You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Vítor Almeida Gonçalves responde aos leitores
desenvolvido porJotCast
Vítor Almeida Gonçalves
5:22
Boa tarde, caros leitores. Bem vindos ao Record!  Estou disponível para as vossas perguntas sobre o Paços de Ferreira-Sporting
Fábio
5:25
boa tarde, o record diz q daniel bragança regressa aos treinos depois do jogo de hoje mas o Sporting tem treino amanha ou é folga?
Vítor Almeida Gonçalves
5:28
Boa tarde, Fábio. O Record escreve que o Daniel Bragança regressa aos treinos depois do jogo com o Paços de Ferreira, sim. Se é amanhã ou- depois de amanhã, só saberemos depois de o Sporting divulgar a agenda de trabalho para os próximos dias. De qualquer forma, será durante a próxima semana. É seguramente uma boa notícia para o Sporting e para Rúben Amorim, mas principalmente para o Daniel Bragança que está impedido de fazer o que mais gosta desde julho. É preciso ter uma grande força e resiliência para ultrapassar estes momentos. O meu desejo é que o Daniel Bragança possa voltar em pleno, que tudo lhe corra bem neste regresso, porque é um jogador muito talentoso.
Guest
5:29
O Paços está mais forte que o Sporting, nesta altura do campeonato ?
Vítor Almeida Gonçalves
5:30
Não me parece que o Paços tenha estado mais forte do que o Sporting em algum momento deste campeonato. O Paços está a lutar pela vida. O Sporting ainda pode chegar ao 3.º lugar mas sabe que será muito difícil, mesmo com a derrota do Sp. Braga ontem no Estádio da Luz. São realidades completamente distintas e não são comparáveis, com todo o respeito pelo Paços e pelo Sporting, porque ambos o merecem.
Valpaços
5:31
Paços motivado e Sporting acomodado ? Ou vamos ter um Sporting, ainda, a pensar no terceiro lugar ?
Vítor Almeida Gonçalves
5:34
Parece-me que vamos ter duas equipas motivadas, independentemente do momento. O contrário não seria normal. O Sporting não pode estar acomodado porque não tem a sua classificação definida. Por mais difícil que possa parecer chegar ao 3.º lugar, o Sporting está condenado a lutar por ele matematicamente. Quando já se anunciava um Benfica quase campeão em março, quantos adeptos acreditavam que o FC Porto, e até o Sp. Braga, ainda pudesse discutir o título? E  o que aconteceu entretanto? Pois bem, o FC Porto é um exemplo para o Sporting neste caso. Nenhuma equipa grande pode estar acomodada.
5:37
Quanto ao Paços de Ferreira, sim, tem de estar motivado também. A luta pela permanência não está fechada, o Santa Clara ganhou nesta jornada, o Marítimo acaba de empatar com o Rio Ave... Se o Paços ganhar hoje iguala o Marítimo com 23 pontos, portanto sim, o Paços tem de lutar pela vida. Não será fácil, porque o adversário é o Sporting, mas não há impossíveis.
Fábio
5:37
mesmo com o regresso do bragança, o jean lucas vem na mesma?
Vítor Almeida Gonçalves
5:42
O Sporting vai contratar um médio para a próxima época, mesmo com o regresso do Daniel Bragança, que além de voltar também vai renovar contrato, como noticiámos. O meio-campo do Sporting perdeu muito com as saídas de Palhinha e Matheus Nunes. O recuo de Pote ajudou a disfarçar o problema mas criou outros problemas no ataque. É um sector que está a ser trabalhado muito na perspetiva de futuro, com Essugo, Mateus Fernandes, Tanlongo, mas é um sector que precisa de mais soluções para o imediato, além de Ugarte e Morita. O Daniel Bragança, pelo menos num primeiro momento, não pode entrar nesta aritmética, porque é um jogador que vem de uma prolongada lesão, com toda a incerteza que isso acarreta. O Sporting vai querer dar-lhe espaço e tempo para voltar ao seu melhor, e a chegada de um reforço permite que isso aconteça. Pode ser o Jean Lucas, sim, e há indícios fortes nesse sentido, mas é um processo que não está fechado.
