You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Jorge Faustino responde aos leitores sobre arbitragem
desenvolvido porJotCast
Jorge Faustino
9:37
Boa noite,
Podem enviar as vossas questões. Estarei a responder das 22h às 23h.
Pedro M
10:00
Boa noite, Fontelas Gomes, José Leirós, Duarte Gomes ou Olegário Benquerença? Qual destes nomearia para presidente do conselho de arbitragem?
Jorge Faustino
10:01
Boa noite caro Pedro,
Independentemente de eu até poder achar que alguns desses nomes podem ter um perfil mais adequado para a função do que outros, não vejo como uma atitude correta da minha parte estar, neste momento, a identificar outros possíveis presidentes do CA que não o José Gomes. A arbitragem precisa (sempre) de estabilidade e, havendo apenas um candidato, é esse que acredito que pode fazer o melhor pela arbitragem. Que tenha sucesso!
Guest
10:03
Na sua opinião (honesta sff), as arbitragens não tiveram influência nos jogos de Benfica e Porto das últimas duas jornadas?
Jorge Faustino
10:06
Boa noite,
Só faz sentido dar a minha opinião se for de forma honesta ;)
As arbitragem dos jogos do Benfica e Porto das últimas duas jornadas foram, as 4, de elevado nível. As notas atribuídas (duas notas 5 e duas notas 4) atestam essa minha opinião.
Que o nível das arbitragens se possa manter assim até final da época é o que se deseja.
Guest
10:08
Sou benfiquista. Sócio.  O BENFICA esta a jogar muito mal e perdeu bem. Quanto AvariadoPORTOaoCOLO de ontem eu acho que anda a jogar bem para os lados do portinho. Que acha? No BENFICA ST CLARA o mesmo arbitro viu um penalty precedido de falta e marcou penalty. Ontem com o portinho viu de outra maneira. DEPOIS O BENFICA É QUE CONTROLA ISTO TUDO. No BENFICA as jogadas sao EXAMINADASateApentilheira no porto corruptos SIGA para bingo.  TEM CORAGEM DE ME RESPONDER sem medo de ser ameaçado pelos mesmos que ameaçaram os ARBITROS NA MAIA? Obrigado
Jorge Faustino
10:11
Boa noite,
Feita de uma forma diferente, parece-me que a sua pergunta vai no sentido da anterior. (qualidade das arbitragens de Benfica e Porto nas últimas duas jornadas).
A minha resposta terá de ser a mesma: as equipas de arbitragem que dirigiram os jogos de Benfica e Porto nas duas últimas jornadas (não só os árbitros mas também os VAR e os assistentes) foram de elevado nível. Sem erros decisivos e com muitas decisões difíceis, bem avaliadas.
Guest
10:11
ja sabia que nao ia tger coragem de me responder
10:12
pela resposta dado ao colega anterior ja percebi foram exelentes arbitragens. por favor nao goze conosco
Jorge Faustino
10:12
Vou respondendo pela mesma ordem que as questões vão entrando. Está respondido. Cumprimentos
10:13
Aceito que existam opiniões diferentes. A minha opinião é construída com base no estudo das Leis de Jogo, na minha experiência com árbitro e na avaliação, emocionalmente distante, de cada um dos lances. Aceito que haja outras formas de olhar para os lances e de os avaliar.
Guest
10:16
obrigado por responder a minha pergunta. bastante rude que eu fiz com alguma falta de educação MAS EU SOU ASSIM. Agora ja sabia que ia-me responder assim. MAS POR FAVOR NAO GOZE conosco. ARBITRAGENS BOAS. POR FAVOR. Entao explique o penALTY DO ST CLARA POR FAVOR? O QUE VE QUE EU NAO VEJO?
Jorge Faustino
10:22
Existe um choque normal e natural entre Rúben Dias e Fábio Cardoso, provocado pela movimentação de ambos (um avança e o outro recua). Sem infração do atacante nem do defesa.
O central do Benfica, após esse contato, mesmo que em desequilíbrio, levantou o braço de forma despropositada na direção da bola tocando-lhe com a mão. Penálti, na minha opinão (na do árbitro e na do VAR também), bem sancionado.
