You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Fórum sobre a renovação de Amorim pelo Sporting
desenvolvido porJotCast
Vítor Almeida Gonçalves
6:13
Boa tarde, caros leitores. Estou disponível para as vossas questões sobre a renovação de Rúben Amorim.
Guest
6:14
Sera´que esta oferta do Varandas ao treinador é por estar a doze pontos  do primeiro na Liga , ou será por ter sido eliminado da liga dos campeões  e da taça de Portugal?
Vítor Almeida Gonçalves
6:18
Penso que a sua pergunta contém a resposta. Se fosse apenas por estar a 12 pontos e ter sido afastado da Champions e da Taça, certamente não renovaria, creio que esse ponto é pacífico. Creio que terá renovado porque Frederico Varandas acredita que Rúben Amorim continua a ser a melhor solução para o futebol do Sporting. No fim de contas, serão sempre os resultados a determinar o sucesso ou insucesso desta medida. Vale pouco renovar um contrato se depois não houver resultados, porque não bastará a coragem de segurar o treinador num momento negativo. Será sempre preciso continuar a ganhar, e no caso do Sporting obrigatório. Portanto, creio que é um voto de confiança ao treinador e ao projeto. Creio que até para os jogadores é importante saber que estão a trabalhar com alguém que não está a prazo.
Guest
6:29
Boa tarde, acredita que tenha sido acordado um reforço da equipa, ainda que cirúrgico, nas próximas aberturas de mercado? Obrigado
Vítor Almeida Gonçalves
6:33
Boa tarde. Acredito que o planeamento, no geral, fez parte das conversas da renovação. Independentemente dos significados que se queira atribuir à renovação, e à importância maior ou menor do ato, ninguém assina um novo contrato se não existir uma sintonia, se não total, quase total relativamente a tudo o que tem a ver com o projeto desportivo, e naturalmente o mercado é um dos pontos mais importantes. Não creio que seja o mais importante, honestamente, porque o projeto do Sporting continuará a basear-se acima de tudo na formação, na projeção de novos jogadores da Academia, mais do que em reforços mais ou menos sonantes, por muito que estes sejam necessários para equilibrar a equipa. E são. Mas Rúben Amorim não renovou porque lhe foram prometidos reforços, eu pessoalmente não acredito nisso. Acredito que recebeu garantias de que vai ter condições para equilibrar o plantel e principalmente acredito que terá recebido garantias de que situações como a de Matheus Nunes não se irão repetir.
6:34
A saída de Matheus Nunes não explica tudo, nem tem de explicar na verdade. Mas o facto é que a época do Sporting seria seguramente diferente se Matheus Nunes não tivesse sido vendido. Portanto, creio que, mais do que reforços, Rúben Amorim terá pretendido receber garantias de que não lhe vão voltar tirar o tapete, em sentido figurado se preferirem.
Miguel
6:34
Estará esta renovação ligada à preparação de uma aposta firme e a longo prazo na formação, algo que tem sido meio intermitente?
Vítor Almeida Gonçalves
6:39
Penso que sim, até porque essa ideia já vem de 2020 e, para sermos honestos, não tem a ver só com Amorim. Tem a ver principalmente com Amorim porque ele foi de facto quem teve a capacidade de potenciar o projeto da formação, e fê-lo como nenhum dos antecessores foi capaz de fazer. Porque a ideia já lá estava. A questão é que podemos ter muito boas ideias e depois não as conseguimos colocar em prática. E a diferença de Amorim está aí. Ele chegou, potenciou jogadores da formação, criou valor desportivo e financeiro e esse é um ativo quase incalculável, na verdade. Falta, no entanto, encontrar um equilíbrio entre todas as vertentes. E esta renovação é um sinal de que existe vontade de encontrar esse equilíbrio. Se ele será encontrado, ou não, veremos. Até porque, como disse antes, os resultados são absolutamente ditatoriais. Ou quase, quando se fala de um clube com a dimensão do Sporting.
Nuno Costa
6:40
Boa Noite, eu considero que num projeto em que a base será obrigatoriamente trabalhar jogadores vindos das escolas, a equipa de técnica deverá ser estável, e nesse contexto o Rúben é para mim a pessoa certa, partilha desta opinião? Obrigado.
