You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Ucrânia-Portugal
desenvolvido porJotCast
Record
3:27
Boa tarde!

O meu nome é Pedro Ponte e estou pronto para responder a todas as vossas questões, a partir de Kiev, sobre o Ucrânia-Portugal de hoje.
Fabio
3:32
Boas Tarde na sua opinião havera alteracões no 11 inicial? Guedes por Felix? Vai manter a aposta em Felix? Semedo mantem-se no onze? De resto altracoes?
Record
3:34
Olá Fábio!

Sim, é muito provável que Fernando Santos mexa na equipa, ainda que não seja expectável que o faça de maneira muito profunda. Na defesa não se esperam alterações, mas no meio-campo poderá entrar Rúben Neves para o lugar de Moutinho, oferecendo mais músculo juntamente com Danilo. No ataque, a dúvida reside mesmo, como disse, em perceber se Guedes poderá ser titular no lugar de Félix. Acredito que Fernando Santos poderá fazê-lo, repetindo a fórmula que resultou em pleno na Sérvia.
Leutério Infâmio
3:34
O modelo competitivo é tentador o suficiente? Não há um aborrecimento generalizado das pessoas que gostam de desporto/futebol quando há uma paragem para os jogos de seleções? Comigo é assim e acho que os jogos de qualificação deveriam ser todos em junho.
Record
3:36
É uma questão complexa e que mexe com muitas coisas. Acredito que a maior parte das pessoas prefira os jogos dos clubes aos compromissos das seleções nacionais, mas também temos de perceber que para haver uma mudança é necessário pensá-la muito antes porque não é possível executá-la de um ano para o outro.
João Vicente
3:36
Pedro... será que o meio campo (ao meio) será o do Wolverhampton? Rúben Neves e Moutinho
Record
3:37
Olá, João!

É uma de várias hipóteses, mas acredito mais num meio-campo com Rúben Neves e Danilo, com Bruno Fernandes um pouco mais à frente. Moutinho executou bem o que lhe era pedido frente ao Luxemburgo, mas este jogo pede outro tipo de precauções e já se sabe que, mesmo a jogar para ganhar, Fernando Santos gosta sempre de resguardar a equipa.
João Vicente
3:37
Sistema tático, achas que será mudado? ou Guedes jogará com Ronaldo no ataque?
Porque é que achas que Bruno Fernandes com F.Santos é um falso extremo? se aí pouco renderá na equipa...
Record
3:39
Quanto ao sistema, acredito que Fernando Santos mantenha o 4x3x3, mas com duplo pivô defensivo, ao contrário do que fez com o Luxemburgo. E sim, Bruno Fernandes tem desempenhado um pouco esse papel na Seleção, mas tudo depende, também, da forma como o adversário se dispuser em campo. Muitas vezes Félix foge para o meio e 'obriga' o médio do Sporting a essas funções, mas esse papel não lhe é desconhecido e não me parece que o rendimento seja menor por isso.
João Vicente
3:42
Achas que Malinovsky é jogador mais perigoso da equipa hoje em dia? ou Konoplyanka terá esse estatuto, digamos assim
Record
3:44
Malinovskiy é um craque dos pés à cabeça, mas, como disse ontem Fernando Santos, a Ucrânia vale pelo coletivo e tem vários jogadores que podem fazer estragos em qualquer defesa. Konoplyanka é um deles, mas também Zinchenko, Yarmolenko e os dois brasileiros naturalizados, Marlos e Júnior Moraes. Mas a exibição do médio da Atalanta no jogo com a Lituânia tem de servir de aviso, sem dúvida.
João Vicente
3:47
Joga-se com relva natural ou sintético? no palco deste jogo (não costumo propriamente ver jogos do Dínamo Kiev pra saber isso)
Record
3:47
É relvado natural e está em perfeitas condições.
João Vicente
3:54
Quais achas que serão as principais dúvidas para o onze? (todos sabemos que poderão ser titulares, mas há uns mais que outros) João Félix/Guedes e João Mário/Bruno Fernandes, serão por aqui as dúvidas?
Record
3:56
Foi uma das primeiras respostas que aqui dei. Não me parece que haja mudanças na defesa, até porque Fernando Santos não tem necessidade disso. No meio-campo, Rúben Neves pode ser uma das novidades, junto de Danilo, e no ataque há um duelo particular entre Guedes e Félix, partindo do princípio que Bernardo e Cristiano Ronaldo são intocáveis no onze. Mas só o selecionador é que sabe o que tem em mente para este jogo e até pode haver outra surpresa.
Joao Alves
4:01
Qual é o esquema tactico utilzado habitualmente pela Ucrania?
Record
4:03
Boa tarde, João!

A seleção da Ucrânia vai buscar muita inspiração ao Shakhtar, até porque a maior parte dos jogadores pertencem àquela equipa, e, por isso, é habitual apresentar-se num 4x5x1, que parece, muitas vezes, um 4x1x4x1, visto que Stepanenko ocupa a posição de trinco e serve quase como uma espécie de terceiro defesa-central. De resto, Marlos e Konoplyanka ou até Yarmolenko jogam pelas alas, com Zinchenko e Malinovskiy como médios interiores. O ataque, certamente, ficará a entregue a Júnior Moraes.
Jose Costa
4:07
Com tanto jogador de qualidade e capacidade para jogar ao primeiro toque, com bola rápida, porque é que o Fernando Santos continua a apostar numa jogo mastigado, em que muitas vezes se perdem bolas que dão origem a ataques perigosos dos adversários? Não deveria um selecionador montar a equipa em função dos jogadores e não os jogadores interiorizarem a tática do treinador? Certo é que quase não perdemos jogos, mas quase nunca dá gosto ver a seleção assim.
Record
4:09
Boa tarde, José!

Creio que Fernando Santos não vai concordar consigo se ler a sua pergunta. É verdade que a Seleção nem sempre joga de forma brilhante, mas o selecionador já nos habituou à importância do pragmatismo na forma de abordar os jogos. E já disse publicamente que prefere jogar mal e ganhar do que o contrário. A verdade é que não creio que os jogadores sintam que têm de 'dar menos' apenas porque Fernando Santos pede uma abordagem mais pragmática na forma de jogar. Com a qualidade técnica que temos à disposição, acredito que é possível conciliar as duas coisas. Mas claro, nem sempre é possível porque do outro lado também está uma equipa que quer ganhar.
4:10
Chegámos ao fim desta conversa. Obrigado a todos pelas questões colocadas.

Pedro Ponte
Conectando…