You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Pergunte o que quiser sobre o Famalicão-Sporting
desenvolvido porJotCast
Vítor Almeida Gonçalves
4:01
Boa tarde. Bem-vindos ao Record! Na próxima hora estarei disponível para as vossas perguntas sobre o Famalicão-Sporting. Vamos a isto!
Pote
4:01
Por quantos é que o Sporting vai ganhar hoje? Acha que vai repetir o resultado de Guimarães ?
Vítor Almeida Gonçalves
4:02
Percebo o otimismo da pergunta, porque o Sporting, de facto, está a atravessar um bom momento, mas n
mas não me parece que a questão deva ser colocada dessa forma.
4:03
O Sporting vai ter um dos jogos mais difíceis da época. Apesar de não estar tão bem como na época passada, o Famalicão tem de ser respeitado. Além disso, no último jogo o Sporting sentiu algumas dificuldades para vencer o Moreirense. Quando não marca cedo, o jogo torna-se mais complicado. Rúben Amorim alertou para isso mesmo na última conferência de imprensa. O Sporting é favorito mas não creio que se possa prever uma goleada.
Pote
4:08
Boa tarde, aparentemente Antunes vai substituir N.Mendes, na sua opinião o que pode trazer de diferente á equipa?
Vítor Almeida Gonçalves
4:12
Boa tarde. Antunes é um jogador experiente, que trará maior segurança defensiva do que Nuno Mendes, embora menor capacidade de apoiar o ataque. Têm características diferentes mas o essencial é a ideia de jogo de Rúben Amorim, e a capacidade de a interpretar em termos coletivos. O Antunes, pela carreira que tem, estará mais do que à altura, mesmo sabendo que Nuno Mendes é um dos jogadores mais talentosos deste Sporting.
Hugo Sousa
4:12
Será que podemos esperar um jogo mais fácil para o Sporting relativamente à época passada?
Vítor Almeida Gonçalves
4:16
Olá Hugo. Teoricamente, sim. Mas é difícil fazer essa análise sabendo que as circunstâncias de cada jogo, o momento da época, os protagonistas, até os treinadores (pelo menos do lado do Sporting) são diferentes da época passada. O Sporting neste momento é líder do campeonato. Em fevereiro quando perdeu 3-1 em Famalicão estava no 4.º lugar. O Famalicão naquela altura era 6.º e uma das equipas-sensação da Liga; agora é 10.º e tem tido um início de época irregular. Portanto, resumindo, diria que teoricamente sim, será mais fácil para o Sporting, mas o que conta é a abordagem a este jogo, é isso que fará a diferença, para o bem ou para o mal.
Vitor
4:17
Amorim falou que é Sporar e mais 10. Porquê se existem outros jogadores mais importantes na equipa?
Vítor Almeida Gonçalves
4:22
Olá Vitor. Penso que ao dizer isso Rúben Amorim teve dois objetivos: em primeiro lugar, deixar claro que confia no jogador; em segundo, fazer passar essa mensagem para fora. A análise ao rendimento dos jogadores é feita sempre em função do momento, mas lembro que há um mês muitos eram da opinião que Sporar tinha de ser titular, ponto. Hoje a opinião dominante acha o contrário, mas sinceramente não vejo porquê. O Sporar é o único ponta-de-lança de raiz do plantel em condições de jogar, porque Luiz Phellype ainda não está recuperado. Jovane está lesionado. Tiago Tomás pode fazer o lugar mas não é tanto um jogador de área como Sporar. É verdade que há jogadores mais influentes mas isso não retira importância estratégica ao Sporar, do ponto de vista de Rúben Amorim. Os golos acabarão por aparecer. E pouco importa quem os marca. É essa a lógica de uma equipa, desde que cada um faça o seu trabalho dentro de campo.
Guest
4:22
Boa tarde. Há algum desfalque por conta da COVID-19?
Vítor Almeida Gonçalves
4:25
Boa tarde. Não há nenhum jogador do plantel principal infetado nesta altura. Gonzalo Plata esteve infetado mas já está a treinar. Não foi convocado por falta de condição física. O Ristovski não faz parte do plantel. Teve Covid-19 e continuava até ontem na Macedónia. Geny Catamo também esteve infetado mas já voltou à Academia. Também trabalha com a equipa principal pontualmente mas não é do grupo.
Luis
4:25
Boa tarde, na sua opinião porque razão Pedro Gonçalves, sendo um dos melhores jogadores do campeonato e o melhor marcador com 9 golos, não é titular nos Sub-21, nem tão-pouco é chamado para observação á Selecção A?
