You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Arbitragem jornada Liga NOS
desenvolvido porJotCast
Jorge Faustino
9:57
Boa noite, vamos conversar sobre arbitragem? Coloque as suas questões!
Cristiano
10:03
Boa noite gostava de saber se acha que o porto é um justo campeão (se for) ou se é mais demerito do benfica?
Jorge Faustino
10:09
Boa noite Cristiano,
No que à arbitragem diz respeito, e caso se confirme que o Porto vai ser campeão, considero que é um justo campeão. Como todos os campeões o são. Houve jogos em que teve mais sorte com as decisões de arbitragem e outros houve em que foi mais infeliz. Tal como aconteceu ao Benfica e tal como aconteceu com todos os clubes.
João Silva
10:13
Como é que explica que o VAR não marque o penalty sobre o Plata?
Jorge Faustino
10:18
Boa noite caro João Silva,
Tive oportunidade de escrever na minha avaliação a esse lance que acompanhou a crónica do jogo e, posteriormente, no artigo de opinião que foi publicado na edição de hoje que aceito a decisão do árbitro (e do VAR) de não sancionar penálti nesse lance.
É um facto que o defesa terá tocado no pé de Plata (pé esquerdo que estava apoiado no chão) quando este passou por si. Este contato não pareceu, no entanto, ser a causa da queda do jogador do Sporting. Plata "procurou" com a sua perna direita o contato com as pernas do defesa para forçar a queda.
Este é um lance de interpretação de contatos e onde, por isso, está justificada a não intervenção do VAR (fosse qual fosse a decisão do árbitro.
Guest
10:19
Tem que se ser intelectualmente inculto dizer que o Porto é justo campeão quando se tem visto arbitragens vergonhosas. Ainda agora jogo do tondela não se percebe como o Alex Telles não é expulso aquele amarelo é mt alaranjado e Qd o Porto está nas cordas inventasse um penálti para ajudar os Andrades se isto é justo campeão o futebol português é uma vergonha
Jorge Faustino
10:24
Boa noite,
Ao responder a uma questão fora do âmbito da arbitragem, sabia que estava a correr o risco de "ofender" algumas opiniões que pudessem ser contrárias. Reforço que escrevi que o Porto, a ser campeão, o será com a mesma justiça que todos os campeões o são: com erros a favor e erros contra.
Não acredito que os meus ex-colegas árbitros estejam aos serviço de qualquer força clubística para fazer do clube A ou B campeão.
Nota: no lance que refere do Alex Telles, sou de opinião de que o amarelo foi a decisão disciplinar correta.
Guest
10:28
Por essas decisões se vê que é um mau arbrito não ver em campo é uma coisa não ver em casa com as imagens em casa é mau de mais
Jorge Faustino
10:30
Pelo que leio, concordamos que em campo é tremendamente mais difícil do que ver na tv. E vamos também concordar que discordamos sobre a opinião do lance. Cumprimentos.
Guest
10:30
E o penalty sobre o Cervi que foi simulação?!!!
Jorge Faustino
10:33
Boa noite,
O lance sobre o Cervi, sendo diferente do do Plata, tem pontos comuns que me fazem aceitar a decisão do árbitro.
Cervi foi ligeiramente tocado no pé mas sem consequência óbvia para a sua progressão. O motivo da queda foi o contacto que o jogador do Benfica provocou, de forma muito óbvia, ao projectar as suas pernas na direção das do defesa para justificar a consequente queda.
japcarmona
10:34
Plata ganha a posição quando o defesa roda ao contrário do que devia rodar. Depois, é pura ficção afirmar que Plata "deixa" a perna! Mas que dá jeito interpretar assim, dá. Um ex-árbitro não pode descalçar um árbitro porque teria o ordenado em causa. Deveria ser penalty, como foram em Moreira de Cónegos, mas para isso o árbitro e o VAr nunca poderiam ser TM e JS, que se atrevem a provocar os jogadores do Sporting ainda antes de eles fazerem algo para isso, estamos conversados, OU NÃO?
Jorge Faustino
10:40
Boa noite caro japcarmona,
Sobre o lance em particular, já expliquei a minha interpretação. Aceito e percebo argumentações no sentido de interpretações diferentes.
