You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Pergunte o que quiser sobre o FC Porto-Benfica
desenvolvido porJotCast
Rui Dias
6:11
Boa tarde, o meu nome é Rui Dias e estou à vossa disposição para responder a questões sobre o FC Porto-Benfica.
MÁRIO DA SILVA JESUS
6:13
Boa Noite, Senhor Rui Dias. Devido ao facto de neste momento o FC Porto, estar "bem", perante um Benfica, muito mal. Não havendo jogos ganhos com antecedência, neste momento o Porto, tem alguma vantagem. Os meus cumprimentos.
Rui Dias
6:16
Olá Mário. Concordo consigo relativamente ao momento das duas equipas mas a isso é preciso acrescentar a qualidade superior de uma e de outra. Pela história, o FC Porto é favorito - em 86 jogos para o campeonato, o Benfica só venceu 14 no terreno portista. Olhando para o futuro, o potencial da equipa do Benfica indica-nos que, um dia destes, conseguirá atingir um nível superior. Tudo pode acontecer, é verdade, com vantagem do FC Porto em termos de favoritismo. Grande abraço.
Guest
6:20
Boa noite qual seria os onzes de FC Porto e de Benfica
Rui Dias
6:25
A equipa apresentada como provável do FC Porto é a seguinte: Marchesín; Nanú, Mbemba, Pepe e Zaidu; Corona, Sérgio Oliveira, Uribe e Luis Díaz; Marega e Taremi. Sem Otávio, parece a mais óbvia, com alguns inconvenientes: deixa Diogo Leite de fora. Para compatibilizar Mbemba, Pepe e Diogo, Nanú poderia ser sacrificado. Como? Com Mbemba a jogar como lateral-direito ou utiliando três centrais, hipótese que julgo ser mais problemática.
6:29
Em relação ao Benfica, a equipa provável tem sido a seguinte: Vlachodimos; Gilberto, Otamendi, Vertonghen e Grimaldo; Weigl, Pizzi, Rafa e Everton; Waldschmidt e Darwin. Creio que a única dúvida se prende com a utilização de Waldschmidt. Mesmo se quiser jogar em 4x4x2, Jorge Jesus pode fazê-lo com maior tração atrás e colocar Gabriel ao lado de Weigl, soltando Pizzi para o apoio a Darwin. Fazendo-o, a equipa pode apresentar-se em 4x2x3x1. Acredito que seja essa a opção. Veremos.
Guest
6:29
As duas equipas estão com o mesmo número de pontos, não percebo que se diga que uma está bem e a outra muito mal. Ambas têm bons e maus momentos durante os jogos... Que se diga que se esperava mais do Benfica tudo bem, ainda percebo, daí a minha pergunta... Porquê esta dualidade de critérios?
Rui Dias
6:35
É verdade que as equipas têm o mesmo número de pontos na Liga. Mas isso não as coloca necessariamente lado a lado. O Benfica foi eliminado da Champions e perdeu o duelo da Supertaça; o FC Porto tem cumprido os objetivos, com uma presença europeia muito interessante. E depois há as expectativas: no início da época, o Benfica apresentou-se como mais sério candidato ao título, investindo milhões no plantel e num enorme treinador, com história no clube. Daí dizer-se que o Benfica tem desiludido mais do que o FC Porto. Embora tendo os mesmos pontos.
Guest
6:35
O Porto sem Otávio, quem deverá fazer a posição de médio avançado mais central no terreno, Corona, Lúis Diaz ou Marega?
Rui Dias
6:41
Em termos posicionais não me parece que Sérgio Conceição coloque alguém como médio mais avançado, apesar de essa ser uma zona com algumas vulnerabilidades para o Benfica. Esse jogador pode ser Corona ou Luis Díaz, com movimentos interiores, mas não parece crível que para lá de Marega e Taremi o FC Porto apresente um criativo mais fixo nas costas. O FC Porto sabe que este é um jogo em que pode atacar a profundidade e isso vai traduzir-se, por certo, nas opões.
