You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Arbitragem 19.ª jornada
desenvolvido porJotCast
Record
9:55
Boa noite, vamos conversar sobre arbitragem com a elevação que este fórum merece? Vamos a isso!
Cristiano
9:55
Boa noite como portista que sou gostava de saber a sua opinião sobre o primeiro golo do Porto, se acha que é legal ou se acha o contrário em que situação existe a ilegalidade...
Record
9:58
Boa noite Cristiano,
As muitas dúvidas sobre se Mbemba, em fora de jogo, estorvou ou não a visão de Makaridze, fazem com que a decisão de validar do golo mereça o benefício da dúvida. Terá sido também este o pensamento do VAR. Aceito e percebo a decisão tomada.
Luís Rebelo
9:58
O que tem a dizer da arbitragem do "senhor"  Jorge Sousa?
Record
10:02
Boa noite Luís,
A avaliação que fiz (e matenho) da arbitragem do Jorge Sousa é a de que teve alguns desiquilibrios técnicos e disciplinares, sendo que os jogadores (pelo comportamento e nervos) não facilitaram o seu trabalho. Nos principais lances de avaliação técnica (interior das áreas) acertou sempre.
Pedro Pereira
10:02
Que lhe oferece dizer, quando um director de um canal (por sinal da Federação), questiona abertamente as decisões do árbitro Jorge Sousa, concretamente o seu critério ? sabendo nós que o dito diretor é sportinguista. Faz sentido ?
Record
10:05
Boa noite Pedro, outros diretores de outros canais já tiveram comportamentos idênticos. O facto de ser o diretor do canal da Federação, também é uma questão que me ultrapassa e que será do foro interno da mesma. Dito isto: entendo que já bastam os clubes a criar ruído à voltas das arbitragens. Seria sempre preferível que tais situações não acontecessem.
rogerio
10:07
boa noite a minha pergunta e a seguinte: porque e que em classicos sejam eles em lisboa ou no porto sao sempre arbitros do porto a arbitrar? isto nao e normal se e que me faco entender
Record
10:11
Boa noite Rogério,
Considerando que quase metade do quadro de árbitros da primeira categoria é da Associação de Futebol do Porto (10 em 21) é natural que isso tenha impacto nas nomeções e na quandidade de jogos, sejam eles quais forem, a serem dirigidos por árbitros do Porto. A "ajudar" a esta situção, os dois árbitros reconhecidamente mais experientes (inclusivamente no quadro da UEFA) são ambos do Porto. Daí a sua presença mais regular nos grandes jogos.
Guest
10:12
Não acha que o paradigma da arbitragem tem de mudar? Deixar de haver um líder e passar a ser um trabalho de equipa em que todas as opiniões contam por igual? O que se assistiu ontem em Braga foi um árbitro com um critério muito questionável. Tal como indiquei num chat anterior o Jorge Sousa aplicou a lei aos jogadores e por isso está "protegido". Mas não teve o mesmo critério tanto no lance em que o Galeno reclama e rasga a camisola como quando o Paulinho cospe sem querer no árbitro. O vietto entrou um pouco antes do tempo que devia levou logo amarelo. O árbitro condicionou o jogo e tem de ser chamado a atenção durante o jogo pelos restantes elementos. O VAR veio ajudar em algumas questões mas neste momento parece-me que a atribuição descarada de amarelos é uma nova maneira de desiquilibrar um jogo.
Record
10:17
Boa noite,
Por pontos:
  1. Acho que tem de haver um líder claramente identificado para assumir as decisões. As grandes queixas desde que se iniciou a videoarbitragem vão no sentido de que os árbitros se começaram a desresponsabilizar deixando as decisões dificeis para o VAR e que o VAR faz o mesmo deixando para os árbitros... Tem de haver um líder.
  2. Quando se aplica a lei está-se protegido, é um facto. Mas no caso deste jogo concordo que falhou disciplinarmente nalguns momentos.
  3. O Galeno arriscou e muito um segundo amarelo, da mesma forma como o Wendel arriscou um vermelho direto, tal como outros jogadores arriscaram mais amarelos ou vermelhos por atitudes ou palavras. Não foi um jogo fácil nesse capítulo. E a gestão disciplinar não foi das mais felizes.
joao
10:18
Rafa fez penalty no lance do segundo golo do B.SAD?
Record
10:19
Boa noite João,
É um lance de dificil avaliação que nem as imagens esclarecem totalmente. Em velocidade normal (é assim que se devem avaliar estes lances) parece que o atacante foi efetivamente tocado. Aceito a decisão de sancionar pontapé de penálti.
