You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Jorge Faustino responde aos leitores sobre a arbitragem da 11.ª jornada
desenvolvido porJotCast
Jorge Faustino
9:33
Boa noite, vamos conversar sobre os jogos da última jornada de 2020? Coloquem as vossas questões.
Cristiano
9:44
Boa noite gostava de tar a sua analise do suposto penalty para o portimonense e do primeiro golo do Benfica sff
Jorge Faustino
9:49
Boa noite caro Cristiano,
Relativamente ao primeiro golo do Benfica a leitura que faço baseia-se no facto de Weigl ter recuperado a bola jogando-a primeiro que Ailton. e de que o choque posterior se aceita como sendo inevitável e em consequência do movimento de ambos. Sem infração portanto. Depois, no passe para Darwin, este estava atrás da bola. Sem fora de jogo. Golo legal.
Quanto ao lance entre Beto e Odysseas: o guarda-redes do Benfica ao deslizar pela relva, e apesar de recolher os braços, tocou com o joelho direito no pé direito de Beto. É um lance difícil de observar em campo e a forma exagerada como Beto caiu também não terá ajudado à boa avaliação da situação por parte do árbitro. No meu entender, ficou um penálti por sancionar neste lance.
Tiago Marques
9:49
Boa noite, gostava de perguntar a sua análise aos lances mais polémicos dos jogos dos 3 grandes. Qual a sua opinião do lance de possível pênalti a favor do Portimonense por falta do GR do Benfica e da possível falta de weigle no início da jogada do golo, da possível expulsão de Romário Baró, e do pênalti assinalado contra o sporting
Jorge Faustino
9:55
Boa noite caro Tiago,
Quanto às questões do jogo do Benfica, penso ter esclarecido na resposta anterior. Relativamente aos outros dois lances:
Romário Baró fez uma falta que não se pode considerar negligente (não trouxe qualquer perigo para adversário) nem como cortando ataque prometedor. Assim ficam excluídas duas possibilidades que poderiam justificar um cartão amarelo. A outra possível justificação para que tivesse visto um amarelo é se considerarmos que fez uma falta antidesportiva, vulgo falta tática, com único propósito de parar o adversário e sem interesse de jogar a bola. Dada a forma como a infração ocorreu é possível argumentar nos dois sentidos (falta normal ou falta antidesportiva) e por isso dou o beneficio à decisão que foi tomada. A apoiar esta decisão temos também o critério aplicado ao longo do jogo (na segunda parte houve uma falta de um jogador do Vitória também na fronteira entre amarelo e não amarelo em que o árbitro não ateou disciplinarmente).
9:58
Quanto ao lance do penálti assinalado e considerando que terá sido Adán a jogar a bola com a coxa (imagens televisivas) o chique posterior é inevitável e provocado pela movimentação de ambos os jogadores. Lance muito difícil para o árbitro e onde se percebe a não intervenção do VAR (imagens não são assim tão óbvias)  mas onde entendo que foi erradamente sancionado um penálti.
luis
9:59
Caro Jorge Faustino não sei se já teve oportunidade de ver algum jogo da liga inglesa mas se já viu reparou com certeza na rapidez com que o var coloca as linha e toma uma decisão sobre os lances de fora de jogo, ao contrário do que acontece aqui em Portugal onde as vezes estamos 3 ou 4 minutos à espera de uma decisão. Alguma explicação para isto? Será a tecnologia usada em Portugal diferente (para pior) daquela que é usada em Inglaterra? Por outro lado em Inglaterra é possível quem está em casa ver todo esse processo enquanto que aqui em Portugal só vemos as linhas postas... Porque não tornar todo este processo transparente e passarmos a ver tudo aquilo que o var está a analisar? Obrigado e um bom ano
Jorge Faustino
10:03
Boa noite caro Luís,
O objectivo é demorar o menos tempo possível garantindo, no entanto, que a decisão final é a acertada. Em Inglaterra já tivemos pelos menos dois ou três casos de linhas mal colocadas (não sei se terá sido por essa rapidez que refere).
Em Portugal tenho conhecimento que o conselho de arbitragem pediu aos VARs para tentarem ser o mais rápidos possíveis, mas essa rapidez também está relacionada com os estádios e as condições técnicas de cada um deles.
Quanto a uma maior transparência de todo o processo: sou todo a favor. No entanto há algumas questões que o protocolo VAR não permite e que a liga inglesa tem violado, tanto que para esta época uma parte do protocolo foi rescrito apenas para "por na ordem" os ingleses.
Mas termino reforçando o mais importante: quanto mais transparência, melhor!
João Teixeira
10:04
Análise ao pênalti contra o Sporting
Jorge Faustino
10:04
Boa noite caro João, penso ter respondido acima. Obg
Liguilha
10:05
Boa noite ! Tenho uma dúvida em relação a um lance no jogo do Benfica! O Rafa faz uma grande arrancada e sofreu várias faltas para amarelo pelo mesmo jogador adversário e o jogador só levou um amarelo! Nestes lances só se dá 1 amarelo ou 2 amarelos e respetivo vermelho?
Jorge Faustino
10:13
Boa noite caro Liguilha,
Começo por esclarecer que é possível um jogador ver dois cartões amarelos seguidos por duas faltas que faça na mesma jogada.
Depois, dizer que o amarelo exibido, foi corretamente exibido por rasteirar quando Rafa seguia em jogada de ataque prometedor.
Quanto à primeira falta, caso o árbitro entendesse que esta tinha sido negligente (dura) ou que tinha sido feita de forma antidesportiva (falta tática com objectivo de parar o seu adversário, mesmo que não o conseguisse) deveria ter exibido dois amarelos e consequente vermelho. Não me parece que a falta tenha sido negligente. Quanto à possibilidade de ter sido uma falta antidesportiva parece-me que haveria margem suficiente para se fazer essa leitura. E tal justificaria, sim, o duplo amarelo. Sendo um lance de interpretação, não foi essa a visão do árbitro.
Guest
10:14
No Benfica-Portimonense, um jogador do Portimonense fez 2 faltas sobre o Rafa, ambas merecedoras de cartão amarelo. O árbitro apenas marcou a segunda, embora a primeira falta seja ainda mais evidente. Não devia ter mostrado 2 amarelos? ainda recentemente vi uma jogada semelhante no futebol inglês, onde um jogador vê dois amarelos por 2 faltas na mesma jogada. Quanto ao suposto penalty, as imagens são claras, o GR encolhe-se o o jogador do Portimonense bate-lhe com o pé, basta ver que a bola não está lá.
Jorge Faustino
10:16
Boa noite caro Guest,
Penso ter respondido à questão do lance do Rafa na questão anterior.
Quanto ao lance que foi considerado simulação de  Beto com Odysseas, concordo com a análise de que o guarda-redes do Benfica se tentou encolher para evitar contato mas, no entanto, parece-me também claro que acertou (mesmo que de forma involuntária) com o joelho no pé de Beto.
10:17
Obrigado pelas questões e pela habitual elevação com que foram feitas. Voltamos para a semana. Boas entradas em 2021 e que seja um ano fantástico para todos e a todos os níveis.
Conectando…