You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Filipe Alexandre Dias responde aos leitores
desenvolvido porJotCast
Filipe Alexandre Dias
4:05
Boa tarde. Vamos conversar sobre os 100 jogos de Fernando Santos à frente da Seleção Nacional. Até já!
MÁRIO JESUS
4:07
Boa tarde, Senhor Filipe Alexandre Dias, o Mister Fernando Santos, cumpre amanhã o jogo 100, ultrapassando assim muitos outros selecionadores, desde do 1º. jogo contra a Espanha, em Dezembro de 1921, na sua opinião o Mister Fernando Santos, tem cumprido?
Filipe Alexandre Dias
4:09
Olá, Mário. Claramente. Independentemente do gosto que se possa ter pelo futebol praticado, com resultados não se pode discutir. O engenheiro trouxe os títulos que faltavam. Em 100 jogos, perdeu 7. Fala por si.
J Manuel
4:14
Nao esta na altura de mudar de treinador e de equipa técnica? Ganhamos o Euro com uma equipa fraca, mas como uma equipa recheada de talento, estivemos muito aquém das expectativas no ultimo Euro e no Mundial.
Filipe Alexandre Dias
4:16
Olá, J Manuel. É indesmentível que há um cansaço e uma insatisfação da parte do público em relação à liderança do selecionador nacional, que deverá, como disse o próprio encerrar o seu ciclo em 2024, quando terminar contrato. Mais do que não conseguir manter a senda de bons resultados - que seria sempre difícil - há uma falta de prazer considerável da parte do público a ver Portugal jogar. Contudo, creio que a participação no próximo Mundial poderá alterar planos. Veremos.
PSM
4:16
Boa tarde, O Senhor Fernando Santos é com certeza uma óptima pessoa, no entanto e apesar do titulo Europeu e Liga das Nações lidera uma selecção cinzenta, sem alegria e "resultadista", enfim uma equipa cinzenta que não me dá gosto ver jogar.
Filipe Alexandre Dias
4:19
Boa tarde, PSM. O seu sentimento é aquele de que já aqui falei. Há uma ambivalência e não um consenso em relação ao comando técnico de Fernando Santos. Há quem lhe enalteça (justamente) os resultados e com isso tolere a falta de futebol atrativo de que enferma tantas vezes Portugal, atendendo à qualidade que detém. Posso dizer-lhe, pela minha experiência como jornalista, que as qualidades humanas e a honestidade profissional de Fernando Santos são inatacáveis, mas compreendo algum desencanto. Só espero que o selecionador nacional seja tratado até final com o respeito e a dignidade que não recebeu quando treinou Sporting e Benfica. Porque simplesmente não merece. Um abraço.
Rapazdoorgal
4:22
Acho que fernando santoa deveria sair , as últimas competições foram um fracasso, mundial, clasificaçao para o europeu. A nossa selecçao vai ganhando mais por meritos individuais que como equipa. Nao se ve fio de jogo. E a culpa e do senhor FS insistir em jogadores tipo carvalhos moutinhos fontes. A seleccao tem sangue novo como a mesma ou mais cualidade viu-se no ano passado com os nunes ignacios e palhinhas e este ano com os vitinhas fabio vieira otavio. Cumprimentos
Filipe Alexandre Dias
4:24
Boa tarde. Concordo que há uma enorme diferença entre o potencial e a qualidade que temos em termos de recursos e o nível exibicional habitualmente demonstrado - além dos recentes resultados em fases de apuramento e fases finais. É factual. Não me parece é que não haja fio de jogo - os últimos desafios contra Espanha e Suíça não o demonstraram. É verdade que as renovações recomendam-se, mas acho que está a ser injusto com atletas como João Moutinho que ainda conferem bastante estabilidade e experiência sobre o meio-campo. Um abraço!
Sampaio
4:29
Boa tarde Sr. Filipe, acha que uma participação de Portugal a níveis de um semi-final ou mesmo final poderá resultar numa renovação do Mister Fernando Santos? que nomes para o substituir? acha Rui Jorge à altura do desafio? cumprimentos e bom trabalho.
Filipe Alexandre Dias
4:31
Viva, Sampaio. Veremos, mas acredito que o ciclo de Fernando Santos se encerre mesmo em 2024 assim nada aconteça de drástico até lá. É essa a ideia do próprio selecionador nacional, embora sem certezas. Quando à sucessão, creio que Rui Jorge poderá ser um nome a considerar pelo perfil, pelo passado e pelo longo trabalho de base na Seleção Sub-21.
