You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Rui Dias responde aos leitores sobre o Benfica-Famalicão
desenvolvido porJotCast
Rui Dias
4:05
Olá meus amigos. Sou o Rui Dias e estou à vossa disposição na próxima hora para responder a questões relacionadas com o Benfica-Famalicão de hoje, na Luz.
MÁRIO DA SILVA JESUS
4:13
Boa Tarde, Senhor Rui Dias. Acerca deste jogo entre o Benfica-Famalicão, conforme as exibições do Benfica, espero que não vai ser um jogo fácil, porque o Benfica ainda procura fazer uma equipa. Os meus cumpirmentos.
Rui Dias
4:16
Boa tarde Mário. Não será um jogo fácil, sem dúvida. Pela qualidade do Famalicão e porque o Benfica tem tido o condão de dificultar cada jogo em que participa. De facto, vamos a meio do campeonato e o Benfica continua à procura de uma equipa. O que não é bom sinal.
Guest
4:16
Boa Tarde, Senhor Rui.Seria descabido dar uma oportunidade ao Chiquinho no apoio a Darwin? Sempre que joga, acho que é um jogador que contribui
Rui Dias
4:18
O Chiquinho tem dado boa resposta sempre que é chamado. Esteve para sair mas Jorge Jesus não permitiu e, depois disso, tem somado mais minutos de jogo. Não sei se vai jogar (provavelmente não). Mas descabido não é certamente.
Joao
4:19
Nao acha que o Benfica devia apostar em geral num meio campo mais consistente como por exemplo: Samaris e Weigl? Não tendo Rafa, podia passar Pizzi para o lado direito ou até Everton (tendo em conta as boas exibições de Cervi) e jogar o Pedrinho na frente para dar mais criatividade?
Rui Dias
4:27
Olá João. Uma dupla Samaris-Weigl tem o inconveniente de ter pouca criatividade com bola, o que numa equipa como o Benfica é um problema. O ideal é ter um deles e outro, que pode ser Pizzi ou Taarabt. O problema tem residido na dificuldade em encontrar alguém que una essa dupla ao ponta-de-lança. Quando joga bem e se compromete com a equipa, Waldschmidt é perfeito - mas tem sido muito inconstante e quando não está, não está mesmo. O alemão deve ser o enlace entre a equipa e o golo. Os números que apresenta nem são maus. Mas o jogar mal dele, na maior parte dos casos, é quase não jogar. Por isso, Jesus tem escolhido uma dupla de ataque mais física e abrangente (Seferovic e Darwin) ou outras que cumprem melhor a ideia inicial (Pizzi-Darwin ou até Chiquinho-Darwin).
Styline10
4:27
Taarabt tem uma qualidade técnica invejável com os pés, mas taticamente é um desastre para a posição 8. Qual seria a melhor posição para pô-lo a render bem?
Rui Dias
4:31
Taarabt é um jogador com uma riqueza imensa de soluções técnicas. Tem uma visão incrível e descobre linhas de passe milagrosaspara zonas do terreno que agridem o adversário. Não me parece que seja um desastre como diz. Há até momentos em que se sente logo a excelência do seu futebol. Em Alvalade, por exemplo, saiu do banco e a equipa ganhou muito com a sua entrada. No meu entender deve jogar na zona central e mais a médio (é um criador de jogadas perigosas) do que a avançado (falta-lhe golo).
Guest
4:31
Ryan Gauld devia ser o próximo reforço do benfica ?
Rui Dias
4:34
Ryan Gauld está a mostrar-se como grande jogador. Se deva ser reforço do Benfica não sei. Mas que tem cabimento num clube com mais ambições do que o Farense parece-me evidente. Com a lesão prolongada de Iuri Medeiros, chegou a falar-se que reforçaria já o Sp. Braga.
