You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
André Monteiro responde sobre a temporada do FC Porto
desenvolvido porJotCast
André Monteiro
4:15
Boa tarde caros leitores! Já estou disponível para conversarmos. Façam favor de colocar as vossas questões!
Albuquerque
4:16
Boa tarde. Com a entrada na Champions, ficará o FCP apto para competir financeiramente com o Benfica?
André Monteiro
4:19
Boa tarde Albuquerque. A resposta não pode ser tão linear, tendo em conta a complexidade da questão. Quanto a mim tenho desde logo algumas coisas claras. A primeira é que naturalmente com a entrada garantida na fase de grupos da Champions, que em traços largos garante desde logo o encaixe de cerca de 50M€, o FC Porto ganha um balão de oxigénio importante no que às contas da próxima época diz respeito. Agora, isso não evitará que a SAD tenha de garantir mais-valias importantes com a venda de passes. No entanto, se a questão que coloca se prende com a capacidade de investimento dos dois rivais, se o FC Porto vai aproximar-se do investimento do Benfica ao nível de contratações, a resposta é um claro não. O mercado dos dragões vai ser muito mais em conta do que o das águias, mais virado para o mercado interno até.
Luís
4:19
Boa tarde, André. Acredita que Sérgio Conceição fica no Porto na próxima época? E não ficando, serão verdadeiros os rumores acerca de Bruno Lage, ou será apenas mais uma picardia clubística ao rival Benfica? Cumprimentos
André Monteiro
4:24
Olá Luís. Sérgio Conceição só não ficará no FC Porto caso surja um convite suficientemente atrativo para o técnico. E isso não se relaciona com dinheiro, relaciona-se com nível competitivo. Se lhe acenarem com euros ao invés de objetivos ambiciosos, irá continuar nos dragões. Portanto, vai depender muito mais do projeto desportivo do que quão fundos serão os bolsos do clube (ou clubes) em causa. Para já, tudo indica que Sérgio Conceição vai ficar. Quanto a Bruno Lage, não tendo eu informação que aponte nesse sentido, admito que, depois de um treinador com uma identificação tão grande com o clube e com os seus adeptos, seque passasse pela cabeça de Pinto da Costa convidar um antigo treinador do rival que, por muito que não tenha criado anti-corpos com o FC Porto, saiu, com todo o respeito pelo seu trabalho, pela porta pequena...
Uiui
4:24
Acho momento chave o empurrão do soares ao ferro e respetivo penalty. Esse foi o momento de viragem. O resto é paisagem
André Monteiro
4:28
Olá Uiui. Se bem me recordo os especialistas de Record dividiram-se na avaliação esse lance. Quanto a mim não existia razão para marcar falta de Soares. E só se estava a jogar a 20ª jornada... No final da mesma o Benfica ainda tinha 4 pontos de vantagem.
Filipe
4:28
Boa tarde, André! Zaidu é visto como opção de primeira linha, caso se confirme a venda de Alex Telles? Brahimi está efetivamente mais longe, ou será apenas um pequeno impasse nas negociações? Abraço
André Monteiro
4:32
Boa tarde Filipe. Zaidu é um jogador apreciado no FC Porto, incluindo por Sérgio Conceição, como já noticiámos. Se é 1ª opção ou não é, na minha visão, secundário, até porque me parece claro que, sem Alex Telles, a SAD terá de procurar duas soluções para a posição, para mais com Manafá, que é a alternativa, a fixar-se à direita. Quanto a Brahimi não temos qualquer informação que aponte no sentido do seu regresso. O argelino já demonstrou várias vezes a afeição que tem pelo FC Porto, mas o facto de ter iniciado a sua aventura no Al-Rayyan há tão pouco tempo faz com que o peso financeiro da sua ligação ao clube seja ainda muito elevada. Brahimi abdicaria do contrato da sua vida que quis fazer quando deixou o Dragão apenas um ano depois? As informações não apontem nesse sentido.
TripeiroEuSou
4:32
Boa tarde,
O F.C:Porto, vendendo a maior parte dos titulares, será que vai ter capacidade para competir com o Benfica de JJ? Será que o Sérgio conceição vai se dar ao luxo de competir num campeonato onde as probabilidades de sucesso são inferiores se não lhe derem jogadores de qualidade?
André Monteiro
4:37
Olá TripeiroEuSou. Sobre a primeira questão, a minha opinião sobre esse tipo de formulações é muito clara: é possível fazer uma grande equipa com jogadores de menor estatuto em pouco tempo, como é possível ter uma equipa medíocre repleta de jogadores sonantes. Há vários exemplos disso ao longo da história do futebol português mais recentes, como a equipa de Mourinho no FC Porto em 2002/03 ou as primeiras equipas de Jesus no Benfica. Quanto à segunda questão, não tenho dúvidas de que Sérgio Conceição quererá ter a maior qualidade possível à sua disposição, quem não quereria? Agora, o plantel já sofreu uma sangria no último verão e foi reconstruído com os resultados que se conhecem. Acredito que Sérgio Conceição, que vai voltar a perder vários jogadores nucleares, acredite que conseguirá feito semelhante para 2020/21.
Guest
4:37
O porto pode continuar a brincar com a UEFA como têm vindo a fazer até hoje? Não cumpre, é poupado na pandemia.. Ninguém faz nada? Parece me muito estranho...