Marta
6:41
Na sua opinião quem acha que tem mais probabilidade de ganhar o jogo?
Rui Dias
6:43
Olá Marta. No campo das probabilidades, direi que o FC Porto tem mais. Joga em casa (apesar de o jogo ser à porta fechada) e, de um modo geral na época, tem estado mais consistente do que o Benfica. Mas é isso mesmo: tem mais probabilidades de vencer.
Filipe
6:44
O Benfica mostra sinais de estar a crescer, será suficiente para ganhar no dragão? Ou prevê novamente um Benfica com medo?
Rui Dias
6:49
Olá Filipe. O jogo com o Tondela (vou utilizar só esse como comparação) revelou uma equipa diferente. Mais comprometida, menos acomodada, que se cruzou mais vezes e melhor com a inspiração e com as ideias de Jorge Jesus. O que quererá isso dizer quanto ao momento da equipa, não sei a resposta. Mas representou uma injeção de confiança. Quanto a jogar com medo não me parece que isso vá acontecer.
Ulisses
6:49
Os argumentos que usa para o momento do Benfica, são os mesmos da generalidade dos jornalistas/comentadores,  a quem só interessa a crucificação de Jorge Jesus. Ainda hoje, Vitor Pereira ha pergunta , o que falta ao Benfica, ele homem, de futebol, disse, TRABALHO, o Jesus ainda não teve tempo, chegou treinou 4 semanas e começou a jogar de 3 em e dias. Com mes e meio perdido nas selecções. Com uma equipa quase nova.Sem mais trabalho de treino,  dificil fazer melhor. Já Jonas tinha dito o mesmo. Acha justo avaliar o trabalho de JJ, nestas condições?
Rui Dias
6:58
Olá Ulisses. A questão do tempo é eterna: todos os treinadores o reclamam. Mas essa tem sido a diferença entre Jorge Jesus e os outros: JJ tem precisado de pouco para conseguir muito. Lembra-se quando chegou ao Benfica, em 2009/10? Recorda-se do efeito que teve no Flamengo? De um modo geral, JJ chega, começa a trabalhar e, ganhando mais ou menos, põe as equipas a jogar à sua imagem. São equipas suas, que se identificam mal entram em campo. André Villas-Boas disse que não revia Jorge Jesus nesta equipa do Benfica. Percebo-o e tendo a concordar com ele. Agora, esta não é uma história concluída. É uma etapa transitória, complicada, mas superável. A equipa vai ao Dragão em igualdade com o FC Porto e com atraso recuperável em relação ao líder Sporting. Mas isto é colocar a questão em perspetiva futura. Confesso que, olhando para trás, não vejo como podemos fugir à desilusão.
Manuel Sousa
6:59
Boa tarde,gostaria de perguntar primeiramente qual o seu prognóstico e que espetivas tem para as duas equipas principalmente a do Benfica porque até sou benfiquista e quero a vitória apesar de achar muito improvável.
Rui Dias
7:00
Olá Manuel. Se jogasse do totobola apostaria numa tripla. Se pudesse apostar numa dupla, escolheria 1X. Mas, por todas as razões, a principal das quais o potencial imenso da equipa do Benfica, não excluo o 2.
Guilherme
7:01
Qual a sua opinião sobre a entrada de Pedrinho para o lugar de Everton, (passando o Rafa para o lado esquerdo),perante as exibições menos conseguidas de Everton e um jogo mais bem conseguido pelo Pedrinho frente ao estrela?
Rui Dias
7:05
Olá Guilherme. Deixe-me dizer-lhe que esse tem sido um dos problemas mais sensíveis e menos referidos do Benfica. Everton 'obriga' Rafa a jogar na direita, flanco no qual não rende o mesmo que na esquerda. Pedrinho tem marcado pontos, tem um movimento muito interessante da direita para o meio, com drible, técnica, habilidade, visão, tiro e momento certo para soltar a bola. Em abstrato responderia que sim, que seria uma possibilidade. O inconveniente é verificar que essa hipótese não tem sido testada a sério. E pode ser arriscado fazê-lo num clássico.
