You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
João Lopes responde aos leitores
desenvolvido porJotCast
MÁRIO DA SILVA JESUS
5:51
Boa tarde, Senhor João Lopes, Portugal-Espanha, uma meia-final, do Campeonato da Europa de Futsal, cujo resultado para qualquer das seleções é uma tarefa difícil de arriscar. Qual a sua opinião.
João Lopes
5:52
Boa tarde, Mário
Sou da mesma opinião
Estamos em presença de duas das melhores seleções de futsal, n
não só da Europa, mas do Mundo
5:55
O resultado será sempre uma incógnita, embora o histórico recente demonstre que Portugal tem sido mais competente. Afastou a Espanha, no último Europeu bem como no último, acabando por arrecadar os dois títulos. Porém, são 40 minutos, em que tudo pode acontecer. Portugal vai tentar assumir o jogo, como sempre, mas a Espanha não vai conceder o domínio de mão beijada.
zegalvao21
5:55
Boa tarde.
Porque Jorge Brás não mete o Edu, um dos melhores guarda redes do mundo, para meter o André Sousa, muito pouco utilizado no Benfica ?
João Lopes
5:57
São opções técnicas, às quais apenas o selecionador nacional poderá responder. Gostaria, contudo, de salentar que o ANdré Sousa é um guarda-redes muito forte do ponto de vistas psicológico, que tem dado excelente resposta nas situações de maior aperto. Talvez seja este o motivo da preferência de Jorge Braz. E, neste Europeu, como é hábito, o André tem estado num nível muito elevado.
Gaspar Garção
5:59
Boa tarde. Estou cheio de confiança na nossa selecção, ou não morasse eu no Bairro do Atalaião em Portalegre, onde o nosso grande capitão João Matos começou a jogar futsal... 🙌 Uma dúvida: como no Futebol de 11, nas fases finais, os amarelos limpam ou podemos ter vários jogadores tapados para o jogo seguinte? Obrigado.
João Lopes
6:03
Sem consultar os regulamentos do Campeonato da Europa e competições como esta têm regulamentos específicos, creio que os amarelos limpam na passagem da fase de grupos para a fase a eliminar, o que pode tornar a situação menos perigosa do que o Gaspar coloca. No entanto, uma certeza existe: a equipa técnica nacional terá a situação perfeitamente controlada e, de certeza, que não vai correr risco. No entanto, cautelas em demasia no jogo de hoje, poderão impedir Portugal de marcar presença na segunda final conscutiva e, inevitavelmente, de revalidar o título europeu. Portanto, estou em crer que não haverá poupanças da parte do selecionador nacional.
Guest
6:03
vamos perder por quantos?
João Lopes
6:06
Não estou em crer que o resultado possa ser muito desnivelado. As duas seleções estão num nível muito elevado e, seguramente, vai haver um vencedor. Mas não é previsível que quer Portugal, quer a Espanha, vençam de forma fácil, por um resultado muito volumoso. Até porque, se há adversário que Portugal conhece bem é a Espanha.
E vice-versa
Luis Teixeira
6:08
Todas as seleções têm pontos fortes e fracos. Quais são os pontos fracos desta Espanha?
João Lopes
6:13
Numa seleção como a espanhola é difícil encontrat pontos fracos. Tal como na portuguesa. Nestes jogos, normalmente é na intensidade imposta pelos jogadores que se faz a diferença. Foi assim no recente campeonato do Mundo, em que Portugal esteve a perder e fruto da intensidade que imprimiu ao jogo, conseguiu dar a volta a uma desvantagem pesada e seguir em frente. Há também o génio individual de alguns jogadores que, quando as partidas estão muito equilibradas, conseguem fazer a diferença. E, neste particular, talvez Portugal esteja melhor apetrechado. Ou seja, para vencer a Espanha, é fundamental que a genialidade de alguns dos jogadores portugueses venha ao de cima. Mas, atenção, Espanha também tem futsalistas que podem fazer toda a diferença. Quanto a espetos táticos e coletivos, é pouco provável que qualquer dos selecionadores seja capaz de surpreender o opositor. As duas seleções conhecem-se demasiado bem!
Luis Fragoso
6:19
boa tarde , ganhamos duas ou tres vezes aos espanhois. acha que desta vez perdemos por menos de 3 golos de diferença?
João Lopes
6:22
As estatísticas contam muito pouco em jogos desta importância, mas, nos dois útimos jogos 'a sério', no Campeonato da Europa e Campeonato do Mundo, Portugal  foi superior e venceu com justiça. Até pode perder por mais de três golos, mas isso só saberemos quando terminarem os 40 minutos da meia-final. Até lá, é pura especulação. E, em jogos oficiais, a equipa treinada por Jorge Braz não perde desde 2015, há mais de três dezenas de jogos.
Décio Pratas
6:43
Acredito que Portugal ainda nao mostrou o seu melhor nivel neste europeu, sabemos que para vencer a Espanha será preciso alcançar esse nivel, acredito bastante que hoje isso acontecerá, o que acha ?
João Lopes
6:47
Portugal tem sido muito competente, vencendo todos os encontros  que teve de disputar até ao momento. Talvez a exibição de menor fulgor tenha acontecido contra a Ucrânia. Sem espaços para libertar os génios, a seleção portuguesa viu-se e desejou-se para exteriorizar toda a sua qualidade. Frente a Espanha, o jogo será diferente. Espanha não mostará medo e isso pode favorecer a forma de atuar de Portugal. Talvez este seja o jogo ideial para demonstrar  por que motivo Portugal tem ido tão lobge nas principais competições internacionais. O jogo para mostrar o verdadeiro explendor do futsal português.
Ricardo Semedo
6:47
Teoricamente qual será mais forte, a Rússia ou a Espanha?
João Lopes
6:48
Talvez a Espanha, até pela rivalidade que existe entre as duas seleções. Tal como Portugal, também a Rússia sentiu grandes dificuldades para bater a Ucrânia, talvez a maior 'surpresa' deste campeonato da Europa
Ricardo Semedo
6:51
Obrigado pela resposta e bom jogo! Já agora, para terminar, qual o seu prognóstico (resultado) para o jogo? No futsal é ainda mais difícil :P
João Lopes
6:51
É um facto. Há uma certeza. Uma das seleções vai ter de ganhar.
6:52
Nem que seja no prolongamento. Aponto para um resultado equilibrado. Vitória de Portugal pela diferença mínima. 2-1. 3-2.
Conectando…