Tiago Lopes
4:34
Boa tarde, Senhor Rui. Acha que foi a melhor opção despedir João Pedro Sousa? Depois de uma época bem sucedida e de se ter privado de muitos dos seus melhores jogadores da época passada, não acha que se deveria ter dado mais tempo a JPS para moldar a sua equipa? Na minha opinião é um óptimo treinador, se o objectivo é igualar ou melhorar a classificação do ano anterior, não acredito que seja Silas o "salvador".
Rui Dias
4:40
Olá Tiago. A visão exterior relativamente à saída dos treinadores tem um inconveniente: não possuímos todos os dados que conduzem à decisão. Por isso, visto de fora, acredito que João Pedro Sousa tem competência (e já a mostrou) para dar a volta à situação. Claro que tem e isso viu-se pelo sensacional trabalho da época passada. Projetos com os do Famalicão têm estes perigos: permitem construir uma excelente equipa mas o objetivo visa a valorização dos jogadores para ter retorno financeiro. A equipa desta temporada nada tem a ver com a outra. E isso nota-se. Silas (ou qualquer que fosse o substituto) já não vai a tempo de igualar ou melhorar a classificação do ano anterior.
Alexandre
4:41
Acha que o Verissimo vai mesmo resolver uma gtande parte dos problemas do SLB sendo que o futebol encarnado parece no seu todo descoordenado?
Rui Dias
4:46
Olá Alexandre. Pois esse é a grande questão: Lucas Veríssimo é central e não é por aí que o futebol do Benfica tem falhado. Salvo melhor opinião, a partir de certa altura Otamendi e Vertonghen tornaram-se os melhores jogadores da equipa. Estou até curioso para ver como vai ser resolvida a questão dos três: fica um deles de fora ou jogam os três?
Tiago Lopes
4:46
Sr.Rui, Paulo Bernardo destaca-se na 2ª Liga pela equipa B do Benfica, não poderia Jesus fazer dele o elo de ligação entre o meio-campo e o avançado, se fosse lapidado?
Rui Dias
4:50
Olá Tiago. O Paulo Bernardo tem-me impressionado muitíssimo. Sempre que o vejo deteto-lhe muitas qualidades. A situação da equipa, porém, não aconselha soluções desse tipo. Em dificuldades não é boa política lançar jovens para resolver um problema tão grave como aquele que afeta o Benfica. Podia dar certo, é verdade. Mas, mais certo ainda, era lançar um miúdo às feras, com todas as consequências negativas que daí podem resultar.
Guest
4:50
Boa tarde. O Everton até ao momento ainda não demonstrou ser aquele jogador que vale os tais 20M . Acha que a teimosia talvez do próprio treinador em ensistir nele como titular pode estar a prejudicar a própria equipa? Tendo outros jogadores no banco que praticamente ainda não tiveram oportunidade
Rui Dias
4:54
Estamos todos de acordo, creio que o próprio Everton não andará longe de concordar com a ideia: ainda não jogou o que pode e sabe. Ou seja, ainda não justificou os tais 20 milhões. Quanto à insistência é uma forma possível de abordar a situação. Há treinadores que desistem outros que insistem. Jesus insiste porque acredita nele e essa questão não se coloca: sabe que, mais cedo ou mais tarde, Everton vai justificar o investimento.
Guest
4:55
Considera que o Benfica tem margem para melhorar ou acha que o máximo que o Benfica consegue dar é o que se tem visto? tendo em conta também a idade dos jogadores onde a maioria já atingiram o seu auge e alguns vão até já na curva descendente?
Rui Dias
4:58
Esta equipa tem tudo para melhorar. O futebol é presente e a idade dos jogadores terá peso num futuro mais ou menos próximo (dois ou três anos) mas não agora. O máximo que a equipa pode oferecer não é o que tem feito. Porque o que tem feito é muito pouco e a qualidade de treinador e jogadores é muito elevada. Nem consigo encontrar explicação lógica para desfasamento tão grande entre uma coisa e outra.