Guest
7:05
Há quanto tempo Gabriel já treina normalmente? Penso que estando bem, o meio campo teria de ser sempre ele com Weigl, Pizzi e Taarabt a 8 num jogo deste é brincar com o fogo
Rui Dias
7:10
Boa tarde. Perfeitamente de acordo. Mas a questão coloca-se depois de termos Gabriel ao lado de Weigl: chega assim, deixando Waldschmidt e Darwin mais à frente, ou haverá espaço de manobra para fazer a ponte com o ataque colocando Pizzi entre uns e outro (Darwin)? Acredito que essa é a dúvida maior do onze do Benfica para o jogo de hoje. Já agora, aproveito para dizer que não acredito numa dupla Darwin/Seferovic. Que diabo, o jogo é com o FC Porto...
Wanderley
7:10
Boa noite Rui Dias, atendendo que o FC Porto, jogou mais 30 minutos que o Benfica no jogo da taça, com uma equipa mais complicada da I liga e num relvado muito maltratado, com as ausências confirmadas de 2 titulares, o Porto não entra fragilizado?
Rui Dias
7:14
Olá Wanderley. Claro que há a possibilidade de o desgaste ser relevante e que as ausências de Manafá e, principalmente, Otávio podem pesar. Mas, sinceramente, acredito que o peso e o significado do clássico superará todas essas condicionantes.
Luis Simões
7:14
Acha que o Benfica tem hipótese de vencer hoje?
Rui Dias
7:15
Olá Luís. Não parte favorito mas pode ganhar. Respondendo à sua questão, claro que tem hipóteses de ganhar.
Ulisses
7:22
Desculpe,  mas não são coisas comparaveis.Na época 09/10, 7/8 jogadores,  eram titulares na época anterior. Precisamente, o contrário deste ano. No Flamengo, entraram 1 ou dois jogadores  e Jesus ,arrancou com, eliminação da taça  uma derrota, 3-0 no Bahia. Deepois engrenou. Desilusão ? Estar na disputa do campeonato, ser eliminado de uma competição,  onde podia ganhar dinheiro, mas não tem hipóteses de ganhar( champions), passar para uma onde pode ambicionar( liga europa), estar na taça da liga e de Portugal. Ao que parece, o pecado do JJ, é não ser campeão em Dezembro.
Rui Dias
7:22
Filipe, a diferença é que com esses 7/8 jogadores o Benfica terminou o campeonato em terceiro, com menos 11 pontos do que o FC Porto. JJ pegou neles, inventou Fábio Coentrão, contratou Javi García, Ramires e Saviola (não foi assim tão pouco...) e formou uma das equipas mais espetaculares do futebol português. Quanto à exigência, que pode parecer excessiva, diria que é por isso que se chama Jorge Jesus e tem um passado que fala por ele. Disse que a equipa ia jogar o triplo. Até ao momento enganou-se. Como se enganou em 2009 quando disse que o Benfica ia jogar o dobro. Só que nessa altura jogou cinco vezes mais.
José Diabo
7:22
O FCP ja tem o jogo ganho? So aparecem opinioes de como o FCP vai ganhar e nada de opinioes do lado do Benfica?
Rui Dias
7:24
Olá José. Claro que o FC Porto não tem o jogo ganho. Com o Benfica ninguém ganha antecipadamente. Acho até que pode ter mais possibilidades do que, à partida, lhe são atribuídas.
Rui Coelho
7:25
Amigo Rui, com a derrota décima das duas equipas hoje, acha que ficam afastadas do título, caso o Sporting ganhe?
Rui Dias
7:26
Olá Rui. A equipa que perder (se perder alguma) ficará a 7 pontos do Sporting (se ganhar ao Rio Ave). O passado recente diz-nos que 7 pontos é quase nada com tanto jogo ainda para o fim do campeonato. Grande abraço.
7:27
Obrigado meus amigos pela vossa participação. Até breve.
Conectando…