You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Vítor Almeida Gonçalves responde aos leitores
desenvolvido porJotCast
Vítor Almeida Gonçalves
5:02
Boa tarde, caros leitores. Bem-vindos ao Record! Estou disponível para responder às vossas perguntas sobre o Sporting-Paços de Ferreira, da 14.ª jornada da Liga. Vamos a isto!
MÁRIO JESUS
5:05
senhor Vítor Almeida Gonçalves, Paços de Ferreira, à 13ª. jornada, em último e apenas com 2 pontos. Na visita ao Estádio José Alvalade, para defrontar o Sporting, quais as possibilidades de ganhar ao Sporting?
Vítor Almeida Gonçalves
5:08
Boa tarde, senhor Mário. Diria que as probabilidades são extremamente desfavoráveis ao Paços de Ferreira... Mas é futebol, e isso basta para termos a noção de que não há jogos ganhos ou perdidos por antecipação. Para o Paços, pontuar em Alvalade já seria um excelente resultado. Agora, vendo o que tem sido o percurso da equipa nesta Liga e até a incerteza em torno do treinador, parece-me que parte numa situação muito desfavorável para conseguir levar algo deste jogo com o Sporting. Que atravessa o melhor momento da época: seis vitórias seguidas, 23-1 em golos, 18-0 nos últimos 4 jogos.
Fábio
5:09
um aparte: o Sporting depois da passagem de ano, volta aos treinos no dia 2 ou 3?
Vítor Almeida Gonçalves
5:10
Essa informação ainda não é pública. Se for como no Natal, a equipa terá folga sábado e domingo e voltará aos treinos no dia 2. Mas sabemos que pelo menos um jogador vai começar a trabalhar na Academia no dia 1: o argentino Tanlongo. Escrevemos essa informação durante a semana.
Daniel Pinto
5:11
Será que o Paços de Ferreira ainda vai a tempo da manuntenção na primeira liga? Forte abraço!
Vítor Almeida Gonçalves
5:12
Vai a tempo, sim. Estão jogadas apenas 13 jornadas. É certo que o Paços tem apenas 2 pontos, mas o Marítimo também tem 7, o Gil Vicente 9, o Famalicão 11... Estamos a falar de 63 pontos em disputa, portanto nada está decidido, do 1.º ao último lugar da tabela.
Pedri
5:13
Tirando Ugarte, os médios do Sporting têm todos características para jogar com 3 (Pote incluído). Porque é que Amorim continua tão resistente a mudar de sistema?
Vítor Almeida Gonçalves
5:18
Um meio-campo a três obrigaria a equipa a mudar substancialmente a atual ideia de jogo. É uma nuance que pode sempre ser trabalhada para determinados momentos do jogo, em alternativa ao 3x4x3 com alas abertos, mas honestamente não encontro vantagem em adotar um meio-campo a três no Sporting. Não tem tanto a ver com jogadores, porque os jogadores são sempre adaptáveis a uma ideia de jogo se ela for trabalhada- sistematicamente e com tempo; tem mais a ver com rotinas e com rendimento. O Sporting em 3x4x3 funciona. Faltam talvez mais soluções para determinadas posições, como um ponta-de-lança ou avançado centro, como se queira chamar-lhe.
Fábio
5:18
o tanlongo vai ser apresentado no dia 1?
Vítor Almeida Gonçalves
5:19
O Tanlongo vai começar a trabalhar no Sporting no dia 1. A data de apresentação ainda não é conhecida.
Guest
5:19
O Sporting tem obrigação de golear o Paços. Se o não fizer, poderá ser considerado um resultado negativo?
Vítor Almeida Gonçalves
5:20
O Sporting tem obrigação de ganhar, concordo. Se vencer por um golo será um resultado positivo.
Fábio
5:21
pq será q o st juste nao foi convocado para o jogo de hoje? ele tem treinado certo? é q antes de ontem vi imagens do treino e nao o vi, ele treinou?
Vítor Almeida Gonçalves
5:25
St. Juste não foi convocado por opção. O Rúben Amorim respondeu a essa pergunta ontem na conferência de imprensa. Imagens do treino vemos apenas aquelas que o Sporting partilha, uma vez que os treinos são fechados à comunicação social. De qualquer maneira, St. Juste foi reintegrado há precisamente uma semana e está recuperado da lesão (contusão óssea no joelho esquerdo). Se estivesse lesionado, acredito que Rúben Amorim o tivesse revelado. O que o treinador do Sporting disse é que ele não foi chamado porque o próprio Amorim entende que ainda não deve ir a jogo. De resto, nunca seria titular neste jogo. Quanto muito, faria minutos. Mas essa é uma gestão que tem de ser feita pela equipa técnica, porque o mês de janeiro vai ser bem longo e a ideia com St. Juste é ter um central para várias épocas e não para alguns jogos.
Pedri
5:26
Discordo. O Sporting já tem um ponta de lança: Paulinho. Os clubes não podem andar a pagar 15M+ por um jogador e no dia a seguir querer alternativas. Amorim deve abandonar os 3 centrais e ajudar a projectar a equipa finalmente como uma formação de ataque. Um abraço a todos
Vítor Almeida Gonçalves
5:30
O Sporting marcou 23 golos nos últimos 6 jogos. Marcou 18 nos últimos 4. O Sporting nunca foi uma equipa defensiva, nem é, nem sabe ser. É uma equipa de posse, de construção, pontualmente muito forte em transições. Na minha opinião, tem falta de alternativas para o eixo do ataque. Falta uma alternativa a Paulinho, e até pode ser Rodrigo Ribeiro. Abandonar os três centrais a meio da época então seria pouco menos do que desastroso. Mas isso não significa que essas soluções não sejam trabalhadas. Não se pode é construir um plantel em 3x4x3 e a meio da época começar a jogar em 4x4x2 ou outro sistema.