Aliás, e entrando na sua observação de que "um ex-árbitro nao pode descalçar um árbitro", estes dois lances (Plata e Cervi) são dois casos em que a interpretação tem um peso fundamental na decisão final do lance. Em ambos os casos é "fácil" conseguir argumentar que a decisão correta seria a contrária. E, para lhe dar razão, caso a interpretação dos árbitros tivesse sido a oposta, eu até poderia aceitar essas decisões como corretas.
Em lances muito discutíveis tendo a aceitar a decisão dos árbitros em campo. Acredito que esta minha postura pode beneficiar o futebol.
japcarmona
10:41
E a "castanhada" em Jovane, logo aos 3 minutos, não é penalty?
Jorge Faustino
10:43
Aos 3', sobre o Jovane Cabral, não foi no mesmo jogo. Foi na jornada anterior.
Jovane foi mais rápido do que João Aurélio a chegar à bola, desviando-a do seu adversário, que não conseguiu travar o movimento que a sua perna levava, pontapeando na canela de Jovane. Ficou, nesse lance, um pontapé de penálti por sancionar.
Cristiano
10:44
Como explica a análise do juízo final nomeadamente do Tiago Rocha no lance do penalty que dá o 3-1 para o FC Porto?
Jorge Faustino
10:50
Boa noite,
Fazer análise a lances já é, por vezes, bastante complicado. É muitas vezes injusto para quem está a ser avaliado e até para quem avalia. Faço-o porque acredito que com as minhas análises posso ajudar a esclarecer e a formar sobre questões relacionadas com as Leis de Jogo.
Comentar análises/avaliações de outras pessoas não é algo que queira fazer ou que ache que traga algum benefício para o futebol ou arbitragem. Peço-lhe desculpa por não responder à sua questão.
Ricardo Nuno
10:50
Olá Jorge, qual a sua opinião sobre a actuação do VAR, no geral, durante esta época? Melhorou relativamente à anterior?
Jorge Faustino
11:00
Boa noite caro Ricardo,
A sua questão tem várias dimensões que devem ser separadas:
Os árbitros que desempenham a função de VAR já atingiram a maturidade suficiente para quase não terem acontecido erros de má aplicação do protocolo. Durante os primeiros anos, os árbitros cometeram alguns erros por ainda se estarem a adaptar a uma nova função com regras especificas. Parece-me que isso deixou de acontecer.
O que passou a acontecer (ou continuou) é o mesmo que acontece com os árbitros em campo: há pessoas mais talhadas para a função de VAR do que outras. Da mesma forma, há momentos em que mesmo um bom árbitro ou VAR comete erros de interpretação de determinados lances e, por isso, erra na sua decisão final. Faz parte.
Portanto, sistémicamente, a videoarbitragem melhorou relativamente aos anos anteriores. Aconteceram erros "normais" de avaliação de lances mas, mesmo assim, parece-me que houve evolução positiva relativamente à época anterior.
Guest
11:01
Recuando um pouco na cronologia jogo Benfica-moreirense em que o Benfica passa para segunda há um penálti claríssimo sobre o Dyego Sousa estava o jogo ainda 0-0 desde aí as arbitragens tem uma só tendência o norte
Jorge Faustino
11:04
Boa noite caro leitor,
"Obrigou-me" a ir aos arquivos e no lance a que se refere fui (sou) de opinião de que efetivamente ficou um penálti por sancionar. Escrevi na altura: "Rosic, focado na bola, pisou tornozelo direito de Dyego Sousa em situação muito difícil de ser detetada em campo e que apenas as imagens televisivas mostraram. Penálti (de VAR) por sancionar."
japcarmona
11:06
Qual a razão porque se discutem e analisam lances duvidosos para todos e não se marcam em casos em que "até um cego vê"? Será que se defende a arbitragem acreditando em milagres e pondo de lado as coisas terrenas?
Jorge Faustino
11:08
Caro japcarmona, apesar dos pontos de interrogação, pareceu-me mais um desabafo do que uma questão. Se percebi mal e havia aí alguma pergunta, peço-lhe que a torne mais clara para mim. Estou aqui para responder. Obrigado.
11:13
Obrigado pelas questões. E boa semana!
Conectando…