DUARTELIMA
4:32
O pior treinador de sempre da seleção. Não é a minha seleção. É a equipa B do Brasil e esteve estes anos todos sem convocar Horta para fazer o jeito ao Porto convocando Otávio. Vergonha. Quanto ao futebol jogado?! Zero! Fomos campeões da Europa sem ganhar às melhores equipas e com a enorme VACA que Santos tem. A equipa técnica da seleção é composta por: Treinador e selecionador Cristiano Ronaldo, adjunto Fernando Santos. Esta não é a seleção de todos nós. Nem 50% do país apoia a seleção.
Filipe Alexandre Dias
4:33
Olá, Duarte Lima. Teceu uma série de considerações que aqui ficam expressas. Mas onde está a sua pergunta?... Abraço.
Daniel
4:35
Boa tarde Sr. Filipe Dias, como jornalista que nomes aponta para a sucessão do selecionador Fernando Santos? e já agora como adepto? :) Grato e continuação de um excelente trabalho. Daniel
Filipe Alexandre Dias
4:38
Olá, Daniel. Eu tinha curiosidade em ver Rui Vitória à frente da Seleção. Aliás, é um desejo que o próprio já exprimiu - o de treinar uma seleção e que melhor do que treinar a do seu país. Rui Jorge creio que será também considerado. Talvez ainda seja cedo para Mourinho (para Amorim então nem se fala...), cujo desejo de apenas treinar de forma cíclica e não constante como em clube o poderá fazer hesitar. De uma coisa estou seguro: boas e portuguesas opções não vão decerto faltar. Só isso é um sinal que me tranquiliza. Um abraço e vá aparecendo!
Bruno Soares
4:40
Pessoalmente apesar da fraca performance da nossa seleção em termos qualitativos, para a quantidade de talento disponível estarei sempre agradecido ao Fernando Santos e para mim até hoje foi o melhor treinador de todos os tempos da nossa seleção pois foi aquele que nos permitiu festejar dois títulos sendo o principal o Europeu, a minha questão é se acha que com este treinador temos hipóteses de poder lutar pelo Mundial? A meu ver acho extremamente dificil
Filipe Alexandre Dias
4:45
Viva, Bruno. Comungo do retrato que fez e da gratidão devida a Fernando Santos. Por outro lado, não creio que a capacidade de se poder - ou não - lutar por um título mundial esteja refém deste selecionador. Não me parece que tenhamos falhado em 2018 por falta de ambição, arrojo ou sapiência tática - a questão do público crítico de Fernando Santos sempre foi com o défice ao nível do empolgamento, de estética, de espetáculo. Se ainda não fomos campeões mundiais, tal, a meu ver, dever-se-á a toda uma outra ordem de fatores que transcendem a competência do comando técnico. Abraço!
Christopher
4:46
Você acha que é um erro ele ficar até 2024 se tivermos um desempenho fraco na mundial? Também devo agradecê-lo pela noite mais feliz da minha vida em 2016, mas agora parece que a equipe está voltando atrás.
Filipe Alexandre Dias
4:48
Boa tarde, Christoper. O que já aqui perspetivei é que se nada de drástico acontecer - isso configuraria uma péssima campanha no Mundial - Fernando Santos fecha o ciclo e cumpre o contrato em 2024. Não estou a ver uma quebra antes desse prazo, a menos que algo de drástico aconteça.
Dizzy John
4:49
Eu sei que isto pode parecer uma afirmação ingrata dado que nos deu 2 títulos, mas a meu ver o seu tempo na seleção já devia ter terminado. Fica quase sempre a ideia de que não dá mostras de conseguir tirar partido do talento da seleção nacional. Além disso, não consegue criar rotinas, o que é estranho, já que é o selecionador há mai tempo no cargo, dentro das seleções de topo.
Filipe Alexandre Dias
4:55
Olá, Dizzy John. Não colocou necessariamente uma questão, mas vou-lhe responder. Está a retratar a ambivalência que há em grande parte do público relativamente ao engenheiro: uma "gratidão insatisfeita", passo o termo. E há o conflito potencial vs. rendimento. Creio que existe um défice a esse nível em demasiadas ocasiões, mas não da forma exagerada como muitas vezes se faz crer: em 100 jogos Fernando Santos perdeu 7 - são números difíceis de desvalorizar, no mínimo, além dos títulos que antes não existiam. A questão é o estilo que o público considera pouco atrativo quando os jogadores habitualmente chamados participam em espetáculos da mais elevada qualidade pelos seus clubes por essa elite europeia fora. Não se tem conseguido transpor isso para a Seleção, onde a realidade é diferente. Mas acho que terminar agora ou abruptamente o ciclo de Fernando Santos não faria sentido. Seria uma incoerência que julgo impossível. É o que alguns defendem. Eu não. Abraço!
4:57
Obrigado a todos pela participação. Aquele abraço e apareçam sempre. Até à nossa próxima conversa!
Conectando…