You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Balanço do desempenho da Seleção Nacional
desenvolvido porJotCast
Rui Dias
4:00
Boa tarde, eu sou o Rui Dias e estou à vossa disposição para responder a questões relacionadas com a participação da Seleção Nacional na fase de apuramento para o Mundial do Qatar.
Guest
4:01
É verdade que Fernando Santos à frente da seleção em fases finais de campeonatos da Europa e do Mundo tem 3 vitórias,3 derrotas e 9 empates?
Rui Dias
4:06
Não sei se o saldo é esse, mas acredito que até possa ser. Eu resumo-o de outra forma: um título europeu em 2016 e uma Liga das Nações como bónus. O problema à volta da presença de Fernando Santos na Seleção não são os resultados. É a convicção de que a equipa podia (e devia) jogar muito mais. Mesmo quando os resultados eram bons.
Tomas castanheira
4:06
Exibições horríveis, será esta uma boa altura para despedir Fernando Santos?
Rui Dias
4:09
Tomás, este não é o momento para pensar nisso. O ciclo tem de ser concluído, no playoff ou, de preferência, no Mundial. E tem de ser feito com serenidade, ponderando os prós e  contras de uma decisão tão drástica. Tomar uma decisão agora tinha sempre o risco de estarmos a pensar com o coração.
Tomás Castanheira
4:10
Culpa mais a falta de atitude dos jogadores ou a pouca capacidade de Fernando Santos com estas exibições?
Rui Dias
4:13
Tomás, de um modo muito claro, atribuo culpas à atitude dos jogadores e à estratégia do selecionador. Mas este é o líder, logo é mais responsável. Nos bons e nos maus resultados.
Dani
4:13
Boa tarde, o engenheiro vai ser despedido?
Rui Dias
4:15
Dani, não sei se vai ser despedido. Neste momento não será com toda a certeza. Mas, lá mais para a frente, nunca se sabe. Depende do que suceder até ao fim da participação portuguesa no Mundial.
Guest
4:15
Portugal não ganha a ninguém do top-10 há 2 anos?
Rui Dias
4:16
Não posso garantir, mas acredito que sim. Que não ganha a qualquer equipa do top-10 mundial há dois anos.
Joao carvalho
4:17
Como é que jogadores jogam muito nos clubes onde estão e , e muitos são clubes de topo e chegam a seleção e não conseguem fazer 2 passes certos? não é o treinador que não sabe mais que isto?
Rui Dias
4:21
João, esse é o mistério que ajuda a repartir a responsabilidade pelo desaire. A base que suporta a chamada à Seleção é o que eles fazem nos clubes. Não é o selecionador que os faz perder elos de liqação básicos ao jogo: passe e receção.  Se os jogadores não conseguem trocart três bolas seguidas, a culpa é deles. Não do selecionador, que passa uma época inteira a vê-los fazer isso e muito mais.
Manuel Gonçalves
4:21
O que pensa das escolhas do selecionador nestes dois jogos? Principalmente a insistência em jogadores como Fonte, Danilo ou Moutinho...
Rui Dias
4:24
Manuel, são escolhas discutíveis. Mas com um nível tão elevado de qualidade, isso é apenas um pormenor. Com qualquer onze tirado dos 25 convocados a equipa tinha de jogar muito mais. E não perder com a Sérvia. Melhor: não perder com a Sérvia daquela maneira tão categórica.
Jorge
4:25
FS disse que Portugal não joga defensivamente mas a realidade é que na segunda parte de ontem chegou a jogar em 4-5-1 ou até 5-4-1 (Danilo mais recuado). Concorda?
Rui Dias
4:32
Filipe, o problema não foi, com o desenrolar do jogo ser obrigado a responder ao ascendente do adversário. Se a Sérvia estava a crescer e a meter gente no ataque, foi correta a medida de fortalecer a equipa atrás. Acho mesmo que só depois de jogar com três atrás (última meia hora) e ter Palhinha no meio a equipa foi capaz de equilibrar o domínio e ter tempo para respirar melhor. O problema foi ter deixado as coisas chegar a esse ponto. Foi ter ficado indiferente ao golo que marcou aos 2 minutos e ter um plano de jogo que passou por entregar a bola ao adversário. A questão não foi ter sido defensivo no fim; foi ser passivo durante todo o jogo.
Guest
4:33
Diz que altura para afastar FS nao e este, então qual é depois de falhar o mundial? FS joga o mesmo futebol quando fui campeão europeu, acaba o jogo com 3 medios defensivos, tira o melhor jogador do jogo Bernardo silva, um cr7 sozinho na frente onde anda a pesca de bolas que são despejadas ainda na primeira fase de construção, enfim... o FS ja se devia ter demitido depois do mundial de 2018 e no naximo em 2019 depois de ter ganho a taça das nações, a questão é simples tem um ferrari nas mãos e nao o sabe conduzir... bernardo silva, cr7 ruben dias bruno Fernandes joao felix diogo jota, cancelo, nuno mendes, danilo, tudo jogadores nas melhores equipas do mundo, e FS joga para o pontinho...
