You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
A época do Sporting em análise
desenvolvido porJotCast
Vítor Almeida Gonçalves
4:09
Boa tarde, caros leitores. Bem-vindos ao Record! Estou disponível para as vossas questões sobre o nosso tema de hoje, a análise à época do Sporting. Vamos a isto!
Guest
4:12
Horrível! 0 planeamento e corrida atrás do prejuízo.
Vítor Almeida Gonçalves
4:14
O (mau) planeamento tem sido um dos motivos  mais apontados para a época do Sporting, a começar pelo próprio Rúben Amorim. É uma autocrítica que tem relação direta com a saída de Matheus Nunes, no momento em que ela aconteceu, antes de um jogo com o FC Porto e com o mercado já muito perto do fecho. Independentemente do que aconteceu daí para a frente, porque a saída do Matheus Nunes explica só a origem do problema, foi sem dúvida uma falha de planeamento, porque ficou claro que Rúben Amorim não contava perder o jogador. E o preço a pagar, no imediato, foi alto. Ainda assim, como dizia, esse é apenas o início de uma época negativa em vários sentidos, e a saída do Matheus Nunes foi apenas o começo.
4:16
a
Pedro
4:17
Boa tarde. Concorda que a demora em estabilizar a defesa, principalmente os centrais, mas também a constante troca de lateral esquerdo (insistindo-se em Nuno Santos, que devia jogar à frente, em detrimento de M.Reis que é o melhor defesa esquerdo do plantel), pode ter contribuído (para além da já conhecida cratera aberta no meio campo com a saída inesperada de Matheus) para a desastrosa primeira volta? Obrigado.
Vítor Almeida Gonçalves
4:22
Boa tarde, Pedro. A dificuldade em estabilizar os centrais foi sem dúvida um dos grandes problemas do Sporting na primeira metade da época. Não há planeamento que resista perante tantas lesões como o Sporting teve nesse sector. E vale a pena lembrar que St. Juste foi um dos principais reforços para esta época. Era uma lacuna que estava identificada e que, na prática, não teve solução, porque St. Juste esteve muito tempo lesionado. Em relação ao lateral-esquerdo, compreendo a questão mas parece-me que não é tanto por aí. Ou seja, o Sporting tinha duas boas soluções, diferentes em termos de características, e Rúben Amorim pôde fazer essa gestão, segundo o seu critério. Sobre o meio-campo, com a saída de Matheus Nunes criaram-se dois problemas: o do meio-campo propriamente dito e o do ataque, com o recuo de Pote. Também é preciso dizer que Morita, numa primeira fase da época, não teve a regularidade que se esperava, até porque foi sendo adaptado a jogar a 8, quando tinha sido contratado para 6.
Edgar Ferreira
4:23
Varandas, Viana e Amorim têm de sofrer as consequências desta época miserável. Não se aceita isto na 4ª época (3ª completa) desta equipa técnica e muito menos das opções da direção em desmembrar uma equipa competitiva em benefício das condições financeiras (que ainda assim são deficitárias...)
Vítor Almeida Gonçalves
4:27
Boa tarde, Edgar. Não sei ao certo em que tipo de consequências estará a pensar, mas se por consequências entende mandar abaixo e fazer de novo tenho sérias dúvidas que a solução passe por aí. É inquestionável que todos têm de tirar ilações do que de mal aconteceu esta época, e é isso o que os adeptos terão de julgar/avaliar na próxima temporada. Mas não creio que fazer rolar cabeças resolva o que quer que seja. Pelo contrário. Uma época má pode acontecer, se não se repetirem os erros. É o que está em cima da mesa e Rúben Amorim tem sido muito autocrítico até nesse aspeto. Agora, há um preço a pagar e esse está espelhado na sua pergunta: é o preço da desconfiança. Varandas, Viana e Amorim sabem que vão ter de conviver com essa realidade nos próximos meses.
Guest
4:27
O Sporting tem várias questões para resolver. Os laterais, um médio 6/8 capaz de ser de facto uma opção e um ponta de lança.
