You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Incidentes em Guimarães
desenvolvido porJotCast
Marques dos Santos
4:11
Boa tarde, sou o jornalista Marques dos Santos e estou a partir de agora à vossa disposição para responder a perguntas sobre os incidentes em Guimarães nos últimos dois  dias.
Cmtvalerta
4:15
Caro senhor jornalista Marques dos Santos, como senhor pode explicar um assuntos que não dá para ser explicado e resumindo em meia dúzia de posts e tentar espremer um assunto do nada para fazer uma página bonita que não explica nada .agora quer resumindo eu lhe resumo Culpados foi ineficácia do estado português, vitória com seus adeptos a provocarem os adeptos rivais semanas antes para irem Guimarães tirarem provas (porque sim ninguém ali foi a cidade porque lhes apeteceu ir,alguém os chamou)e agora croatas e Benfica que são personagens principais deste filme não deixam ser culpados porque violência gratuita já não se enquadra nestes tempos,mas como disse isto e um assunto muito mais complexo para se falar
Marques dos Santos
4:22
Boa tarde, concordo consigo de que este é um tópico complicado e que obviamente vai muito para além do futebol. A nossa função, enquanto jornalistas, passa por relatar aquilo que sucedeu ao longo destes últimos dias e procurar junto das entidades competentes respostas que expliquem como tudo descambou de uma forma tão gritante. Claro que todos estes acontecimentos foram resultado da conjugação de vários fatores.
Guest
4:22
Boa tarde... o meu nome é António Mesquita... quanto à questão, é simples: neste país, não se prevê nada, não se antecipa nada; apenas se reaje. Cumprimentos
Marques dos Santos
4:27
Boa tarde, António. Embora controlar centenas de adeptos que entram no país a partir de vários pontos diferentes seja uma tarefa bastante complicada, julgo que ficou patente que as forças de segurança não estavam completamente preparadas para o cenário que vieram a encontrar. Ainda assim, é importante perceber porque foi esse o caso, até porque a fama da claque do Hajduk Split é sobejamente conhecida.
Paulo
4:27
Por que razao os adeptos do Guimaraes partem as cadeiras do seu próprio estádio tantas vezes?
Marques dos Santos
4:29
Boa tarde, Paulo. Não faço ideia qual é a justificação para tal, mas é de facto um fenómeno que se repete com excessiva frequência no D. Afonso Henriques e que já deveria ter sido solucionado.
Olaf Sommer
4:32
Boa tarde Valter. O que me espanta neste e em todos os casos bárbaros deste género, é qualquer a razão para os meios tecnológicos não acabarem com isto. CCTV, filmagens que a polícia faz, até vídeos captados por qq um, e não se consegue reconhecimento facial? Se necessário, invistam mais em câmaras.
obrigado
Marques dos Santos
4:39
Boa tarde, Olaf. Julgo que as câmaras de videovigilância são utilizadas para identificar esses adeptos, mas é um sistema que tem as suas limitações e que levantará outras questões relacionadas com a proteção de dados e privacidade. Contudo, confesso que não serei a pessoa indicada para escrever sobre este tema em concreto.
JV
4:39
Hoje, ninguém parece duvidar do descontrole da PSP, aos mais variados níveis, relativamente ao que se passou em Guimarães. E do descontrole, acima dos demais, do MAI. AQUILO FOI UMA VERGONHA NACIONAL, porque o que de melhor (?) há em Segurança Pública do País foi completamente gozado por umas escassas centenas de neo-nazis croatas. E, porque sou Benfiquista, acho que o SLB deveria solicitar (e auto-promover) a extinção desse bando, os No Name Boys, que em nada prestigiam o Clube. Ao Rui Costa: para que considere!
Marques dos Santos
4:44
Boa tarde, JV. Os eventos que decorreram em Guimarães, e não só, passam sem dúvida uma péssima imagem de Portugal para o exterior. Em relação ao seu comentário sobre os No Name Boys, que também se pode aplicar a outros grupos organizados de adeptos, cabe aos clubes tomarem as decisões que melhor defendem os seus interesses.