Guest
10:23
OK OBRIGADO. JA PERCEBI. NAO VALE A PENA
Jorge Faustino
10:23
Felicidades para si. E obrigado pela participação.
Guest
10:25
O Manafé tem o braço totalmente afastado do corpo. Não merecia penálti? o VAR não devia ter chamado o árbitro??
Jorge Faustino
10:31
Boa noite,
Penso se esteja a referir ao lance ocorrido aos 51' do Marítimo - Porto em que Oleg efetua cruzamento que acaba por ser desviado pela mão/braço de Manafá.
Manafá tinha o braço ligeiramente afastado do corpo, não em volumetria (a ocupar mais espaço do que o seu corpo) mas sim à frente do corpo numa posição de proteção do mesmo (a bola bateria no peito se não batesse no braço). Neste sentido, a minha interpretação, que terá sido a mesma do árbitro e do VAR, vai no sentido de que braço estava em posição natural de proteção do corpo e, por isso, sem infração.
Guest
10:32
e por isso que nao dou grande valor a estas supostas analises. é que a falta do Fabio Cardoso a meio campo é sempre marcada. ele fez o movimento bem mais rapidamente que o Ruben pois sabia que ia ser marcada. foi esperto. mas empurrar com o corpo já vale ? houve um jogador que francamente provocou o desiquilibrio do outro, nao foi um choque. em relação ao penalty de ontem ja se sabe que nenhum arbitro tem coragem de os marcar contra o FCP. e muito menos um VAR liderado pelo sr moeda 5 centimos de quem ja vimos tudo. penalties contra o FCP basta ver quantos foram marcados nas ultimas três épocas. mas quando é ao contrario como na vila das aves...
Jorge Faustino
10:36
Boa noite de novo,
Quanto ao "penálti de ontem" penso que se esteja a referir ao lance que abordei na questão anterior (Manafá aos 51'). Está respondido.
Quanto ao lance do Rúben Dias com o Fábio Cardoso, faço, neste lance, a mesma interpretação que já fiz em muitos lances semelhantes onde, dentro da área do Benfica, existiu contato do central do Benfica com atacantes fazendo com que estes se desequilibrassem e caissem. Nesses lances defendi que não era penálti por ser contacto resultante da movimentação de ambos. Neste lance, a minha opinião não poderia ser diferente.
Guest Hugo Gil
10:36
O braço do Manafá estava tão afastado como o do Taarabat, contra o Portimonense ou o Ferro contra o Rio Ave? A falta do Helder Ferreira na cabeça do Uribe aos 55' não terá sido tão ou mais perigosa do que falta do Nuno Santos 2 jornadas antes e sancionada com expulsão pelo mesmo árbitro? Nem amarelo mostrou que seria o segundo para o jogador do Paços
Jorge Faustino
10:38
Nos lances do Taarabt e do Ferro a minha opinião foi de que não existiu motivo para penálti. Portanto, na sua opinião, estarei a ser coerente no lance do Manafá. Sendo que na minha, são lances completamente diferentes.
Guest
10:39
esta teoria da movimentação dos 2 jogadores então aplica.-se a todas as jogadas, pois futebol é movimento. empurrar e causar desiquilibrio nao deve dizer nas regras que tem de ser com perna ou bracos/maos. quantas vezes vemos faltas a meio campo simplesmente pela obstrução ou usando o corpo para impedir movimento do adversário, e em muitos casos irregularmente. factos: nunca seria marcado este penalty contra o FCP. nunca foi. nunca será. e ninguém tem coragem de apontar estas questões.
Jorge Faustino
10:39
É a sua opinião.
Rui Carlos
10:39
Qual o melhor árbitro português na sua opinião?
Jorge Faustino
10:43
Boa noite caro Rui,
De forma muito direta: Jorge Sousa, Artur Soares Dias, João Pinheiro, Luís Godinho e Nuno Almeida são cinco árbitros que têm uma forma de dirigir os jogos que me agrada ver. Temos no entanto outros árbitros com Carlos Xistra, Hugo Miguel entre outros (nomeadamente os outros internacionais) que dão garantias de poder estar em qualquer jogo da nossa Liga.