Vítor Almeida Gonçalves
4:32
Sim, fala em três posições-chave, na perspetiva da recomposição do plantel. O Sporting está bem apetrechado de centrais, mas se Neto não ficar creio que será necessário preencher essa vaga também. Nos laterais, o do lado direito é prioritário... Tenho dúvidas se será Bellerín, mas saberemos em breve. Do lado esquerdo, se Nuno Santos e Matheus ficarem, penso que não será uma posição prioritária em termos de mercado. O médio e o avançado, sem dúvida, são alvos importantes. Mesmo com o regresso de Bragança, num primeiro momento pelo menos, haverá dúvidas sobre a sua condição física, após uma época parado. O médio é imprescindível para libertar Pote para o ataque. O avançado também está na lista... Pode não ser o salvador de nada, mas olhando friamente há várias opções de ataque no plantel do Sporting que não funcionaram/não renderam. E esse espaço tem de ser preenchido, na minha opinião.
Guest
4:33
Não se percebe apostar em tantos jogadores jovens, quando não espaço para todos. muitos nem em euipas de meia tabela teriam o lugar no 11.
Vítor Almeida Gonçalves
4:36
O Sporting tem muita qualidade na formação. Não vejo esse desequilíbrio de juventude no onze, honestamente. Nem sequer no plantel. O talento não tem idade. É um daqueles "problemas" que só se coloca quando não se ganha. Basta lembrar a equipa campeã e a juventude que tinha, comparada com a que existe agora. O Sporting não vai "acertar" em todas as apostas mas qualidade existe.
Guest
4:36
faltou, claramente um Ponta de lança e alternativas à altura no meio campo!
Vítor Almeida Gonçalves
4:38
Concordo com a falta de alternativas no meio-campo, na sequência da saída de Matheus Nunes. Sobre o ponta-de-lança, hoje é mais fácil ter a certeza disso, mas o que faltou sobretudo foi consistência. E isto não tem a ver com jogador individualmente ou posições. Tem a ver com trabalho e confiança.
Nuno Soares
4:38
Boa tarde, até se pode falar em mau planeamento mas se a época for vista á lupa pode-se que uma uma série de fatores que contribuíram para isso.
Vítor Almeida Gonçalves
4:41
Vários fatores, sim. A questão do planeamento começou a ser falada devido à saída de Matheus Nunes. Mas depois colocou-se a mesma questão por causa dos centrais, e o Sporting até tinha planeado bem, ao contratar St. Juste. Como tem dito Rúben Amorim, foram muitas "pancadas" seguidas e a equipa teve dificuldade em reagir...
Guest
4:41
A segunda volta não sendo perfeita, foi bastante melhor do que a primeira. É difícil trabalhar constantemente com a saída dos melhores jogadores. Do ano passado saíram o Palhinha, Matheus Nunes (meio campo titular), Sarabia e mais o Pedro Porto que saiu no mercado de inverno. Para além disto, é fundamental a contratação de um ponta de lança que faça golos. A excelente temporada do Pote no 1º ano e a do Sarabia no 2º disfarçaram esta questão.
Vítor Almeida Gonçalves
4:45
Há uma clara diferença entre a primeira e a segunda volta, de facto. A equipa estabilizou depois do final de janeiro, e a chegada do Diomande, por exemplo, teve influência. O Sporting teve necessidade de vender, havia jogadores que estavam num momento decisivo das carreiras e não voltariam a ter oportunidade de sair... É uma gestão muito complexa, mas o erro primordial esteve na saída de Matheus Nunes. Quanto à questão do ponta-de-lança, Rúben Amorim poderá até mudar, mas eu pessoalmente tenho sérias dúvidas que o Sporting passe a pensar o seu futebol de ataque com base na ideia de um goleador providencial. Não me parece. O Sporting precisa de ter mais soluções de ataque que marquem golos, porque alguns jogadores não cumpriram com as expectativas.
Espadinha
4:46
Caro Vítor, é um dado garantido que Rúben Amorim continue ao leme do SCP na próxima época? Que informações existem relativamente às posições prioritárias a atacar no mercado além do tão noticiado ponta de lança? Obrigado.
Vítor Almeida Gonçalves
4:49
Boa tarde. Como dizia Pimenta Machado, em futebol o que hoje é verdade amanhã pode perfeitamente deixar de ser. Mas sobre Rúben Amorim a verdade hoje é que fica no Sporting, e não me parece que amanhã essa verdade possa ser mentira. Veremos. De qualquer forma, diria que Amorim só não ficará no Sporting se algum clube estrangeiro, nomeadamente da Premier League, pagar os 20 milhões de euros da cláusula de rescisão. Tenho dúvidas que isso aconteça mas essa hipótese terá de estar sempre em cima da mesa. Sobre posições prioritárias, no Record já as temos vindo a noticiar: lateral-direito (se Bellerín não ficar), médio e avançado. Para além destas posições, as entradas serão em função das saídas, creio.
