You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Diogo Matos responde aos leitores
desenvolvido porJotCast
Diogo Matos
4:10
Boa tarde, caros leitores! O meu nome é Diogo Matos e estou aqui para responder às vossas perguntas acerca do projeto do Famalicão, que viu a sua equipa de sub-19 sagrar-se campeã nacional e a equipa feminina conquistar a Taça de Portugal. Sintam-se à vontade para colocar questões!
Guest
4:16
O treinador dos juniores vai sair para o Braga?
Diogo Matos
4:18
Sabemos que o sucesso de qualquer equipa faz com que as atenções sobre o treinador aumentem. No entanto, e até perante o facto de a época ter terminado há pouco tempo, ainda é cedo para se falar da saída do treinador Vítor Barros para qualquer outro clube.
Guest
4:19
Quantos brasileiros tinha a equipa de júniores.
Diogo Matos
4:19
Da lista de jogadores que se sagraram campeões nacionais há um brasileiro: Pablo. De resto, o avançado atuou também pelos sub-23 e  pela equipa principal.
David
4:20
Bom dia, sendo que tudo é importante, a que atribui este sucesso? instalações. staff, melhores jogadores(devido a maiores salários), outro?
Diogo Matos
4:23
Olá, David. É impossível não associarmos o sucesso do Famalicão à entrada da Quantum Pacific na SAD. Há, de forma natural, mais e melhores valores nas fileiras do clube minhoto, o que traz melhores resultados. O clube tem hoje uma academia que contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento dos seus jovens, sendo que, em 2023/24, a equipa principal vai passar também a usar o espaço para treinar. Há uma harmonia bastante interessante entre a vertente desportiva e a vertente financeira, já que o Famalicão tem juntando vendas consideráveis a bons resultados dentro de campo.
José Neto
4:23
Boa tarde Caro Diogo, a equipa de sub-19 do Famalicão estará presente na UEFA Youth League do próximo ano? Se sim, quais deveriam ser as suas expectativas?
Obrigado e continuação de bom trabalho.
Diogo Matos
4:26
Boa tarde, José. Exatamente, perante o facto de se ter sagrado campeão nacional de juniores, o Famalicão garantiu a presença na próxima edição da Youth League. a equipa vai disputar os seus jogos em casa no Estádio Municipal e, tendo em conta que esta será a primeira presença dos minhotos nas provas europeias, acredito que, mais do que olhar para resultados desportivos (obviamente importantes), o fundamental será o clube ganhar alguma experiência nestas andanças.
Marmita
4:26
Quais foram os jogadores que o Famalicão aproveitou que pertenciam aos 3 grandes ?
Diogo Matos
4:30
Boa tarde, Marmita. Se o objetivo for enumerar jogadores, quase que faz mais sentido fazer-se a pergunta ao contrário, isto na medida em que 22 dos campeões nacionais de sub-19 pelo Famalicão têm passagens por FC Porto, Benfica ou Sporting. O número aumenta para 29 se adicionarmos clubes como Sp. Braga, V. Guimarães ou At. Madrid à equação.
Eduardo
4:30
O Afonso Rodrigues foi o melhor marcador da liga revelação. Acha normal não ter sido convocado para a seleção de sib-21? Obrigado
Diogo Matos
4:33
Boa tarde, Eduardo. É inegável que o Afonso Rodrigues fez uma época tremenda ao serviço dos sub-23 do Famalicão, mas, olhando para a convocatória do selecionador Rui Jorge, é facilmente percetível que a concorrência era feroz para o jovem dos minhotos. Fábio Silva (PSV), Francisco Conceição (Ajax), Henrique Araújo (Watford), Pedro Neto (Wolverhampton) e Vitinha (Marselha) estão já em níveis competitivos bastante superiores.
MÁRIO JESUS
4:33
Boa tarde! Senhor Diogo Matos, sem trabalho, dedicação, união, etc. tudo contribuo para o sucesso. Há algum segredo?
Diogo Matos
4:41
Boa tarde, Mário! É impossível dizer que houve um segredo, há sim um conjunto de fatores que acabam por contribuir para o sucesso. Tal como já referi, a entrada em cena da Quantum Pacific foi determinante, mas a verdade é que foi dado tempo ao projeto para que este crescesse. Para além disso, foi feito um excelente trabalho de scouting, já que o Famalicão aproveitou imensos jovens que não tinham os minutos que desejavam nos ditos três grandes.

Do lado feminino (que não pertence à SAD, mas sim ao clube) foi criada uma mescla interessante entre jovens e jogadoras mais experientes, sendo que, acima de tudo, há a destacar a capacidade da equipa em superar adversidades. Como muitos dos leitores se devem lembrar, a equipa feminina passou por uma situação complicada no início da época (afastamento do treinador devido a acusações de assédio sexual), pelo que conseguir esta conquista depois de tudo isso torna o feito ainda mais espetacular.
