You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Pergunte o que quiser sobre o Rali de Portugal
desenvolvido porJotCast
André Gonçalves
5:05
Boa tarde! Sou o André Gonçalves e vou estar por aqui na próxima hora para esta conversa sobre o Rali de Portugal. Venham daí essas questões!
Guest
5:09
Que restrições há para o publico?
André Gonçalves
5:12
Olá Guest. Há uma operação montada que inclui quase 3 mil agentes da GNR e largas dezenas de comissários para garantir a segurança dos espectadores, que devem sempre cumprir as normas de segurança e distanciamento relativos à Covid-19. Há Zonas Espetáculo previstas nas classificativas (a única que não terá público será a Super-Especial da Foz, no Porto, ao fim da tarde de sábado) e pode receber informação em tempo real sobre a lotação das Zonas Espetáculo na aplicação Telegram ou neste link  ( https://rally.vost.pt/?fbclid=IwAR2_FHjpHFMXNCNG4SK6vOk39E6fBWIeSk2vGB... ). O acesso à Exponor/Parque de Assistências também é algo proibido este ano.
Morais
5:12
Boa tarde. Prefere a Toyota ou a Ford?
André Gonçalves
5:15
Olá. Se me pergunta sobre as equipas dessas marcas que competem no WRC, diria que a Toyota está uns furos acima da Ford e isso tem sido evidente nos resultados desta temporada do Mundial de Ralis. A Toyota já amealhou 138 pontos para o campeonato de construtores, a M-Sport Ford apenas 42.
david_zool@hotmail.com
5:15
Qual a estação de tv que transmite o raly de Portugal ?
André Gonçalves
5:18
Olá. O Rali terá transmissões em direto na RTP e na Sport TV. O plano previsto é que sejam transmitidas as classificativas de Arganil 2 e Lousada (amanhã); Vieira do Minho 1 e Porto-Foz (sábado); e as duas passagens por Fafe no domingo. O canal oficial do WRC, que é pago, transmite todas as classificativas em direto.
Matosas
5:18
O Villas-Boas pode almejar ganhar alguma classificativa?
André Gonçalves
5:21
Ele próprio saberá que esse é um objetivo muito pouco provável, atendendo à sua falta de experiência neste tipo de competições e à diferença do seu Citroën C3 para os principais carros do WRC. A única experiência que teve em ralis foi o recente Rali Vieira do Minho. Ainda hoje reforçou que vai ter de ir com calma nas classificativas de amanhã, na zona centro, e que o mais importante para ele será levar o carro até ao fim do Rali.
Guest
5:21
Qual a lotação máxima das ZE's?
André Gonçalves
5:22
A lotação varia consoante a dimensão das próprias ZE's, mas o melhor é mesmo recorrer àquelas duas formas de acompanhar a lotação das ZE's em tempo real que lhe sugeri na resposta inicial.
Kimmy
5:23
Boa tarde, amigo André. Parabéns pelo bom trabalho. Que nos pode dizer das novas classificativas? O que trazem de diferente e o que pode ser decisivo?
André Gonçalves
5:28
Boa tarde Kimmy. Para amanhã, há pequenos acertos nos troços de Góis e Arganil e a novidade da classificativa de Mortágua, desconhecida para os pilotos do WRC. Mas para aumentar a imprevisibilidade, os pilotos do Mundial estão a fazer apenas o primeiro rali em terra esta temporada com a novidade dos pneus da Pirelli, que passou a ser o único fornecedor no lugar da Michelin. Veremos quem melhor se adapta e quem fará as melhores escolhas de pneus. E ainda há um outro pormenor que pode ser um 'pormaior' amanhã: é que não há assistência à hora de almoço. Os pilotos terão apenas um período após as primeiras passagens para verificações de pneus, mas a assistência só será possível no fim do dia de amanhã, pelo que eventuais danos nos carros podem custar caro.
Oso
5:29
Só podemos assistir nas áreas designadas. Não podemos aceder a outros troços da pista?
André Gonçalves
5:31
A colocação do público em zonas seguras e dedicadas ao efeito, as designadas Zonas Espetáculo, tem sido uma das prioridades da organização e já antes dos tempos de pandemia. O melhor e mais seguro é mesmo cumprir as indicações das autoridades de segurança e dos comissários, que pedem para que o público não se espalhe ao longo das classificativas, e desfrutar do rali nas ZE's.
