You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Arbitragem da 17.ª jornada da Liga NOS
desenvolvido porJotCast
Record
9:49
Boa noite. Tal como combinado :) aqui estou eu disponível para mais uma conversa sobre arbitragem, leis de jogo e, incontornavelmente, sobre "casos" de jogos desta jornada. Tentarei responder a todos os que coloquem questões que eu saiba responder e/ou mereçam a minha opinião. 
Nota: o meu espaço de opinião no Jornal Record é intitulado "Arbitragem sem filtros". Eu manter-me-ei sem grandes preocupações de filtros do meu lado mas terei que os aplicar a quem não souber respeitar a mim e aos restantes leitores. Vamos falar de arbitragem?
josegamah@gmail.com
9:58
O CA, ao nomear com a frequência que está, o C. Xistra para jogos de grau de dificuldade elevada, e a deixar os jovens internacionais parados ou em jogos sem tanta dificuldade, está a gerir bem os recursos humanos disponíveis e a preparar devidamente o futuro? O CX  tem 46/47 anos já não tem muito mais para dar.
Record
9:58
Boa noite José,
Cabe ao CA gerir a sua equipa da mesma forma como um treinador tem de gerir o seu plantel. Há momentos em que há margem para lançar os mais jovens e outros em que há necessidade de pôr os jogadores mais experientes. O que o Carlos Xistra têm para "dar" neste momento é a sua experiência e, olhando para o panorama do atual quadro de árbitros, esta é uma caraterística que não abunda. Há que apostar nos jovens internacionais e tal tem acontecido (e vai continuar a acontecer seguramente ainda esta época) mas também há que os proteger. O facto de não vermos esses jovens internacionais nos derbis mais mediáticos não quer dizer que não estejam a ter outro tipo de provas de fogo em jogos que não entre os primeiros classificados.
Pedro Moreira
10:07
Boa noite, como vê a avançar a tecnologia das linhas de fora de jogo? Em Inglaterra já falam numa tolerância, que não parece uma boa solução. Até ao momento, a melhor sugestão que ouvi foi: "tem de estar todo o corpo fora de jogo para ser assinalado", o que alteraria o paradigma e a dúvida. Qual a sua opinião?
Record
10:12
Boa noite Pedro,
A discussão sobre esta tecnologia não irá desaparecer independentemente do que for definido como tolerância ou parte do corpo a avaliar: se a tolerância for de 10cm, vamos estar a discutir e a levantar questões quando houver um fora de jogo com 11cm, da mesma forma como se decidirmos que tem de estar o corpo todo fora de jogo, vamos passar a discutir sobre se efectivamente o corpo está todo adiantado ou se o último cm do calcanhar ainda está em linha com a ponta do nariz do defesa...
Assim, a minha opinião sobre esta temática está alinhada com a forma como o IFAB vê o tema: As linhas são para usar ao cm MAS quando o VAR, ao colocar-se a linha, tiver dúvidas entre qual o frame a utilizar (o que põe o atacante adiantado 5cm ou em frame que o pões em jogo por 3 cm) deve optar por usar o frame que vá de acordo à decisão que o assistente tomou em campo. Basicamente é aplicar o princípio geral do VAR: Erro claro e óbvio há intervenção. Se há dúvida, não se intervem.
Danny
10:17
Boa noite, qual a sua opinião acerca dos lances no Sporting - Benfica?
Record
10:19
Boa noite Danny,
Não tendo identificado quais os lances gostaria de ter a minha opinião, seguem alguns deles:
57’
Luiz Phellype entrou de sola sobre Gabriel acertando na zona do joelho/canela do médio do Benfica. Arriscou em falta muito negligente onde se aceita a exibição do cartão amarelo.
68’
Acuña saltou com Odysseas e existiu um contato do corpo do jogador do Sporting com o joelho do guarda-redes. Contato normal e sem infração de qualquer um dos jogadores. Falta mal sancionada.
80’
No momento do toque de Vinicius para Rafa, este estava ligeiramente atrás (25 cm) do penúltimo adversário (Ilori). Lance difícil bem avaliado pelo árbitro assistente. Golo bem validado.
90+9’
No momento do passe de Seferovic para Rafa, este estava cerca de um metro atrás de Ilori que era o penúltimo adversário. Sem fora de jogo. Golo legal.
Guest
10:20
tomando em atenção todas as criticas nesta jornada e anteriores, como avalia a classificação actual no campeonato. De igual forma e em seguimento da questão anterior, tomando em consideração a "Liga da Verdade" considera que os árbitros teem sido fulcrais nas classificações actuais no campeonato?
Record
10:26
Boa noite,
Sempre existiram e continuarão a existir queixas. Algumas dessas queixas têm fundamento. A maior parte nem tanto... Apontar erros de arbitragem, os que existem e os que não existem, é a forma mais fácil de justificar insucessos e erros próprios.  Este campeonato terá, como todos, algum tipo de influência das decisões dos árbitros. Eles são parte do jogo. Se me pergunta se acho que essas decisões têm papel fundamental ou decisivo nas classificações: Não!
André
10:53
Não há uma falta de um jogador do FC Porto que não foi assinalada antes do 2° penálti assinalado a favor do mesmo? Este lance foi revisto pelo VAR?
Record
10:53
Boa noite André,
Penso que se esteja a referir à recuperação de bola de Manafá sobre Sequeira. Considerando que houve queda do defesa do Braga é natural que o VAR tenha revisto esse lance (faz parte do protocolo que o VAR, depois de ser sancionado um penálti, reveja toda a jogada que o antecedeu para confirmar que não existiu nenhuma infração da equipa atacante) e tenha entendido que não houve qualquer infração.
Também eu sou de opinião de que a recuperação de bola foi feita sem falta. O jogador do Porto conseguiu antecipar-se tocando apenas a bola. O posterior contato de corpo foi natural para ação dos dois jogadores (o futebol permite e prevê contato físico).
Conectando…