Cmtvalerta
4:46
Caro Sr Marques dos Santos,eu sei que senhor esta,fazer o seu trabalho,como senhor está a perder o tempo a responder as pessoas eu lhe vou dar uma benece(de alguém que já teve o mesmo estilo de pensamento que muitos estavam ali a muitos anos atrás)senhor fazem seu trabalho correcto mas não deixam de provocar directa ou indirecta mente neste momento vamos Singer ao ponto da agressão ao seus colegas,não sou de acordo mas também não lhe vou dizer que não percebo,vamos ver isto pelos dois pontos de vista o vosso senhores querem fazer o seu trabalho isso e correcto no ponto inverso ? Senhores já pensaram que as pessoas não querem ser filmadas fotografadas?que as vossas fotos e imagens põem eles e suas famílias em risco, em casa e na sua vida particular? muitos estão ali são simples trabalhadores como senhor e eu que não se metem em confusão,mas isso não impede pessoas mais radicais de outros grupos atacarem eles se os recolhecer....
4:47
Agora no meu simples ponto de vista os seus colegas que andam nisto aos anos sabem bem que estas pessoas não gostam disso,(nada disso justifica agressão quero deixar isto explícito)se formos a ver acção de estarem ali filmar quase cara a cara pode ser considerado por muitos quase um acto de provocação..mas como já falamos este assunto tem muito pano para mangas e nunca irá resolvido com cartões adeptos ou (berrarem aos céus quando algo deste tipo acontece e depois se esquecem)mas se querem começar com uma pequena gota no oceano deixais de olhar as coisas com olhar de sensacionalista e conexão olhar ver com olhos de querer ajudar resolver e podem começar por ter mais moderação e conteúdo de futebol e menos lavar roupa suja nos vossos programas noturnos neste desporto que move gente simples e humilde
Marques dos Santos
4:50
Sobre o seu comentário, quero apenas deixar bem vincado que nada, mesmo nada, justifica o ataque físico a jornalistas que estavam apenas a fazer o seu trabalho e devidamente autorizados a ocupar aquele espaço. Tudo o resto, é a sua opinião e respeito-a.
Afonso
4:51
Gostaria apenas de realçar que este tipo de incidendes em Guimarães acontecem anualmente, com os adeptos do Vitória como protagonistas principais. Como é de conhecimento geral, as idas a jogos em Guimarães ocorrem sempre em clima de intimidação por toda a cidade, com os adeptos visitantes a "esconderem-se" e a serem alvo de agressões verbais e físicas por toda a cidade, antes e após os jogos. Não é normal um adepto ter que ir para o estádio e sair do estádio a correr, escondendo os adereços e sendo alvo de intimidações constantes sobre a sua integridade física, quando apenas se deslocou para assistir a um jogo de futebol. Não subestimando a situação, que terá que ser revista, alargava este tópico para todos os outros jogos da Liga em Guimarães, e porque razão as autoridades locais não tomam medidas para impedir o clima de intimidação que se vive por toda a cidade em dias de jogos e que já é de conhecimento geral. Obrigado
Marques dos Santos
4:56
Boa tarde, Afonso. Infelizmente, esses relatos de clima de intimidação aos adeptos visitantes são efetivamente comuns nos jogos em Guimarães e é uma situação que já deveria ter sido resolvida há muito. É uma questão cultural, mas importa, ainda assim, não generalizar, porque nem todos os vitorianos se comportam dessa forma. Contudo, basta algumas dezenas problemáticas para causar estrago e danificar a reputação da cidade, das suas gentes e do próprio clube.
Guest
4:57
Boa tarde, as forças de segurança descuraram-se completamente. Por vezes (e viu-se isso no jogo europeu com o Puskas em Guimarães) entram no estádio a bater em tudo e todos os que estão nas bancadas (incluindo crianças), com os croatas nem apareceram... Nas redes socias já tinham dado indícios que aquilo iria acontecer, ao "combinarem" com membros dos NN. O que me mete mais confusão e repúdio, é que mesmo depois do MAI confirmar que haviam membros dos NNB nos desacatos, nenhuma fonte oficial do SLB falou sobre o assunto.
Marques dos Santos
5:06
Boa tarde. É verdade que no espaço de poucas semanas vimos as forças policiais passar do excesso de zelo junto dos adeptos vitorianos para uma situação em que não foram suficiente lestos a agir. Em ambos os casos, não ficaram bem na fotografia. Em relação à postura do Benfica sobre o envolvimento de elementos dos No Name Boys, o silêncio não fica bem, mas importa relembrar que esse grupo de adeptos não é reconhecido como uma claque oficial.