Vítor Almeida Gonçalves
4:29
Olá Luis. Creio que já respondi a essa pergunta em fóruns anteriores. Tem muito a ver com as dinâmicas de cada equipa e com a estratégia para determinado jogo. O Pedro Gonçalves é um dos jogadores mais utilizados no Sporting. Nos sub-21 haveria sempre a necessidade de gerir esse desgaste, mas penso que a razão principal de ele não ter sido titular serão questões estratégicas. Quanto à Seleção A, tenho a certeza de que ele já está a ser observado por Fernando Santos. Aliás, a lógica das equipas nacionais aponta para isso. Qualquer jogador convocado para os sub-21 está na lista de observação de Fernando Santos. A primeira chamada é apenas uma questão de oportunidade e de momento. O Pedro Gonçalves, a manter o nível que tem vindo a mostrar, terá a sua oportunidade.
Vitor
4:29
O Sporting consegue comprar 100% do passe do Pote? Existe um valor previsto para essa situação?
Vítor Almeida Gonçalves
4:32
O Sporting já tem 100% do passe do Pote. Aqui pode parecer mera questão de pormenor mas o negócio foi feito de outra forma. O que o Sporting não tem é o direito a 100% de uma futura venda. O Famalicão tem 50% desse valor. Como nós já noticiámos no Record, o Sporting e o Famalicão já têm mantido contactos exploratórios sobre o assunto. O Sporting está interessado em ficar com o direito a 100% da venda mas para isso, obviamente, terá de compensar o Famalicão. Tendo em conta que Pedro Gonçalves está a valorizar-se, não será fácil, mas os clubes têm boas relações e penso que será possível um entendimento que, no limite, será sempre bom para todas as partes. Se não houver um acordo, o Sporting não venderá o jogador e o Famalicão não encaixará qualquer valor. São processos sempre demorados, porque são necessárias muitas conversas e, eventualmente, outras contrapartidas, mas creio que é possível esse acordo,
André
4:34
Boa tarde, considerando que o Sporting vence as três partidas que faltam até ao final deste ano considera que fica ao nível do Benfica e Porto no favoritismo para vencer o campeonato?
Vítor Almeida Gonçalves
4:38
Boa tarde André. Se o Sporting ganhar os três jogos da Liga em falta até ao final do mês (Famalicão, Farense e Belenenses SAD) terá precorrido praticamente um terço do campeonato e terá, pelo menos, os 4 pontos de vantagem atuais. Não me parece que altere muito em relação a uma candidatura ao título, porque neste momento, assumindo ou não essa candidatura, o Sporting já é candidato. Agora, percebo o que pergunta: se será tão candidato como Benfica e FC Porto? O que determina isso são os resultados e o Sporting tem de provar o estatuto a cada jornada. A nível de orçamento nunca será tão candidato. Mas a nível de rendimento, nesta altura, até é mais favorito, porque está a jogar melhor. O primeiro jogo de 2021 será com o Sp. Braga e esse sim será um grande teste, já numa fase mais adiantada da Liga, após o empate 2-2 com o FC Porto.
Guest
4:38
Quais são os onzes prováveis para o Famalicão x Sporting?
Vítor Almeida Gonçalves
4:41
Estamos a pouco tempo de conhecer os onzes oficiais. No Sporting, a principal alteração será a troca de Nuno Mendes por Antunes. Há outras possibilidades para lateral-esquerdo, como o Borja e o Nuno Santos. Além do Nuno Mendes, não pode jogar por lesão o Jovane Cabral. Plata não foi convocado. No  Famalicão já se sabe que João Pedro Sousa não poderá contar com Guga, que testou positivo à Covid-19, nem com Dyego Sousa, que deixou o clube. Vaná e Diogo Queirós também estão fora e Rúben Lameiras estava em dúvida.
4:42
Famalicão: Luiz Júnior, Herrera, Babic, Riccieli, Gil Dias, Gustavo Assunção, Iván Jaime, Pereyra, Robert, Valenzuela e Trotta.
4:43
Sporting: Adán, Neto, Coates, Feddal, Porro, Antunes, Palhinha, João Mário, Nuno Santos, Pote e Sporar.
Sigam  direto do jogo no site do Record!
MÁRIO DA SILVA JESUS
4:43
Boa Tarde, Senhor Vítor Almeida Gonçalves, não há jogos ganhos com antecedência...mas decerto que o favoritismo vai todo para o Sporting. Com o devido respeito para o FC Famalicão, Os meus cumprimentos.