5:32
Só mais um detalhe ainda, relativo a Paulinho. O argumento dos 16 milhões é um pouco enganador, do meu ponto de vista. Mas até já houve quem descobrisse que ele custou mais de 20 M€... Vale a pena lembrar que o Sporting pagou 16 milhões pelo Paulinho e o Sp. Braga pagou 3 milhões pelo Borja. Disso já ninguém se recorda, mas o que aconteceu na prática é que Paulinho custou 13 milhões. Mas cada um vê a realidade como entende.
Fábio
5:32
o Sporting ta com morita, neto e bragança lesionados, algum deles pode recuperar para o jogo a seguir ao de hoje q é dia 8 de janeiro?
Vítor Almeida Gonçalves
5:34
Vamos trabalhar diariamente essas informações. Admito que Morita possa recuperar. Neto e Bragança não vão recuperar.
Fábio
5:39
neto e bragança vao conseguir recuperar ainda no mes de janeiro?
Vítor Almeida Gonçalves
5:40
Neto acredito que sim. Bragança não creio.
Pedri
5:41
Certo. No entanto, são precisamente as características do plantel (sobretudo depois da saída de Matheus) que me levam a fazer esta nota e a não relevar tanto a coerência no trabalho em 3x4x3. Depois da renovação de Amorim, tendencialmente o onze deve perder um central (Coates) e ganhar um médio (Bragança) no futuro próximo. Um abraço e bom 2023 a todos
Vítor Almeida Gonçalves
5:48
Pedri, as características do plantel são as mesmas. O Matheus Nunes interpretava uma ideia, não era a ideia. Vejo o Matheus perfeitamente a jogar com três médios, se fosse essa a ideia. A discussão à volta do 3x4x3 do Rúben Amorim faz-me lembrar um pouco a discussão sobre o 4x4x2 losango do Paulo Bento. Paulo Bento esteve quase a ser campeão (lembram-se da mão de Ronny?)), apurou o Sporting consecutivamente para a Champions, venceu taças... Mas a determinado momento a crítica bloqueou no 4x4x2 losango. O sistema é a soma dos jogadores e das dinâmicas. Se há um problema no 3x4x3 de Amorim, como houve no 4x4x2 de Paulo Bento, isso tem mais a ver com dinâmicas e jogadores do que com a disposição tática. Mas também percebo quem diz que gostava de ver uma mudança. Para isso, no entanto, é preciso um plano. Mudar um pneu em andamento.... dá asneira.
Fábio
5:48
acho q as contrataçoes em janeiro sao o tanlongo e um central, acho q nao vem um PL, o q acha?
Vítor Almeida Gonçalves
5:50
O plano é contratar um central destro e um avançado. Mas pode haver mais mexidas. O mercado é sempre muito imprevisível, e uma saída pode fazer com que chegue mais alguém para outra posição. Uma coisa é certa: o Sporting vai mexer nesta janela de transferências. O alcance das mudanças dependerá de muitos fatores mas acredito que central e avançado podem chegar. Na certeza de que se não chegarem agora poderão ficar "preparados" para o verão....
5:51
O fator-chave aqui podem ser as saídas, e eu penso que vão acontecer saídas. Não necessariamente grandes vendas, mas ajustes no plantel.
SCP Sempre
5:51
A possibilidade do tiago tomas regressar está em aberto. ou nao joga mais no scp?
Vítor Almeida Gonçalves
5:54
Tiago Tomás foi emprestado há um ano, por uma época e meia. O regresso dele foi ponderado no final da temporada mas acabou por ficar no Estugarda. Existe uma opção de compra de 14 milhões de euros. Se ela não for acionada, o TT 'volta' ao Sporting a partir de junho para encontrar colocação ou reavaliar as suas opções. Não o vejo a jogar de novo no Sporting mas o facto é que ele tem contrato e, se não ficar no Estugarda, o seu futuro passará sempre pelo Sporting.
Daniel
5:55
Porque é que o Sporting não contrata o Fran Navarro? Acho que os grandes estão a dormir. A época passada fez 16 golos e esta época já leve 12 golos. Claro que há avançados melhores mas por valores que o Sporting não consegue pagar. O Navarro é acessível. Já agora o Beto seria outra boa opção do Udinese mas um bocado mais caro. O Sporting precisa urgentemente de outro avançado para competir com Paulinho pela titularidade.
Vítor Almeida Gonçalves
5:59
Fran Navarro é um jogador interessante sem dúvida. Mas  é um jogador caro e, teoricamente, chegaria para ser suplente de Paulinho. Penso que será difícil o Sporting pagar 9 ou 10 milhões de euros por um avançado neste mercado. Fran Navarro e Beto não são propriamente acessíveis...
Fábio
5:59
saídas pequenas so tou a ver o jovane
Vítor Almeida Gonçalves
6:02
"Pequena" no sentido do potencial encaixe, quando comparado com os principais ativos do plantel. Para o Sporting abrir mão de Jovane terá de entrar alguém que dê pelo menos as mesmas garantias. Mas é uma das possibilidades, sim. Até porque, independentemente de chegar um reforço, a ideia passa também por dar mais minutos a Rodrigo Ribeiro, assim ele as mereça.
6:04
Caros leitores, obrigado por terem estado com o Record. Fiquem ligados ao nosso site para o direto do Sporting-Paços de Ferreira, com todas as atualizações ao minuto. Um abraço para todos e um excelente 2023, na nossa companhia!
Conectando…