André Monteiro
4:39
Boa tarde Guest. O FC Porto está a cumprir o acordo que fez com a UEFA no âmbito do fair-play financeiro, até com resultados positivos na medida em que antecipou em uma época a recuperação para lucros. De resto, a UEFA decidiu e bem alterar os prazos de contabilização do fair-play financeiro devido à Covid-19, pelo que essa uma alteração que abarca todos os clubes e não apenas o FC Porto.
Luis
4:40
Boa tarde, André. Nakajima e Zé Luis, o que pensará o FCP fazer em relação aos dois casos mais problemáticos financeiramente do plantel?
André Monteiro
4:44
Olá Luís. Quanto a Nakajima, o diretor-geral Luís Gonçalves disse ontem em entrevista ao Porto Canal que é um caso que será resolvido. Agora, o que quer isso dizer? Vai ser reintegrado? Vai ser vendido? Neste momento acho que nem o FC Porto sabe o que acontecerá. Agora, parece-me claro que será muito difícil Nakajima ser reintegrado na medida em que a posição que tomou foi sentida como uma quebra de confiança grave por parte do grupo. Quanto a Zé Luís, não diria que será um 'caso' no FC Porto, mas é óbvio que os seus responsáveis, o seu treinador e os adeptos esperavam outro rendimento de um dos mais importantes reforços da temporada. Teve um arranque espectacular e, desde novembro/dezembro, não mais teve impacto. Vejo a sua continuidade em 2020/21 como muito provável.
Guest
4:45
Acha que o Porto está em falência técnica? Comprimentos.
André Monteiro
4:50
Oá Guest. Se nos limitarmos a questões de contabilidade, que, admito, está longe de ser a especialidade de quem sempre quis como eu ser jornalista desportivo, quando as receitas ordinárias são inferiores às despesas, o passivo é grande e o capital próprio entra em terreno negativo... Agora, há na contabilidade das SAD uma questão vital: é que os ativos que transacionam (jogadores) têm preços extremamente voláteis. E isso faz com que, por exemplo, um jogador vindo da formação que representa um valor de 0 euros no ativo das sociedades, possa ser vendido por dezenas de milhões de euros e representar um encaixe extraordinário que anule qualquer tipo de prejuízo num piscar de olhos. Portanto, a SAD do FC Porto é extremamente lucrativa e financeiramente sólida? Não. Mas está em vias de entrar em insolvência? Longe disso.
Artista
4:51
Que opinião tem da nomeação de Artur Soares Dias para a final da Taça e de Hugo Miguel para o VAR?
André Monteiro
4:55
Olá Artista. Artur Soares Dias é um dos melhores árbitros nacionais, pelo que me parece natural a sua nomeação. Quanto a Hugo Miguel como VAR, que ninguém fale dele no final da partida é o que lhe desejo.
Filipe Sousa
4:56
Não acha que os jogadores do Porto são mais protegidos pelas arbitragens que outros?(Pepe contra Benfica agressão a Tarabt, ..)
André Monteiro
4:58
Olá Filipe Sousa. Boa discussão para ter com os amigos durante o jogo no sábado à noite... Mas sempre com distanciamento social e boa disposição! Divirtam-se!
Marta Franco
4:58
Boa tarde, André. Que jogador do rival Benfica entrava no onze do FC Porto esta temporada?
André Monteiro
5:02
Olá Marta Franco. Boa questão para me obrigar aqui a um exercício rápido de preferências, tendo em conta também os níveis de forma que apresentaram... Diria, de forma clara, Pizzi e Vinícius.
Hélder
5:05
Boa tarde, gostava de saber como está o processo de contratação de Pedro Gonçalves do Famalicão e se Hulk é uma possibilidade real.
André Monteiro
5:09
Olá Hélder. Quanto a Hulk, já noticiámos que o jogador está interessado em vir para o FC Porto quando terminar o seu contrato no final do ano e que essa manifestação de vontade caiu bem na SAD. Agora, do desejo à concretização do mesmo há ainda muito que fazer. Mas a possibilidade é real sim. Sobre Pedro Gonçalves, o jornal OJogo já noticiou algumas informações que apontam a um interesse no médio. Não temos informações que apontem nesse sentido. De qualquer forma deixe-me dizer-lhe que, na minha opinião, seria uma adição interessante para o FC Porto.
Daniel
5:09
Boa tarde André, acha possível o retorno do Hulk ao Porto? Encaixaria no actual sistema de Sérgio Conceição?
André Monteiro
5:11
Olá Daniel. A primeira questão já respondi em cima, quanto à segundo diria que... perfeitamente. Poder físico para participar em ações ofensivas e defensivas, forte ataque à profundidade, habilidade técnica para jogar em tabela, à vontade para jogar nos três corredores.
José Diabo
5:11
Olá, não é estranho o Porto de repente aceitar Artur Soares Dias como arbitro? Ou já foi tudo cozinhado de trás?
André Monteiro
5:12
Olá José Diabo. Nem o FC Porto nem o Benfica têm de aceitar ou deixar de aceitar nada. Neste parâmetro têm que se aplaudir os dois clubes que, eventualmente com uma exceção ou outra, não têm condicionado árbitros com declarações prévias aos jogos nos últimos anos.
5:13
Caros leitores, obrigado pelas questões que colocaram. Foi um gosto. Agora há que tratar da edição que terão amanhã em mãos. E claro, para se manterem informados a cada minuto passem aqui pelo site do Record. Um abraço
Conectando…