Rui Dias
4:39
Insisto: numa federação bem estruturada, com as ideias no lugar, com um projeto bem delineado a longo prazo, não cabem decisões emocionais. O senhor não gosta de Fernando Santos e está no seu direito. E essa antipatia está a desfocar-lhe a visão sobre o assunto. Por exemplo, Bernardo Silva pediu para sair e foi por isso que Fernando Santos o substituiu. Destituir o selecionador a meio de uma qualificação seria um disparate. Quanto ao grupo de jogadores de que fala, tem toda a razão: deviam ter jogado muito mais.
Guest
4:41
Boa tarde. Eu acho que temos o que ja se sabia...um selecionador que joga para não perder ou seja para o pontinho. Não acha que com a evolução do jogador portugues em campeonatos do top 5 a FPF devia de pensar num nome mais moderno em termos de selecionador?
Rui Dias
4:42
Boa tarde. Dou-lhe já dois nomes: Pep Guardiola e Jurgen Klopp. Creio é que eles não querem vir para a Seleção Nacional.
Guest
4:42
Com FS no play off vai ser mais do mesmo com Fonte,Danilo e Moutinho?
Rui Dias
4:44
Vejo que tem uma fixação em Fonte, Danilo e Moutinho. Por acaso são três jogadores que muito admiro e que têm provas dadas no futebol português e europeu.
Ozzzzzzy
4:45
"Se a Sérvia estava a crescer e a meter gente no ataque, foi correta a medida de fortalecer a equipa atrás"...mentalidade do treinador e igual a do jornalista. pequena. Se formos jogar com a Alemanha e metermos mais gente na frente eles vai ficar com medo de nos e meter mais defesas ou vai fazer o jogo deles e impor a sua qualidade?
Rui Dias
4:45
Haja quem tenha mentalidade grande. É assim mesmo.
Guest
4:46
Pep Guardiola e Jurgen Klopp não diria tanto...Andre Vilas Boas, Marco Silva, Nuno espirito Santo?
Rui Dias
4:47
Se não ganhassem dois jogos seguidos estavam a ser contestados por qualquer coisa.
Guest
4:47
FS nunca foi um bom treinador foi despedido em todos os clubes por onde passou...é medroso e não joga para ganhar...defendê-lo é adiar o problema?
Rui Dias
4:51
Nenhum treinador tem lugar assegurado até ao fim da vida. Fernando Santos acabará por sair da Seleção. Quanto à sua qualidade como treinador, gostava de ter esta conversa em julho de 2016. Nessa altura acredito que estivéssemos em lados não coincidentes da barricada: um povo em delírio (com o selecionador a passear em ombros) e muitos a salientar que a equipa jogava pouco. O futebol é assim mesmo.
Ze
4:51
Boa tarde, Rui. Considera que Fernando Santos teve demasiado medo de perder? Porque o seu jornal diz isso mesmo na primeira página...
Rui Dias
5:00
Boa tarde Zé. Foi o que pareceu. A equipa jogou demasiado dependente do adversário. Não se impôs, não assumiu o estatuto, a superioridade, o facto de estar a jogar em casa, antes se preocupou em excesso com o jogo e a qualidade da Sérvia (que a tem, é bom não esquecer). O medo de Fernando Santos foi que o entusiasmo dos jogadores portugueses pudesse abrir espaços e criar desequilíbrios face ao talento do adversário. Não seria bem jogar para o pontinho, era jogar com cabeça. Acontece é que exagerou nos receios, até porque cedo se tranquilizou com o golo de Renato Sanches. O que aconteceu depois explica-se pelo tempo que estava a passar, pelo resultado que servia e pela convicção de que, naquela altura, era mais seguro jogar atrás. Em minha opinião, tudo se resume a esta ideia: Portugal pôs-se a jeito para perder o jogo.
Guest
5:00
Mesmo em ombros pelo povo quando não acerta pode ser criticado...
Rui Dias
5:01
Com certeza. É isso mesmo.
Paulo Jesus
5:01
Manter FS como selecionador é empurrar o problema com a barriga. Está na hora de mudar enquanto ainda á margem para irmos ao Mundial. Agradecemos ao FS as conquistas que trouxe para o nosso pais mas já á muito que o seu ciclo terminou. Não adianta conversa de não se reagir a quente. Não reagir a quente é o que andamos a fazer á 3 ou 4 anos.
Rui Dias
5:03
Paulo, é a sua opinião. Que, como todas as outras, temos de respeitar.
Muito obrigado pela vossa participação. Até breve.
Conectando…