You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Jorge Faustino responde aos leitores de Record
desenvolvido porJotCast
Jorge Faustino
8:55
Boa noite,
Durante a próxima hora estarei aqui a tentar responder às vossas questões. Vamos falar de arbitragem?
Fernando
8:57
Continua a concordar com a intervenção do VAR Tiago Martins no clássico, depois de surgir a imagem do toque no pé do Pote?
Jorge Faustino
9:04
Boa noite caro Fernando,
Tive oportunidade de tornar pública a minha opinião sobre este lance em dois momentos: na análise aos casos de jogo (onde disponho de 180 caracteres para dar a minha opinião) no dia seguinte ao jogo e no jornal de hoje onde, com mais espaço, pude explicar melhor a minha leitura sobre o lance.
Em nenhum dos momentos afirmei concordar com a decisão do VAR intervir neste lance. Neste lance, pela carga de subjectividade que os contatos havidos implicam, entendo que devo dar o benefício ao árbitro pela decisão final: há argumentos para defender que existe infração e também os há para dizer que pode não ter existido (contato nem sempre é falta).
Pelo que acima referi, sou de opinião de que, respeitando o que está protocolado sobre o VAR apenas intervir em lances de erros claros e óbvios, não deveria ter existido intervenção do VAR.
Pedro
9:04
boa noite, a decisão de anular a marcação de penalty e expulsão,  no sporting porto, está correcta na sua opinião?
Jorge Faustino
9:06
Boa noite caro Pedro,
Como acima referi, aceito a decisão de não ser assinalado pontapé de penálti. Discordo, no entanto, de ter existido intervenção do VAR. Não era, de todo, um lance claro e óbvio.
Paulo S.
9:06
Sim, começo por perguntar porque deixam um árbitro de Braga em ser vídeo árbitro num jogo do Sporting em que é rival do Braga...
Jorge Faustino
9:08
Boa noite caro Paulo,
Começando por falar de regulamentos, há já alguns anos que as questões relacionadas "incompatibilidades geográficas" deixaram de existir. Houve um tempo em que um árbitro de determinada cidade não podia arbitrar um clube dessa cidade contra um clube de outra. Isso já não existe e não faria sentido que existisse.
Quanto a um VAR ser de uma cidade que tem um clube (A) que é rival de outro clube (B) e por essa razão não poder fazer esse clube B... parece-me muito rebuscado! Até porque me parece que o Braga tem mais rivais para além do Sporting. A vida desse VAR ficaria muito limitada.
E estamos "apenas" a falar do VAR. Se fossemos alargar a sua teoria (que respeito mas não concordo) aos árbitros e árbitros assistentes, a conversa ainda se complicaria mais.
Rafa
9:12
Boa noite, estive a ler a sua análise ao lance entre zaidu e Porro. Como pode considerar pisao visto que o jogador do FCP entra de sola no tornozelo?
Jorge Faustino
9:19
Boa noite caro Rafa,
A expressão "pisão" refere-se exactamente à situação que descreve de um jogador acertar com a sola do seu pé na zona do pé do seu adversário. Foi, efectivamente, uma falta muito negligente (amarelo) onde não considero que tenha havido força excessiva (vermelho) pela não existência de malícia (parece-me que existe interesse real em jogar a bola).
Guest
9:19
O protocolo do VAR, sabe-se lá porquê, não foi cumprido. Qual deve ser o procedimento para com um árbitro que desrespeita um protocolo que até eu que sou leigo percebo?
Jorge Faustino
9:21
Boa noite,
Pelo que está escrito no protocolo e pelo que é de conhecimento público, efetivamente o protocolo não terá sido cumprido.
A existir erro do VAR, este deverá ser tratado e gerido como todos os outros erros, com uma análise dos porquês de tal situação com vista a melhorias futuras. Em termos de consequências para o VAR já aconteceu no passado, caso o CA entenda que é erro grave, a dita "jarra". Não me parece no entanto que tal se justifique.
Entendo que o mais importante nesta situação seria conhecer a leitura do Conselho de Arbitragem sobre este lance. Admitir uma intervenção incorreta OU vir defender a intervenção do VAR para validar situações futuras semelhantes.
jbmalange
9:24
Boas Jorge!!! custa crer que logo apos a jogada do penalty (que e penalty) a intenssidade nao ten nada a haver com a falta(voce assim o diz cuando pelo seu clube) ninguen incluindo voce comecaram logo a diser que nao ha penalty sem ver a imagem toda pois a penalty 3 veses por diferentes faltas agora depois de ver ainda diz que e penalty?, e o vermelho directo aos 20m?? por aquela entrada assassina. Veremos no futuro e estaremos ca para ratificar ta bem.