Vítor Almeida Gonçalves
6:43
Partilho, sim. Equipa técnica estável é, sem dúvida, um fator de diferenciação. Resta saber se Frederico Varandas e Rúben Amorim terão de facto condições, na nossa 'cultura' futebolística, para  dar sequência a um projeto estável, baseado na formação. Para isso será preciso muita ajuda dos adeptos. E os adeptos só estão felizes quando ganham...
Carlos
6:43
Boa tarde, acha que janeiro poderá trazer novidades? (Mercado) nao só para o imediato mas tambem a pensar planear o inicio da próxima época... Obrigado
Vítor Almeida Gonçalves
6:48
Boa tarde. Acredito que sim, que janeiro trará novidades. Se olharmos para as duas épocas anteriores, isso aconteceu sempre. Paulinho e Matheus Reis chegaram em janeiro. Edwards chegou em janeiro. Só para dar alguns exemplos. Penso que acontecerá e que terá menos a ver com o futuro imediato e mais com o futuro a médio e longo prazo. Preparar um jogador em janeiro e ter seis meses para o integrar é muito diferente de contratar um jogador em junho e esperar que ele em agosto já faça a diferença. Isso pode ser possível mas não é certo. Veja-se o caso de Edwards... O que ele rendeu na segunda metade da época passada e o que ele está a render hoje... Contratar em janeiro é inteligente e acertado, se for nesta lógica. Agora, nem tudo está nas mãos do Sporting e de Rúben Amorim. O treinador gosta de contratar jogadores muito específicos e não preencher posições. O trabalho que está a ser feito passa muito por aí... Identificar os jogadores certos e escolher o melhor momento para os contratar.
Guest
6:48
Eu gosto  do amorim. Mas esta renovação não  faz sentido. Ou será  apenas para  garantir varandas na presidência? Boa noite.
Vítor Almeida Gonçalves
6:52
Sou capaz de questionar o sentido da renovação, pelo momento em que ela acontece, porque os resultados têm sido desfavoráveis e serão eles a pesar no fim de contas, mas não concordo que ela sirva para garantir Varandas na presidência. E pela mesma razão: se o Sporting continuar a ter maus resultados, ninguém estará seguro, nem Amorim, nem Varandas. Isso faz parte da exigência de um clube grande.
Guest
6:52
Acha que um dos fatores para renovação já do Amorim teve haver com dar sinal aos jogadores que o treinador não vai sair e motivar a equipa para o que resta do época?
Vítor Almeida Gonçalves
6:57
Acredito que esse fator tenha pesado, sim. Se um jogador sentir que está a trabalhar com um treinador a prazo, isso pode fragilizar tanto o treinador como o jogador, e por consequência o grupo. Muitas vezes, no discurso para fora, quer dar-se a ideia de que o jogador está lá para treinar e jogar, que tem de ser profissional, e tudo isso é verdade. Mas também é verdade que um jogador não é imune à realidade que o rodeia.
Nuno
6:57
Boa noite.
penso que o Ruben Amorim fez bem em renovar pois não me parece que esteja preparado para treinar em Inglaterra quando só sabe um sistema de 3 centrais e não estou a imaginar clubes ingleses de topo jogarem com 3 centrais e pontas de lança.
Vítor Almeida Gonçalves
7:02
Rúben Amorim é o primeiro a assumir que está em início de carreira. Não creio que a falta de humildade seja um defeito dele. Agora, também temos de conceder que Rúben Amorim foi campeão no Sporting  pouco tempo depois de começar a carreira. Logo, não será um técnico qualquer. Creio que ele querer renovar indica que tem um plano. O sistema de jogo é aquele que ele entende que lhe dá resultados. Não creio que isso afastasse o interesse de clubes ingleses, sinceramente.
Guest
7:02
Não teremos um novo "Paulo Bento for ever"?
Vítor Almeida Gonçalves
7:03
Rúben Amorim recorre muitas vezes a essa frase para lembrar que de um momento para o outro tudo pode mudar... Sempre e nunca são palavras vãs... O que conta são os resultados.
7:04
Caros leitores, obrigado pelas vossas perguntas e partilha de opiniões. Foi um prazer estar à conversa convosco no Record. Continuem connosco! Até à próxima
Conectando…