Guest Hugo Gil
10:43
Claro que está e ainda bem, há gente nervosa no forum. E relativamente ao lance do Helder Ferreira? "A falta do Helder Ferreira na cabeça do Uribe aos 55' não terá sido tão ou mais perigosa do que falta do Nuno Santos 2 jornadas antes e sancionada com expulsão pelo mesmo árbitro? Nem amarelo mostrou que seria o segundo para o jogador do Paços"
Jorge Faustino
10:46
Boa noite caro Hugo,
Esse é um lance que não considerei na avaliação que fiz da arbitragem no dia do jogo. Escapou-me esse lance (sim... até a ver na tv acontece). Tive depois oportunidade de visualizar o clip e a minha opinião é a de que:
1. É um lance diferente do da expulsão do Nuno Santos. Nesse, o jogador do Benfica estava parado à espera da bola e "levou" com o pé do adversário sem nada fazer por isso. Neste caso, Uribe também se movimenta com a cabeça na direção da bola e do pé de Hélder Ferreira. Esta é a grande diferença entra os dois lances.
2. Considerando o que escrevi no ponto acima, entendo que a forma como o Helder Ferreira abordou o lance (de forma negligente) e a consequência dessa mesma abordagem, justificava a exibição de cartão amarelo. Errou o árbitro ao não advertir o jogador do Paços.
Guest Hugo Gil
10:52
É outro dos problemas, os critérios das imagens da "Sport BTV". O árbitro assinala falta do jogador do Paços. Só pode ter sido por jogo perigoso( pé em riste na cabeça do adversário)...
Jorge Faustino
10:53
Caro Hugo, qual a questão exactamente?
Guest Hugo Gil
10:56
Referia-me a ter lhe escapado o lance, se calhar porque não o mostraram muitas vezes. Eu também concordo que seria amarelo para o jogador do Paços, e por isso, o VAR também não poderia intervir. Mas não amarelar é um erro grave para quem teve um critério tão rigoroso(na minha opinião) para com o Nuno Santos do Rio Ave
Jorge Faustino
11:01
Não sei se mostraram muitas vezes ou poucas. A verdade é que me escapou mesmo...
Como refere, o VAR não poderia intervir por ser um lance de 2º amarelo. Apenas em situações de vermelho direto poderia intervir.
Podemos considerar que é um "erro grave" pelo lance em si. Mas não podemos estar a comparar os lances nem a forma como o árbitro os viu e a analisou.
Já me aconteceu decidir, em campo, lances de forma diferente que depois verifiquei, na TV, serem muito semelhantes. O momento e ambiente do jogo, a concentração com que estamos, o ângulo em que analisamos são algumas dos motivos que nos podem levar a tomar decisões diferentes em lances iguais. A uniformidade de critério técnico e disciplinar é um dos maiores desafios que cada árbitro enfrenta a cada jogo.
Guest Hugo Gil
11:07
E já agora...Na sua opinião, no futuro, VAR deveria poder intervir nos segundos amarelos?
Jorge Faustino
11:09
No modelo atual de videoarbitragem, entendo que não faria sentido. Iria gerar mais interrupções no jogo e também mais discussão sobre critérios de intervenção do VAR.
Num futuro em que o VAR passe a ter intervenção como a dos assistentes, que podem dar a sua opinião sobre um lance e o árbitro aceita ou não aceita (sem estar a parar o jogo para ir ver a monitor) acho que a intervenção do VAR se poderá chegar a esse ponto.
Bernardino Costa
11:10
Boa noite Faustino. Será capaz de me informar porque anularam o 3 golo ao Marítimo
Jorge Faustino
11:12
Boa noite caro Bernardino,
Pelo que pude observar nas imagens da transmissão televisiva, o golo foi anulado por fora de jogo de Tagueu. O jogador do Marítimo estava já no meio campo adversário e ligeiramente adiantado relativamente ao penúltimo adversário no momento em que lhe foi feito o passe.
Obrigado pela conversa. Voltamos para a semana.
Conectando…