Jorge Faustino
9:30
Boa noite,
Os "casos" de arbitragem não são muitas vezes apenas brancos ou pretos. Há os lances ditos cinzentos em que não é clara e óbvia qual a decisão correta. Este é, para mim, um desses lances. Escrevi na edição de hoje do jornal que neste caso em particular eu iria sempre dar o benefício da dúvida a qualquer decisão que o árbitro tivesse tomado. Sei que muitas vezes o adepto quer um "carimbo" que catalogue uma decisão como certa ou errada mas, neste lance, não o posso fazer.
Praça
9:31
Com alguma formação em traumatologia, permite-me discordar do Sr. Jorge Faustino, quando diz que o pisão não tendo havido malícia, não pode ser punido com cartão vermelho. Pergunto, e se dessa entrada (Sem malícia) resultar a fratura do jogador adversário, será só amarelo?
Jorge Faustino
9:35
Boa noite de novo,
A malícia não é, de todo, o único critério na análise da gravidade de uma falta para a poder considerar como sendo grosseira e por isso merecedora de vermelho. O perigo para a integridade física do adversário (e respectiva consequência) é o principal fator de análise. É por isso que referi na minha análise que foi uma entrada "muito negligente". Uma entrada onde Zaidu arriscou na forma como abordou o lance mas que, a meu ver, não teve (felizmente) o perigo que a imagem parada ou em câmara lenta faz parecer,
jbmalange
9:36
para cuando as divulgacoes da converssa entre arbitro e var isso dava para se ver como o futebol em Portugal esta PODRE!!! Fora com pessoas que nao tenhem capacidade..
Jorge Faustino
9:38
Boa noite,
O International Board (IFAB) e FIFA não permitem que as conversas entre VAR e árbitro sejam tornadas públicas a não ser que seja para efeitos formativos. Assim, não é expectável que venhamos a ouvir essas conversas. Da mesma forma como não temos acesso às conversas entre o árbitro e os árbitros assistentes.
Sérgio
9:40
Boa noite Jorge. 
qual a fiabilidade de acerto das linhas de fora de jogo usadas pelo VAR em Portugal? É honesto assinalar um fora de jogo de 3 centímetros quando sabemos que um campo tem mais de 60 metros de largura? Onde começa um ombro e termina um braço, algo que é necessário saber para avaliar muitos lances de possível fora de jogo?
Jorge Faustino
9:45
Boa noite caro Sérgio,
A fiabilidade tecnológica das linhas está certificada. O que poderá ser questionado é a situação que refere: quando a linha é posta, estaremos a colocar exatamente no local certo do ombro?
A forma como olho para a questão dos foras-de-jogo de "3 cm" é a seguinte: prefiro que possamos ter alguns poucos casos desses mais difíceis de aceitar e que, no limite, até possam estar errados MAS ter muitos outros que estariam errados e que o VAR, com a linha de fora de jogo, corrigiu.
A linha de fora de jogo trouxe, claramente, muito mais benefício e proteção à verdade desportiva do que a sua não existência.
Jorge BRITO
9:46
Boa tarde,  acha que  o vidioarbrito do Porto Sporting  ainda  tem posseblidade de ser outra vez , ja não  e a primeira nem a segunda
Jorge Faustino
9:49
Boa noite,
O Tiago Martins é um dos videoárbitros com mais experiência, tanto nível nacional como internacional. Tem estado nas principais competições da FIFA e UEFA nessa função.
Independentemente da minha discordância com a sua intervenção neste lance, espero que o Tiago esteja em muitos mais jogos pois é dos VARs mais categorizados e experientes que temos.
Guest
9:49
Praça - Boa noite Sr. Jorge Faustino. 1- Atendendo a que Tiago Martins no final da época passada, não quis assinalar um penalti bem evidente, favorável ao Sporting, mesmo depois do VAR, Sr. Jorge Sousa o alertar para ver as imagens do mesmo. 2-Atendendo a que Tiago Martins, VAR no Sporting - Porto, interferiu indevidamente neste jogo, pois o lance era de grande dúvida, prejudicando com essa sua indevida atitude o Sporting, tal como o tinha feito na época anterior. 3-Perante estes factos, será que não se pode inferir que esse senhor, não apresenta condições de imparcialidade quando um dos intervenientes é o Sporting.
Jorge Faustino
9:57
Caro "guest",
Não tenho contabilizados, de forma tão eficaz com o leitor, os erros ou possíveis erros que o Tiago Martins já terá cometido em desfavor do Sporting ou de outros clubes.
Qualquer árbitro que chegue a internacional e que esteja nessa "categoria" durante alguns anos começa a ser mais regularmente nomeado para os jogos dos ditos grande. Ora, diz-nos a teoria das probabilidades, que quanto mais jogos se faz de uma equipa, mais hipóteses há de cometer erros contra (e a favor) dessa equipa. Faz parte.
Talvez a si, como adepto do Sporting (imagino), os erros do Tiago em desfavor do seu clube o tenham marcado mais.
Respondendo diretamente à sua questão, a minha opinião é de que o Tiago reune todas as condições para fazer jogos do Sporting ou de qualquer outro clube.