Daniel
4:49
Com Essugo, Sotiris, Mateus Fernandes, Tanlongo... tanto jovem para a mesma posição, como haviam de jogar para crescer e dar uma resposta momentânea e de qualidade à equipa! Acabaram por não jogar o que deviam e de "atropelar" uns aos outros!!!
Vítor Almeida Gonçalves
4:53
Os adeptos esperam resultados instantâneos, mas o processo de fazer um jogador demora muito tempo. Só o facto de estarem no plantel já está a contribuir para que cresçam e sejam melhores no futuro. É preciso dar tempo. É um facto que há muitos jovens ali para a mesma posição mas Essugo e Mateus Fernandes jogaram pela equipa B, Sotiris e Tanlongo acabaram de chegar a Portugal e têm de ser integrados... A paciência acaba por dar frutos. Não será com todos mas acredito que o investimento de tempo nesses jogadores acabará por ser compensado.
Fábio
4:53
boa tarde, o meio campo na proxima epoca é possivel q seja: tanlongo, essugo, morita, jean lucas e bragança?
Vítor Almeida Gonçalves
4:56
O meio-campo ideal do Sporting na próxima época teria sempre de ser Ugarte e mais alguém... Mas sabemos que o mercado pode precipitar outras decisões, teremos de aguardar. Sobre o Daniel Bragança, pode ser um "reforço" muito importante, mas tem de ir com calma, porque vem de uma paragem longa. E Jean Lucas ainda não está contratado. O Sporting já fez contactos mas tem outras alternativas.
Godinho
4:56
Boa tarde. Qual a razão da dispensa de vários atletas do SCP e o Amigo do Treinador.. Paulinho.. não se fala na sua saída? É inaceitável! Concorda?
Vítor Almeida Gonçalves
4:59
Saída do Paulinho? Discordo. Não faria sentido, do meu ponto de vista. A menos que surgisse uma proposta irrecusável, mas pela idade do Paulinho as probabilidades de isso acontecer são reduzidas. O Paulinho não pode ter um estatuto intocável, e creio que não tem,  mas é um jogador importante no Sporting. Seria ainda mais importante se fizesse mais golos, sim. Desperdiçou alguns golos feitos, sim. Mas eu valorizo o que vejo para lá dos golos.
Nuno Soares
5:00
Adán a comprometer em jogos que o Sporting estava muito por cima, ex, dragão,dois jogos com Marselha e Juventus. Pote completamente fora dela apesar de em golos e assistências ter sido a melhor época no entanto o caudal ofensivo do Sporting foi muito maior este ano. Coates não tem categoria em campo para comandar uma defesa jogador com esta experiência não pode cometer certos erros ex golo do empate do Benfica nasce numa completa falha á bola do coates e por fim naturalmente teimosia do treinador mas sem ele o Sporting não competia a este nível com 50 por cento do plantel sem nível. Por mero azar não se conseguiu fazer melhor. Em três jogos o Sporting com eficácia só do pote ao intervalo estava a ganhar por dois/três,chaves em casa, Boavista no Bessa e e Arouca, são nove pontos que fariam toda a diferença para não nos afastarmos dos primeiros. Cumprimentos
Vítor Almeida Gonçalves
5:02
É a análise de muitos adeptos, Nuno. E muitos dos pontos que refere são factuais. Mas há outros dos quais discordo, por exemplo sobre Coates. Erros todos cometem mas Coates é o capitão do Sporting e um jogador fundamental.
Paulão
5:03
foi uma época que começou com a saida não planeada de Matheus Nunes. Sarabia que se sabia que ia sair nao teve  substituto á altura, o começo do campeonato e a eliminação da taça não podem ser esquecidos com os resultados da champs nem por ter eliminado o Arsenal. Dizer sempre que o Sporting tem um plantel inexperiente não pode ser desculpa para o 4 lugar. ha que reunir com a sad e saber onde sao precisos reforços. Se os administradores podem ter um aumento de 35% tem que haver dinheiro para reforçar a equipa. Se o planeamento for bem feito, (sabendo que Ugarte vai sair?) tem que haver condições por lutar pelo título. ja agora quais os sectores que precisam reforços?
