveitar todo o talento que tem entre os jogadores?
Pedro Ponte
4:59
Boa tarde João, e obrigado!

Boa pergunta... Não diria que Fernando Santos é um técnico super-defensivo, apesar de algumas decisões mais conservadoras. Mas sim, Southgate fez algo no último jogo que me incomodou. Marcou o segundo golo à Dinamarca e tirou um médio para colocar um defesa...
Guest
5:00
Inglaterra está a fazer o mesmo que no mundial de 1966. Está a ser levada ao 'colo' e ter decisões favoráveis. Tal como no penalti contra a Dinamarca. Não acha?
Pedro Ponte
5:01
Boa tarde!

'Levada ao colo' é uma expressão forte, mas é verdade que tem havido algumas decisões estranhas. A seleção inglesa foi das que menos viajou neste Europeu e depois tem a benesse de tanto as meias-finais como a final serem jogadas em Londres. O próprio presidente da UEFA já assumiu que este Europeu em várias cidades não foi a ideia mais brilhante...
Jorge Miguel
5:01
Como é possível o VAR da final ser o mesmo que apitou o Inglaterra-Dinamarca?
Pedro Ponte
5:02
Boa tarde, Jorge.

A UEFA é muito conservadora na questão do VAR. Se reparar, não houve praticamente nenhuma decisão de um árbitro principal anulada pelo VAR nos jogos do Europeu. E essa decisão mostra que, para a UEFA, aquele penálti foi bem assinalado. É muito discutível.
5:03
Chegámos ao final da nossa conversa. Obrigado pelo vosso tempo e pelas vossas perguntas. E aproveitem a final!
Conectando…