You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Treinadores portugueses no Brasil
desenvolvido porJotCast
Record
4:31
Boa tarde. Jesualdo Ferreira é o mais recente treinador português a rumar ao Brasileirão e aumenta assim o leque de lusos na competição. Estão à vontade para colocar a vossas questões acerca do tema. Força!
João Vicente
4:34
Não sei porquê, mas palpita-me que o Jesualdo não é o último, nos tempos mais próximos a viajar para o Brasil
Record
4:43
Além de Jesualdo Ferreira e Augusto Inácio, que acabaram por rumar a Santos e Avaí, respetivamente, a imprensa brasileira tem avançado recentemente que Carlos Carvalhal e José Peseiro são hipóteses para o Atlético Mineiro. Quanto a Carvalhal, parece-me pouco provável que rume ao Atl. Mineiro, pois está no Rio Ave e tem contrato com o clube, mas Peseiro pode ser uma opção credível para o Galo.
antonio
4:43
para começar quantos sao
Record
4:48
Boa tarde, António. No Brasileirão, Jorge Jesus e a respetiva equipa técnica comandam o Flamengo, enquanto o campeonato irá contar também com Jesualdo Ferreira à frente do Santos. Já Augusto Inácio irá orientar o Avaí na Série B (2ª divisão), ao passo que Daniel Neri é o treinador do Salgueiro, da Série D (4ª divisão).
José
4:48
Dos clubes ainda sem treinador, creio que se destacam o Atletico Mineiro e o Atletico Paranaense… Há possibilidade de vermos um terceiro treinador português na serie A Brasileira, depois de JJ e Jesualdo? Quem poderiam ser os treinadores portugueses, disponíveis no mercado, para esses dois times que ainda possuem vaga de treinador por preencher?
Record
4:56
Tal como foi referido em cima, Carvalhal e Peseiro foram apontados ao Atlético Mineiro. Porém, a imprensa brasileira aponta que ainda não abordagens a qualquer um dos treinadores, sendo que Rafael Dudamel, atual selecionador da Venezuela, também é apontado ao Atl. Mineiro. Já o Athletico Parananense não tem sido associado ao interesse de qualquer técnico português. Quanto à possibilidade de termos mais um português a treinar no Brasil, isso é plausível. Veja-se, por exemplo, que Sá Pinto foi demitido do Sp. Braga e já foi referenciado hoje como um dos alvos do São Paulo para a nova temporada.
João Vicente
4:56
Acha que é apenas o simples facto do "efeito Jorge Jesus" que está a fazer com que os brasileiros pensem em mais treinadores lusos para os seus clubes?
Record
5:02
Muito por isso, sim. Considero que os brasileiros estavam relutantes ao início quanto a Jorge Jesus no Flamengo - e isso viu-se nas críticas das quais foi alvo -, mas os resultados do Mengão e, acima de tudo, a forma como a equipa evoluiu e jogou num nível muito superior aos adversários, leva a que vejam com outros olhos os treinadores portugueses. Passam a ver que os treinadores portuguese têm qualidade, tal como fica demonstrado em várias ligas europeias, e viram-se para o mercado do nosso país.
Levi Marco
5:02
O Vilas Boas ainda vai  lá parar .
Record
5:03
Noutra situação em que estivesse sem clube, talvez ainda fosse um dos nomes colocados em cima da mesa para emblemas brasileiros, mas neste caso é sem dúvida quase impossível. Villas-Boas está a fazer uma boa temporada no Marselha, não perde há sete jogos e ocupa a 2ª posição da liga francesa.
José
5:04
Inácio não está no Brasileirão.. Inácio está a treinar na segunda divisão, a serie B… nas divisões inferiores brasileiras, há vários outros treinadores portugueses..
Record
5:08
Tal como foi referido em cima no debate de ideias, Augusto Inácio é o treinador do Avaí que irá disputar a 2ª divisão brasileira na próxima temporada. No que diz respeito aos técnicos lusos a trabalhar no Brasil, cingimo-nos àqueles que orientam clubes dos escalões profissionais.
MÁRIO DA SILVA JESUS
5:08
Boa tarde, Senhor Filipe Balreira,Nos últimos tempos tem sido uma autêntica, "exportação" de treinadores portugueses para o futebol brasileiro. Será que mais algum vai atingir o mesmo nível de Jorge Jesus?
Record
5:13
É sempre positivo que os treinadores portugueses tenham sucesso lá fora e, neste caso, num país que nos é tão próximo como o Brasil, mas acho difícil alguém chegar ao nível do que fez JJ na primeira época. O Flamengo apostou forte com o intuito de conquistar o título que lhe escapava desde 2009 e considero que Jesualdo não terá um plantel tão forte no Santos para chegar a esse objetivo. É que Sampaoli fez um trabalho muito bom com uma equipa de miúdos no Santos e nunca é fácil mudar o estilo de jogo de uma equipa brasileira, algo que JJ conseguiu com sucesso.
José
5:15
foi recentemente aprovada a lei que permite a criação de sociedades desportivas no Brasil… sendo que o Brasil é um enorme mercado de captação de jogadores, algum clube português pode se interessar em criar uma SAD no Brasil como faz o red bull em vários Países, inclusive já no Brasil?
Record
5:22
Seria uma boa ideia, pois o mercado brasileiro e o sul-americano têm jovens jogadores com grande potencial, mas acho que é pouco provável que um clube português faça isso. Principalmente porque não é prática comum em clubes do nosso país, além de que a Red Bull é uma marca internacional e com poder financeiro para investir em vários clubes. Esse é um campeonato em que só os três grandes poderiam entrar, mas parece-me pouco provável.
Rodrigo
5:22
Vitor Oliveira seria uma boa opção para conseguir subir o Cruzeiro à serie A?
Record
5:23
Sem dúvida que seria um bom desafio para o rei das subidas. Até porque o Cruzeiro vive uma situação difícil. Ainda assim, acho que Vítor Oliveira iria preferir um clube com mais estabilidade neste momento. Além disso, ele sempre gostou de desafios em Portugal, portanto não sei se optaria por rumar ao Brasil.
vitor
5:24
Considerando o aumento de valor desportivo (imagem, valorização do valor dos jogadores brasileiros já no Brasil) pelo flamengo esta época, haverá a hipótese de que quando os treinadores portugueses com as suas perspectivas mais europeias apresentar as equipas/individualidades em níveis  mais desenvolvidos ao longo duma época que os valores dos jogadores brasileiros irão disparar?
Record
5:31
Sim, claro. Veja-se o exemplo de jogadores como Bruno Henrique, Rodrigo Caio, Gerson (que tinha sido um flop na Europa), Arrascaeta e até jovens como Lincoln ou Reinier. Jorge Jesus conseguiu tirar o melhor rendimento deles e já têm sido associado a clubes de grande dimensão na Europa. Isso mostra bem que os treinadores portugueses podem influenciar o valor de mercado de jogadores brasileiros.
António
5:33
Será q é desta q o povo brasileiro finalmente vai chegar a conclusão q o Tuga tem muito pra ensinar  em terras de Vera Cruz?
Record
5:34
Se existiam pessoas no Brasil que duvidavam da qualidade do treinador português, parece-me que já acabaram por ter essas dúvidas dissipadas.
5:35
O debate chega neste momento ao fim. Obrigado por todas as participações e questões colocadas. Boa tarde e um bom Natal!
Conectando…