You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Jorge Faustino arbitragem 21.ª jornada
desenvolvido porJotCast
Record
9:41
Boa noite, vamos conversar sobre as arbitragens da jornada 21? Com a habitual elevação e respeito por todos.
seg0144
9:47
Caro Jorge, a entrada do David Carmo aos 21 minutos no jogo Benfica-Braga é falta para vermelho?
Record
9:48
Boa noite,
David Carmo entrou em tacle sobre sobre Rafa acertando-lhe com a sola da bota esquerda no pé esquerdo do Benfiquista. Foi uma falta muito negligente punida com livre direto e cartão amarelo. Aceito a decisão do árbitro tendo em conta a gestão e critério disciplinar que utilizou ao longo do jogo.
José Neves
9:57
No Benfica-Braga, Ruben Dias deveria ter visto cartão vermelho por conduta violenta, ou o amarelo foi bem exibido?
Record
9:57
Boa noite José,
Apesar de serem lances de cariz totalmente diferente, o critério diciplinar largo aplicado no lance dos 21m (falta David Carmo sobre Rafa), defende a decisão do árbitro de exibir cartão amarelo. Foi um empurrão ostensivo onde o jogador do Benfica arriscou um entendimento mais gravoso. No entanto, e considerando que não houve agressão (essa não mereceria qualquer contemplação), aceita-se a decisão de mostrar o amarelo.
Verdão
9:59
Boa noite, acredita num campeonato com árbitros estrangeiros que devolva a credibilidade ao futebol português?
Record
9:59
Boa noite,
Não acredito que essa medida trouxesse qualquer melhoria na credibilidade do nosso futebol. Não sou abertamente contra mas também não vejo grandes benefícios.
PEDRO
10:08
Mais uma vez um jogador do Sporting é expulso por ter feito apenas 2 faltas em todo o jogo,sendo que o 1º amarelo na minha opinião nem falta é pois Coates está parado,sendo Diego Lopes a ir chocar contra COATES!Porquê este rigor todo quando joga o Sporting?Há penalty de Neto?E Borevkovic quando fez penalty porque não levou 2º amarelo e expulsão?boa noite e obrigado
Record
10:08
Boa noite Pedro,
Vamos por pontos:
  • Expulsão de Coates com dois amarelos: a minha opinião é de que ambos os cartões foram bem exibidos. No primeiro, Coates até tentou evitar o contato (sem conseguir) e acabou por derrubar o seu adversário, cortanto ataque prometedor. No segundo, rasteirou adversário que também seguia em jogada muito perigosa. Dois amarelos bem exibidos.
  • Penálti de Neto - Piazón rematou à baliza e Neto, com o braço esquerdo, intercetou a bola. Neto usou o braço, aberto e fora do plano do corpo, para ganhar volumetria. Lance difícil de observar em campo, mas que justificava penálti.
  • Borevkovic fez penálti quando tentava antecipar-se ao seu adversário. Seria amarelo mas, quando é sancionado um penálti, caso a falta tenha sido cometida na tentativa de jogar a bola, a sanção disciplinar reduz (vermelho para amarelo / amarelo para nada). Foi o que aconteceu e daí a não amostragem de cartão amarelo.
Cristiano
10:13
Boa noite quais seram as consequências possíveis para Luís Godinho por não ter parado o jogo? O Marega tem direito a não querer jogar em mais nenhum jogo árbitro por esse árbitro?
Record
10:13
Boa noite,
Antes de sabermos o que está no relatório do árbitro não podemos avaliar quaisquer consequências. Quanto a "vetos", nenhum jogador pode vetar um árbitro. A decisão de um jogador não jogar um jogo porque lá está um determinado árbitro é uma decisão individual desse jogador.
M5
10:16
Boa noite, será que o benfica poderá ser prejudicado no resto deste campeonato devido as péssimas declarações e pedido de arbitragem estrangeira? No ultimo jogo com o Braga vi uma arbitragem de alta qualidade, mas em jeito de ..... em caso de dúvida.... é contra o benfica? Que pensa sobre o assunto? Atenção a vitoria do braga é a meu ver justa! Obrigado e boa noite
Record
10:16
Boa noite,
O Benfica  e restantes clubes estão sujeitos a ser prejudicados ou beneficiados por decisões de arbitragem em consequência da condição humana dos árbitros. Quaisquer outras leituras ou teorias sobre erros que aconteçam (a favor ou contra) não fazem grande sentido para mim.
Jaime
10:19
Boa noite. No lance do 2 amarelo ao coates o jogador do Rio ave está no limite do fora de jogo, não consigo ter a certeza se está ou não. A minha pergunta é se este é um lance de possível intervenção do var?
Record
10:19
Boa noite Jaime,
Decisões que envolvam a exibição de segundo amarelo não estão sujeitas a revisão pelo VAR (a não ser que sejam enquadráveis numa situação de penálti, golo ou troca de identidades). Assim, nesta situação, não havia enquadramento legal para intervenção do VAR afim de esclarecer o lance de possível fora de jogo que antecedeu a falta.
Guest
10:26
Boa Noite, tendo em consideração o jogo Benfica vs Braga, um jogo bastante difícil de arbitrar muito intenso, vimos uma arbitragem com um critério largo mas coerente ao longo do jogo. A minha pergunta é, como um árbitro gere esse critério tendo em conta que o primeiro lance de discussão é uma falta passível de cartão vermelho e que pode ter óbvia influencia no decorrer do jogo? Obrigado
Record
10:26
Boa noite,
Arbitrar um jogo é, entre outras coisas, um exercicio de tomadas de decisão de risco. Há lances que, por serem menos claros, um árbitro facilmente pode enquadrar como cartão amarelo ou que pode gerir sem cartão. Nestes lances muitas vezes o árbitro arrisca gerir sem cartão ou defende-se exibindo o amarelo. Essa decisão, normalmente, define a bitola disciplinar (que nem sempre depois é fácil manter).
Neste caso aconteceu algo semelhante. Um lance de cartão "laranja" foi gerido com um cartão amarelo. Felizmente, a meu ver, foi uma decisão que beneficiou o jogo e à qual o árbitro se conseguiu manter fiel e equilibrado até final do jogo. Como referiu: critério largo mas uniforme.
M5
10:36
Boa noite, concordo plenamente com a parte da vertente humana dos árbitros, que como qualquer outro humano estão sujeitos ao erro. Não seria interessante para as autoridades competentes implementarem leis que protejam os arbitros .... impedindo os altos dirigentes de fazer pressão sobre os mesmos?
Record
10:36
Boa noite M5,
A sua questão/sugestão faz todo so sentido. Os regulamentos, as leis e as respetivas consequências para quem as violar são fundamentais para parar graves comportamentos de dirigentes e de outros agentes do nosso futebol. Se atentarmos ao que se passa nas competições europeias vemos que esses mesmos intervenientes têm comportamentos diferentes quando estão abrangidos pelos regulamentos (muito mais pesados) da UEFA.
10:43
Boa noite e obrigado pelas questões.
Conectando…