Fran Cortez
4:58
Boa tarde. Seferovic, Darwin, Rafa, Nuno Tavares, Gonçalo Ramos todos eles revelam grandes dificuldades em dominar a bola de primeira e como tal partem o jogo da equipa toda. Não será este o problema do ataque do Benfica?
Rui Dias
5:02
Fran, dos exemplos que dá o Rafa parece-me a mais. Mesmo reconhecendo algumas dificuldades técnicas dos jogadires que enumera, não se esqueça que, numa equipa em desgraça, a bola queima. Pouco ou nada sai bem. Em equipas em estado de graça até os cruzamentos mal feitos vão para dentro da baliza. Compreendo a sua análise mas devemos ter esta conversa noutra altura. Numa em que todos nos pareçam até melhor do que são na realidade.
Paulo
5:03
Boa tarde Senhor Rui Dias. Sou benfiquista há mais de 60 anos.Nunca me recorda, há exepção de quando o Artur Jorge foi para o Benfica e destruiu por complecto a equipa, do meu clube ter (não obstante ter gasto mais de 100 milhões) ter planeado tão mal o seu plantel. Cedeu por empréstimos, o Vinicius, Gedson, Florentino, etc, que tinham lugar de caras na equipa. Foi comprar jogadores caríssimos que não se adaptaram. Ficou sem estremos de raiz. Os laterais, salvo Grimaldo são uma miséria. Os jogadores falham imensos passes. Não têm um matador. Assim não é possível!  Talvez consigamos ficar em 2º lugar, porque o Porto não joga nada. O que pensa disto? Obrigado.
Rui Dias
5:07
Amigo Paulo, compreendo a sua desilusão como benfiquista há 60 anos, que viveu de perto os momentos mais brilhantes da história do clube. Entendo a sua mágoa e o seu desabafo. Mas olhe que nem tudo foi mal feito ou mal pensado. Nada tem dado certo, é verdade, mas isso é outra coisa. Porém, ainda vai a tempo de ver alguma coisa boa naquilo que, hoje, só entende como erros e coisas más. Não é possível fazer uma segunda volta tão má como foi a primeira.
Marco
5:08
Boa tarde. Como já foi referido aqui, o principal problema do Benfica é a ligação defesa-ataque, não tendo um segundo avançado capaz de o fazer. Na sua opinião, Everton poderia render nessa posição ?
Rui Dias
5:09
Olá Marco. Por características técnicas, diria que sim. Mas parece-me um jogador disperso em demasia, sem sentido do coletivo, para uma função que exige tanta responsabilidade.
Filipe
5:09
Não acha que para as características dos jogadores do Benfica, o 4-3-3 seria o esquema tático ideal? Meio campo com Weigl, Gabriel e Pizzi e na frente de ataque Everton, Pedrinho e Darwin.
Rui Dias
5:10
Olá Filipe. Acredito que essa é uma opção que já devia ter sido testada.
Carlos
5:10
Vertonghen, Otamendi e Lucas Veríssimo não são "demasiado grandes" para ficar no banco? Veremos o Benfica a utilizar 3 centrais? Relativamente a este jogo em particular, devemos esperar um Famalicão mais resguardado ou Silas vai reeditar os momentos no Belenenses em que tentava assumir qualquer jogo? (tendo conseguido excelentes e péssimos resultados com essa postura)
Rui Dias
5:13
Olá Carlos. De acordo: os três centrais são grandes em demasia para um deles ficar no banco e não acredito, sinceramente, que o Benfica vá jogar com três centrais. Quanto ao Silas e ao Famalicão. acredito que venha disposto a correr riscos, jogando com a intranquilidade do Benfica. Pode espatifar-se mas vai tentar.
Alexandre
5:13
Acha que se o Benfica perder ainda mais pontos e chegar a uma posicao algo desastrosa classificacao na Liga, LFV vai despedir o JJ?
Rui Dias
5:14
Olá Alexandre. Não acredito que LFV despeça JJ em qualquer circunstância.
5:16
Muito obrigado meus amigos pela vossa participação. Até breve.
Conectando…