Pedri
5:42
Com o final da liga3, é possível vermos ainda Essugo ou Fernandes no onze até final da época? Um abraço a todos
Vítor Almeida Gonçalves
5:48
Diria que sim, que é possível, principalmente no caso do Essugo. O Sporting tem nesta altura apenas um '6' puro, que é Ugarte. Morita foi contratado para esse lugar, quando já se sabia que Palhinha dificilmente iria ficar no Sporting, como se confirmou. Com a saída de Matheus Nunes, e aproveitando as suas características, Morita acabou por ganhar espaço mais como número '8'. Eu pessoalmente acho que tem mais perfil para esse lugar do que para ser um médio defensivo, na linha de Ugarte ou Palhinha. Assim sendo, e tendo em conta que Tanlongo também é um projeto que precisa de tempo, creio que, mais cedo do que mais tarde, Essugo começará a ter mais minutos na equipa principal, e acredito que os possa ter nesta reta final da época. Mateus Fernandes está num patamar um pouco diferente, porque não está tão trabalhado ainda ao nível da equipa principal e o Sporting tem mais soluções para a posição '8'. De qualquer maneira, sim, também pode ter a sua oportunidade.
Raiden
5:48
jean lucas é medio centro, se o ugarte for vendido vem tb um medio defensivo?
Vítor Almeida Gonçalves
5:53
Jean Lucas é um '8', sim. Tem características mais próximas talvez de um Matheus Nunes. Mas, se for contratado de facto, teremos de ouvir o que Rúben Amorim pensa, porque a ideia dele para o Jean Lucas pode ser diferente. Teremos de aguardar. Quanto ao Ugarte, é verdade que tem muito mercado, mas eu não vejo grande margem de manobra para que ele possa sair neste mercado. É claro que uma proposta louca pode mudar tudo, ou quase tudo, mas a saída de Ugarte neste mercado teria um efeito, na minha opinião, ainda mais devastador do que a saída de Matheus Nunes há um ano. Veremos o que acontece mas um jogador para aquela posição, na ideia de jogo de Rúben Amorim, é muito, muito difícil de encontrar. Por isso é que Essugo está a ser 'feito' há já quase dois anos...  Isto é o que eu penso. Mas respondendo à sua pergunta, sim, se Ugarte saísse parece-me incontornável que o Sporting teria de contratar um médio defensivo.
Raiden
5:55
nao acha q vai haver algum clube q vai dar 60 milhoes da clausula pelo ugarte?
Vítor Almeida Gonçalves
6:03
Tudo é possível, porque as 'leis' do mercado são muito imprevisíveis. O Ugarte ainda tem muito para evoluir, mas na minha opinião já é um jogador de topo. Daí a haver um clube disposto a pagar 60 milhões... Seria acima do que pagaram por Matheus Nunes, por exemplo. E o Sporting, vendendo nesta janela de mercado, ficaria somente com 70% da receita, ou seja, 42 milhões de euros. O Famalicão ainda tem 10% e o Fénix os restantes 20%. O que sabemos é que o Sporting está a tentar renovar o contrato de Ugarte e subir a cláusula para 80 milhões de euros. Vai mexer com o mercado, sim, mas creio que será difícil sair. Do ponto de vista desportivo, como  já disse, seria péssimo para o Sporting.
Raiden
6:04
entre inacio, nuno santos, ugarte, edwards e pote, quem acha q deve sair?