Toyota Europa
4:41
Boa tarde, Diogo. O Famalicão venceu 2 títulos, um no feminino e outro nos sub-19. É a prova de que fora dos grandes também se trabalha bem e de que, com tempo e um projeto, se pode ir longe?
Diogo Matos
4:45
Boa tarde, Toyota Europa! Sem dúvida. Nos últimos anos temos assistido ao crescimento de bons projetos fora dos ditos três grandes, com o Sp. Braga à cabeça. No entanto, o Famalicão tem também dado passos seguros e apresenta-se hoje como um clube apetecível para jovens jogadores. Tal como já foi referido, são vários os atletas que, depois de experiências menos felizes no FC Porto, Sporting ou Benfica, decidiram apostar no Famalicão e acabaram 'recompensados' com um título de sub-19.

Na equipa feminina, basta ver a forma como as minhotas se bateram com o Benfica nas meias-finais da Taça para perceber que, apesar do maior valor das encarnadas, há espaço para outros clubes terem bons resultados e conquistarem títulos.
José Leite
4:51
Um.clube com uma organização ímpar, a caminhar para os patamares do Vitória e do Braga. A pujança industrial e empreendedora do município mais exportador do norte e das suas gentes a refletir-se no futebol.
Diogo Matos
4:53
Boa tarde, José. Tocou ainda num ponto importante, Famalicão é realmente uma município com um grande capacidade industrial e isso acaba por beneficiar todos os setores que estão instalados na cidade. Estou bastante curioso para perceber quais são os resultados do FC Famalicão num futuro próximo.
José Leite
5:03
Enquanto famalicense estou expectante relativamente a isso. Mas penso que sendo nós um clube cada mais prestigiado, organizado e vitorioso a captação de novos talentos em detrimento de alguns clubes vizinhos e dos próprios 3 grandes será uma âncora e uma locomotiva para atingirmos um patamar de vitórias. Hoje um miúdo ou uma miúda pensam e refletem se devem ir para o Famalicão para ter sucesso e futuro desportivo. Sou do tempo em que os melhores do concelho só queriam Porto, Vitória e poucos, o Braga. Relembro que há 32 anos joguei pelos sub15 do Fama contra o Vitória em relva natural. Quem a tinha? Perdemos 11-0. Haviam já 3 relvados naturais para os miúdos no Complexo da Unidade. A diferença era abissal. Hoje Somos Famalicão
Diogo Matos
5:03
Continue com esse apoio ao seu clube, José. É bonito de se ver!
Ivo Pestana
5:04
Não acha Diogo, que quando um clube pequeno vence em Portugal, até os meios de comunicação social ficam tristes, porque têm a cultura e o estigma, dos três grandes?
Diogo Matos
5:07
Boa tarde, Ivo. Acredite que não há tristeza ou felicidade de quem quer que seja quando estamos a cumprir o nosso dever profissional. Apenas lhe posso dizer que, ao longo do ano, o Record foi acompanhando de perto estas duas equipas do Famalicão, esteve no jogo decisivo tanto no campeonato de sub-19 como na Taça de Portugal feminina e cobriu a receção na Câmara Municipal dos dois conjuntos.
André Margarido
5:07
Algum dia podemos ter um FCF na Europa na equipa A? E se destes sub 19 algum pode ter lugar na equipa A ou Liga Revelação para o próximo ano?
Diogo Matos
5:10
Boa tarde, André. É certo que é difícil fazer 'futurologia', mas acredito que seja uma questão de tempo até a equipa principal do Famalicão chegar às competições europeias. Acredito que muitos destes jovens transitem para a equipa de sub-23, sendo que o presidente Miguel Ribeiro já revelou também o desejo de ver alguns destes atletas integrarem o plantel principal em 2023/24. De resto, Gustavo Sá e Pablo, ainda com idade de juniores, trabalharam sob as ordens de João Pedro Sousa ao longo desta época.
Avelino
5:10
Como é que é possível, num país que quer promover o futebol feminino, colocam a decisão do titulo nacional na mesma tarde em que se vai decidir a prova rainha no feminino? Alguém consegue explicar isto?
Diogo Matos
5:11
Boa tarde, Avelino. É uma questão pertinente e que, sem dúvida, deverá merecer uma reflexão profunda para o futuro.
5:14
Foi um gosto partilhar a última hora convosco, hoje ficamos por aqui. Continuem a acompanhar o nosso trabalho tanto na versão digital como na versão impressa. Obrigado a todos pela participação!
Conectando…