Sérgio
10:19
Como explica que o jorge sousa nao manteve o mesmo criterio de alarelis para as duas partes??
Record
10:21
Boa noite Sérgio,
Não posso explicar. Pela minha experiência sei o quão difícil é manter um critério disciplinar e/ou técnico. Sei também que todos os envolvidos num jogo de futebol podem ter noites menos felizes. O Jorge Sousa não esteve num dos seus melhores momentos (disciplinarmente falando) mas isso faz parte do futebol. Tão simples como isto. Sem fantasmas.
vitor
10:25
Boa noite na arbitragem do sr- Jorge Sousa nao dualidade de critérios principalmente ao intervalo quando só mostra amarelo ao Neto e o Galeno nao viu
Record
10:26
Boa noite Vitor,
Sou de opinião que nesse momento a gestão disciplinar não foi a mais feliz. Poderia ter tentado gerir sem cartões (hipótese menos correta) ou então advertir os dois jogadores que se envolveram em discussão (apesar de Neto ter iniciado).
Jorge Caetano
10:27
Boa noite. A entrada por trás do Coates, que acerta com os pitons no gêmeo do jogador do Braga não seria para cartão vermelho?
Record
10:29
Boa noite Jorge,
Não foi essa a percepção com a qual fiquei di lance. Não me pareceu uma falta grosseira. A avaliação que faço do lance é que se trata de um corte de ataque prometedor com uma falta que pode ser enquadrável com negligente (apenas amarelo).
José Martins
10:30
Boa noite, Gostava de saber a sua opinião referente ao penalti marcado contra o Benfica??
Record
10:31
Boa noite José,
Rafa agarrou, de forma clara, Varela no exterior da área, largando-o antes de entrar nesta. Depois, já no interior da área ficam dúvidas sobre o contato (rasteira) na perna do jogador do Belenenses mas o desenhar do lance faz com que o árbitro mereça o benefício da dúvida. Aceito a decisão de penálti.
Carlos
10:31
Como explica o silêncio do Conselho de arbitragem referente às constantes críticas de Benfica referente a jogos do Porto e vice versa quando e público que em ambos há erros de arbitragem. Não acha que os árbitros se sentem condicionados e desprotegidos pelo seu órgão representativo.
Record
10:33
Boa noite Carlos,
Acho sempre contraproducente que o conselho de arbitragem se ponha em "conversas" públicas com clubes. É natural que os clubes falem, até certo ponto, sobre árbitros e arbitragens. Passando determinados limites, deve ser o conselho de disciplina a intervir (como acontece em Inglaterra e nas competições da UEFA com castigos exemplares)
JP
10:35
A avaliação que fiz-te da arbitragem do Jorge Sousa é a de que teve alguns desiquilibrios técnicos e disciplinares? quais? obrigado
Record
10:40
Boa noite JP,
Para além da já abordada questão do possivel segundo amarelo a Galeno na discussão com Neto, posso dar outros exemplos como aos 68’ onde Eduardo abriu o braço acertando de forma desnecessária e negligente na face de Fransérgio. Lance que justificava falta e respetivo cartão amarelo. Aos 73' o amarelo exibido a Paulinho aceita-se, aplicando um critério apertado, mas foi um lance como alguns outros que aconteceram no jogo.
José Martins
10:41
Boa noite , certo que o Rafa agarra o Varela mas fora da área e qual a razão do VAR não alertar o árbitro para ir ver as imagens não havendo certezas.
Record
10:43
Boa noite José,
Não havendo certezas o VAR nunca deve chamar o árbitro. É assim o protocolo. O VAR apenas deve chamar o árbitro se tiver certeza absoluta de que existiu uma decisão errada. Não me parece que existam imagens que garantam que houve erro ao sancionar penálti.
Cristiano
10:45
Continuando com a pergunta acima e dando a minha opinião ao qual você tem o direito de ser a favor ou contra, acho o lance do mbemba muito idêntico ao primeiro golo que o Braga marcou ao porto
Record
10:46
Boa noite de novo, penso que se refira ao lance do jogo da jornada 17. Esta foi a minha opinião sobre o lance:
5’
Raúl Silva, em posição de fora de jogo no momento do remate de Fransérgio, não tomou parte ativa no jogo, entenda-se, não tocou na bola nem a sua posição teve impacto na possível ação de Marchesin. Golo legal.
10:47
Obrigado pelas questões. Falamos para a semana.
Conectando…