JV
5:08
Meu caro Marques dos Santos. Desde há pouco, e antes do mais, os meus parabéns por ter tido a coragem de abordar, frontalmente, um incidente que tem muito que ver, não só com o Desporto, mas, acima de tudo, com a Sociedade, a Política e a Governação. E agora: 1) se ainda há bem pouco o MAI ia fazer "rolar cabeças", acerca não sei do quê, o que vai fazer agora?; 2) e o silêncio ensurdecedor das Entidades Desportivas?; e 3) a atitude pusilânime de TUDO E DE TODOS, perante alguns arruaceiros internacionais, é SAUDÁVEL?
Marques dos Santos
5:14
Neste momento, há processos de inquérito abertos e, tal como Record noticiou esta manhã, no Comando Distrital de Braga da PSP está a decorrer um briefing sobre os acontecimentos dos últimos, do qual as conclusões serão publicadas em comunicado. Ainda não é certo quais serão as consequências práticas de todos estes processos, mas espera-se que as mesmas sejam adequadas e céleres. Sobre o silêncio das entidades desportivas, é sempre de lamentar, mas infelizmente não é caso raro.
Bruno
5:15
Quererem culpar os vitorianos pelo que os adeptos do Hadjuk Split fizeram no centro histórico de Guimarães é, e desculpem a minha frontalidade, completamente ridículo. Todos vimos as imagens de famílias na esplanada quando tiveram de fugir daqueles Hooligans. Quem segue o futebol sabe que a claque do Hadjuk Split é das mais violentas do futebol europeu, as forças de segurança que prepararam o jogo também o sabia, e no entanto não se prepararam para proteger os locais.
Marques dos Santos
5:16
Boa tarde, Bruno. Como já referi ao longo deste fórum, fica a clara sensação que as forças de segurança não se prepararam da melhor forma para receber uma claque que não é virgem neste tipo de comportamentos.
Olaf Sommer
5:18
Caro Valter, permita-me só uma última nota: a “famosa” proteção de dados (GPRD) serve de proteção a muita “treta”, e eu sei do que falo. Agora para identificar criminosos? Sabe que p.ex. em Londres, quase 75% da cidade está coberta e constantemente monitorizada por CCTV? E se eu, que entrei com passaporte e me comporto mal, em minutos sou identificado. Porque não no futebol? Acabávamos com isto.
Marques dos Santos
5:20
Como referi, é um tópico do âmbito jurídico sobre o qual não me sinto confortável a tecer opiniões devidamente fundamentadas.
Julio Moreira
5:20
De uma vez por todas, a estas situações tem que se colocar um ponto final. Não está a existir o mínimo de respeito para quem entrar neste país. Entram fazem asneiras e nada sucede. As entidades governamentais e de justiça são as grandes culpadas desta pouca vergonha. Já não é somente um problema de futebol... A policia tem que actuar de forma contundente. Pena que a mesma autoridade não esteja a ser protegida pelos políticos e pela justiça. Deixemo-nos de tretas e vamos ser sérios.
Marques dos Santos
5:22
Boa tarde, Júlio. A sua visão sobre o tema é perfeitamente válida. Há muito para analisar e são necessárias soluções eficazes para resolver o problema.
Olaf Sommer
5:22
Já agora, sobre as referências aos NNBoys: sendo Benfiquista, é-me indiferente se são da claque ou não. Qualquer adepto do Benfica que se involva nestas situações, sujeitar-se-á às consequências. Mas quais os dados concretos deste envolvimento? Uma camisola do SLB? Sotaques do Bairro Alto, Cais do Sodré, etc, como ouvi? Porque se os jornalistas tem factos concretos, divulguem.
Por último Valter, como Benfiquista > 50 anos, teria vergonha se o meu Clube ficar associado a actos destes. Os jornalistas têm dados concretos sobre pessoas ligadas ao SLB? A mera camisola não basta. Obgdo
Marques dos Santos
5:24
A presença de elementos dos No Name Boys junto dos adeptos croatas foi confirmada por fonte policial a Record.
Filipe
5:24
Boa tarde, Acho estranho só falarem de intimidação em Guimarães, e nos outros estádios isso nao acontece? Se analisarmos o que tem acontecido no porto e em Lisboa, e se nao for intimidação o que será?
Marques dos Santos
5:25
Boa tarde Filipe. Não quis de todo insinuar que é um fenómeno exclusivo a Guimarães e peço desculpa se foi essa a ideia que passou. É um problema cultural, da forma como se vive o futebol em Portugal, e que deve ser tema de análise.
Marques dos Santos
5:26
É todo o tempo que temos por hoje. Obrigado pela vossa participação. Um abraço e até à próxima!
Conectando…