You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Pergunte o que quiser sobre o sorteio da Liga dos Campeões
desenvolvido porJotCast
André Monteiro
5:34
Boa tarde! Com o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões finalizado, podemos conversar. Façam o favor de colocar as vossas questões.
Relembro que o FC Porto ficou colocado no grupo C, juntamente com Manchester City, Olympiacos e Marselha.
MÁRIO DA SILVA JESUS
5:35
Boa Tarde, Senhor André Monteiro, na sua opinião o FC Porto, tem hipoteses, neste Grupo C, da Liga dos Campeões? Os meus cumprimentos.
André Monteiro
5:37
Boa tarde Mário. Penso ser claro que o FC Porto tem plenas condições para se apurar para os oitavos-de-final. Sendo em teoria o Manchester City o adversário mais poderoso no grupo, FC Porto e Marselha de alguma forma partem com estatutos equiparados, ficando o Olympiacos, ainda que tenha qualidade também para se apurar, a competir como outsider.
Zé Luís
5:39
O villas boas não deve ter gostado nada disto lol
André Monteiro
5:44
Olá Zé Luís. Naturalmente será especial para o FC Porto, em particular para os seus adeptos, enfrentar um treinador que lhes deu tantas alegrias e que vinca o seu portismo em tantas ocasiões, mas vai ser ainda mais especial para André Villas-Boas, sem dúvidas. No fim das contas já sabemos que dentro de campo não há 'amigos'... Dá-se a curiosidade de ter defrontado o FC Porto já em 4 ocasiões, todas elas como treinador da Académica, em 2009/10. Três derrotas e um empate.
Guest
5:46
Se tivesse ficado no grupo h queria ver..
André Monteiro
5:49
Boa tarde. O grupo H tem PSG, Manchester United, RB Leipzig e Basaksehir. Efetivamente é um dos grupos mais interessantes, porventura em juntamente com o grupo B de Real Madrid, Shakhtar Donetsk, Inter e Borussia Monchengladbach. Mas olhando ao seu exercício, se o FC Porto tivesse calhado no grupo h, substituindo-se o PSG pelos dragões, porventura até seria um grupo mais acessível para os portugueses... Apesar de tudo o City é mais poderoso do que o rival United e o Olympiacos está claramente alguns furos acima que o Olympiacos.
Machado
5:51
Olá André. Não acha que isso do Manchester City ser o favorito do grupo não pode ser enganoso?
André Monteiro
5:54
Olá Machado. Dificilmente um conjunto com o poderio ofensivo como tem o de Guardiola não será o adversário mais temível do grupo. Bernardo Silva, Sterling, Mahrez, Aguero, Phil Foden, De Bruyne... Enfim, é só escolher. Agora, se me disser que o City não é a equipa mais equilibrada do mundo... não é, estou de acordo. E essa é uma particularidade da qual o FC Porto pode tirar proveitos nos seus jogos com os ingleses, até porque Sérgio Conceição há muito rotinou a sua equipa para jogar tanto em ataque posicional como em transição rápida.
João Pedro
5:55
FCP começa fora ou no dragão?
André Monteiro
5:56
Olá João Pedro. O calendário só será conhecido amanhã. A UEFA informou que, ao contrário dos anos anteriores, terá de analisar os calendários domésticos de todas as equipas participantes. Naturalmente uma decisão relacionada com as implicações que a Covid-19 teve na calendarização dos campeonatos europeus.
Cláudio Ramos
5:57
Em funçaõ dos grupos, o Benfica tinha condições para atingir os quartos-de-final, pelo menos?
André Monteiro
6:01
Olá Cláudio. Presumo que esteja a propor uma troca direta entre o Benfica e o Krasnodar, que como se sabe bateu o PAOK, que afastou os encarnados. No entanto, há aqui uma questão a ter em conta... Caso o Benfica se tivesse apurado, ocuparia a vaga do Ajax no pote 2 (por ter coeficiente superior) e não a do Krasnodar no pote 3. De qualquer forma, por mera hipótese, quer ficasse no grupo D, do Ajax, ou no E, do Krasnodar, teria naturalmente justas aspirações ao apuramentos. O grupo D ficou com Liverpool, Ajax, Atalanta e Midtjylland; o grupo E com Sevilha, Chelsea, Krasnodar e Rennes.