Vítor Almeida Gonçalves
4:44
Boa tarde, Mário. Concordo consigo. Como já disse antes, o Sporting terá de provar esse favoritismo em campo. É um dos jogos mais difíceis até agora para o Sporting. Vem depois de uma vitória complicada sobre o Moreirense. É um momento importante da época também. Veremos que tipo de resposta dará o Famalicão.
Gonçalo
4:45
Boa tarde, não acha que Nuno Santos seria uma melhor alternativa a jogar no lugar de Nuno Mendes do que o Antunes? Ele que no Rio Ave jogou algumas vezes naquela posição e parece-me bem mais competente que Antunes que ,de facto, está a mostrar que foi uma má contratação da direção
Vítor Almeida Gonçalves
4:46
Olá Gonçalo. O Antunes ainda jogou muito pouco. Parece-me cedo para concluir que foi uma má contratação. Quanto ao Nuno Santos a fazer todo o corredor, é uma das possibilidades, mas tem de pesar o que o Sporting perderia no ataque. O Nuno Santos nesta altura é um dos jogadores mais importantes do Sporting no ataque. Na minha opinião, faz mais falta como extremo do que como ala esquerdo. Mas dependerá da estratégia que Rúben Amorim utilizar.
Luís
4:46
Podemos esperar o Quaresma como titular hoje?
Vítor Almeida Gonçalves
4:47
Não me parece. O Eduardo Quaresma terá de ser paciente para reentrar na equipa. O Neto tem estado a corresponder. O mais importante para o Eduardo Quaresma, assim como para o Gonçalo Inácio, é treinarem bem todos os dias para estarem prontos a jogar se forem chamados.
pastis51
4:47
Boa tarde Vitor! Serà desta vêz que vai chover em Alvalade,para acabar com a séca, que jà dura quase ha 20 anos ?
Vítor Almeida Gonçalves
4:50
A chuva é como o sol: quando nasce, é para todos. Ou pelo menos, devia ser. O Sporting está a fazer um trabalho sério de reconstrução de um projeto desportivo. Não se faz num estalar de dedos. Mas ganhar também não se faz num estalar de dedos. O FC Porto e o Benfica têm projetos mais consolidados. Têm vantagem deste ponto de vista. Mas o Sporting está a construir a sua identidade e tem capacidade para lutar pelo título. Está a mostrar isso mesmo.
Luis
4:50
Respeito a sua opinião sobre tratar-se de um jogo difícil, como são todos da Liga, mas pare-me que mais difíceis eram os jogos em Paços de Ferreira e Guimarães e o Sporting passou com distinção.
Vítor Almeida Gonçalves
4:53
Paços de Ferreira e Guimarães são deslocações tradicionalmente difíceis, mais até Guimarães. Estamos sempre a falar num plano teórico, mas Famalicão não é das mais difíceis só pelo adversário, é também pelo momento da época. O Sporting vai jogar para manter a liderança, a pressão exterior aumenta a cada jornada que passa, em função da cobrança da crítica e da expectativa dos adeptos. Concordo que o Sporting passou com distinção, sobretudo em Guimarães.
Entretanto, já há equipas oficiais...
Antunes será titular.
Luís
4:54
Além de lançar jovens, ter um sistema táctico que não abdica e do seu discurso (assertivo e sóbrio), que outros pontos fortes tem Rúben Amorim, que os comuns adeptos ainda não viram e se acha que o sporting pode ser campeão com ele?
Vítor Almeida Gonçalves
4:57
Luís, o ponto mais forte de Rúben Amorim e da sua equipa técnica é a capacidade que têm mostrado para tirar rendimento dos jogadores. Pode parecer óbvio o que eu estou a responder, mas não há nada mais importante do que isto. A competência de um treinador, independentemente dos métodos, dos sistemas táticos e do discurso, mede-se pelos resultados e pelo rendimento das equipas. Quando as equipas ganham, o treinador é bom. Quando perdem, não serve. É uma lógica demolidora, mas é o futebol. Rúben Amorim tem mostrado ser um bom líder e um técnico competente. Enquanto mantiver esta capacidade de manter o grupo motivado e a render, teremos de acreditar que pode ser campeão no Sporting.
5:00
Caros leitores, obrigado pelas vossas perguntas. Voltem sempre ao Record a acompanhem o direto do Famalicão-Sporting no nosso site! Até à próxima
Conectando…