You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Jorge Faustino responde aos leitores de Record
desenvolvido porJotCast
Jorge Faustino
2:58
Boa tarde, a Liga vai regressar e as nossas conversas também. Vamos falar de arbitragem?
Pedro
2:59
Boa tarde Jorge Faustino. Acha que há uma separação nítida e profissional relativamente aos interesses dos 3 grandes em Portugal na arbitragem dos seus jogos face a equipas mais pequenas? Obrigado e bom dia.
Jorge Faustino
3:04
Boa tarde Pedro,
Acredito que quando um árbitro entra em campo para dirigir qualquer jogo da nossa Liga, entra focado em não errar ou errar o menos possível, isto independentemente das equipas que estão em jogo. Assim, e no que à arbitragem diz respeito, acredito que não existe diferença na forma como os ditos grande são tratados dentro de campo. Quando eu deixar de acreditar nesta premissa, o futebol deixará de ter interesse para mim.
Aires
3:05
Como pode voce responder a questoes de arbitragens se nunca foi um bom arbitro. Eu pelo menos so ouico asneiras da sua boca.
Jorge Faustino
3:12
Boa tarde meu caro,
Neste espaço, em particular, respondo a questões técnicas sobre as leis de jogo e respetiva interpretação. Fui convidado pelo jornal Record para o fazer porque terão reconhecido em mim competências para tal. Talvez os muitos anos que colaborei na formação de árbitros e a minha carreira de 20 anos no ativo onde, efectivamente, "apenas" consegui chegar a estágio durante uma época no futebol profissional, tenham contribuído para isso.
A magia da era que vivemos é que existe tamanha oferta de conteúdos (conteúdo é aquilo que estou aqui a produzir) que o consumidor (que neste caso é a sua pessoa) pode escolher ler e ouvir o que quiser. Não é obrigado a ouvir as minhas asneiras. Cumprimentos e obrigado pela sua intervenção.
Guest
3:12
Boa tarde Sr Jorge Faustino, se me permite vou fazer algumas pergunta em uma só, 1º se agora sem publico nas bancadas vai haver menos pressão para os árbitros, 2º se alguma vez enquanto árbitro o tentaram aliciar para favorecer alguém, 3º se um comentador de arbitragem pode avaliar lances conforme a sua cor de clube, 4º como chegou a comentador de arbitragem na TV e aqui no jornal, obrigado
Jorge Faustino
3:22
Boa tarde,
Indo por partes :)
1ª - No contexto do futebol atual, a pressão que um árbitro sinta não advém tanto do ambiente em estádio mas de muita coisa que acontece e se diz no pré e pós jogo. Um estádio vazio não irá reduzir a pressão sobre o árbitro. Um estádio vazio será um desafio à concentração do árbitro. Acredite que é mais fácil um árbitro concentrar-se na sua tarefa com um estádio cheio do que vazio.
2ª - De forma direta, nunca. No inicio da minha carreira nos quadros nacionais  houve uma vez que me tentaram mandar um recado mas como é necessário que hajam duas pessoas interessadas em conversar para que uma conversa aconteça... a coisa morreu antes de nascer.
3:30
3ª - Apenas posso responder por mim: Lembro-me de ter tido noção do que era o futebol aos 5/6 anos e, naturalmente, que desde cedo me identifiquei mais com um clube. Aos 16 anos tirei o curso de árbitro e apaixonei-me por esta vertente do futebol. Tenho 41 anos. 10 anos a simpatizar mais intensamente com um clube. 25 anos apaixonado e envolvido na arbitragem. Isto para explicar que os últimos 25 anos da minha vida fazem com que aqueles 10 de "adepto" não tenham qualquer peso ou relevância nas funções que desempenhei dentro de campo e nas que actualmente desempenho.
3:34
4ª - Depois de ter abandonado a arbitragem estive um ano totalmente afastado do futebol tendo inclusivamente recusado convite para ser observador de árbitros. Aquando da saída do ex-árbitro e comentador de arbitragem Pedro Henriques da TVI para a SportTv foi necessário substituí-lo. Alguém da TVI começou a perguntar a várias pessoas ligadas à arbitragem por nomes de ex-árbitros que pudessem desempenhar esse papel. Algumas pessoas deram o meu nome (entre outros) e a TVI chamou-me para um teste (comentar um jogo). Gostaram da minha atitude e também da minha imagem (sim, isso também conta) tendo-me convidado para começar a colaborar.
Escrever para o Público e depois para o Record terão sido consequências naturais da exposição mediática que a televisão me deu.
Guest
3:41
Esta época ainda não o vi na TVI. Ainda lá é comentador? Ou as suas opiniões não estavam a interessar a algumas pessoas ou clubes?
Jorge Faustino
3:43
Boa tarde,
Continuo a colaborar com a TVI. A minha presença menos regular na presente temporada está relacionada com questões editoriais do canal e não com quaisquer cenários ou estratégias obscuras de alguém :).
Obrigado por acompanhar.
Jack
3:46
Sendo um comentador neutro, pode-me dizer qual os clubes mais beneficiados este ano por erros de arbitragem?
Jorge Faustino
3:50
Boa tarde Jack,
É seguro que existirão uns clubes mais beneficiados que outros por decisões das equipas de arbitragem. Não lhe consigo, no entanto, responder à questão por não manter registo focado nos clubes que beneficiam ou não dos erros. Foco as minhas análises na arbitragem e nas decisões independentemente das cores das camisolas.
3:53
Para semana retomarei o horário das segundas-feiras às 22h. Até lá. Obrigado
Conectando…