JoBa
6:02
Olá André. Quem tem melhor plantel: o Marselha ou o F. C. Porto? O treinador poderá fazer toda a diferença no confronto direto entre as duas equipas?
André Monteiro
6:06
Boa tarde JoBa. Vejo duas equipas de potencial muito equiparado, embora deva conceder um ligeiro ascendente ao FC Porto no plano defensivo. A equipa dos dragões parece-me mais forte nesse parâmetro, o que, diga-se, pode ser decisivo. Sobre isto há que ter em conta, por exemplo, que o Marselha tem neste momento 2 vitórias e 2 empates na liga francesa, com seis golos marcados... e seis sofridos. Sobre a parte dos treinadores, André Villas-Boas terá alguma vantagem do ponto de vista do conhecimento empírico do adversário, por naturalmente acompanhar muito mais o FC Porto do que Sérgio Conceição o Marselha, mas a este nível não há dúvidas de que os franceses serão extremamente escrutinados.
Ricardo
6:06
Quais as possibilidades do FCP face ao grupo? M. City sofre um pouco com a transição defensiva, mas o ataque é demasiado forte, o Olimpiacos é sempre complicado e o Marselha de AVB que não tem jogado um bom futebol neste inicio de campeonato
André Monteiro
6:10
Boa tarde Ricardo. A sua análise vai de encontro à minha primeira resposta. Condicionar o poderio ofensivo do City será extremamente complicado, para o FC Porto como para qualquer equipa. Mas sim, a passagem do momento ofensivo para defensivo é algo que os dragões podem - e têm condições - para explorar devidamente. Quanto ao Olympiacos, vejo um potencial coletivo inferior ao do FC Porto, mas os gregos têm personalidade e isso é muito importante a este nível. Esta é de resto uma das imagens de marca das equipas de Pedro Martins, como demonstrou, de resto, na eliminatória com o Arsenal, da última época, para a Liga Europa. E sobre o Marselha, continuamos a estar de acordo, mas Champions é Champions e a qualidade está lá...
Filomena
6:14
Sr. André Monteiro esta tática actual do Conceicao só com 1 avançado será também a pensar na liga dos campeoes?
André Monteiro
6:18
Olá Filomena. De forma até um pouco surpreendente, Sérgio Conceição iniciou a temporada num modelo de 4x3x3 que não foi a sua principal opção nas suas três primeiras épocas. O técnico apostou num plano de continuidade ao nível das opções iniciais, deixando os reforços no banco. Esta pode muito bem ter sido uma decisão relacionada com o duro arranque de temporada na Liga NOS (Sp. Braga, Boavista, Marítimo e, depois das seleções, Sporting) de forma a conferir mais segurança à equipa e uma coisa me parece clara: se a receita continuar a resultar, Sérgio Conceição não tem razões para a alterar até porque a Champions começa a jogar-se já na 3ª semana deste mês.
José Diabo
6:22
O FCP habilita-se a fazer 0 pontos neste grupo de liga europa?
André Monteiro
6:25
Olá José! Habilita-se tanto a fazer 0 como a fazer 18. Estando eu certo de que o FC Porto nunca passou por uma fase de grupos da Liga dos Campeões sem pontuar, diria que o pior registo, se não me falha a memória, é de 1997/98, 2.ª época de António Oliveira, com 4 pontos num grupo com Real Madrid, Olympiacos e Rosenborg.
6:28
Caros leitores, obrigado pelas vossas questões. Teremos certamente outras oportunidades para voltar a conversar no futuro. Continuem a acompanhar toda a atualidade do mundo do desporto no site do Record. Abraço!
Conectando…