ZéQuim
5:32
Viva. Acredita que o Lewis Hamilton tem condições para voltar a ganhar em Portugal?
André Gonçalves
5:33
ZéQuim, Fórmula 1 não é bem o tema desta conversa... :) Mas se Portugal se mantiver no calendário da F1 no próximo ano, não tenho dúvidas de que Lewis Hamilton pode subir ao topo do pódio.
Rui
5:41
Boa tarde André. Temos visto já este ano alguns andamentos muito bons por parte de pilotos de segunda linha, como Katsuta da Toyota ou mais recentemente o Fourmaux na M-Sport, no rali da Croácia. Visto que este é o primeiro grande teste em terra batida, acha que estes pilotos têm condições para continuar este bom desempenho? E já agora, com o Mikkelsen fora de cena, em quem aposta para a luta no WRC2, Lappi? Sunninen? Ostberg? E será que algum português pode intrometer-se no meio destes? Obrigado!
André Gonçalves
5:47
Boa tarde Rui. O Katsuta até chegou a registar o melhor tempo na primeira passagem no Shakedown de Paredes, esta manhã. Depois as marcas foram caindo nas segundas, terceiras ou mais passagens. Mas tem bom ritmo e poderá manter a toada deste início de época, onde fez 6º lugar nos 3 ralis disputados. O Fourmaux já hoje disse que o mais realista será apontar a um top 6 ou 7 e isso já não seria nada mau. Veremos também como ele se irá adaptar à terra batida e aos pneus Pirelli neste piso, sendo que para Fourmaux é a primeira presença em Portugal.
5:49
A luta no WRC 2 vai ser muito interessante. Apontaria claramente o Ostberg ou o Lappi como potenciais candidatos, mas é preciso não esquecer Marco Bulacia, piloto da Bolívia. Ainda não venceu nenhum rali este ano, é certo, mas é o segundo do ranking. Quando aos portugueses, seria muito bom se algum conseguisse intrometer-se entre os WRC 2 e não é de todo impossível. Têm a seu favor o profundo conhecimento das estradas portuguesas.
Toyota Europa
5:49
Olá, André. Perdoe-me a pergunta tão pessoal, mas o que despertou este seu gosto tão vivo pelo desporto automóvel?
André Gonçalves
5:53
Ainda há uns dias contei esta história a um colega de trabalho. Sou de uma região onde existe uma grande paixão pelos ralis, a Madeira, que tem como um dos pontos altos do ano o Rali Vinho Madeira, que noutros tempos integrou o campeonato europeu de ralis. Na adolescência, o meu irmão já era 'viciado' em ralis e comprava revistas da especialidade. Eu recortava os carros e colava nos cadernos de capa preta que comprava para a escola. Os jogos de consola também alimentaram o bichinho, há que admitir. De forma resumida, é isto. Está perdoado, Toyota Europa!
Carlos Sainz
5:53
Olá, André. Se tivesse de escolher entre o Carlos Sainz pai e o Carlos Sainz filho para lhe dar boleia, sem regras de trânsito, quem escolheria?
André Gonçalves
5:55
Se essa boleia fosse num carro de Fórmula 1 escolhia o Carlos Sainz filho. Se fosse num carro de rali escolheria o Carlos Sainz pai.
F1ELEVEN
5:58
Olá, André. Quais os pneus que acha mais adequadas para a prova de Mortágua? Macios, médios ou duros?
André Gonçalves
6:01
Viva! A Pirelli já anunciou que os pilotos terão para este rali 24 pneus duros e 8 macios e terão de fazer a gestão como bem entenderem. A escolha dos pneus será muito importante, mas honestamente não sei que escolha eu faria para as classificativas da tarde de amanhã, onde se inclui a de Mortágua.
Joba
6:02
André, já que falou aí do Rali Vinho da Madeira, perdoe-me a questão mais pessoal: prefere Rali, vinho ou a Madeira? Um abraço meu amigo
André Gonçalves
6:02
A Madeira.
6:08
O nosso tempo chegou ao fim. Foi um gosto ter estado deste lado. Acompanhem o desenrolar do Rali de Portugal na versão online e impressa do Record. Fiquem bem e em segurança! Um abraço.
Conectando…