Vítor Almeida Gonçalves
5:07
A alternativa ao Sarabia foi contratada em janeiro de 2022, Marcus Edwards se bem se lembram. E no verão chegou Trincão... Diria que Rochinha, porque é evidente, ficou aquém das expectativas, mas não foi o único. Sobre os aumentos de salários, o momento da aprovação é o pior possível, mas até ver o aumento é só no papel, porque a administração da SAD ainda não esclareceu se vai aplicar esse aumento em 2023/24.  Ainda assim, creio que percebo a ideia de fundo, ou seja, parece-me legítimo que depois de terem visto sair tantos jogadores importantes os adeptos queiram ver investimento na equipa. Esse investimento até tem vindo a ser feito mas não teve os resultados esperados e o Sporting terá de  corrigir os desequilíbrios do plantel.
ANTONIO
5:07
sou socio do sporting e sinceramente numca espeerei melhor epoca porque temos uma equipa de tostoes e benfica e porto nao temos dinheiro nao temos vicios sporting sempre,
Vítor Almeida Gonçalves
5:08
O dinheiro também compra competência mas a competência não depende do dinheiro. O Sporting foi campeão em 2020/21 com menos investimento do que fez em 2022/23. Muito menos. Houve uma conjugação de fatores negativos que contribuiu para o desfecho desta época no Sporting, e temos referido vários nesta conversa.
Guest
5:09
Se o Ruben Amorim sair no próximo defeso, na sua opinião quais seriam os principais candidatos a assumirem o lugar? E já agora, acha que a tendência do Sporting será continuar a atacar o mercado interno para as contratações que necessita ou veremos aqui um virar de página e irá virar-se mais para o mercado estrangeiro?
Vítor Almeida Gonçalves
5:13
O que quer que eu respondesse seria especulativo... Treinadores há muitos, mas sinceramente não vejo nenhum nesta altura que se adeque melhor ao Sporting do que Rúben Amorim. Isto sabendo que os treinadores são reféns dos resultados. Já foram falados no passado nomes como o Bruno Lage ou o Abel Ferreira, mas são meras especulações. Sobre mercado, o Sporting tem contratado mais em Portugal  mas o Jean Lucas prova que há jogadores referenciados em muitos campeonatos... Depende dos jogadores, e sabemos que Rúben Amorim não procura posições, procura jogadores específicos...
Gonçalves A.
5:15
Boa tarde. A meu ver do que se passou na presente época, houve erros de gestão  mas também  de comportamentos das claques que em nada ajudaram a que no fim resultou  nesta  classificação. Noto que a um resultado negativo os socios e adepetos põe  tudo em causa.
Vítor Almeida Gonçalves
5:15
Não faz sentido culpar as claques pela época do Sporting. Zero sentido, na minha opinião.
Carlos
5:16
Quem irá substituir o Ugarte no meio campo? Considerando a falta de dinheiro, as vendas de, pelo menos, dois jogadores do onze, é expectável que a equipa do sporting seja mais fraca do que a deste ano? Em particular ao nível do meio campo.
Vítor Almeida Gonçalves
5:17
Creio que haverá pelo menos uma venda, sim. Duas grandes vendas, não acredito. Ugarte é um dos jogadores com mais mercado, logo um dos mais expostos a uma saída. Mas uma coisa é o que se fala, outra são as propostas. Teremos de esperar e ver se essas propostas chegam. Acredito que se Ugarte não sair, ou se for encontrado um jogador à altura dele, o Sporting poderá ter um plantel mais forte na próxima época. Mas precisará de se reforçar bem.
Manuel
5:17
Boa Tarde, para alem dos problemas referidos dos quais eu concordo totalmente também vi um Ruben a tomar decisões q nao.se percebem como por exemplo a falta de aposta em alguns jovens q mostram qualidade comonpor exemplo o fatawu.E em segundo lugar queria perguntar lhe quais e q acha q foram as principais razoes para a miserável época do sporting e o que poderia ter sido feito para ser diferente.
Vítor Almeida Gonçalves
5:19
Boa tarde, Manuel. Já ficaram atrás muitas possíveis explicações para o que correu mal. A sua observação sobre o Fatawu é comum a muitos sportinguistas e não só. Confesso que também esperava que Fatawu fosse mais utilizado, mas é o tal processo de crescimento de que tanto fala Rúben Amorim. E o treinador conhece bem os jogadores...
Load More Messages
Conectando…