Vítor Almeida Gonçalves
6:09
Desportivamente, ou seja, no impacto para a equipa, a saída mais fácil de compensar, em teoria, é a de Gonçalo Inácio, porque o Sporting está bem servido de centrais. Financeiramente, ou seja, no retorno que o Sporting pode ter, a saída mais lucrativa também pode ser a do Gonçalo Inácio, porque o Sporting tem 100% do passe e ficaria com a totalidade da receita. No caso de Ugarte, Edwards e Pote, o Sporting teria sempre de partilhar o encaixe com terceiros, e o rombo desportivo seria grande, porque são jogadores mais difíceis de substituir na minha opinião. O caso de Nuno Santos é mais específico. Tem 28 anos e dificilmente chegará ao Sporting uma proposta que compense a perda desportiva. Não haverá muitos clubes dispostos a pagar 20 milhões de euros, nem sei se haverá um que o fizesse. E abaixo desse valor como é que se explica a perda de um jogador que vale tantos golos e assistências por época? É apenas a minha análise, porque não defendo que deva sair qualquer jogador.
José Farinha
6:10
O Paços de Ferreira tem muitas baixas??
Vítor Almeida Gonçalves
6:10
Hernâni e Matchói estão lesionados. Antunes está castigado.
Raiden
6:11
mas acha q vai sair o inacio daqueles 5?
Vítor Almeida Gonçalves
6:15
Acho que é a saída mais provável, na medida em que é a saída mais fácil de compensar desportivamente e a mais lucrativa financeiramente. Mas uma saída do Gonçalo Inácio só fará sentido se for por valores próximos da atual cláusula de rescisão que é de 45 milhões de euros. Aliás, recordo que o Sporting está a tentar renovar contrato com o Gonçalo Inácio e uma das ideias é subir essa cláusula , para 60 M€ ou mesmo 80 M€. O que mostra que o Sporting também quer fazer um esforço para o manter e para abordar o mercado com outro conforto. É um dos temas que estará em cima da mesa no verão, sem dúvida.
Pedri
6:16
Faz sentido Amorim andar desde a taça da liga a fazer balanços da época praticamente todas as semanas? Em que é que isso ajuda a equipa?
Vítor Almeida Gonçalves
6:23
Percebo o ângulo da pergunta, e não seria difícil ao Rúben Amorim evitar esses balanços, mas tem muito a ver com a forma de comunicar dele. Não me lembro de alguma vez o Rúben Amorim ter recusado responder a uma pergunta, e isso faz com que ele responda muitas vezes às mesmas questões. Por outro lado, é preciso olhar um pouco à época do Sporting, às expectativas e aos resultados. Mencionou a final da Taça da Liga, que foi a última grande oportunidade do Sporting para conquistar um troféu... Nessa altura, já não havia Taça de Portugal, a Liga estava virtualmente perdida (quanto ao 1.º lugar), a equipa tinha saído da Champions... Um treinador como o Rúben Amorim que foi campeão no Sporting e sempre colocou a fasquia tão alta, é normal que fique frustrado com o que aconteceu esta época. Os balanços podem não ajudar a equipa, mas o que é que ajuda se não se começar pela autocrítica. E os balanços são isso mesmo, autocrítica, neste caso para fora. Mas a principal tem de ser feita lá dentro.
6:24
E no caso de Amorim, perceber o que tem de fazer diferente para não ter de passar mais uma época a fazer balanços e a falar quase sempre dos mesmos erros coletivos. É aí que está o papel do treinador.
Mario Fernandes
6:24
Apesar da iminente renovação de Nuno Santos, não fará sentido o reforço da posição com um jogador mais irreverente no 1vs1?
Vítor Almeida Gonçalves
6:26
O Sporting pode adaptar para a ala esquerda o Fatawu ou até o Arthur, que são jogadores mais fortes no 1x1. Tem o Nuno Santos que é muito forte no passe. E tem o Matheus Reis, com um perfil muito equilibrado, forte a atacar e a defender. Não creio que seja uma posição prioritária.
6:27
Caros leitores, muito obrigado pela vossa companhia durante esta hora. Foi mais uma vez um prazer partilhar este espaço convosco. Sigam o direto online do Paços de Ferreira-Sporting no Record. Até à próxima!
Conectando…