You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Filipe Alexandre Dias responde aos leitores
powered byJotCast
Filipe Alexandre Dias
3:32
Boa tarde a todos. É hoje a festa da final da Taça. Façam as vossas perguntas sobre o duelo entre Sp. Braga e FC Porto.
Guest
3:51
Boa tarde. Quem viu o derby da Taça Inglesa ontem não pode deixar de apreciar o desportivismo e civismo no fim do jogo. Com o Porto hoje em campo e no caso do Braga ganhar isso será possivél?
Filipe Alexandre Dias
3:52
Claro que é possível e assim o esperamos. Que todos saibam dar o exemplo, até porque a final da Taça de Portugal é o jogo com maior solenidade da época e aquele que é sempre presenciado e presidido pelas mais altas figuras do Estado.
Tiago
3:53
Boa tarde Filipe, Caso o FCPorto perca hoje, será muito provável SC sair do comando técnico por sua iniciativa, procurando um novo desafio europeu?
Filipe Alexandre Dias
3:55
Penso que um cenário de saída de Sérgio Conceição seria mais potenciado até por uma vitória do que por uma derrota. Sairia por cima, com o pleno das Taças na temporada que agora acaba e um trabalho cujos resultados falam por si. Não foi campeão em 2022/23, mas a avaliação teria de ser global e, a reforçar-se com a conquista desta Taça, amplamente positiva.
MÁRIO JESUS
3:55
Boa tarde! Senhor Filipe Alexandre Dias, devido ao melhor plantel do FC Porto, a vitória sobre o SC Braga, é possível?
Filipe Alexandre Dias
3:56
Boa tarde. É final da Taça: tudo pode acontecer! Já vimos por várias vezes o menos favorito levar o caneco e Sérgio Conceição ontem vincou que a diferença entre Sp. Braga para o FC Porto já não é o que era.
Neto
4:01
Boa tarde Filipe, O Braga por vezes é acusado de jogar a medo com os chamados 3 grandes (por exemplo, no ultimo classico com o Benfica na Luz). Prevê um Braga intenso/ofensivo ou um mais cuidadoso/defensivo a jogar mais no erro do Porto?
Filipe Alexandre Dias
4:08
Não posso concordar com essa acusação. E nem o facto de o Sp. Braga ter sido goleado por 5-0 duas vezes pelo Sporting esta época me leva a aceitar essa ideia. Aliás, o Sp. Braga foi a primeira equipa a parar o Benfica em 2022/23 e de forma categórica, na Pedreira. O mesmo Benfica que depois eliminou da Taça, importa lembrar. Digo mais: não sendo um grande da dimensão dos ditos '3 grandes', o Sp. Braga joga como um grande e desde há muito tempo a esta parte. Agora chegar e assumir o jogo é outra coisa. Aí não estamos a falar de falta de coragem, estamos a falar de estratégia: são coisas bem diferentes. Claro que o Braga vai ter as suas cautelas, vai ter critério, mas Artur Jorge prometeu ambição e vê igualdade de circunstâncias no horizonte. Portanto... espero um Braga sem medo.
João Alves
4:09
Se o Porto for o vencedor fica com quantas vitórias na Taça de Portugal?
Filipe Alexandre Dias
4:10
Olá, João. O FC Porto fica com 19 Taças, em caso de vitória hoje.
Pedri
4:10
Faz sentido manter estas finais no Jamor (jogos grandes) e depois obrigar a um destacamento avassalador de meios, sobretudo policiais, para andar atrás do adeptos? Podemos considerar o Jamor hoje um mamarracho e um embaraço para Estado? Um abraço a todos e que ganhe o melhor
Filipe Alexandre Dias
4:18
Faz sentido. Destacamentos policiais há em todos os jogos considerados de elevado/alto risco. E há a vertente tradicional: o ritual e a romaria até o Jamor, em volta do qual os adeptos convivem de uma forma como não têm possibilidade de o fazer em torno de outros recintos. Muitos adeptos sonham chegar ao Jamor também por isso. E não considero o Estádio Nacional um mamarracho (é dos mais bem localizados do país, embora os acessos precisem de melhorias). E muito menos o considero um embaraço para o Estado, até porque é o único palco durante a época onde os seus mais altos membros marcam presença, justamente na final de Taça. Tem um simbolismo que nenhum outro estádio tem e passou bem do Estado Novo para a Democracia. Foi palco da primeira grande manifestação popular a seguir ao 1 de maio de 1974, na final de taça desse ano, embora haja quem goste de voltar ao 'tempo da outra senhora' (quando não o viveu ou se calhar pouco fez para o combater) para puxar a final para mais perto de casa.
4:31
Obrigado a todos e até uma próxima conversa!
Conectando…