António Silva
9:58
Porque ha tão pouca critica aos árbitros por parte dos ex-arbitros? Arranjam sempre desculpas, para os senhores os arbitros nunca se enganam e raramente tem dúvidas.  Como e possivel entradas claras pars vermelho terem a condescendência em certos casos! Quanto aos audios ja pensaram em usar o exemplo do rugby onde os áudios são ao vivo escutados por todos? Escuda-se no IFAB mas qual a sua opinião? Ou só nos da a opinião corporativista?
Jorge Faustino
10:00
Caro António,
Não vejo, para já, vantagens em tornar públicas as conversar entre VAR e árbitro. Neste ponto concordo com IFAB.
Vejo com melhores olhos e mais relevância que em Portugal se pudesse fazer como em alguns outros países onde um responsável técnico do Conselho de Arbitragem vem regulamente à televisão explicar algumas intervenções ou não intervenções do VAR.
Mirtilo
10:01
Boa noite. Concorda que existiu uma gritante dualidade de critérios por parte do arbitro na amostragem de cartões quase sempre em prejuízo do Sporting.
Jorge Faustino
10:04
Boa noite,
Não concordo que houve uma gritante dualidade de critérios. Aconteceram erros normais (talvez o mais flagrante tenha sido amarelo por exibir a Otávio por falta sobre Coates) mas que, a meu ver, não tiveram influência no resultado.
José Martins
10:05
Boa noite, Gostaria que me desse um esclarecimento sobre o fora de jogo  do Benfica que antecedeu o lance de possível penalti , pelas imagens que já vi na linha do fora de jogo, duas imagens diferentes, uma o jogador que aparece ao centro está com a perna mais esticada, na outra imagem aparece com a perna junto ao corpo, isto deve ser fremes diferentes!!! qual a explicação para este situação!!! será o Operador que quis adulterar as imagens.
Jorge Faustino
10:09
Boa noite caro José,
Também eu tive alguma dificuldade na análise dessas duas imagens em virtude da diferença entre o corte da relva e da linha virtual. Acreditando na tecnologia da linha de fora de jogo (que é certificada) a minha análise (questionável pois não tenho informações para além do que todos vimos) é a de que a linha do corte da relva pudesse estar "mal feita". Mas são suposições...
Como disse, confio na certificação da linha virtual de fora de jogo.
Guest
10:09
Boa noite Jorge, porque será que você tem sempre as mesmas opiniões que o Duarte Gomes e Marco Pina, pertence ao mesmo grupo de Whattsapp???? Não consegue pensar pela sua cabeça ou tem medo de ficar sozinho na sua opinião... Faça como o Marco Ferreira e seja autónomo e não faça o que o Duarte Gomes lhe diz para fazer. Depois vem o ex árbitro espanhol esclarecer e sempre contrário a opinião dos três será que ele é isento ou porque vocês querem criar mais polémica pois assim é que alimentos os vossos empregos
Jorge Faustino
10:17
Boa noite caro "Guest",
Sim, para além dos dois que refere troco opiniões e discuto interpretação de leis de jogo e de casos de jogo com outros ex-árbitros, uns comentadores de arbitragem e outros noutras funções.
Um médico (com o distânciamento devido) que se feche em si próprio, que não estude e que não discuta com os seus pares, dificilmente será um bom médico. E isso não deve beliscar em nada a sua competência e autonomia. Pelo contrário.
Praça
10:17
Resposta coorporativista como já calculava, tanto o erro de Tiago Martins em Moreira de Cónegos, depois de ser alertado por Jorge Sousa para o penalti, como o facto de ter feito vista grossa ao pesão e ao meter-se na grande penalidade contrariando os regulamentos, mostram claramente que esse senhor não pode arbitrar o Sporting, só não vê isto que não quer ver. O Sr. Jorge Faustino que apitou vários jogos da minha equipa, era incomparavelmente melhor e não percebo a defesa de Tiago Martins, quando o mesmo com a sua atitude de parcialidade, merece a condenação e não a defesa, para bem do futebol.
Jorge Faustino
10:24
Caro Praça,
Não é uma resposta corporativista. É uma resposta de alguém que andou lá dentro e que chegou a cometer alguns erros muito graves. Erros que não foram cometidos com premeditação ou malícia. Não contra uma equipa ou em favor de outra. Foram erros. E claro... alguém foi prejudicado com eles. Faz parte. Temos de trabalhar para os evitar.
Obrigado pelas palavras sobre a minha carreira no ativo.
Quanto à condenação versus a defesa, tenho tentado, nesta minha função atual esclarecer e educar sobre as leis de jogo e sobre o que é ser-se árbitro. Nos casos em que é possível explicar e defender a decisão dos árbitros, faço-o. Quando existem erros, tento apontá-los e explicá-los.
10:27
Obrigado por esta conversa. Ficam algumas questões por responder mas já excedemos o tempo previsto. Estaremos de volta para a semana.
Boa semana e bom futebol!
Conectando…